Uma Introdução à Teoria de Bases de Gröbner para Álgebras Associativas

R$88,00

Este livro surgiu de uma dissertação de mestrado do primeiro autor, sob a orientação do segundo, no Instituto de matemática e Estatística da USP. Ele traz uma introdução a Teoria de bases de Gröbner para álgebras associaticas, em um cenário não necessariamente. As bases de Gröbner estão cada vez mais presentes em trabalhos matemáticos atuais e a literatura é rica em introduções ao assunto no contexto de anéis de polinômios comutativos. O cenário não comutativo, contudo, não dispõe de material equivalente. Este foi um dos principais motivadores para a criação deste livro. O livro procura trazer um introdução abrangente ao assunto, tratando os resultados algébricos da teoria com profundidade. Em particular, as relações com Álgebra de Caminhos e com o Lema do Diamante são expostas em detalhes. O texto é bastante autocontido.

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

Uma Introdução às Álgebras de Hopf – Textuniversitários 5

R$121,00

A teoria das álgebras de Hopf, assim chamadas em homenagem a Heinz Hopf, pioneiro na investigação desses objetos, é uma área relativamente nova e altamente frutífera de pesquisa matemática, tanto do ponto de vista puramente algébrico quanto de suas aplicações. Vários são os exemplos de álgebras de Hopf, como se verá neste livro; em particular, temas comuns às teorias de álgebras de Lie e de álgebras de grupo podem ser abordados utilizando a linguagem de álgebras de Hopf. Este é um livro introdutório ao assunto, em uma obra que exige um mínimo de pré-requisitos e com grande riqueza de detalhes.Uma Introdução às Álgebras de Hopf. NULL

Autor: Vitor de Oliveira Ferreira / Lucia Satie Ikemoto Murakami

Ou 3x de R$40,33 s/ juros

Uma introdução às equações diferenciais – Textuniversitários 23

R$99,00

Este é um livro sucinto sobre Equações Diferenciais,
próprio para cursos universitários. Isto não quer dizer
que os principais assuntos da área não sejam cobertos,
todo o material clássico que é estudado no campo pode
ser encontrado por aqui, desde as aplicações, equações de
ordens superiores, transformada de Laplace, séries de potências,
até as equações parciais e métodos numéricos. Como
o autor coloca, é um livro construído ao longo de décadas
em salas de aula da Universidade Federal do Maranhão e da
Universidade Estadual do Maranhão.

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

Uma Jornada pelas Teorias Algébricas de Formas Quadráticas – Textuniversitários 13

R$198,00

Clique aqui para ler a prévia do conteúdo.
previa

Este livro traz de forma bastante completa um estudo sobre formas quadráticas do clássico ao moderno. Em seus 15 capítulos, os autores vão desde a teoria de Witt, desenvolvida nos anos de 1930, passando por Pfister nos anos de 1960, até as teorias de Murray Marshall, Maximo Alejandro Dickmann, Francisco Miraglia e Alejandro Petrovich, desenvolvida sob as bases da lógica nos anos de 1990 a 2000. Este livro tem um caráter ineditismo como poucos de nossa língua.

Ou 3x de R$66,00 s/ juros

Uma viagem arretada para uma tá de relatividade

R$0,00
Este é o produto educacional fruto da dissertação de Mestrado da professora e poetisa Maria Derlandia de Araújo Jannário, sob orientação do professor Francisco Augusto Silva Nobre, do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, Polo 31, da Universidade Regional do Cariri – URCA.
O enredo do folheto de cordel em formato de História em Quadrinhos, “Uma viagem arretada para uma tá de relatividade”, apresenta o conteúdo de Relatividade Restrita, e conton com.a arte da poetisa Jucileide Santos.
As ilustrações foram produzidas por khennya Araújo, que com sua criatividade, tecen desenhos que enriquecem a comunicação da história.
DECLAME! VEJA! A BELA RELATIVIDADE DA FÍSICA.

União Soviética: Origem e Queda

R$25,00

Série Saber & Crítica 3
Nesta obra, Angelo Segrillo, professor de História Contemporânea da Universidade de São Paulo, analisa um processo histórico que testemunhou in loco no período que passou cursando seu mestrado em Moscou na época da Perestroika: o final da União Soviética. Após uma descrição introdutória que mostra as peculiaridades da gênese e desenvolvimento da Rússia/URSS culminando no lançamento do primeiro ser humano ao espaço por aquele país em 1961, Segrillo examina as causas do declínio relativo que começou a ocorrer nas últimas décadas antes da Perestroika bem como o desenvolvimento desta até o fim da União Soviética. Este livro serve como alimento intelectual para analisar as novas tendências do século XXI e a questão do fortalecimento ou enfraquecimento nele dos regimes capitalistas e socialistas.

9786555636109

Ou 3x de R$8,33 s/ juros

Unidade de ensino potencialmente signi cativa sobre o conceito de movimento: da Mecânica Clássica à Teoria da Relatividade Restrita

R$0,00

Cara professora, caro professor,
Este produto é um manual sobre o ensino do conceito de
Movimento, no Ensino Médio, o qual foi objeto de uma pesquisa de
Mestrado em Ensino de Física, obtendo excelentes evidências de
aprendizagem com significado e crítica. Aqui, trabalha-se aspectos da
Cinemática da Física Clássica à aspectos iniciais da Cinemática
Relativística, com foco total nos conceitos, sem uma abordagem
matematizada. Conceitos estes indispensáveis para o entendimento de
um dos aspectos de modificação de novos conceitos para transição
entre a Mecânica Clássica para a Física Moderna; tratada, neste
proposito, como teoria da relatividade restrita.
Dentre os conteúdos abordados, estão: Referencial Inercial,
Princípio da Relatividade, Velocidade, Velocidade Relativa,
Trajetória, Inércia e Espaço Relativo. Pelos temas abordados, estas
aulas foram planejadas para serem implementadas na 1ª série do
Ensino Médio.
As aulas são distribuídas em 8 Encontros de 100 minutos
cada. Utiliza-se um Experimento com a plataforma Arduíno,
simulações, vídeos e atividades impressas.
A intenção aqui é de introduzir conteúdos da Física Moderna,
uma vez que costumam ser deixados de lado no Ensino Médio. Isso
deixa a sala de aula desconectada do mundo atual.
Além disso, utiliza-se estratégias para sair do ensino
tradicional, o qual tem como resultado aprendizagens mecânicas, ou
seja, aprendizagens que são meras reproduções, que ficam na cabeça
do aluno apenas para avaliação, que não significa nada para a
concepção do/a estudante sobre o mundo ou sua vida cotidiana.
Ao contrário da aprendizagem mecânica, busca-se aqui a
aprendizagem com significado, que faça sentido para o/a estudante,
chamada aprendizagem significativa (MOREIRA, 2019). Além disso,
busca-se contribuir para uma visão crítica dos estudantes, que os
prepare para lidar com a sociedade atual.

Usos da História no Ensino de Matemática: Reflexões Teóricas e Experiências

R$99,00

Neste Livro, o pesquisador Iran Abreu Mendes apresenta possibilidades de se exercitar modelos didáticos de ensino que utilizam a história da matemática como um agente de cognição na Educação Matemática, ou como um reorganizador cognitivo nas aulas dessa disciplina escolar. Nesta terceira edição revisada e ampliada do livro publicado originalmente em 2001, o autor propõe diretrizes para os usos da história no ensino da matemática como uma epistemologia didática implicada na formação conceitual e didática de professores de matemática, bem como no ensino de matemática na Educação Básica. Tais proposições estão fundamentadas nas pesquisas e nos estudos realizados pelo autor entre 1993 3 2020, nos quais tomou a história como um mediador didático e conceitual para abordar a matemática escolar. Os resultados obtidos o levaram a organizar e encaminhar propostas práticas de relações entre História e Educação Matemática que priorizem a investigação histórica como um princípio de ensino, de aprendizagem e de socialização do conhecimento matemático

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

Usos e jogos de linguagem na Matemática – diálogo entre Filosofia e Educação Matemática

R$99,00

Usos e jogos de linguagem na Matemática investiga as adjetivações com o objetivo de elaborar concepções filosóficas a respeito dos modos de falar sobre a Matemática que esclareçam tal empreendimento de adjetivação. A autora elabora uma compreensão sobre o que estes usos indicam, ou o que as adjetivações manifestam, e quais sentidos dessas adjetivações. Este livro lança outros olhares para as discussões que envolvem diferentes concepções de matemática, de modo a dissolver imagens exclusivistas e privilegiadas de se pensar essa forma de conhecimento. Para alcançar o seu intento a autora propõe um enfoque múltiplo para a matemática, tomando a Etnomatemática como uma maneira digna de atenção e estudo, mesmo a par das dificuldades inerentes a esse novo campo de investigação e prática pedagógica. (Carlos Aldmir Farias / Iran Abreu Mendes)

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

Variações Deleuzianas : educação, Ciência, Arte e …

R$66,00

Conjunto de composições que marca um campo de intensidades, precursor sombrio, acoplamentos, ressonâncias, movimentos forçados Motor disparador: a Educação, que movimenta conexões e dinamismos, transformando o pensamento em coordenadas múltiplas e disparatadas, e que desenha um estranho teatro agitado entre Ciência, Arte e Filosofia, fazendo desses conhecimentos um lócus inventivo, ao mesmo tempo em que cada um desses saberes cria saídas abstratas por todos os lugares, desmobilizando a representação. Essas Áreas criadoras passeiam por esta coletânea de textos a partir do entre, sendo possível compor variações aberrantes na tentativa de desestabilizar a moldura dogmática que atravessa o campo de imanência desses conhecimentos, porém, sem receio, as variações deleuzianas apostam nas conciliações estranhas, multiplicam sentidos, e fazem o pensamento dançar por meio de potências criadoras, distribuindo intensidades na condição de experimentar vibrações pela e na diferença.

Ou 3x de R$22,00 s/ juros

VERDADES E MENTIRAS CONTADAS SEM PUDOR NEM METÁFORAS

R$28,00

Verdades e mentiras forjadas, quando
se trata de discutir o mérito das grandes
fortunas, especialmente, quando
se trata de destacar o rico como um ser especial,
cuja fortuna é merecimento ou bênção, mas
nunca se discute, os privilégios ou conquistas
de uma formação, não se discute a capacidade
de exploração desumana, dos que contribuem
para seu enriquecimento, direto ou indireto.
Forja-se uma imagem de um ser humano superior,
justo e honesto. Contudo, as verdades são
as coisas que não se deve dizer ao pobre, mas,
as mentiras forjadas devem convencer o pobre
a continuar sendo pobre.

Ou 3x de R$9,33 s/ juros

VERSANDO A FISICA VOL.I A LEI DO AMOR E OUTRAS COISAS MAIS

R$28,00

E um grande desafio modificar a linguagem cien tífica e incentivar o desenvolvimento do pensa mento reflexivo sobre a ciência de uma maneira
geral. Esta obra intitulada Versando a Física apresenta em
caráter literário textos de cunho científicos em forma de
versos, sem formalismo matemático, relacionados às leis,
princípios, fenômenos e conceitos da Física com elementos
emocionais de conflitos diários e relacionamentos interpes soais. É um paradidático diferenciado voltado aos amantes
de literatura, professores e alunos de Ciências e Física, que
propõe o uso de concepções alternativas no incentivo das dis cussões sobre as argumentações científicas.
Esta obra é constituída por um conjunto de ver sos, sequenciados e identificados sobre diferentes áreas
de conhecimento da Física, divididos em cinco partes,
cada uma contendo tópicos específicos. Ao final de
cada verso estão questionamentos, aqui considerados
como gatilhos reflexivos sobre o texto, que promovem
um ambiente crítico e interpretativo dos elementos
constantes em cada verso e, sua importância dentro
do aspecto científico. É importante que haja certo
8
conhecimento prévio sobre o assunto relacionado aos
versos. Isso facilita a associação, porém, não é obri gatório se o objetivo é uma leitura motivacional e
conceitual, permitindo uma forma interdisciplinar de
diálogo, descentralizando dos padrões presentes em
livros didáticos na sala de aula. No fim, é uma opor tunidade de expressar sentimentos e emoções pelos
aspectos científicos.
Ao usar os versos como recurso lúdico, o Ensino
de Ciências e Física ganha mais uma forma de percep ção da natureza dentro de um contexto que pode estar
interligado à formação sociocultural, por se tratar de
uma ferramenta para auxílio no desenvolvimento crí tica do indivíduo, além da compreensão do conteúdo
em si que, em sua maior parte, vem sendo trabalhada
nas escolas – ressalvo casos particulares – através do
excesso de formalismos matemáticos e ensino mecani zado. Assim, espera-se que os leitores se tornem verda deiros entusiastas para expressarem seus sentimentos
buscando uma aproximação com a Ciência, a Física e
a poesia em suas reflexões.
E por isso, caro leitor, você é convidado a se abrir
e a embarcar nesta jornada de descobertas da ciência
9
em uma nova perspectiva. Procure um lugar tranquilo.
Leia os versos. Não se apresse, pois a compreensão
pode não vir instantaneamente em uma leitura rápida.
Interprete a intenção da proposta. Busque discutir em
ambientes escolares suas observações e crie vínculos.
Vamos começar a leitura?

Ou 3x de R$9,33 s/ juros