Formação de professores, livro didático e Escola Básica

Esta coletânea reúne sete capítulos oriundos de pesquisadores atuantes em três regiões brasileiras e vinculados às seis instituições: Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Fluminense (UFF), Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/ RJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Faculdade Sumaré e Centro Educacional da Lagoa (CEL). O capítulo de abertura desta coletânea, de Wilma de Nazaré Baía Coelho e Mauro Cezar Coelho, analisa as sociabilidades juvenis engendradas e vividas no ambiente escolar. Por meio delas, problematizam o modo pelo qual a cultura juvenil se relaciona com a escola e, também, como elas lidam com o preconceito e a discriminação. Os autores argumentam que a escola constitui um importante espaço de sociabilidade na cultura juvenil e concluem que as sociabilidades observadas incorporam um significativo componente discriminatório, sustentado em preconceitos de cor, raça, gênero e confissão religiosa. Exercidas nas salas de aula, nos corredores, pátios e quadras escolares, elas não constituem objeto de ação educativa, senão em casos limites, sujeitos à punição. Sumário Abertura……………………………………………………………..7 Apresentação………………………………………………………9 Wilma de Nazaré Baía Coelho, Tânia Mara Pedroso Müller Carlos Aldemir Farias da Silva cap.1 – Preconceito e discriminação para além das salas de aula: sociabilidades e cultura juvenil no ambiente escolar………………………………………………………………15 Wilma de Nazaré Baía Coelho, Mauro Cezar Coelho cap. 2 – Preconceito, discriminação e sociabilidades na Escola Básica…………………………………………………….45 Wilma de Nazaré Baía Coelho,

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Esta coletânea reúne sete capítulos oriundos de pesquisadores atuantes em três regiões brasileiras e vinculados às seis instituições: Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Fluminense (UFF), Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/ RJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Faculdade Sumaré e Centro Educacional da Lagoa (CEL). O capítulo de abertura desta coletânea, de Wilma de Nazaré Baía Coelho e Mauro Cezar Coelho, analisa as sociabilidades juvenis engendradas e vividas no ambiente escolar. Por meio delas, problematizam o modo pelo qual a cultura juvenil se relaciona com a escola e, também, como elas lidam com o preconceito e a discriminação. Os autores argumentam que a escola constitui um importante espaço de sociabilidade na cultura juvenil e concluem que as sociabilidades observadas incorporam um significativo componente discriminatório, sustentado em preconceitos de cor, raça, gênero e confissão religiosa. Exercidas nas salas de aula, nos corredores, pátios e quadras escolares, elas não constituem objeto de ação educativa, senão em casos limites, sujeitos à punição. Sumário Abertura……………………………………………………………..7 Apresentação………………………………………………………9 Wilma de Nazaré Baía Coelho, Tânia Mara Pedroso Müller Carlos Aldemir Farias da Silva cap.1 – Preconceito e discriminação para além das salas de aula: sociabilidades e cultura juvenil no ambiente escolar………………………………………………………………15 Wilma de Nazaré Baía Coelho, Mauro Cezar Coelho cap. 2 – Preconceito, discriminação e sociabilidades na Escola Básica…………………………………………………….45 Wilma de Nazaré Baía Coelho,

Informações

Peso 250 g
Dimensões 1 × 14 × 21 cm
Autor

Editora

Idioma

Por

Data da Publicação

2016

Edição

Categoria

EDUCAÇÃO

Disponibilidade

Disponível

Formato

Brochura