FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA – Produção de Energia para um Desenvolvimento Sustentavel

R$132,00 R$105,60

3º colocado no prêmio Jabuti 2015. edição em capa mole – impressão pb Neste livro o autor procurou apresentar um panorama geral do potencial e das tecnologias disponíveis para o aproveitamento das fontes renováveis de energia, enfatizando os aspectos ambientais nos quais estão as vantagens sobre as fontes não renováveis , atualmente as mais utilizadas em todo o mundo. Além de permitir uma visão global e integrada dessas fontes, também os aspectos econômicos foram considerados , porem de forma menos aprofundada, considerando-se a amplitude do tema. Maior destaque foi dado à participação das fontes renováveis na matriz energética brasileira , procurando contribuir para o debate da questão energética nacional.

Ou 3x de R$44,00 s/ juros

Formação de Educadores em Ciências e Matemática: Estreitando as Relações entre Ensino e Pesquisa Vol 1

R$88,00 R$70,40

A série Educação para a Ciência tem como objetivo divulgar, entre pesquisadores da área de Ensino de Ciências e Matemática e docentes em exercícios nos diversos grupos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP, bem como em outros grupos nacionais e internacionais que mantém vínculos acadêmicos e parcerias com a UNESP. Formação de Educadores em Ciências e Matemática: estreitando as relações entre Ensino e Pesquisa é o vigésimo quarto número desta série. O livro foi concebido e organizado como parte do relatório final do Projeto PROCAD – Programa Nacional de Cooperação Acadêmica, financiado pela Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior, que se desenvolveu no período de 2014 e 2020. O projeto teve parceria entre os programas de Pós-graduação em Educação para a Ciência, sediado na Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”(UNESP), Campus de Bauru, São Paulo, Pós-graduação em Educação Científica e Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) Campus de Jequié, Bahia, e Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, iniciado em 2008. e sediado em Aracaju, Sergipe, Universidade Federal de Sergipe (UFS). A proposta deste primeiro de dois volumes, prestação de contas parcial do projeto, foi organizar uma publicação que pudesse ser socializada, não só entre docentes e discentes desses programas, mas também com os demais programas de pós-graduação desta área 46 (Ensino) da CAPES, com pesquisadores e professores do ensino superior e da educação básica. Neste primeiro volume constam dez capítulos, resultados de pesquisas realizadas no período de desenvolvimento do projeto e relacionados a estudos empreendidos em nível de pós-doutorado, doutorado, mestrado e iniciação científica.

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

Formação de Educadores em Ciências e Matemática: Estreitando as relações entre ensino e pesquisa Volume 2

R$110,00 R$88,00

A série Educação para a Ciência tem como objetivo divulgar, entre pesquisadores da área de Ensino de Ciências e Matemática e docentes em exercício nos diversos níveis de ensino, as investigações produzidas nos diversos grupos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP, bem como em outros grupos nacionais e internacionais que mantêm vínculos acadêmicos e parcerias com a UNESP.

Formação de Educadores em Ciências e Matemática: estreitando as relações entre Ensino e Pesquisa (volume 2) é o trigésimo sexto número desta série. Assim como o primeiro volume (24º da mesma série), foi concebido e organizado como parte do relatório final do Projeto PRO- CAD – Programa Nacional de Cooperação Acadêmica, – financiado pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior, que se desenvolveu no período de 2014 a 2020. O projeto teve parceria entre os programas de Pós-graduação em Educação para a Ciência, sediado na Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Bauru, São Paulo, Pós-graduação em Educação Científica e Formação de Professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) Campus de Jequié, Bahia, e Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, iniciado em 2008, e sedia- do em Aracaju, Sergipe, Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Ou 3x de R$36,67 s/ juros

Formação de Professores (as) e os 20 anos da Lei Nº. 10639/2003

R$110,00 R$88,00

A obra Formação de Professores(as) e os 20 anos da Lei No. 10.639/2003 se constitui uma publicização com vistas à democratização do acesso a todos os debates havidos no XIII Seminário Nacional e XV Seminário Regional sobre Formação de Professores(as) e Relações Étnico-Raciais, ocorrido em dezembro/2023. o qual fora pautado pelo tema: “Diversidade, formação de professores/as e a produção do conhecimento no contexto dos 20 anos de Lei nº 10.639/2023: diferentes contextos culturais, intersecções e aproximações. Tal publicação concretiza uma estratégia para a ampliação de tais debates, com vistas a assegurar ampliação do alcance das discussões desenvolvidas no âmbito do Seminário, atingindo o público, do Brasil e do mundo, no que concerne à temática da diversidade, fomentando discussões que problematizem o racismo, o preconceito e a discriminação nas escolas.
A obra As interlocuções que originaram esta coletânea, propõem-se ao com substanciamento de estudos e práticas voltadas para a Educação das Relações Étnico- -Raciais, entendidas como uma demanda ainda presente, em que pese decorridos mais de vinte anos da promulgação da Lei N° 10.639/2003, bem como concorrem para a “divulgação e produção de conhecimentos, a formação de atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial-descendentes de africanos, povos indigenas, descendentes de europeus, de asiáticos para interagirem na construção de uma nação democrática, em que todos igualmente, tenham seus direitos garantidos e sua identidade valorizada, tal como preconizado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (DCNERER).

Ou 3x de R$36,67 s/ juros

Formação de professores com uma perspectiva inclusiva

R$100,00 R$80,00

O livro “Formação de professores com uma perspectiva inclusiva” reúne reflexões essenciais sobre os desafios e avanços da Educação Matemática no Brasil, destacando a urgência de práticas pedagógicas que acolham a diversidade em suas múltiplas dimensões. Organizado por Ana Lucia Manrique e Elton de Andrade Viana, esta obra apresenta pesquisas e experiências de renomados especialistas, abordando desde a formação inicial e continuada de professores até temas como ansiedade matemática, gênero, cultura surda e acessibilidade.

Ancorado nos princípios da equidade e justiça social, o livro problematiza modelos tradicionais de ensino e propõe caminhos para uma educação verdadeiramente inclusiva, alinhada à Agenda 2030 da UNESCO. Com capítulos que transitam entre teorias e práticas, a obra convida educadores a repensarem currículos, metodologias e seu papel na transformação do cenário educacional.

Ideal para pesquisadores e profissionais da área, este livro é um convite à ação um chamado para que a Educação Matemática seja, de fato, espaço de inclusão, diálogo e respeito à pluralidade humana
9786555635959

Ou 3x de R$33,33 s/ juros

Formação de professores com uma perspectiva inclusiva.

R$0,00

A presente obra apresenta reflexões importantes e atuais sobre os
desafios vivenciados por professores que ensinam Matemática ao lidarem,
cotidianamente, com a inclusão no contexto escolar ou na inserção desta
temática nos cursos de Licenciatura em Matemática. Não podemos desconsiderar que a profissão de professor é marcada por uma série de complexidades que vão muito além do domínio dos conhecimentos específicos.
Sua atuação está situada em um determinado contexto social, político e
emocional intenso, enfrentando desafios que vão desde a falta de recursos
nas instituições até as diferentes realidades dos alunos.
Dentre estes desafios, podemos destacar a inclusão que, ao mesmo
tempo, pode ser compreendida como uma das mais importantes conquistas da educação contemporânea. Assim, os textos aqui apresentados se somam na defesa de que promover a inclusão no contexto escolar significa
garantir que todos os estudantes, independentemente de suas condições
físicas, intelectuais, sociais ou emocionais, tenham acesso a uma aprendizagem de qualidade em um ambiente que respeite e valorize as diferenças.

Ademais, evidencia-se a importância de professor desenvolver estratégias pedagógicas diversificadas, adaptar materiais, flexibilizar conteúdos e, sobretudo, cultivar uma postura acolhedora e sensível às necessidades de cada aluno. No entanto, é preciso destacar que essa perspectiva de
prática inclusiva demanda apoio institucional, formação continuada e uma
ampliação conceitual que não reduza a uma parte essencial do processo
educativo.
Haja vista que cada sala de aula é um espaço diverso, onde o professor precisa adaptar suas práticas para atender a múltiplas formas de aprender, lidando com desigualdades sociais, dificuldades de aprendizagem, desmotivação e até questões familiares que impactam diretamente o desempenho escolar. Isso exige não apenas domínio do conteúdo, mas a mobilização
de outros conhecimentos que englobam o conhecimento docente. Daí a urgência de potencializar os espaços de formação inicial e continuada de modo
a possibilitar a mobilização de diferentes conhecimentos e, em especial, os
necessários para promover uma aula de matemática inclusiva.
Assim, alicerçados em alguns estudos desenvolvidos por pesquisadores de diferentes instituições brasileiras, muitos deles integrantes do GT
13 – Diferença, Inclusão e Educação Matemática da Sociedade Brasileira
de Educação Matemática (SBEM), a leitura da obra possibilita a compreensão da formação de professores com uma perspectiva inclusiva assim
como da perspectiva da Educação Matemática Inclusiva. Também será
possível ter uma noção de como as discussões sobre inclusão estão sendo
realizadas no âmbito da pesquisa em Educação Matemática. Ademais, será possível observar contribuições tanto para a formação inicial quanto a continuada de professores.
Se considerarmos esta obra como um dispositivo para mobilizar a circulação de saberes, entendido com um processo pelo qual diferentes conhecimentos (acadêmicos, escolares, populares, culturais e profissionais) são compartilhados, apropriados, ressignificados e transformados nos diversos espaços educativos, poderemos evidenciar sua contribuição tanto para a Educação Matemática, enquanto Área de Conhecimento, quanto
para mobilizar práticas inclusivas nos contextos escolares e universitários. Faço votos de que essa circulação de sabres ocorra e possibilite a estruturação de novas obras articulando a formação de professores, as práticas
docentes e a Educação Matemática Inclusiva.

Formação de professores de ciências e matemáticas: desafios do século XXI

R$99,00 R$79,20

Este livro é resultado de pesquisas sobre formação de professores na área de Educação em Ciências e matemáticas, que deram origem, em geral, a teses ou dissertações, nas perspectiva de um projeto de intercâmbio acadêmico entre três instituições de ensino superior: UFPA,UFSC,UNESP.

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

Formação de professores e diversidade entre a universidade e a escola básica

R$60,00 R$48,00

A formação de professores no Brasil tornou-se estrutural na produção do conhecimento e no encaminhamento de proposições nas políticas educacionais nas últimas décadas. Tal formação pressupõe interações para além do campo disciplinar, especialmente na inflexão de novas epistemologias no sentido de problematizar pressupostos eurocêntricos na formação de uma nova geração de professores para a Escola Básica. Este livro problematiza o tema formação de professores e debates a ele relacionado, tais como produção intelectual docente nos programas de pós-graduação em educação, trabalho pedagógico no universo educacional, sociabilidades adolescentes, diversidade, preconceito e discriminação no âmbito educacional. Nessa última década, diversas publicações foram empreendidas pelo Núcleo Gera, da UFPA, com vistas a interlocução entre a universidade e a Escola Básica. especialmente, no que diz respeito á formulação de práticas de formação que reflitam a realidade da escola por meio da produção engendrada na universidade e vice-versa

Ou 3x de R$20,00 s/ juros

Formação de professores e tecnologias digitais

R$77,00 R$61,60

A temática colocada em discussão neste livro ganhou atualmente um novo impulso devido às transformações sociais, culturais, econômicas e, sobretudo, educacionais impostas pela pandemia da COVID-19 que o mundo está a enfrentar. Nesta direção, nos reportamos à afirmação de Wayne Bross, elaborada há 14 anos, para problematizar o tempo presente da educação mundial, que se viu compelida a tornar realidade muito do que se preconizava ao longo dos anos 1990 e na primeira década do século atual em face da necessidade de promover o ensino remoto. O tempo presente pressionou os sistemas de ensino, os gestores da educação, as escolas, os especialistas e, principalmente, os professores a transcender a ‘fé no potencial das tecnologias’ para a ‘concretização do ensino possível a partir das tecnologias’. Foi necessário transcender as expectativas acerca do potencial das tecnologias em educação, para a concretização do possível, ou seja, daquilo que cada realidade, cada rede de ensino e cada instituição podia disponibilizar aos seus professores e a oferecer aos seus alunos. O objetivo deste livro é mobilizar um conjunto de reflexões sobre a formação continuada de professores em contextos permeados pelas tecnologias, assim como sobre os movimentos de incorporação de recursos das tecnologias nos processos educativos, especialmente em educação matemática. A obra compõe-se de investigações dedicadas à formação continuada de professores, contemplando questões relacionadas às possibilidades, desafios e implicações da integração das tecnologias digitais para o desenvolvimento profissional docente em educação, educação matemática e ciências, assim como pesquisas relacionadas à incorporação das tecnologias nas práticas em educação matemática.

Ou 3x de R$25,67 s/ juros

Formação de professores, livro didático e Escola Básica

R$77,00 R$61,60

Esta coletânea reúne sete capítulos oriundos de pesquisadores atuantes em três regiões brasileiras e vinculados às seis instituições: Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Fluminense (UFF), Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/ RJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Faculdade Sumaré e Centro Educacional da Lagoa (CEL). O capítulo de abertura desta coletânea, de Wilma de Nazaré Baía Coelho e Mauro Cezar Coelho, analisa as sociabilidades juvenis engendradas e vividas no ambiente escolar. Por meio delas, problematizam o modo pelo qual a cultura juvenil se relaciona com a escola e, também, como elas lidam com o preconceito e a discriminação. Os autores argumentam que a escola constitui um importante espaço de sociabilidade na cultura juvenil e concluem que as sociabilidades observadas incorporam um significativo componente discriminatório, sustentado em preconceitos de cor, raça, gênero e confissão religiosa. Exercidas nas salas de aula, nos corredores, pátios e quadras escolares, elas não constituem objeto de ação educativa, senão em casos limites, sujeitos à punição. Sumário Abertura……………………………………………………………..7 Apresentação………………………………………………………9 Wilma de Nazaré Baía Coelho, Tânia Mara Pedroso Müller Carlos Aldemir Farias da Silva cap.1 – Preconceito e discriminação para além das salas de aula: sociabilidades e cultura juvenil no ambiente escolar………………………………………………………………15 Wilma de Nazaré Baía Coelho, Mauro Cezar Coelho cap. 2 – Preconceito, discriminação e sociabilidades na Escola Básica…………………………………………………….45 Wilma de Nazaré Baía Coelho,

Ou 3x de R$25,67 s/ juros

Formação inicial de professores de Física em universidades públicas

R$77,00 R$61,60

O livro reúne trabalhos que fazem análises em pesquisas a partir dos seguintes questionamentos: Como melhorar a formação de professores de Física e/ou o imaginário sobre o licenciado em Física neste contexto? Há interesse dos pares em discutir questões como essas, ou modificar os panoramas encontrados? Como as diretrizes impactaram a formação oferecida? Como os novos PPC podem interferir no perfil profissional do aluno egresso dos cursos?

Ou 3x de R$25,67 s/ juros

Formação inicial de professores de matemática em diversos países

R$82,00 R$65,60

Encontros com educadores matemáticos de várias partes do mundo nos faz perceber diversas semelhanças entre questões referentes à Educação Matemática, mas também muitas diferenças. Esse livro apresenta a concepção da formação inicial do professor de Matemática em 12 países, sendo eles Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, México, Noruega, Peru e Singapura. Com a leitura de cada capítulo, podemos perceber diferenças não só institucionais, históricas e política, mas também culturais. Um livro escrito em três línguas: português, espanhol e inglês, com doze formas de escrita, que nos convidam a viajar por contextos e possibilidades para a e da Educação Matemática ao redor do mundo. O leitor tem a oportunidade de construir essas relações, convergências e divergências a partir das experiências de cada um desses países.

Ou 3x de R$27,33 s/ juros