Breve História dos Países Árabes e Islâmicos

R$165,00

Desde seus primórdios históricos, os povos, da Península Árabe seguiram uma via singular de desenvolvimento. Foi já num estágio avançado dele, no século VII, que foram unificados pelo Islã. A identidade entre árabe e islâmico foi muito forte do que outras religiões, mas nunca foi completa. Ao se islamizar, diversos povos também se arabizaram, mas outros(turcos, iranianos ou persas) não o fizeram. A civilização árabe influenciou povos dos mais diversos, no Oriente e no Ocidente, deixando marcas presentes até hoje neles e na cultura universal. Com o declínio da expansão árabe-islâmica, os árabes foram mais integrados do que conquistados pelo Império Otomano, ele próprio islamizado. Com o declínio otomano, os turcos foram substituídos pelos europeus (franceses e ingleses, principalmente) como potência dominante no mundo árabe. A presença europeia neste mundo, porém, já era bem antiga, assim como a presença árabe na Europa, que se estendeu depois para o mundo todo, marcando as mais diversas culturas, inclusive a latino-americana. A era mais conturbada da história árabe e islâmica, porém, começou depois da Segunda Guerra Mundial, com os conflitos petroleiros internacionais e a disputa com o Estado de Israel. Os desdobramentos dramáticos desses enfrentamentos abrangeram o mundo todo no século XXI. É o conjunto dessa contraditória e rica história que este livro procura abordar, na sua complexa dinâmica e com um enfoque sintético que chega até os dias atuais.

Ou 3x de R$55,00 s/ juros

Breve Introdução ao Latex

R$90,00

Este livro destina-se a todos aqueles que desejarem escrever um texto com muitas fórmulas, símbolos matemáticos, diagramas, tabelas ou gráficos usando o LATEX. Pode ser usado tanto por iniciantes quanto por usuários mais experientes.

LATEX é um software gratuito, de excelente qualidade, à disposição na Internet na forma de várias distribuições. Pode ser executado em vários sistemas operacionais, a exemplo do Windows e do Linux. Vem sendo desenvolvido há várias décadas.

Nos primeiros capítulos, são introduzidos os comandos, ambientes e recursos básicos do LATEX, bem como a construção de fórmulas matemáticas, desde as fórmulas mais simples até as mais sofisticadas. A leitura desses capítulos iniciais deve habilitar o leitor a fazer um texto com fórmulas e tabelas.

Os demais capítulos tratam da inclusão de imagens no texto e da utilização do TikZ e PGFPLOTS para a construção de gráficos, figuras, desenhos geométricos e diagramas. O capítulo final traz o básico da construção de apresentações com a classe Beamer. Esse recurso subtitui com grande vantagem a elaboração de transparências usadas em apresentações de trabalhos, palestras, dissertações e teses.

Este livro é a versão revista e ampliada de uma apostila elaborada em 1999 intitulada “Breve Introdução ao LATEX 2”, que atendia às solicitações de alunos que estavam elaborando suas dissertações. Essa apostila acabou se espalhando pela Internet, tornando-se bastante divul-gada e conhecida.
9786555636260

Ou 3x de R$30,00 s/ juros

Brincadeiras Cientificas Investigativas Uma forma divertida de ensinar e aprender Ciências

R$35,00

Este livro é destinado a professoras e professores de Ciências do ensino fundamental que buscam estratégias educacionais para despertar e incentivar o interesse e o protagonismo das crianças no estudo das ciências da natureza. As brincadeiras científicas investigativas (BCI) são atividades que estimulam a investigação científica por meio da construção e da exploração de brinquedos confeccionados com materiais recicláveis e de baixo custo. Esperamos que essa estratégia contribua para a educação em ciências de crianças e jovens de hoje para que façam diferença no amanhã, respeitando a vida e a natureza em nosso planeta. (Os autores)

O livro tem como foco atividades para o ensino de temas científicos as quais, sem dúvida, podem colaborar com o trabalho de docentes preocupados com o desenvolvimento de seus alunos. Não se trata de receitas de “como fazer”, mas de sugestões que podem despertar ou proporcionar o desenvolvimento da curiosidade infantil, por meio de brincadeiras orientadas por sequências de ensino investigativo. Aliás, valendo-se de uma palavra pouco empregada no ambiente escolar, as atividades são volta- das a uma atitude de investigação. (Zoia Prestes)

Este livro foi produzido com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio do Programa Ciência na Escola (Chamada MCTIC/ CNPq n° 05/2019), e do Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora.

9786555635133

Ou 3x de R$11,67 s/ juros

Brincar com semelhança e aprender replicação

R$66,00

A primeira parte deste livro é dedicada à semelhança, introduzida para diferenciação entre “parecido e semelhante”, bem como fundamentos da semelhança sem teorizar com exageros, o material pedagógico escolhido são os poliminós. Na segunda parte, é dado a conhecer uma investigação do próprio autor sobre a Introdução à História da Replicação com base principalmente na clássica divisão de um triminó em quatro partes iguais que é um famoso e antigo “puzzle” (enigma). Ao final são desenvolvidas as belas replicações especiais da “pirâmide” e do “caracol”, bem como de famílias por “quadraturas”.

Ou 3x de R$22,00 s/ juros

Caderno de Prática de ENSINO DE ÁLGEBRA

R$72,00

Gostei muito do material, e acredito que será um sucesso. Achei de fácil aplicação, não requer materiais complexos e podem ser trabalhados em qualquer região, como escolas de grandes centros urbanos (como a minha). periféricas, rurais e indígenas. Terá o alcance necessário, e acredito que contempla as habilidades descritas. ”

Maira Fernandes Pinto

Li o material algumas vezes, pois têm muita informação extremamente importante e precisei assimilar…. Pensei: O que poderia dizer deste material? Muita completo. Tem tudo, para todo os gostos. e em todas as áreas da aprendizagem: leitura, escrita, interpretação de texto, imaginação, aprendizagem em pares, percepção de cores, tamanhos, sequências, música, sons, movimentos com o corpo, brincadeira com colegas, jogos inteligentes, conceitos de matemática

Leila Saffi Koch Takahashi

O livro apresenta várias sugestões para se trabalhar os conceitos de equivalências, padrões e regularidades, entre outros propostos na BNCC e adotados pelo Currículo Paulista. As ideias de valor desconhecido (incógnita) e variável são introduzidas por meio de atividades interativas. As atividades tem comentários para os professores, com linguagem simples cujo objetivo é de auxiliar a compreensão de como se dá o pensamento algébrico e sua linguagem nos anos iniciais. ”

Simone Moraes Rodrigues

Na reunião pedagógica de 2020, os professores dos anos iniciais da escola onde trabalho, manifestaram preocupação em como trabalhar a Álgebra proposta no Currículo Paulista Estes professores estavam ansiosos, pois em seu curso de graduação não tiveram formação sobre tais conteúdos e muitos tem dificuldades com os conteúdos de Matemática em geral. Alguns consideram que Álgebra é “achar o x, lembrança do seu ensino fundamental. Este livro pretende mudar esta concepção fazendo a reflexão sobre a construção do pensamento algébrico e seu significada nos anos iniciais. ”

Maria Lúcia coordenadora de Matemática

9786555633894

Ou 3x de R$24,00 s/ juros

Caderno de Prática de Ensino de Números – Aplicativos e IA ( Inteligencia Artificial)

R$80,00

O trabalho pedagógico do professor está se transformando: trabalho em grupo e por projetos centralizados em situações de aprendizagem, permeadas pela cultura digital originária do ciberespaço, da linguagem da internet e da inteligência artificial.

O caderno de prática de ensino de Números surgiu como uma necessidade de se ter material interativo para as aulas, partindo de situações problemas do cotidiano e do conhecimento científico construído pelas civilizações.

Este caderno privilegia as práticas inovadoras a partir do levantamento de temas considerados obstáculos epistemológicos na construção dos conceitos de Números na Matemática. As atividades foram propostas para a sala de aula, cuja orientação está no item: conversa com o professor e foram aplicadas nas salas de aula do Ensino Fundamental da rede pública e privada, como o leitor pode observar nos itens: comentário do professor, comentário de alunos e solução de alunos.

Ao organizar o caderno tivemos a preocupação de relacionar as atividades com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Base Nacional Curricular (BNCC) e o parecer do conselho nacional de educação (CNE) do MEC, que estabelece normas para a cultura digital.

9786555635157

 

Ou 3x de R$26,67 s/ juros

Cadernos de trabalhos – coleção O ensino de matemática na escola primaria – em 10 volumes

R$275,00

Vol. 1 – Elementar – Wagner R. Valente Vol. 2 – História Comparativa – Viviane R. Maciel e Wagner R. Valente Vol. 3 – Repositório – David Antonio da Costa Vol. 4 – Método – Marcus A. de Oliveira; Marcos D. Guimarães e Moysés G.S.Filho Vol. 5 – Prática – Maria Célia L. da Silva; Mariliza S. Portela e Neuza Bertoni Vol. 6 – Testes – Nara Vilma. Pinheiro e Wagner R. Valente vol 7 – Formação de Professores – Maria C.A. de Oliveira e Martha R.I. Santana da Silva Vol. 8 – Paris – Elisabete Z. Búrigo; maria Cristina A de Oliveira; Martha R. I.Santana da Silva; Marcos Denilson Guimarães Vol. 9 – Imagem – Cláudia Regina Flores vol. 10 – Programas de Ensino – Aparecida Rodrigues Silva Duarte; Ivanete B. dos Santos; Iran Abreu Mendes e Márcia Maria A. de Assis

Ou 3x de R$91,67 s/ juros

Cadernos escolares e a escrita da história da educação matemática

R$66,00

Essa produção ensejou a publicação de obras-síntese resultantes dos estudos apresentados em Seminários Temáticos do GHEMAT. Esses estudos têm explicitado o desenvolvimento do projeto coletivo de pesquisa intitulado “A Constituição dos Saberes Elementares Matemáticos: a aritmética, a geometria e o desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970”, que obteve auxílio do CNPq por meio de Edital Universal, reunindo grupos de pesquisa de cerca de vinte estados brasileiros. A presente obra soma-se a esses resultados já obtidos. Desta feita, tendo em conta cadernos escolares com registros de aulas de matemática. O livro foi elaborado a partir de enorme esforço de organização de um banco de dados com cadernos escolares. No processo de escrita desta obra, tomaram-se os estudos apresentados no XV Seminário Temático de Pelotas, RS, realizado entre os dias 29 e 30 de abril e 1o de maio de 20173. No total, o encontro reuniu cerca de 80 trabalhos resultantes de estudos históricos tendo em conta o uso de cadernos escolares com registros de aulas de matemática como fontes para as pesquisas. Na análise dos cadernos com vistas à história da educação matemática, os capítulos buscaram ter em consideração a complexidade desse dispositivo escolar. E, neste caso, a escrita do Capítulo 1 desta obra trouxe reflexões fundamentais para os pesquisadores e interessados em lançar mão de cadernos escolares para a escrita histórica. Cadernos escolares como fonte e objeto da História da Educação é o título do primeiro capítulo, no qual a pesquisadora Eliane Peres4 atenta para o fato de que um “caderno não é apenas um objeto, não é somente um suporte de registro, mas sim um dispositivo de aprendizagem gráfica, que permite à criança (ou ao adulto em processo de aprendizagem) entrar nas múltiplas funcionalidades sociais da escrita”. Desse modo, ao pesquisador

Ou 3x de R$22,00 s/ juros

Cálculo Avançado

R$110,00

Livro em Coedição com a Eduepb O principal objetivo desta obra é fazer uma apresentação rigorosa e clara dos principais resultados do cálculo das funções de várias variáveis. Pensando nisso, este livro poderá ser utilizado para cursos no final da Graduação, bem como os introdutórios em programa de Pós-Graduação. A obra é dividida em cinco capítulos e o pré-requisito para lê-lo é ter um conhecimento básico em Análise Real, Álgebra linear e em Cálculo das funções de várias variáveis. Aldo Trajano Lourêdo é licenciado em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), mestre em matemática pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), doutor em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, hoje, professor doutor da UEPB. Alexandro Marinho Oliveira é licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), mestre em Matemática pela UFPB e doutor em Matemática pela UFRJ. Atualmente, é professor adjunto da UFPI. Osmundo Alves Lima é bacharel em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em Matemática pela UFC e doutor em Matemática pela UFRJ. No momento, desempenha a função de professor doutor da UEPB.

Ou 3x de R$36,67 s/ juros

Cálculo diferencial e integral I – Textuniversitários 17

R$165,00

O livro apresenta um curso de cálculo diferencial e integral de uma variável real em 20 aulas, com o bônus de mais duas ao final. Foi escrito a partir de notas de aulas para uso simultâneo do professor e de seus alunos,
em um curso introdutório, com a duração de 14 a 16 semanas,
com dois encontros semanais de duas horas-aula cada. Assim
sendo, os exercícios contidos no texto apresentam soluções
ou dicas ou respostas. Também ao final do livro são incluídas
notas biográficas de todos os matemáticos citados ao longo
do texto a fim de apresentar um contexto histórico da criação
matemática e suas épocas.Clique aqui para ler a prévia do conteúdo.
previa

Ou 3x de R$55,00 s/ juros

Cálculo Exterior

R$72,00

Neste livro é estudado o formalismo do Cálculo Exterior, seguido de algumas aplicações de Física. Aprimeira parte do livro é composta por cinco capítulos: Espaços Vetoriais, Tensores, Álgebra Exterior, Diferenciação Exterior e Integração Exterior. Na segunda parte do livro mostra-se como o Cálculo Exterior é aplicado em Mecância, Termodinâmica e Eletrodinâmica. Com vários exercícios resolvidos e uma série de exercícios propostas

Ou 3x de R$24,00 s/ juros

Cálculo Fracionário

R$72,00

O Cálculo Fraccionário (CF) remonta ao início do cálculo integro- -diferencial clássico. A comunidade científica considera que o CF decorre de uma troca de cartas entre L’Hôpital e Leibniz em 1695. A partir desse instante pode-se encontrar a contribuição de nomes famosos, tais como Euler, Fourier, Laplace, Abel, Liouville, Riemann e muitos outros matemáticos. No entanto, ao contrário do cálculo clássico (de ordem inteira), o CF manteve-se relativamente desconhecido da comunidade científica, pelo que a sua aplicação nas ciências aplicadas, como na física e na engenharia, se limita a poucas contribuições, embora relevantes, tais como as de Heaviside, ou dos irmãos Cole. A primeira conferência internacional sobre CF, conduzida por B. Ross em New Haven, USA, teve lugar em Junho 1974, mas a explosão de publicações em livros, revistas e simpósios emergiu somente no início da década de 90. Hoje o CF é reconhecidamente um tema “quente” e na “moda”. Para este estado contribuiu a aplicação do CF em numerosas áreas científicas, onde se revelou uma ferramenta preciosa na análise dos fenômenos envolvidos, demonstrando ter propriedades e características superiores às do cálculo integro-diferencial clássico. Este livro constitui um marco científico, pois trata-se da primeira obra formal sobre CF em língua Portuguesa. Ao longo dos seis capítulos o leitor é introduzido subtilmente nos meandros desta nova ferramenta científica e tem agora um alicerce poderoso para entrar numa área científica em forte expansão. / J. A. Tenreiro Machado Instituto Superior de Engenharia, Politécnico do Porto, Portugal

Ou 3x de R$24,00 s/ juros