O ensino de química na educação de jovens e adultos

R$0,00

O ensino de química na educação de jovens e adultos

Este é um livro virtual, inteiramente grátis e baixável, finalize a compra para tê-lo em seus pedidos no perfil de usuário.

O ensino de química na educação de jovens e adultos

O ensino de Química nas leituras de embalagens/rótulos

R$44,00 R$35,20

Neste livro, Anelise Grünfeld de Luca aborda o ensino de Química a partir de um ângulo inusitado: os rótulos/embalagens de produtos comerciais. A obra parte da história e da importância das embalagens para seguir um roteiro no qual a Química apresenta um papel importante na interação com a sociedade. Inserida em uma perspectiva de ensino-aprendizagem da Química que contribua com a cidadania, a obra propõe atividades que aproximarão o cotidiano da ciência, sem prescindir de um tratamento científico rigoroso e um referencial teórico consistente. Parafraseando p professor Zanetic, poder-se-ia dizer que Química também é cultura, e Anelise nos brida com uma imersão sobre as possibilidades de abordagens em sala de aula

Ou 3x de R$14,67 s/ juros

O Ensino de Química por Meio de Oficinas Temáticas

R$94,00 R$75,20

Esta obra pauta-se em pressupostos teóricos e metodológicos voltados à problematização e ao questionamento, como fios condutores das atividades apresentadas. E nesse contexto de questionamentos e de desafios, situamos esta singela contribuição, fruto do trabalho de estudantes e professores do Curso de Química, do Grupo de Pesquisa em Educação Química da UEM – GPEQUEM e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática – PCM, se constituindo um lugar onde se entrecruzam ideias e experiências compartilhadas nos últimos 15 anos de vigência de um projeto sobre “Oficinas Temáticas de Química para a Educação Básica. Esperamos que as atividades apresentadas neste livro possam promover reflexões importantes acerca do cotidiano escolar, tanto de cunho individual, como coletivo, no desafio de pensar o ensino de Química e suas relações com os conhecimentos de natureza, científica, tecnológica, social, econômica, e cultural, que emergem na busca de compreensão das diferentes ações propostas.

Ou 3x de R$31,33 s/ juros

O Guia do Hidromel Artesanal

R$72,00 R$57,60

Este guia possibilita compreender todas as fases da fermentação de forma detalhada, uma orientação minuciosa,para quem deseja se aventurar nesta mágica e instigante viagem pelo mundo dos hidroméis e dos fermentados. Ao dominar a fermentação do hidromel, você é levado ao então desconhecido prazer de criar sua própria bebida. Sumário: Um pouco sobre a história das bebidas Primeiros passos Ingredientes principais do hidromel Equipamentos Ingredientes especiais ou adjuntos Classificação dos hidroméis Um bom zelador você deve ser Fermentando seu hidromel – o processo Trasfegas e clarificação Maturação do hidromel Avaliando seu hidromel O BPCP Receitas

Ou 3x de R$24,00 s/ juros

O Início da Carreira Docente: Um estudo para o aprofundamento r reflexão dessa fase

R$55,00 R$44,00

Eu gostaria muito de ter lido mais sobre o início da docência, antes de entrar como professor em sala de aula, […] Todo esse preâmbulo para dizer o quanto uma obra que trata do início da docência é importante nos tempos atuais […] Mas agora, tempos de ventos chuvosos, que pode vir e guiar, tanto o formador, quanto o formando, na seara do início da docência; tudo isso transmutado na forma de livro, intitulado: O início da carreira docente: um estudo para aprofundamento e reflexão dessa fase […] minha opinião é que o livro é muito bem escrito. De uma professora, que um dia iniciou sua carreira, para outros professores que irão iniciar. E deve ser lido por futuros professores. Mas é primordial que seja lido por formadores. Eis um desafio. Necessário. E nunca é tarde para começar. Pois começo, como eu disse, é uma palavra poética… Márlon Herbert Flora Barbosa Soares (Professor Titular da UFG Esse livro foi baseado na dissertação de mestrado que se trata de um dos primeiros estudos sobre o início da carreira docente em Química desenvolvida no Brasil, segundo a pesquisa realizada em 2014 na Base Digital de Teses e Dissertações (BDTD) por Mírian Xavier em sua tese de doutorado.

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

O jogo Como Recurso Pedagógico para Trabalhar Matemática na Escola Básica

R$55,00 R$44,00

Para Trabalhar Matemática na Escola Básica. Trata se do relato de experiências dos professores do gCIEM ( Grupo colaborativo de investigação em educação matemática) sobre a utilização dos jogos na aula de matemática. O trabalho foi desenvolvido nas escolas da rede pública e da rede particular, em ambas as redes, muitos alunos vivenciaram pela primeira vez situações de jogos em sala de aula de matemática. O tema que apresentamos é o jogo como recurso pedagógico (Kishimoto, 1999; Kamii, 1991 e Macedo, 1995), em particular, os jogos que denominamos geométricos. Os jogos permitem uma relação educativa de diálogo (Freire, 2000) tendo como meio os conteúdos culturais e de matemática. Os jogos que denominamos geométricos são adaptações dos jogos de mesa presentes em nossa cultura. Os jogos que utilizamos foram- batalha naval, jogos de cartas, vários puzzles, entre outros. Estes possibilitaram a exploração dos conteúdos conceituais de geometria e permitiram que crianças e jovens vivenciassem a essência do jogo- o divertimento (Huizinga, 2004) na aula de matemática. Os diferentes momentos desse trabalho fazem parte de um estudo sobre o papel do jogo no processo de ensino e aprendizagem e tem como pressuposto que a criança aprende e desenvolve suas estruturas cognitivas com jogos. O trabalho está em desenvolvimento com outros jogos, apresentamos para serem discutidos, neste momento, alguns resultados sobre os geométricos.

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

O legado de Lenin: cem anos da morte de Vladimir I. Lenin (1924-2024)

R$88,00 R$70,40

Há cem anos morria aquele que Eric Hobsbawm considerou
“o homem de maior impacto político no século XX”. Essas
palavras, da década de 1990, poderiam ser estendidas ao
século XXI. Para além da importância histórica da criação da
União Soviética, o “fantasma de Lenin” continua a percorrer
o mundo, num sentido muito mais amplo. Nada mais oportuno,
portanto, neste centenário, que a coletânea de textos
reunidos neste volume. Eles abordam a vida e obra de Lênin
nas principais de suas múltiplas facetas. Não são homogêneos
nas suas considerações, pois reconstroem o personagem
na sua dimensão histórica e nas suas contradições. Misturam
documentos de época (como os de Leon Trotsky e Ruy Mauro
Marini) com pesquisas e reflexões recentes. Sem debate sobre
Lenin, não há debate sobre a contemporaneidade. Buscamos,
com este livro, dar uma contribuição decisiva a ele.

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

O liber Abbaci de Fibonacci: das matemáticas medievais para o ensino atual

R$90,00 R$72,00

Neste livro seu autor, Marc Moyon, apresenta um
novo enfoque ao Liber Abbaci de Leonardo de Pisa
– O Fibonacci, centrado nas aritméticas emergentes
do trabalho de um matemático importante da
Idade Média. Interliga diferentes vértices da cultura
matemática em uma obra que ultrapassou muitos
séculos, sob uma multiplicidade de escritas e interpretações
e lança novas lentes no passado para
problematizar a matemática do presente. Para tanto,
o autor compõe, recompõe, descreve e explica variadas
formas de desenvolvimento do conhecimento
matemático, que podem ser tomadas para projetar
cenários temáticos nas matemáticas escolares, partindo
do legado deixado por Fibonacci, que aqui está
muito bem descrito e comentado analiticamente, associando
a história e epistemologia da matemática
ao ensino da matemática. Assim, o autor se debruça
com vitalidade sobre o tema ao selecionar questões
e problematizações, para criar e experimentar o uso
de um sequencial histórico de problemas recreativos
e lúdicos extraídos do original do Liber Abbaci
(em latim) e oferece uma oportunidade para se exercitar
uma aprendizagem matemática lúdica jamais
imaginada.

9786555635416

 

Ou 3x de R$30,00 s/ juros

O livro de Gabaglia que divulgou o Papiro Rhind no Brasil

R$60,00 R$48,00

Este livro é fruto de um estudo inédito sobre a obra O mais antigo documento mathematico conhecido: (papyro Rhind), um texto praticamente desconhecido na historiografia da matemática brasileira. Escrito por Eugênio de Barros Raja Gabaglia, professor de matemática do Colégio Pedro II RJ, na época da publicação do livro, em 1899, o livro que divulga o papiro Rhind no Brasil constitui-se como um marco na literatura internacional sobre o tema. Esse livro aponta Gabaglia como o primeiro brasileiro a publicar uma obra específica de história da matemática e, em termos mundiais, o coloca como um pioneiro nos estudos sobre o papiro Rhind. Além de comentar essa obra e apresentar seu autor, este texto é enriquecido com figuras que não constam no livro original, com informações complementares e conflitantes advindas de outras fontes sobre o papiro Rhind e contextualizado em seu momento histórico.

9786555635720

Ou 3x de R$20,00 s/ juros

O livro didático de Física e de ciências em foco

R$99,00 R$79,20

Os Livros didáticos de Ciências e de Física, seu conteúdo, sua produção, sua circulação e seu papel no mercado editorial, sua presença nas aulas são temas abordados pelos autores,, com diferentes perspectivas de análise, em quarenta e um capítulos organizados em seis seções temáticas: -O livro didático como produto cultural e como mercadoria: -Relação dos manuais escolares com o processo de formação de professores: -Pesquisas sobre conteúdos e temáticas específicas nos livros didáticos: – Processos de análise, seleção e uso dos livors didáticos: – Anuais escolares e recursos digitais – Estudos de revisão. A Grande maioria dos textos que compõem o livro foi elaborada em coautoria com alunos e alunas de mestrado e doutorado do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, na linha de Pesquisa Cultura, Escola e Ensino. Há também alguns textos escritos com alunos e alunas de graduação da Universidade Federal do Paraná e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Mas há também capítulos de autoria de ex-orientados que, atuando hoje como professores da UTFPR, continuam a investigar questões e orientar trabalhos sobre o livro didático, completando um ciclo formativo e demonstrando a potencialidade do tema como objeto de pesquisa. é preciso levar em conta a multiplicidade dos agentes envolvidos em cada uma das etapas que marca a vida de um livro escolar, desde sua concepção pelo autor até seu descarte pelo professor e idealmente, sua conservação para as futuras gerações.

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

O livro, o espaço e a natureza ( 2a. ed.)

R$77,00 R$61,60

Aqui se narra a história de uma navegação pelos meandros da escrita e dos alfabetos – em suas diferentes formas de registro -, pelos sobressaltos da Cultura e pelas extraordinárias mudanças da visão que o homem tem do mundo e de si mesmo. Nessa viagem, procuram-se os marcos, os traços, os registros das grande mudanças no imaginário humano, em uma visão que se pode associar ao “tempo longo” de Fernand Braudel. Como elemento de união e convergência entre narrativas tão díspares está a paulatina construção do conceito de espaço (real e imaginário) – especialmente da sua dimensionalidade – e de sua influência nas descrições do Mundo e da Natureza, na Física e na Matemática. Os argumentos apresentados neste ensaio constroem-se e ganham novos sentidos na confluência de várias questões: – Existe ou não uma relação direta entre as diversas manifestações da Cultura e as concepções físico-filosóficas de Espaço? – De que modo as diferentes formas de registro da escrita afetaram ou foram afetadas pelas concepções vigentes de Espaço? – Em que medida a forma de pensar pode ser condicionada pela forma da escrita, influenciando assim a Cultura e a compreensão da Natureza? – De que maneira se constrói a subjetividade humana e a noção de Sujeito, a partir do solo cultural característico de cada época? Espera-se, em última análise, ter contribuído para firmar os atos de ler e escrever em um lugar de destaque na História das Ideias e da Humanidade, sublinhando seus vínculos com a construção dos conceitos absolutamente fundamentais de espaço e tempo, bem como com a própria formação do sujeito. Almeja-se, ainda, lançar novas luzes sobre a antropologia filosófica, vinculando a questão do sujeito à dimensionalidade dos espaços real e imaginário: da verticalidade do ser teocêntrico medieval ao ser multidimensional pós-moderno. Os autores Caruso & Moreira

Ou 3x de R$25,67 s/ juros

O MUNDO DAS PARTICULAS DE HOJE E DE ONTEM

R$66,00 R$52,80

Entrega a partir de 15 de julho – Este livro faz um contraponto entre a descoberta do píon e a do quark top, enfatizando que ambas tiveram enorme importância no desenvolvimento da Física de Partículas, como também para a Física no Brasil. O leitor encontrará depoimentos únicos de César Lattes, Leite Lopes e Alfredo Marques sobre importantes descobertas experimentais e teóricas. Outras artigos descrevem, de modo acessível ao público leigo, as diferentes técnicas de medição e de buscas de novas partículas e a aplicação das partículas elementares para o tratamento de câncer. Boa leitura! Os Editores

Ou 3x de R$22,00 s/ juros