APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: ASTROQUÍMICA E ARTE EM PROL DA VALORIZAÇÃO DO ADOLESCENTE

Olá, querido professor! Este material foi estruturado com base na Aprendizagem de Ciências regida por uma perspectiva de Educação em Direitos Humanos (EDH). Em relação ao conteúdo científico trabalhado, este se adéqua às atribuições descritas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, por conseguinte, a sequência didática foi elaborada para ser aplicada no 9º ano do Ensino Fundamental regular. Nesse sentido, o intuito deste material é promover o aprendizado de conteúdos relativos à formação química do universo sob o ponto de vista da Educação em Direitos Humanos. Para esse fim, a sequência didática se baseia na contação de história de um livro intitulado Estrelas também falam (Apêndice A deste produto educacional, páginas 177 a 231). Trata-se de um livro paradidático, de autoria própria, que articula conceitos das ciências naturais no ramo da formação química do universo e sua relação com o ser humano enquanto ser material. Ao todo, são necessárias oito etapas e, nestas, destacamos o uso de: questionários, atividades ilustrativas (desenhos) e interpretações textuais como instrumentos avaliativos. Obs.: Na página 163, encontra-se um breve resumo para te auxiliar na análise dos desenhos. Ressaltamos que o produto didático aqui descrito foi aplicado numa turma de 9º ano do Ensino Fundamental regular da rede privada e, assim, fez parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Mestre em Ensino de Física do curso de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), polo 34 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense). Embora utilizado no último ano do Ensino Fundamental, entendemos que este material também tem potencial aplicabilidade no Ensino Médio regular, haja vista o amplo desenvolvimento de conteúdos ao considerar a aprendizagem de astroquímica num recorte referente à origem do universo. Como a EDH está, pouco a pouco, sendo trabalhada nas aulas de Ciências, após muita pesquisa, fizemos um resumo – de tamanho viável – para que você, professor, faça um melhor proveito do nosso produto educacional e, assim, contribua para essa disseminação também. Chamamos o referido resumo de MAP – Material de Apoio ao Professor (Apêndice B deste produto educacional, páginas 232 a 248). Portanto, antes de você aplicar a sequência didática na sua sala de aula, recomendamos fortemente a leitura e compreensão do MAP, pois trata-se de um material compilado para te auxiliar nas possíveis discussões fomentadas durante a aplicação do produto, bem como para ampliar ainda mais seu campo de conhecimento quanto à Educação em Direitos Humanos. Rayana Machado Vicente dos Santos Cruz Contato: rayanacruz.ray@gmail.com

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Olá, querido professor! Este material foi estruturado com base na Aprendizagem de Ciências regida por uma perspectiva de Educação em Direitos Humanos (EDH). Em relação ao conteúdo científico trabalhado, este se adéqua às atribuições descritas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, por conseguinte, a sequência didática foi elaborada para ser aplicada no 9º ano do Ensino Fundamental regular. Nesse sentido, o intuito deste material é promover o aprendizado de conteúdos relativos à formação química do universo sob o ponto de vista da Educação em Direitos Humanos. Para esse fim, a sequência didática se baseia na contação de história de um livro intitulado Estrelas também falam (Apêndice A deste produto educacional, páginas 177 a 231). Trata-se de um livro paradidático, de autoria própria, que articula conceitos das ciências naturais no ramo da formação química do universo e sua relação com o ser humano enquanto ser material. Ao todo, são necessárias oito etapas e, nestas, destacamos o uso de: questionários, atividades ilustrativas (desenhos) e interpretações textuais como instrumentos avaliativos. Obs.: Na página 163, encontra-se um breve resumo para te auxiliar na análise dos desenhos. Ressaltamos que o produto didático aqui descrito foi aplicado numa turma de 9º ano do Ensino Fundamental regular da rede privada e, assim, fez parte dos requisitos necessários à obtenção do título de Mestre em Ensino de Física do curso de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), polo 34 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense). Embora utilizado no último ano do Ensino Fundamental, entendemos que este material também tem potencial aplicabilidade no Ensino Médio regular, haja vista o amplo desenvolvimento de conteúdos ao considerar a aprendizagem de astroquímica num recorte referente à origem do universo. Como a EDH está, pouco a pouco, sendo trabalhada nas aulas de Ciências, após muita pesquisa, fizemos um resumo – de tamanho viável – para que você, professor, faça um melhor proveito do nosso produto educacional e, assim, contribua para essa disseminação também. Chamamos o referido resumo de MAP – Material de Apoio ao Professor (Apêndice B deste produto educacional, páginas 232 a 248). Portanto, antes de você aplicar a sequência didática na sua sala de aula, recomendamos fortemente a leitura e compreensão do MAP, pois trata-se de um material compilado para te auxiliar nas possíveis discussões fomentadas durante a aplicação do produto, bem como para ampliar ainda mais seu campo de conhecimento quanto à Educação em Direitos Humanos. Rayana Machado Vicente dos Santos Cruz Contato: rayanacruz.ray@gmail.com

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