Tópicos de Física Matemática para Licenciatura

R$55,00

Este livro foi criado com a intenção de introduzir o aluno do curso de licenciatura em física com os principais elementos dos Métodos Matemáticos aplicados aos problemas físicos. A disciplina de Métodos matemáticos ou Física Matemática é uma matéria obrigatória da grade curricular da maioria dos cursos de Física, tanto bacharelado quanto licenciatura. porém, em geral, a carga horária dessa disciplina para os alunos do curso de licenciatura é reduzida em relação aos cursos de bacharelado, tornando difícil ministrar todo o seu conteúdo. este livro-texto tenta minimizar esse problema. O livro possui todo o seu conteúdo direcionado aos alunos de cursos de licenciatura, sendo possível ministrar todo o conteúdo do livro em um semestre com uma disciplina de quatro créditos. O livro trata sobre os seguintes temas: sistemas de coordenadas, vetores, operadores, séries, números complexos e equações diferenciais.

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

Tópicos de História da Matemática Islâmica Medieval

R$33,00

A Coleção Histórias da Matemática em estudos e no ensino, composta por 10 volumes, celebra – mesmo que à distância e frente à pandemia da COVID-19 – os 20 anos da proposta da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) em considerar a produção de conhecimentos acerca das aproximações entre história da matemática, história da Educação Matemática e o ensino como elementos constitutivos dos minicursos dos seminários. Com o objetivo de fortalecer as relações e interfaces que posem se estabelecer na sala de aula, articulando saberes históricos, matemáticos e interdisciplinares, os temas desta coleção são contextualizados, considerando a realidade de professores que ensinam matemática, envolvendo a educação básica e o ensino superior. Neste volume, os autores nos brindam com uma versão da Matemática Islâmica Medieval, nos levando a conhecer o contexto político da formação do mundo islâmico e do desenvolvimento do saber nesta região. Especificamente sobre a Matemática são apresentadas duas obras traduzidas por eles, Tratado Aritmético de al-Khwarizmi e Tratado sobre a circunferência de al-Kashi, possibilitando outros estudos e outras História.

Ou 3x de R$11,00 s/ juros

Tópicos de Mecânica Clássica

R$88,00

Este livro apresenta uma abordagem da mecânica clássica direcionada para o estudo da teoria de caos Hamiltoniano e sua conexão com o limite semiclássico da mecânica. Partindo das equações de Newton desenvolve-se inicialmente os formalismos de Lagrange e Hamilton, discutindo com alguma profundidade os métodos variacionais e o teorema de Morse. A teoria de transformações canônicas é então apresentada em detalhe, servindo de base para os métodos perturbativos que permitem o estudo de sistemas integráveis e do aparecimento de caos. O livro é de interesse para alunos de Física e das Engenharias e pode ser usado como texto em um curso de pós-graduação de Mecânica Clássica. Supõe-se que o leitor tenha conhecimentos básicos de mecânica clássica e quântica. Como a maioria dos novos livros didáticos, este foi escrito tendo como base uma série de livros e trabalhos anteriores. Procurou-se, no entanto, apresentar os tópicos de maneira moderna e com linguagem simples.

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

Tópicos em Combinatória Contemporânea – Textuniversitários 4

R$82,00

A combinatória é uma área vasta, que continua a crescer vigorosamente. Tópicos de pesquisa que têm mostrado frutíferos incluem a teoria extremal dos conjuntos, os métodos probabilísticos e os métodos algébricos. foram escolhidos alguns dos resultados mais conhecidos nestas linhas de pesquisa para formar uma fotografia da área. Com o intuito de apresentar a combinatória como uma disciplina integrada no grande universo da matemática, procurou-se apresentar aplicações dos resultados e técnicas da combinatória em outras áreas.Clique aqui para ler a prévia do conteúdo.
previa

Ou 3x de R$27,33 s/ juros

TÓPICOS EM TEORIA QUÂNTICA DOS CAMPOS

R$99,00

Livro publicado em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisas Fisicas – CBPF Sumário: 1- Introdução: os triunfos e limitações da TEORIA quântica dos campos 2- A TEORIA dis campos em espaços curvos 3- O problema da energia divergente do ponto-zero 4- A TEORIA de campos: a temperatura finita 5- A transição de fase fluorescente-superradiante 6- A expansão perturbativa para o acoplamento forte 7- A entropia específica para campos com interação 8- Renormalização perturbativa na presença de estruturas macroscópicas 9- O método de quantização estocástica de Parisi-Wu 10- Quantização estocástica não-markoviana 11- A quatização estocástica em variedades riemannianas 12- Conclusões

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

Topologia Geral – Textuniversitários 21

R$99,00

Este é um livro pensado como material para um primeiro curso de topologia. Fruto das notas de aulas dos diversos cursos de topologia ministrados ao longo dos anos pelo autor na Universidade de São Paulo. O livro é inovador na forma de apresentação e organização. Muitos
dos conceitos e resultados que são apresentados de forma tardia em outros textos, tornando-os enfadonhos, sem perda de elegância e didática aqui são apresentados com dinamismo e natural celeridade.Clique aqui para ler a prévia do conteúdo.
previa

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

TRAJETORIAS DA DIVERSIDADE NA EDUCACAO – Formação, Patrimônio e Identidade

R$99,00

O livro ” Trajetórias da diversidade na Educação – formação, patrimônio e identidade” reúne reflexões originadas de um compromisso que é, a um só tempo, acadêmico e político: construir um Escola que promova uma educação que perceba a diferença como valor e que não reproduza dois vícios de nossa sociedade: o racismo e o preconceito. Como já foi dito por mais de uma vez e por mais de uma pessoa, o racismo e seus desdobramentos são apreendidos, eles não são inerentes. Logo, condená-los e abandoná-los requer um aprendizado. O livro modestamente almeja ser uma contribuiçao para a implementação de uma Educação e do preconceito do cotidiano escolar. Convidamos todos e todas à leitura!

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

Transição de Fase e Quebra Espontânea de Simetria

R$55,00

Este é o volume 1 das notas da Escola de Física Roberto A. Salmeron, uma iniciativa do Centro Internacional de Física da Matéria Condensada. SUMÁRIO 1 – TRANSIÇÕES DE FASE EM MODELOS EPIDÊMICOS E ENDÊMICOS 2 – A LUZ A PARTIR DO CAMPO E DA PARTÍCULA DE HIGGS 3 – APRENDENDO COM AS ESQUISITICES DA ÁGUA 4 – CONCEITOS DE FÍSICA ESTATÍSTICA – FLUTUAÇÕES NO EQUILÍBRIO 5 – SIMETRIA, TRANSIÇÃO DE FASE E VIOLAÇÃO ESPONTÂNEA DE SIMETRIA 6 – NONLINEAR DYNAMICAL SYSTEMS SEEN THROUGH THE SCOPE OF THE QUASI-POLYNOMIAL THEORY

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

Travessias em Educação Matemática: Experiências, afetos e investigações

R$0,00

As palavras mencionadas na epígrafe me levaram a refletir sobre as mais
diversas compreensões acerca do que se concebe como arte e matemática, no sentido de manifestação humana concernente à criatividade, beleza, universalidade, simetria e dinamismo, como qualidades que frequentemente  usamos quando nos referimos quer às artes, quer às matemáticas. Beleza e rigor são comuns a ambas. A matemática tem um notável potencial para revelar estruturas e padrões que nos permitem compreender o mundo que nos rodeia. Desenvolve a capacidade de sonhar e permite imaginar mundos diferentes em busca de tornar possível sua representação, além de dar, também, a possibilidade de comunicar ao mundo esses sonhos e imaginações, de forma clara e não ambígua. A esse respeito, é justamente essa capacidade de enriquecer o imaginário de forma estruturada e representativa, que sempre atraiu e continua a atrair criadores dos mais diversos tipos e estilos das artes e tem influenciado as mais diversas correntes artísticas e matemáticas, pois como a história nos mostra, em muitos casos a matemática tem seu desenvolvimento conceitual motivado por concepções de ordem estética. A beleza é, de fato, o objeto principal do raciocínio e das demonstrações matemáticas, posto que, tanto o matemático, como o pintor ou poeta, exercitam criativamente a produção de padrões, tanto nas formas e cores como nas palavras, nas ideias e combinações lógicas e elaborações analógicas. Todas essas manifestações sociocognitivas e culturais apresentadas por poetas, pintores e matemáticos são expostas como padrões de beleza em cada um dos campos, ou seja, todas têm uma estética em que as ideias, tal como as cores, as palavras ou os sons, devem ajustar-se de forma harmoniosa. Conforme mencionei anteriormente, as ideias expostas por mim, neste
prefácio, se constituem em um mantra ou um mote para que o leitor possa abrir as portas de entrada em um cenário por onde circularão os elementos que configurarão um movimento coletivo de pensamentos e práticas em pesquisas que envolvem artes, ciência e formação que convergiram para a gênese e desenvolvimento de um grupo de pesquisa em torno dos conceitos, funda- mentos e métodos conformadores de uma epistemologia da visualidade como um campo de pesquisa voltado à formação de professores de matemática e sua práxis.
Ao longo dessas duas décadas pude, em diversos momentos, (com)viver interativamente nas ações formativas, investigativas e de integração profissional docente que propiciou a instituição, constituição e institucionalização do coletivo que atualmente representa o Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática – GECEM, da Universidade Federal de Santa Catarina. A leitura dos originais deste livro me possibilitou identificar como seus autores manifestam suas ideias e reflexões acerca das múltiplas formas de tomar a pluralidade das artes para dar encaminhamentos às pesquisas no âmbito da formação pós-graduada no campo da Educação Matemática. Portanto, considero que esta publicação representa uma forma de testemunho do tempo e do trabalho coletivo do grupo que, de certo modo, representa uma trajetória composta por desafios, criatividade, rigor, empenho e compromisso com a formação científica em Educação Matemática, a partir dos investimentos em direção a um novo subcampo de estudos e pesquisas, que envolve as relações entre as artes e a Educação Matemática. É com essa finalidade que este livro produzido coletivamente pelo GECEM, expressa o serestar dos diversos pesquisadores do grupo, que se dedicam a essa temática, por meio de suas sinopses sociocognitivas e culturais presentes entre o gesto e o conceito, como expressões poéticas de movimentos coletivos que concretamente se mostram nas interrelações centradas em matemática, arte, visualidade e formação de professores. Na mesma esteira tecida pelo GECEM, o livro se estabelece como um atlas cuja cartografia aponta as diversas bifurcações, percursos abertos e trilha- dos pelo grupo em duas décadas de existência. Trata-se da construção de uma territorialização epistemológica constituinte de uma vida que se transforma com matemática e arte, a partir de uma configuração espacial epistemológica exposta na forma de um desenho que contém uma coletânea de escritos esparsos que, por vezes, evidenciam aspectos históricos, representacionais e práticas matemáticas que dão contorno aos ensinos, às formações de professores e às
expressões estéticas visuais de ampliação matemática. Considero, também, que em determinados momentos o livro se caracteriza por uma escrita de ensaios-testemunhos referentes às trajetórias de transformação sociocognitiva e cultural de cada um e de todos os membros do grupo na forma de descrições, reflexões e apontamentos de resultados de suas pesquisas, com vistas a caracterizar o coletivo e estilo de pensamento que configura o grupo em seus modos de ser e estar no campo da Educação Matemática em suas conexões com as emergências da contemporaneidade. É nesse formato de publicação que o livro está organizado em dez capítu-
los reflexivos sobre a vivência formativa dos participantes do grupo, como uma maneira de valorizar o empreendimento acadêmico estabelecido desde a sua gênese até o contexto atual das disseminações de ideias em outros subcampos aos quais se inseriram seus membros anteriores e atuais, bem como na inserção
continuada de novos membros ao grupo. Cabe aos leitores adentrarem na leitura de cada um e de todos os capí-
tulos a fim de mergulharem nos temas abordados, para assim poderem extrair as essências que emanam de cada texto e do livro como um todo, de modo a compreender a poematemática expressa na cartografia que compõe o atlas estabelecido pelo grupo. Assim, o leitor poderá compreender a essência das leituras, discussões e reflexões que demarcam a territorialização epistêmica que compõe a Epistemologia do GECEM em seu movimento singular e plural no campo da Educação Matemática. Desejo uma ótima e enriquecedora leitura.

Treinar Máquinas e Formar Gente: Desafios do educar na era da inteligência artificial

R$75,00

No livro Treinar máquinas e formar gente: desafios do educar na era da Inteligência Artificial, os autores pesquisadores e professores brasileiros e estrangeiros, que atuam nos diferentes níveis da educação, apresentam as suas perspectivas para pensar com o leitor sobre os desafios da formação das novas gerações em tempos de inovações tecnológicas aceleradas. Os capítulos que integram a obra contemplam questões como o contexto de surgimento da Inteligência Artificial, a formação humana a partir do pensamento de alguns filósofos, os processos de participação democrática e de acesso na sociedade contemporânea orientada pelo ideário tecnocrático, os desafios do cuidado e da educação de crianças na era digital pela perspectiva da maternidade, as possibilidades e os limites da Inteligência Artificial na escola e as implicações éticas de seu uso no Ensino Superior. Finalmente, os autores apresentam os seus questionamentos feitos à própria Inteligência Artificial, cujo retorno da “conversa” é explicitado como uma proposta de encerramento do livro e de abertura a novas reflexões. Assim, Treinar máquinas e formar gente: desafios do educar na era da Inteligência Artificial convida a outras possibilidades de diálogo e de escuta, oferecendo ao leitor alguns elementos importantes para refletir sobre a atualidade educacional, a formação humana e o exercício do existir humano, seja na educação escolarizada ou no viver em sociedade.

9786555635164

 

Ou 3x de R$25,00 s/ juros

Trends in Physics

R$0,00

Trends in Physics.

Este é um livro virtual, inteiramente grátis e baixável, finalize a compra para tê-lo em seus pedidos no perfil de usuário.

Trends in Physics_pag1a12-mesclado

Trends in Physics: Proceedings of the Amazonian Symposium on Physics

R$143,00

Trends in Physics is the proceedings of the Amazonian Symposium on Physics, held in Belem-Para-Brazil, in septemner 9/12/2008, as a festschrift for José Filardo Bassalo, on occasion of his 73 Birthday

Ou 3x de R$47,67 s/ juros