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AutoCAD na prática: desenho arquitetônico: volume 2
Para que se possa executar a construção de uma edificação com qualidade, seja ela de pequeno, médio ou grande
porte, faz-se necessária à sua concepção, daí a importância dos projetos arquitetônicos, que podem ser definidos como
a materialização gráfica de uma ideia imaginada cuja obra arquitetônica será concebida. Assim sendo, o desenho de
arquitetura é a representação gráfica do que irá ser construído.
Os desenhos arquitetônicos devem conter todas as informações necessárias para que se possam ser completamente compreendidos e executados. Nele, são apresentados informações gráficas, representadas pelos desenhos técnicos utilizando plantas, cortes, elevações, perspectivas, fachadas, plantas humanizadas, detalhes, pontos elétricos e iluminação, elementos hidráulicos, quadro de esquadrias etc.
Neste livro, iremos instruir os leitores para a utilização das principais ferramentas e edição de desenhos no software Autodesk AutoCAD para a elaboração de um desenho arquitetônico utilizando as principais ferramentas do software para atingir um resultado profissional.
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
AutoCAD na Prática: Primeiros Passos
O livro “AutoCAD na prática: primeiros passos” se propõe a ensinar e a auxiliar de forma direta o uso do mais popular software de desenho técnico. Neste volume, o leitor irá aprender a obter a licença do software e cadastro na Autodesk, conhecer a interfaces de trabalho, utilizar as ferramentas de seleção e modificação, bem como as ferramentas auxiliares e o uso de camadas no desenho. Em todos os capítulos são fornecidos uma série de exercícios resolvidos e propostos a fim de facilitar a aplicação dos assuntos abordados. O livro sugere metodologias rápidas e práticas para a elaboração e edição do desenho em AutoCAD, sendo indicado tanto para estudantes quanto para profissionais ou interessados na área de representação gráfica de desenhos técnicos.
Ou 3x de R$24,00 s/ juros
Avaliação Integrada ao Ensino de Matemática: Uma Tendência
Este livro inova a ideia da avaliação em Matemática, pois muda o contexto estabelecido de que nesta disciplino, não é possível avaliar de outra maneira. A obra está escrita em uma linguagem simples e acessível, sem perder o rigor acadêmico, mostrando que ao trabalhar com um grupo de estudantes, deve-se reconhecer que eles diferem, que cada um possui uma maneira de aprender e que isso se revela quando o estudante é avaliado. Aqui se mostram experiências exitosas do autor, realizadas ao longo da última década, as quais mostraram a aceitação e os bons resultados de avaliar em Matemática, com diferentes instrumentos integrados ao processo de ensino. Neste contexto, esta obra propõe que a avaliação em Matemática deve ocorrer em todos os momentos do processo de ensino-aprendizagem, ou seja, deve ser formativa, diagnosticar, acompanhar e suceder todo o processo. Com prefácio de Ubiratan D’Ambrósio, a obra traz como diferencial a ideia de que a avaliação em Matemática deve ter uma nova orientação e direcionamento, com novos métodos, perspectivas e valores. Assim, se inicia uma nova Tendência em Educação Matemática: Avaliação integrada ao ensino de Matemática.
Ou 3x de R$16,67 s/ juros
Avaliação no Ensino de Ciências Práticas docentes e ¨escuta ¨a professores
Este texto é endereçado ao professor de ciências, à escola, aos gestores escolares e, possivelmente, a fazedores de políticas públicas, pois apresenta resultados de pesquisa, e a análise qualitativa a que chegamos, sobre a avaliação. Trata-se de uma temática importante, tanto para a pesquisa na área de Educação em Ciências, como na relação teoria-prática. A avaliação escolar é “olhada” aqui a partir de diferentes perspectivas. A avaliação das aprendizagens, a articulação entre normas e demandas oficiais e as formas cotidianas de avaliar, nem sempre coincidentes, revelou “modos de fazer” e “táticas”, às vezes invisíveis, dos professores imersos no cotidiano escolar, enquanto formas de resistências. Além da discussão da literatura e das políticas públicas, narramos observações e “escutas” atentas, demos voz a estudantes sobre a avaliação de suas aprendizagens, também a falas e percepções de diferentes agentes escolares sobre as avaliações externas, suas possíveis lacunas e potencialidades. Tudo isso dentro de um quadro teórico e metodológico consististe. Esperamos, assim, poder contribuir com a reflexão, a autocrítica e o avanço das pesquisas sobre a avaliação no âmbito escolar, em particular, sobre a avaliação em Ciências.
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Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Avanços em Energia Renováveis
Avanços em Energias Renováveis reúne pesquisas e práticas inovadoras para enfrentar os desafios da transição energética sustentável. A obra abrange temas da vanguarda da Ciência e da Tecnologia, desde o potencial do hidrogênio verde como combustível do futuro até a utilização de robótica e inteligên-cia artificial no setor energético. Também apresenta soluções ecológicas para a reutilização de resíduos e o desenvolvimen-to de novas tecnologias em energia solar e eólica.
Destinado a pesquisadores, profissionais e estudantes, este livro oferece uma visão abrangente das tendências atuais e futuras no campo das energias renováveis, promovendo o debate e o desenvolvimento de estratégias para um mundo mais sustentável.
9786555635225
Ou 3x de R$16,67 s/ juros
Avanços em Visão Computacional e Robótica Educacional
Avanços em Visão Computacional e Robótica Educacional explora o impacto revolucionário dessas tecnologias em diver-sas áreas, com foco especial na educação, pesquisa e aplica-ções comerciais. A primeira parte do livro oferece uma intro-dução prática à visão computacional, abordando técnicas de processamento digital de imagens e aprendizado de máquina, fundamentais para sistemas de reconhecimento e análise au-tomatizada.
Na segunda parte, a obra mergulha no universo da robótica, apresentando ambientes de simulação e casos práticos que destacam a integração entre robótica móvel e energias renováveis. O livro é uma referência essencial para estudantes, pesquisadores e profissionais interessados em construir soluções inovadoras nesses campos em constante evolução.
9786555635461
Ou 3x de R$20,00 s/ juros
Axiomática de conjuntos breve passeio informal
Axiomática de Conjuntos, Breve Passeio Informal é um texto bastante conciso com duas partes: 1) antecedentes históricos, paradoxos e método axiomático, 2) axiomas de Zermelo-Fraenkel, teoremas básicos e números naturais. A parte 2 (mais matemática) pode ser lida antes da parte 1 (mais ‘textual’). Se destina a estudantes de licenciatura em matemática, física e áreas afins e a leitores iniciantes que sabem o que é conjunto vazio, conjunto união e interseção, conjunto das partes, produto cartesiano entre outras coisas da abordagem intuitiva mas ainda não sabem ‘de onde vem’ a existência de tais conjuntos, como os paradoxos podem ser contornados e que conjuntos podem ser formados como tais. Há exemplos e exercícios ao longo do texto para proporcionar uma leitura fluente e contínua. Ao final, há um apêndice sobre o lema de Zorn, o teorema da boa ordenação e o teorema da existência de bases de espaços vetoriais.
Ou 3x de R$14,67 s/ juros
Bases Socioculturais para a educação Matemática
Após 40 anos de seu lançamento, o livro Bases Socioculturais para a Educação Matemática continua inovador em sua elaboração reflexiva e propositiva de uma lente epistemológica original e vanguardista, para que cada leitor faça suas observações do quadro atual em que se encontram as sociodinâmicas culturais relacionadas aos saberes e práticas matemáticas em contextos culturais diversos. Mesmo ao levarmos em conta as transformações das tecnologias digitais e os meios de comunicação, as mudanças sociais, os avanços da ciência, a ampliação das teorias educacionais e os processos propostos para as abordagens de ensino, os resultados das pesquisas realizadas durante as três primeiras décadas do século XXI mostram que as ideias debatidas neste livro continuam atuais, principalmente no que se refere aos temas discutidos como: criatividade e cultura, alfabetização e materacia, Matemática como sistema cultural, as mudanças de humor dos alunos, o papel dos professores para a docência. Igualmente, a atualidade está evidenciada nas relações entre escolaridade e experiência matemática extraescolar, e em suas conexões com a etnomatemática, no desenvolvimento curricular e as prioridades socioculturais das pesquisas, com implicação em um novo projeto de escola, de Educação, de professor e de produção de conhecimento.
Ou 3x de R$26,67 s/ juros
BASTIDORES DA PRODUÇÃO CURRICULAR EM MATEMÁTICA
Este livro trata da produção curricular para o ensino
de matemática. Longe de alinhar-se ao campo
dos estudos curriculares, de há muito tempo já
consolidado, o livro, como bem indica o seu título, penetra
nos bastidores dos processos e dinâmicas que organizam
as referências oficiais postas para o ensino e formação
de professores de matemática. Quem, afinal de contas,
escreve os documentos curriculares? Que debates e discussões
estiveram presentes desde as primeiras intenções
governamentais de elaboração de um novo currículo até
a forma final oficializada da documentação? Como são
elaborados novos saberes para o ensino de matemática,
dando referências para a prática docente? Tais questões
têm respostas amparadas pela caracterização dos experts
em educação, pelo estudo das tensões que sempre estão
presentes entre diferentes campos disciplinares e profissionais,
e pela perspectiva de que novas referências curriculares
representam sistematizações de novos saberes
para o ensino e para a formação de professores.
Ou 3x de R$18,33 s/ juros
Becquerel e a descoberta da radioatividade: uma análise crítica
Este livro é editado pela EDUEPB em parceria com a Editora Livraria da Física está entre os finalistas concorrendo ao Prêmio Jabuti 2013. Sumário: Capítulo 1 – A descoberta dos raios X Capítulo 2 – A divulgação dos raios X, a conjetura de Poincaré e os primeiros trabalhos de Becquerel Capítulo 3 – Becquerel e a escolha dos compostos de urânio Capítulo 4 – Os enganos experimentais de Becquerel Capítulo 5 – As primeiras investigações de Marie e Pierre Curie sobre elementos radioativos Capítulo 6 – Teria Niepce de Saint-Victor descoberto a radioatividade? Capítulo 7 – Considerações finais Referências bibliográficas
Ou 3x de R$55,00 s/ juros
Bernal – biografia
John Desmond Bernal gostava de dizer que a sua biografia devia ser escrita em quatro cores, em páginas intercaladas, para mostrar as suas diferentes atividades, encaixadas. A tradição oral difere quanto à cor das páginas; preto e branco, certamente para a ciência, vermelho para a política, azul para as artes, roxo ou amarelo para a sua vida pessoal. [.] No seu trabalho científico foi um grande pioneiro, cujas ideias e experiências iniciais tornaram possível muitos dos maiores avanços do nosso tempo na compreensão da estrutura e função em física, química e biologia. Dorothy Hodgkin (1980) Neste laboratório sempre o vimos como o pai científico do nosso tema. Se não fosse a sua imaginação na forma de pensar sobre o que parecia ser problemas extremamente difíceis, e o encorajamento que deu a Max [Perutz] e Dorothy [Hodgkin] e a outros, pessoas como eu nunca teriam tido a oportunidade de trabalhar em biologia molecular, e teriam sido demasiado tímidos para enfrentarem as questões verdadeiramente interessantes. Francis Crick (carta dirigida a Bernal; 1969
Ou 3x de R$11,00 s/ juros
Bioeconomia: Diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável
O tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2019, “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, permitiu a integração de dois dos maiores espaços de popularização da ciência da Universidade Federal de Juiz de Fora: o Centro de Ciências e o Jardim Botânico. Este último, inaugurado no dia 12 de abril de 2019, em uma área remanescente da Mata Atlântica, apresenta uma concepção de atuação que vai ao encontro da temática da SNCT 2019. Dessa forma, tivemos a oportunidade de realizar, conjuntamente, a 8ª Jornada de Divulgação Científica, com atividades ocorrendo nesses dois importantes equipamentos e atingindo vinte cidades da Zona da Mata de Minas Gerais. Foram convidados professores e estudantes da Educação Básica de escolas dessas cidades, que tiveram o transporte custeado pelos recursos advindos da Chamada CNPq/MCTIC Nº 09/2019, sendo que a grande maioria jamais tinha visitado nenhum dos dois locais, configurando-se assim em uma ação de educação científica e inclusão social. Foram realizadas oficinas com a participação de docentes, técnicos administrativos em educação, discentes de graduação e pessoas de comunidades tradicionais, com ampla relação à Bioeconomia e ao desenvolvimento sustentável, como: Tecnologia Social e Ciência: construção de forno de cupinzeiro; Plantas Alimentícias Não Convencionais no Contexto Multidisciplinar: sociobiodiversidade e educação ambiental; Tingimento Natural: cores da natureza; dentre outras, que contaram com a participação direta dos convidados. Este livro, o sexto volume de nossa série “Ciência em Dia: Jornadas de Divulgação Científica”, reúne os textos referentes às oficinas realizadas, democratizando o conhecimento nelas compartilhado, possibilitando o acesso a toda a sociedade. Eloi Teixeira César Diretor Geral do Centro de Ciências
Ou 3x de R$25,67 s/ juros