Revisitando Conexões Matemáticas com brincadeiras, explorações e materiais pedagógicos

R$55,00

Neste livro, intitulado Revisitando Conexões Matemáticas com Brincadeiras, explorações e materiais pedagógicos, o Prof. Madsen elege novos objetos, principalmente geométricos, como desencadeadores de suas reflexões e atividades. Estruturado em três partes – Triângulos e Recreações, Materiais Pedagógicos Manipuláveis e Miscelânia, – apresenta diversificadas situações- problema, atividades, recreações, e várias sugestões de gestão da sala de aula com materiais manipulativos. Dialogando com o suposto leitor, com raciocínios intuitivos, analogias e inferências, o autor discute possibilidades de resolução, aprofunda conceitos, apresenta provas nas suas “matemática subjacente”. Na Primeira Parte, Triângulos e Recreações, composta de três capítulos, o Prof. Ruy nos apresenta diferentes olhares sobre os triângulos. No Cap.I – Diagramas Enumerados Graciosamente – inspirado em S.W.Golomb como em M.Gardner, são explorados diferentes aspectos da Teoria dos Grafos. No Cap.II – Qual é o número do Vértice Superior? – a partir de uma recreação envolvendo triângulos eqüiláteros numéricos, é introduzida uma discussão pedagógica, envolvendo os elementares quadrado e cubo da soma de dois números , e generalizações de expansões binomiais. No último capítulo da parte, intitulado Faixas Harmoniosas, o trabalho com triângulos congruentes agrupados em forma de faixas oferece rico material sobre sucessões aritméticas. A Segunda Parte do livro trata de Materiais Pedagógicos Manipuláveis de diferentes figuras planas geradas pela conexão de triângulos ou losangos: Tetriamonde Tortinho, Politris e Polirombos. São realizadas interessantes discussões sobre diferentes formas geométricas acompanhadas de sugestões de construção de materiais para uso em sala de aula. Além do componente estético que está bastante presente no desenvolvimento das atividades e para o qual o autor incentiva a exploração, muitas temáticas relacionadas à matemática são trat

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

Revolução científica – fatos e ficções

R$150,00

Proporcionando um abrangente contexto de publicações e projetos significativos, eles diferenciam a mimese verídica da elaboração artística, sem minimizar o encanto da grande cinematografia. O resultado é um livro-texto adequado tanto para a instrução universitária quanto para o autoaprendizado … Para um leitor atento, as páginas a seguir fornecem uma base para perceber quando e como o futuro próximo irá tomar forma. Imersos nelas, ficamos tanto encantados quanto instruídos, de acordo com o consagrado epigrama do poeta Horácio. Seguindo a tradição mediterrânica do debate, o livro do professor Gildo Magalhães coloca em questão a realidade de um ponto alto de nossa visão do passado – a Revolução Científica. Debater construtivamente é esclarecer, seja a questão uma infração de trânsito, a disposição de uma alma humana, ou uma interpretação do passado. O argumento magistral de Galileu em favor de uma nova visão foi colocado explicitamente como um debate dramático, ecoando os diálogos de Platão. O drama do debate salva uma demonstração do curso inexorável, pré-determinado, de uma prova geométrica. Os professores sabem que essa técnica é bem adequada para a sala de aula. O livro presente e os filmes que o acompanham encontrarão um lugar seguro na educação de uma geração de historiadores que vem surgindo.

9786555636505

 

 

Ou 3x de R$50,00 s/ juros

ROMPENDO FRONTEIRAS DISCIPLINARES

R$60,00

A História Oral na Educação Matemática tem permitido, deste outros aspectos, evidenciar trajetórias, práticas, adversidades, enfrentamentos, subversões vivenciadas, histórias de vida e, com elas, sentidos sobre acontecimentos e condições variadas em que a educação matemática e a formação de professores se deram ou se dão. Como método de pesquisa (historiográfica ou não), tem permitido conhecer e ressoar vozes, além de evidenciar protagonismos que, de outro modo, estariam ocultos nas estabilidades produzidas por uma história puramente documental e que não raras vezes se esbarra em descrições estereotipadas ” do professor”, ” do aluno” , que via de regra são forjados a partir da busca por padrões de formação e de ambientes formativos.
Ao evidenciar a Historia Oral como uma política de narratividade, o livro “Rompendo fronteiras disciplinares” expõe formas de ação e potencialidades de abordagens pedagógicas problematizadoras amparadas na perspectivas histórico-narrativa de educação e educação matemática para formação de professores. Apresentando intervenções em diferentes espaços formativos, os capítulos do livro permitem evidenciar o caráter multidimensional e pedagógico dessas abordagens, expondo princípios norteadores e balizando questões epistemológicas, sociais e éticas.

Ou 3x de R$20,00 s/ juros

SABER FAZER E SEUS MUITOS SABERES: experimentos, experiências e experimentações

R$99,00

Analisando saberes e reflexões, apenas insinuados e variáveis na maioria dos documentos, este livro propõe ao leitor alguns caminhos na abordagem das complexas relações e transformações entre o antigo experimento e a experimentação moderna. Publicação destinada a estudiosos, interessados em história da ciência e professores em geral.

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

Saberes Docentes em Ciências e Matemáticas na Amazônia Brasileira: Pesquisas, ensino e formação de professores

R$99,00

Esta é uma obra constituída por artigos que focam aspectos amplos de pesquisa e específicos de ensino nessa área. uNesses artigos, apresentamos resultados de uma pesquisa realizada com professores dosa nos iniciais do Ensino Fundamental, na Amazônia Legal, na qual investigamos saberes de conteúdos na área de Educação em Ciências e Matemática e saberes pedagógicos desses conteúdos. Para a realização do trabalho investigativo, constituímos uma grande rede de pesquisa, com a participação de doutores, doutorados e professores da Região Amazônica, por meio de processos vários, dentre os quais o de pesquisa-formação, narrativas de professores sobre docência e formação e a realização de dois seminários de pesquisa na UFBA, em Belém, onde se situa a coordenação do projeto. Este livro destina-se a pesquisadores,pós graduandos e professores em geral, interessados nas questões do ensino e da pesquisa nos anos escolares iniciais. Agradecemos a todos que colaboraram com a pesquisa e com a contrução desta obra.

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

Saberes elementares matemáticos em circulação no Brasil

R$82,00

Este livro é o resultado do desenvolvimento de uma segunda fase do projeto nacional de pesquisa intitulado ” A constituição dos Saberes Elementares Matemáticos: a aritmética, a geometria e o desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970″, que conta com o apoio do CNPq, e que reúne duas dezenas de instituições e grupos de pesquisa de diversos estados brasileiros. Fruto de um coletivo de mãos e mentes de quarenta pesquisadores do GHEMAT, a presente obra sintetizada o potencial de um grupo de pesquisa – GHEMAT, que a partir de fontes históricas da escola primária brasileira, localizadas em arquivos de diferentes estados e disponibilizadas no repositório virtual do referido projeto, traz á discussão representações de uma cultura escolar ainda pouco investigada por historiadores da educação matemática. Um aspecto importante da obra e que merece destaque é a visibilidade dada as revistas pedagógicas, enquanto impresso mensageiro da representações sobre a modernização da escola , um porta voz de discursos oficiais e veiculo difusor de ideários pedagógicos em voga, permitindo novos olhares sobre a história da escola primária e os saberes elementares matemáticos e práticas que a constroem. Nessa perspectiva, os seis capítulos que compõem o livro oferecem, ao leitor, novas compreensões acerca dos dilemas e consensos que envolveram os saberes elementares matemáticos ao longo processo de consolidação dos grupos escolares no Brasil.

Ou 3x de R$27,33 s/ juros

Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores

R$77,00

Estudos recentes revelam que as pesquisas acerca da formação de professores no Brasil e em diversos países enfatizam, desde a década de 1990, a dimensão subjetiva no modo de tratar os saberes profissionais da docência. Tal dimensão colocou em evidência o conhecimento do professor, o conhecimento discente, seus interesses e necessidades, além de aspectos socioculturais no processo de ensino-aprendizagem. Este livro trata da constituição dos saberes profissionais da docência e convida o leitor a percorrer caminhos para a compreensão de como, ao longo do tempo, foram sendo elaborados os saberes presentes no ensino e na formação de professores. A gênese desta obra advém dos estudos realizados pela Equipe de Recherche en Histoire Sociale de l’éducation (ERHISE) da Universidade de Genebra, coordenada pela professora Rita Hofstetter. Os textos selecionados e traduzidos, sob a supervisão de Wagner Valente, revelam-se como fundamentais à compreensão de ideias e modelos que circulam em escala planetária no campo educacional e, seguramente, contribuirão para enriquecer e ampliar o debate sobre a formação de professores no Brasil. Carlos Aldemir Farias/ Iran Abreu Mendes /Coordenadores da Coleção

Ou 3x de R$25,67 s/ juros

Saberes matemáticos no curso primário: o que, como e por que ensinar? Estudos histórico-comparativos a partir da documentação oficial escolar

R$82,00

Que trajetórias de constituição tiveram a Aritmética, a Geometria e o Desenho para os primeiros anos escolares? Ou, dizendo de outro modo: como foram organizados/reorganizados os saberes elementares matemáticos para estarem presentes na escola graduada? Como o “modelo grupo escolar” , difundindo a partir de São Paulo, constituiu/reconstituiu saberes elementares matemáticos em diferentes pontos do Brasil?

Ou 3x de R$27,33 s/ juros

Salam

R$28,00

Abdus Salam significa O Servo da Paz. E o Mestre de Lahore, um eterno discípulo de Paul Dirac, entre tantas notabilíssimas contribuições aos desafios da Física de Interações Fundamentais e Partículas Elementares, deixou-nos um legado de compromissos sociais. Entre estes, a fundação, em 1964, e condução, por 32 anos, do Centro Internacional de Física Teórica (ICTP, Trieste) – que hoje leva o seu nome – porto de confluência de etnias, culturas e religiões congregadas através das Ciências. Alguém que propôs a Física como mediação para a paz entre os povos e que dedicou parte significativa de seu tempo para refletir e escrever sobre a relação Ciência-Sociedade. A aproximação dos povos pela Física foi a sua mais significativa contribuição à Humanidade. Esteta com o pincel das simetrias, cavaleiro da unificação, carregou o estandarte da Escola Diraqueana ao longo de sua trajetória em busca da compreensão das mais elementares estruturas da matéria. Os caminhos da vida deram-me a oportunidade de conviver por quase dez anos em sua “madrassah triestina”, o que me fez testemunha de sua sensibilidade de chegar às pessoas mais simples e de sua habilidade em dialogar com a essência da matéria fundamental. Com a experiência do convívio, posso assegurar que este belíssimo livro dos colegas Caruso & Bassalo retratam fielmente a grandeza de alguém que fez de sua vida um poema de serviços à paz e à Filosofia Natural. José Abdalla Helayël-Neto – Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas

Ou 3x de R$9,33 s/ juros

Schrödinger

R$55,00

Schrodinger, Caruso, Bassalo, tema e criação, poema e teorema, lembranças, memória. Vida por vidas, acontecimentos. O inexplicável com seus pedaços, às vezes desconexos, de explicações, o grande o pequeno, a mente e as filosofias da mente. Avida, a vivida e seus modelos, as ondas de versos e seus átomos dançantes, feitos de palavras. Sonhos, verdades e ilusões. O mundo e a fofoca do mundo; mais uma bela biografia inteligente Bassalo e Caruso nos entregam. Schrodinger, seus pensamentos sua filosofia seu gato dubitativo e suas equações, sua vida, seus amores; nossa curiosidade. Vamos ao texto!

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

Schwinger

R$44,00

Professor, pesquisador e formador: eis a plenitude científica de Julian Schwinger, um dos formuladores da Eletrodinâmica Quântica (QED) em sua fase pós-Diraqueana, dita fase covariante. Em seu clássico artigo de 1940 em coautoria com Corben, quando já investigava como seria a QED para portadores escalares de cargas, Schwinger elegia esta teoria física como o seu caminho a seguir na área das interações fundamentais. Entre 1947 e 1951, em trabalhos independentes de Feynman e Tomonaga, Schwinger publicou relevantes artigos que contribuíram para dar à QED a sua versão atual, incorporada ao Modelo-Padrão da Física de Partículas. Dentre os seus 70 orientandos, três vieram a receber o Nobel de Física e um deles o Nobel de Química. Retratar fielmente uma personalidade acadêmica completa como Schwinger é um desafio que o duo Bassalo & Caruso enfrenta e resolve com maestria, vista a reconhecida, sólida e admirável experiência da dupla em biografar grandes nomes da Física. Esta nova obra de Bassalo & Caruso expressa fielmente a sutileza do pensamento deste grande Mestre, que Abdus Salam gostava de apontar como o arquiteto da unificação, o que resulta manifesto em seu clássico artigo de 1957, “A Theory of the Fundamental Interactions”, trabalho inspira dor para o próprio Salam, Glashow e Weinberg formularem a sua Teoria Eletrofraca. O texto de Bassalo & Caruso retrata a grandeza deste grande Mestre da Física.

Ou 3x de R$14,67 s/ juros