- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ANTROPOLOGIA
- ARTES
- ASTRONOMIA
- BEBIDAS
- BIOGRAFIA
- BIOLOGIA
- BIOQUÍMICA
- Ciência da Computação
- CIÊNCIA E TECNOLOGIA
- Ciências
- CIÊNCIAS COGNITIVAS
- CIÊNCIAS NATURAIS
- CIÊNCIAS POLÍTICAS
- CIÊNCIAS SOCIAIS
- COMPUTAÇÃO
- Computação / Arquitetura Autocad
- Computação / Pogramação
- Concursos Publicos
- contos
- Contos Brasileiros
- COSMOLOGIA
- crescimento pessoal
- Criação / Carcinicultura
- Diversos
- DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
- DIVULGAÇÃO CULTURAL
- ECOLOGIA
- ECONOMIA
- EDUCAÇÃO
- Educação / Agroecologico
- Educação / Estudo / Psicologia
- Educação / Estudo e Ensino
- Educação Ambiental
- Educação Matemática
- EDUCÇÃO
- ELETROMAGNETISMO
- ELETRÔNICA
- ENERGIA
- ENGENHARIA ELETRO-ELETRÔNICA
- ENGENHARIA-CIVIL
- ENSINO
- Ensino estudo
- ESTATÍSTICA
- estudo / ensino
- Estudo e Ensino
- FILOSOFIA
- FILOSOFIA DA CIÊNCIA
- FILOSOFIA DA FISICA
- FÍSICA
- Fisica / Quadrinhos
- Fisica da mat. Condensada
- FISICA DA MATERIA CONDENSADA
- FÍSICA MATEMÁTICA
- FÍSICA MÉDICA
- FISICA NUCLEAR
- FÍSICA TEÓRICA
- Fisica Teórica
- GEOCIÊNCIAS
- GEOGRAFIA
- HISTÓRIA
- Historia / Civilização
- HISTÓRIA DA CIÊNCIA
- Historia socialismo/comunismo/capitalismo
- HUMOR NERD
- INFANTIL
- INFORMÁTICA
- LEITURAS DIVERSAS
- LITERATURA
- LITERATURA INFANTIL
- MATEMÁTICA
- Matemática/ Esturo e Ensino
- MEDICINA
- medicina Veterinaria
- MEIO AMBIENTE
- METODOLOGIA
- PEDAGOGIA
- PESQUISA
- POESIA
- PSICOLOGIA
- QUADRINHOS
- QUÍMICA
- Sociologia
Ensino de física e de matemática: múltiplos olhares sobre o ensino e a aprendizagem
A leitura da obra provocou de imediato uma reflexão serena sobre como estive posicionada como estudante durante o Ensino Médio e, o mais importante, onde e como me encontro hoje frente à importância do Ensino de Física e de Matemática. Os estudos apresentados criteriosamente nos conduzem a um oportuno comparativo
entre o ensino de Física Clássica e o ensino da Física Moderna Contemporânea, destacando a função da formação continuada de professores para o ensino de Física e de Matemática no Ensino Médio.
O zelo dos autores para com o leitor que não é da área é percebido em cada página através da linguagem palatável que caracteriza todos os conceitos apresentados na obra. Aos docentes é um incentivo para fortalecer a divulgação cientifica e a troca de experiências na educação básica e um convite para somar nessa caminhada pedagógica
pela educação. Aos demais, uma ginástica mental inspiradora que impregna a mente e o coração com aquela alegria suave que uma boa leitura proporciona. A vontade de ensinar e aprender é a tônica desta obra construída por várias mãos.
Profa. Dra. Ana Cléa Gomes de Sousa
Pedagoga do Ins6tuto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE/Sobral.
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente exerce a função
de Coordenadora Técnico-Pedagógica no IFCE campus de Sobral.
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Ensino de Física Experimental com uso da modelagem matemática
Buscar uma maneira que uniformize o entendimento de um conteúdo de ciências ensinando é algo complexo, dificil de alcançar, e que tem envidado esforços de pesquisa ao longo do tempo. Como contribuição para este processo, apresentamos a proposta de ensino de Física Experimental com uso da Modelagem Matemática. Por ter caráter empírico, o ensino de Física necessita de um caminho paratelo entre a teoria e prática, mas, articulado de forma coesa para obter resultados satisfatórios. Nesse contexto, a Modelagem Matemática foi utilizada como metodologia de ensino: suas etapas consistem de um conjunto de ações que visam o entendimento de problemas reais, com vista à elaboração de modelos matemáticos que os representem e os resolvam adequadamente
Ou 3x de R$16,67 s/ juros
ENSINO DE QUIMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM FOCO OS SUJEITOS DA APRENDIZAGEM
As ESCRITA e a organização de um trabalho científico, a nível de uma
dissertação de mestrado, nos exige dedicação, comprometimento e
forças para continuar a aprender e superar dificuldades e, mesmo
no momento de angústia e descrença, encontrar inéditos viáveis para a
construção de possibilidades dentro da realidade investigada.
Dessa maneira, inicio meu agradecimento aos meus queridos ori entadores, Fábio e Hélder pela confiança, respeito, carinho e admiração ga rimpados durante nossa pequena, mas consistente convivência; no qual pre tendo levar por toda minha vida.
Este momento é oportuno para reverenciar os dez sujeitos da apren dizagem, pela disposição em participar desse projeto, pela sinceridade das
falas, pela simplicidade da alma, no qual aprendi e venho aprendendo a rein ventar meus olhares e lapidar o prazer pela escuta, buscando compreender,
respeitar e encorajar mudanças de atitudes e valores.
Paulo Freire, minha grande fonte inspiradora, receba no plano espi ritual meus sinceros agradecimentos pelo contato direto com seus escritos
que me incentivaram nesta caminhada, a vislumbrar a beleza dos olhares e
as suas percepções que me ensinaram a compreender as pessoas da Educa ção de Jovens e Adultos. Sua trajetória de vida também me ensinou que so nhar e acreditar em uma nova realidade é possível quando temos um obje tivo em comum.
E, também não poderia deixar de agradecer meus pais, Simone e
Ronaldo, por me apoiarem nesta etapa formativa conquistada, pois sempre
estão presentes ao meu lado, com comprometimento, respeito, determina ção e carinho. Amo vocês!
Agradeço enfim, a todos e todas que gostarem da leitura, e se senti rem entusiasmados/as pelo sentimento de mudança como eu estou
Ou 3x de R$24,00 s/ juros
Ensino de Química Novos Olhares de uma nova geração
O livro ENSINO DE QUÍMICA – Novos Olhares de uma Nova Geração apresenta uma coletânea de capítulos que discute aspectos teóricos e metodológicos sobre o Ensino de Química a partir do olhar de professoras e professores, pesquisadoras e pesquisadores, de diversas Instituições brasileiras, de todas as regiões e da maior parte dos estados, que fazem parte de uma nova geração interessada no Ensino de Química. Buscamos, em conjunto, contemplar discussões atuais sobre o conhecimento produzido em diversas direções, quanto a dinâmica dos processos de ensino e de aprendizagem de Química, ao currículo, à formação de professores e a elaboração de materiais de ensino, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da área e na condução de novas pesquisas desenvolvidas nos cursos de graduação e pós-graduação no país.
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
Ensino do Conceito de Variável, O
Este livro consiste de três partes. A primeira parte é uma revisão da literatura sobre o ensino do conceito de variável e o lançamento de uma abordagem para a aprendizagem do referido conceito. A segunda parte relata os resultados de uma experiência que comprova a eficácia da nova abordagem. Finalmente, um modelo de plano de aula é apresentado na terceira parte para orientar os professores que quiserem implementar o novo método. Acredito que o texto será de grande utilidade para o professor de matemática, não somente pela apresentação da referida abordagem, mas também pelas considerações feitas sobre novos tipos de avaliação. O texto também deverá ser de grande interesse aos cientistas que trabalham na área, pois o conceito de variável é fundamental para o entendimento da álgebra e, portanto, o esforço que empreendemos no ensino desse conceito renderá grandes dividendos na compreensão posterior do aluno.
Ou 3x de R$11,00 s/ juros
Ensino e aprendizagem de álgebra pesquisas e propostas pedagógicas
A Algebra é um dos campos da Matemática presentes na Base Nacional Comum Curricular, documento curricular que define o conjunto de aprendizagens essenciais que se espera que os alunos desenvolvam ao longo da Educação Básica. No entanto, ter um objeto do conhecimento oficializado e registrado nas orientações curriculares não explica de forma suficiente como o ensino de Álgebra vem sendo entendido e praticado em sala de aula. É nesse sentido que se apresenta este livro, Ensino e aprendizagem de Álgebra: pesquisas e propostas pedagógicas, iniciativa da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) – regional Paraná. Nesta produção, são apresentados 14 capítulos, organizados levando em consideração os diferentes níveis de ensino abordados nas pesquisas: anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, incluindo a formação de professores que ensinam Matemática. Por isso, o livro destina- se a professores, alunos, futuros professores e pesquisadores interessados na temática. Dada a diversidade teórica e metodológica sobre os processos de ensino e aprendizagem da Álgebra presente nos capítulos, as propostas e discussões pro- movidas têm potencial para estimular o debate e proporcionar reflexões que contribuam com o ensino da Matemática nas escolas.
Ou 3x de R$40,00 s/ juros
Ensino Experimental de Ciências – Uma Proposta: Atividade Experimental Problematizada
apresentamos e discutimos nessa obra a caracterização de uma estratégia de ensino experimental às Ciências – de qualquer nível, seriação ou modalidade – intitulada Atividade Experimental Problematizada(AEP), a partir de uma estrutura organizacional constituída pelos eixos articuladores teóricos e momentos metodológicos. Para tanto, nos valemos de fundamentações pedagógica e epistemológica, respectivamente centralizadas na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e na epistemologia de Thomas Kuhn, no que tange às suas bases conceituais e proposicionais capazes de sustentar a proposta AEP. Tencionamos, com isso, caracterizar um método de ensino potencialmente problematizável, em sua condução e nas reflexões que origina, em viés experimental, capaz de promover a construção de um conhecimento científico com efetiva compreensão de seus aspectos circunscritos, fundado pela processualidade da relação teoria-prática.
Ou 3x de R$18,33 s/ juros
ENSINO REMOTO NA PANDEMIA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES
A pandemia de covid-19 alterou significativamente as relações sociais no planeta. No campo da Educação, diversas medidas sanitárias foram tomadas para evitar o contágio. Este livro reúne um conjunto de onze relatos de professores de diferentes lugares do Brasil sobre o ensino remoto no biênio 2020-2021, quando as atividades de ensino
presenciais foram interrompidas nas escolas e universidades. Os relatos tratam das experiências docentes relativas ao processo de ensinar e aprender, quando os desafios superaram o que fora imaginado. Registrar essas experiências pedagógicas, ainda que de modo inacabado, promove
um redescobrimento da profissão docente.
Uma redescoberta efetivada a partir de acertos e desacertos, pois a situação vivida naquele momento não afiançava garantia e segurança.
Ou 3x de R$14,67 s/ juros
Ensino, avaliação e aprendizagem da matemática: da sala de aula à formação docente
Este livro é produto da parceria entre a Universidade Federal do Pará – Brasil e a Universidade de Évora – Portugal que, desde 2013, fomentado pelo apoio financeiro da CAPES-Brasil e da FCT-Portugal, iniciou atividades conjuntas por meio de projeto de pesquisa sobre a temática avaliação das aprendizagens. Atualmente essa parceria continua formalizada por termo de cooperação internacional entre as duas Universidades.
Isabel Lucena e António Borralho, organizadores desta produção, orientam pesquisas no Programa de Pós–Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da Universidade Federal do Pará e lideram o GEMAZ – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Cultura Amazônica. Assim, as práticas letivas de professores que ensinam matemática ou sobre a formação desses são refletidas, discutidas e referenciadas em contextos diversos da multiplicidade educacional na/da Amazônia e, também, de além mar,
nas experiências de escolas de Évora sob o enfoque da
Avaliação para as Aprendizagens.
A oportunidade gerada pelo PPGECM para a divulgação de suas produções nos estimulou a organizar este livro. A ideia é intercambiar experiências e aprendizagens no que se refere a avaliação eminentemente do âmbito das salas de aulas da Educação Básica a fim de contribuir para as discussões acadêmico-científicas no âmbito da
área do Ensino, mas não só. Importa também que os textos aqui elaborados possam tocar educadores que queiram conhecer ou ampliar ideias sobre a avaliação em perspectiva do ensino-aprendizagem da matemática, seja pelas práticas experienciadas em sala de aula ou pelos contextos aos quais a articulação da avaliação com o ensino-aprendizagem esteja atrelada, seja por questões relacionadas à própria formação docente.
Ou 3x de R$22,00 s/ juros
Entre as linhas da educação e da diferença
Este livro possui uma reunião de textos selecionados pela autora, evidenciando que a educação carrega consigo os movimentos do mundo, o que força a pensar desafios, potências vitais, que ecoam conexões outras, abertas ao imprevisto, ao escape, ao que não se controla por métodos rígidos. Um novo rosto para a Educação se faz necessário, essa é a proposta do livro, apresentando não um modelo, mas evidenciando a necessidade de modos de experimentar. Mais que um roteiro, o livro pode ser lido como um texto suto, texto provocativo, texto desvio,texto desordem.
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
Entre Epidemia e Imigração: um viés de investigação histórica da população do Grão-Pará
Qual a ligação entre uma epidemia que aconteceu na Amazônia e o movimento imigratório de açorianos e africanos para a região? E quais os impactos desses fluxos populacionais para a capitania do Grão-Pará? São as perguntas fundamentais que esse livro pretende responder. O presente trabalho busca analisar os anos entre 1748-1778, no Grão-Pará, a partir da história da população. Para tanto, o foco é sobre dois importantes eventos articulados entre si e com desdobramentos demográficos: epidemia e imigração. A epidemia, que será a base inicial da pesquisa, ocorreu entre os anos de 1748-1750 e atingiu prioritariamente a população indígena, o que gestou a intensificação de demandas relacionadas à oferta de mão de obra. Nesse sentido, a Coroa lusitana apostará em dois fluxos imigratórios como solução para a crise instalada: africanos e açorianos. O viés de investigação destaca a produção de múltiplas realidades demográficas internas à capitania, o que nos faz problematizar acerca da necessidade de se pensar na heterogeneidade da composição populacional da região.
Ou 3x de R$18,33 s/ juros
Entre Ossos, indagações e emoções – uma livre reflexão sobre o humano
Um contador de histórias
Um texto como esse só podia mesmo ter sido escrito por um físico de formação, com abertura interdisciplinar e uma inspiração de poeta, um admirável contador de histórias, que transita pela filosofia, a antropologia, a história, a psicologia e a psicanálise, a literatura, os estudos artísticos e literários e como ele mesmo diz – “com a benção dos xamãs”. Suspeito que Davi Kopenawa gostaria de trocar figurinhas com Caruso, como fez num bar em Paris com o matemático francês Cédric Villani, aqui citado, numa “conversa fascinante que desencadeou uma reflexão inesperada sobre a convergência entre papel dos xamãs e dos cientistas em relação à sociedade”. Cientista e xamã são sonhadores, antenas de um mundo invisível, que ajudam os outros a estruturar seus próprios pensamentos e a se comunicar entre si.
É o que faz aqui o cientista e poeta Caruso, quando nos motiva a ver o documentário Caverna de Ossos, que tanto o comoveu, e consegue modificar também a nossa concepção do que é humano, a partir das reflexões sobre o Homo naledi essa espécie primitiva extinta, quase ana, mas gigantesca, com cerca de 2 milhões de anos. Ele se propôs dialogar com outras áreas do saber para “remarcar as fronteiras do entendimento e do preconceito humanos”, numa operação “despojada do medo de se propor hipóteses ou fazer conjecturas por mais estranhas ou inalcançáveis que pareçam”. Conseguiu.
9786555634914Ou 3x de R$16,67 s/ juros