Atividades Experimentais no ensino de Física: Uma nova visão baseada na teoria de Vigotski

R$88,00

A atividade experimental em Física tem estado ausente da maioria das nossas escolas, mesmo naquelas que dispõem de laboratórios bem equipados. Para o Autor, essa realidade se deve muito mais às dificuldades pedagógicas para o desenvolvimento do que à existência de recursos materiais para realizá-las. Nas últimas décadas, em numerosos países, a atividade experimental em física passou por diversas modalidades metodológicas. O Professor Alberto Gastar percorre o caminho de duas vertentes dessas iniciativas didáticas: as realizadas nos Estados Unidos na década de 1960, baseadas na ideia de que é pela experimentação que o aluno entende a teoria; e as propostas mais recentes, inspiradas em grande parte pela teoria de Piaget, em relação à qual o Autor tem sérias restrições.

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

Aula de Física do planejamento à avaliacao

R$44,00

Uma das questões centrais do ensino de Física na atualidade é entender como os conhecimentos são apresentados aos estudantes e quais são as possibilidades de generalização das conclusões obtidas a partir da consecução das atividades propostas. Percebemos uma grande fragmentação do saber a ser ensinado e a apresentação de teorias como uma verdade absoluta e universal, com uma discussão limitada sobre os seus limites de validade. Isso contribuiu para a construção da ideia, por parte dos estudantes, de que o conhecimento científico é composto por verdades inequívocas e válidas em qualquer contexto. No bojo dessa questão há a discussão sobre a construção de teorias científicas, da validade dos conceitos e das formas como os sujeitos se apropriam desses saberes e os utilizam em ação. Torna-se importante, então, a compreensão da construção de conceitos científicos por parte dos estudantes, identificando as produções de sentido, as representações construídas a partir das situações-problema apresentadas e a utilização, em ação, de modelos conceituais, metas, antecipações, inferências e conhecimentos. Este livro procura apresentar uma discussão no sentido de oferecer elementos para que o professor possa romper com essa situação. Além disso, temos, também, a necessária atenção voltada às práticas avaliativas na dinâmica da sala de aula.

Ou 3x de R$14,67 s/ juros

AutoCAD na prática: desenho arquitetônico: volume 2

R$99,00

Para que se possa executar a construção de uma edificação com qualidade, seja ela de pequeno, médio ou grande
porte, faz-se necessária à sua concepção, daí a importância dos projetos arquitetônicos, que podem ser definidos como
a materialização gráfica de uma ideia imaginada cuja obra arquitetônica será concebida. Assim sendo, o desenho de
arquitetura é a representação gráfica do que irá ser construído.
Os desenhos arquitetônicos devem conter todas as informações necessárias para que se possam ser completamente compreendidos e executados. Nele, são apresentados informações gráficas, representadas pelos desenhos técnicos utilizando plantas, cortes, elevações, perspectivas, fachadas, plantas humanizadas, detalhes, pontos elétricos e iluminação, elementos hidráulicos, quadro de esquadrias etc.
Neste livro, iremos instruir os leitores para a utilização das principais ferramentas e edição de desenhos no software Autodesk AutoCAD para a elaboração de um desenho arquitetônico utilizando as principais ferramentas do software para atingir um resultado profissional.

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

AutoCAD na Prática: Primeiros Passos

R$72,00

O livro “AutoCAD na prática: primeiros passos” se propõe a ensinar e a auxiliar de forma direta o uso do mais popular software de desenho técnico. Neste volume, o leitor irá aprender a obter a licença do software e cadastro na Autodesk, conhecer a interfaces de trabalho, utilizar as ferramentas de seleção e modificação, bem como as ferramentas auxiliares e o uso de camadas no desenho. Em todos os capítulos são fornecidos uma série de exercícios resolvidos e propostos a fim de facilitar a aplicação dos assuntos abordados. O livro sugere metodologias rápidas e práticas para a elaboração e edição do desenho em AutoCAD, sendo indicado tanto para estudantes quanto para profissionais ou interessados na área de representação gráfica de desenhos técnicos.

Ou 3x de R$24,00 s/ juros

Avaliação Integrada ao Ensino de Matemática: Uma Tendência

R$50,00

Este livro inova a ideia da avaliação em Matemática, pois muda o contexto estabelecido de que nesta disciplino, não é possível avaliar de outra maneira. A obra está escrita em uma linguagem simples e acessível, sem perder o rigor acadêmico, mostrando que ao trabalhar com um grupo de estudantes, deve-se reconhecer que eles diferem, que cada um possui uma maneira de aprender e que isso se revela quando o estudante é avaliado. Aqui se mostram experiências exitosas do autor, realizadas ao longo da última década, as quais mostraram a aceitação e os bons resultados de avaliar em Matemática, com diferentes instrumentos integrados ao processo de ensino. Neste contexto, esta obra propõe que a avaliação em Matemática deve ocorrer em todos os momentos do processo de ensino-aprendizagem, ou seja, deve ser formativa, diagnosticar, acompanhar e suceder todo o processo. Com prefácio de Ubiratan D’Ambrósio, a obra traz como diferencial a ideia de que a avaliação em Matemática deve ter uma nova orientação e direcionamento, com novos métodos, perspectivas e valores. Assim, se inicia uma nova Tendência em Educação Matemática: Avaliação integrada ao ensino de Matemática.

Ou 3x de R$16,67 s/ juros

Avaliação no Ensino de Ciências Práticas docentes e ¨escuta ¨a professores

R$88,00

Este texto é endereçado ao professor de ciências, à escola, aos gestores escolares e, possivelmente, a fazedores de políticas públicas, pois apresenta resultados de pesquisa, e a análise qualitativa a que chegamos, sobre a avaliação. Trata-se de uma temática importante, tanto para a pesquisa na área de Educação em Ciências, como na relação teoria-prática. A avaliação escolar é “olhada” aqui a partir de diferentes perspectivas. A avaliação das aprendizagens, a articulação entre normas e demandas oficiais e as formas cotidianas de avaliar, nem sempre coincidentes, revelou “modos de fazer” e “táticas”, às vezes invisíveis, dos professores imersos no cotidiano escolar, enquanto formas de resistências. Além da discussão da literatura e das políticas públicas, narramos observações e “escutas” atentas, demos voz a estudantes sobre a avaliação de suas aprendizagens, também a falas e percepções de diferentes agentes escolares sobre as avaliações externas, suas possíveis lacunas e potencialidades. Tudo isso dentro de um quadro teórico e metodológico consististe. Esperamos, assim, poder contribuir com a reflexão, a autocrítica e o avanço das pesquisas sobre a avaliação no âmbito escolar, em particular, sobre a avaliação em Ciências.

Clique aqui para ler a prévia do conteúdo.
previa

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

Avanços em Energia Renováveis

R$50,00

Avanços em Energias Renováveis reúne pesquisas e práticas inovadoras para enfrentar os desafios da transição energética sustentável. A obra abrange temas da vanguarda da Ciência e da Tecnologia, desde o potencial do hidrogênio verde como combustível do futuro até a utilização de robótica e inteligên-cia artificial no setor energético. Também apresenta soluções ecológicas para a reutilização de resíduos e o desenvolvimen-to de novas tecnologias em energia solar e eólica.

Destinado a pesquisadores, profissionais e estudantes, este livro oferece uma visão abrangente das tendências atuais e futuras no campo das energias renováveis, promovendo o debate e o desenvolvimento de estratégias para um mundo mais sustentável.

9786555635225

 

Ou 3x de R$16,67 s/ juros

Avanços em Visão Computacional e Robótica Educacional

R$60,00

Avanços em Visão Computacional e Robótica Educacional explora o impacto revolucionário dessas tecnologias em diver-sas áreas, com foco especial na educação, pesquisa e aplica-ções comerciais. A primeira parte do livro oferece uma intro-dução prática à visão computacional, abordando técnicas de processamento digital de imagens e aprendizado de máquina, fundamentais para sistemas de reconhecimento e análise au-tomatizada.

Na segunda parte, a obra mergulha no universo da robótica, apresentando ambientes de simulação e casos práticos que destacam a integração entre robótica móvel e energias renováveis. O livro é uma referência essencial para estudantes, pesquisadores e profissionais interessados em construir soluções inovadoras nesses campos em constante evolução.

9786555635461

 

Ou 3x de R$20,00 s/ juros

Axiomática de conjuntos breve passeio informal

R$44,00

Axiomática de Conjuntos, Breve Passeio Informal é um texto bastante conciso com duas partes: 1) antecedentes históricos, paradoxos e método axiomático, 2) axiomas de Zermelo-Fraenkel, teoremas básicos e números naturais. A parte 2 (mais matemática) pode ser lida antes da parte 1 (mais ‘textual’). Se destina a estudantes de licenciatura em matemática, física e áreas afins e a leitores iniciantes que sabem o que é conjunto vazio, conjunto união e interseção, conjunto das partes, produto cartesiano entre outras coisas da abordagem intuitiva mas ainda não sabem ‘de onde vem’ a existência de tais conjuntos, como os paradoxos podem ser contornados e que conjuntos podem ser formados como tais. Há exemplos e exercícios ao longo do texto para proporcionar uma leitura fluente e contínua. Ao final, há um apêndice sobre o lema de Zorn, o teorema da boa ordenação e o teorema da existência de bases de espaços vetoriais.

Ou 3x de R$14,67 s/ juros

Bases Socioculturais para a educação Matemática

R$80,00

Após 40 anos de seu lançamento, o livro Bases Socioculturais para a Educação Matemática continua inovador em sua elaboração reflexiva e propositiva de uma lente epistemológica original e vanguardista, para que cada leitor faça suas observações do quadro atual em que se encontram as sociodinâmicas culturais relacionadas aos saberes e práticas matemáticas em contextos culturais diversos. Mesmo ao levarmos em conta as transformações das tecnologias digitais e os meios de comunicação, as mudanças sociais, os avanços da ciência, a ampliação das teorias educacionais e os processos propostos para as abordagens de ensino, os resultados das pesquisas realizadas durante as três primeiras décadas do século XXI mostram que as ideias debatidas neste livro continuam atuais, principalmente no que se refere aos temas discutidos como: criatividade e cultura, alfabetização e materacia, Matemática como sistema cultural, as mudanças de humor dos alunos, o papel dos professores para a docência. Igualmente, a atualidade está evidenciada nas relações entre escolaridade e experiência matemática extraescolar, e em suas conexões com a etnomatemática, no desenvolvimento curricular e as prioridades socioculturais das pesquisas, com implicação em um novo projeto de escola, de Educação, de professor e de produção de conhecimento.

Ou 3x de R$26,67 s/ juros

BASTIDORES DA PRODUÇÃO CURRICULAR EM MATEMÁTICA

R$55,00

Este livro trata da produção curricular para o ensino
de matemática. Longe de alinhar-se ao campo
dos estudos curriculares, de há muito tempo já
consolidado, o livro, como bem indica o seu título, penetra
nos bastidores dos processos e dinâmicas que organizam
as referências oficiais postas para o ensino e formação
de professores de matemática. Quem, afinal de contas,
escreve os documentos curriculares? Que debates e discussões
estiveram presentes desde as primeiras intenções
governamentais de elaboração de um novo currículo até
a forma final oficializada da documentação? Como são
elaborados novos saberes para o ensino de matemática,
dando referências para a prática docente? Tais questões
têm respostas amparadas pela caracterização dos experts
em educação, pelo estudo das tensões que sempre estão
presentes entre diferentes campos disciplinares e profissionais,
e pela perspectiva de que novas referências curriculares
representam sistematizações de novos saberes
para o ensino e para a formação de professores.

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

Becquerel e a descoberta da radioatividade: uma análise crítica

R$165,00

Este livro é editado pela EDUEPB em parceria com a Editora Livraria da Física está entre os finalistas concorrendo ao Prêmio Jabuti 2013. Sumário: Capítulo 1 – A descoberta dos raios X Capítulo 2 – A divulgação dos raios X, a conjetura de Poincaré e os primeiros trabalhos de Becquerel Capítulo 3 – Becquerel e a escolha dos compostos de urânio Capítulo 4 – Os enganos experimentais de Becquerel Capítulo 5 – As primeiras investigações de Marie e Pierre Curie sobre elementos radioativos Capítulo 6 – Teria Niepce de Saint-Victor descoberto a radioatividade? Capítulo 7 – Considerações finais Referências bibliográficas

Ou 3x de R$55,00 s/ juros