Formação de professores com uma perspectiva inclusiva.

A presente obra apresenta reflexões importantes e atuais sobre os desafios vivenciados por professores que ensinam Matemática ao lidarem, cotidianamente, com a inclusão no contexto escolar ou na inserção desta temática nos cursos de Licenciatura em Matemática. Não podemos desconsiderar que a profissão de professor é marcada por uma série de complexidades que vão muito além do domínio dos conhecimentos específicos. Sua atuação está situada em um determinado contexto social, político e emocional intenso, enfrentando desafios que vão desde a falta de recursos nas instituições até as diferentes realidades dos alunos. Dentre estes desafios, podemos destacar a inclusão que, ao mesmo tempo, pode ser compreendida como uma das mais importantes conquistas da educação contemporânea. Assim, os textos aqui apresentados se somam na defesa de que promover a inclusão no contexto escolar significa garantir que todos os estudantes, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais ou emocionais, tenham acesso a uma aprendizagem de qualidade em um ambiente que respeite e valorize as diferenças. Ademais, evidencia-se a importância de professor desenvolver estratégias pedagógicas diversificadas, adaptar materiais, flexibilizar conteúdos e, sobretudo, cultivar uma postura acolhedora e sensível às necessidades de cada aluno. No entanto, é preciso destacar que essa perspectiva de prática inclusiva demanda apoio institucional, formação continuada e uma ampliação conceitual que não reduza a uma parte essencial do processo educativo. Haja vista que cada sala de aula é um espaço diverso, onde o professor precisa adaptar suas práticas para atender a múltiplas formas de aprender, lidando com desigualdades sociais, dificuldades de aprendizagem, desmotivação e até questões familiares que impactam diretamente o desempenho escolar. Isso exige não apenas domínio do conteúdo, mas a mobilização de outros conhecimentos que englobam o conhecimento docente. Daí a urgência de potencializar os espaços de formação inicial e continuada de modo a possibilitar a mobilização de diferentes conhecimentos e, em especial, os necessários para promover uma aula de matemática inclusiva. Assim, alicerçados em alguns estudos desenvolvidos por pesquisadores de diferentes instituições brasileiras, muitos deles integrantes do GT 13 – Diferença, Inclusão e Educação Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), a leitura da obra possibilita a compreensão da formação de professores com uma perspectiva inclusiva assim como da perspectiva da Educação Matemática Inclusiva. Também será possível ter uma noção de como as discussões sobre inclusão estão sendo realizadas no âmbito da pesquisa em Educação Matemática. Ademais, será possível observar contribuições tanto para a formação inicial quanto a continuada de professores. Se considerarmos esta obra como um dispositivo para mobilizar a circulação de saberes, entendido com um processo pelo qual diferentes conhecimentos (acadêmicos, escolares, populares, culturais e profissionais) são compartilhados, apropriados, ressignificados e transformados nos diversos espaços educativos, poderemos evidenciar sua contribuição tanto para a Educação Matemática, enquanto Área de Conhecimento, quanto para mobilizar práticas inclusivas nos contextos escolares e universitários. Faço votos de que essa circulação de sabres ocorra e possibilite a estruturação de novas obras articulando a formação de professores, as práticas docentes e a Educação Matemática Inclusiva.

Livro Gratuito

Faça login ou cadastre-se para baixar o livro gratuitamente.

R$0,00

A presente obra apresenta reflexões importantes e atuais sobre os desafios vivenciados por professores que ensinam Matemática ao lidarem, cotidianamente, com a inclusão no contexto escolar ou na inserção desta temática nos cursos de Licenciatura em Matemática. Não podemos desconsiderar que a profissão de professor é marcada por uma série de complexidades que vão muito além do domínio dos conhecimentos específicos. Sua atuação está situada em um determinado contexto social, político e emocional intenso, enfrentando desafios que vão desde a falta de recursos nas instituições até as diferentes realidades dos alunos. Dentre estes desafios, podemos destacar a inclusão que, ao mesmo tempo, pode ser compreendida como uma das mais importantes conquistas da educação contemporânea. Assim, os textos aqui apresentados se somam na defesa de que promover a inclusão no contexto escolar significa garantir que todos os estudantes, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais ou emocionais, tenham acesso a uma aprendizagem de qualidade em um ambiente que respeite e valorize as diferenças. Ademais, evidencia-se a importância de professor desenvolver estratégias pedagógicas diversificadas, adaptar materiais, flexibilizar conteúdos e, sobretudo, cultivar uma postura acolhedora e sensível às necessidades de cada aluno. No entanto, é preciso destacar que essa perspectiva de prática inclusiva demanda apoio institucional, formação continuada e uma ampliação conceitual que não reduza a uma parte essencial do processo educativo. Haja vista que cada sala de aula é um espaço diverso, onde o professor precisa adaptar suas práticas para atender a múltiplas formas de aprender, lidando com desigualdades sociais, dificuldades de aprendizagem, desmotivação e até questões familiares que impactam diretamente o desempenho escolar. Isso exige não apenas domínio do conteúdo, mas a mobilização de outros conhecimentos que englobam o conhecimento docente. Daí a urgência de potencializar os espaços de formação inicial e continuada de modo a possibilitar a mobilização de diferentes conhecimentos e, em especial, os necessários para promover uma aula de matemática inclusiva. Assim, alicerçados em alguns estudos desenvolvidos por pesquisadores de diferentes instituições brasileiras, muitos deles integrantes do GT 13 – Diferença, Inclusão e Educação Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), a leitura da obra possibilita a compreensão da formação de professores com uma perspectiva inclusiva assim como da perspectiva da Educação Matemática Inclusiva. Também será possível ter uma noção de como as discussões sobre inclusão estão sendo realizadas no âmbito da pesquisa em Educação Matemática. Ademais, será possível observar contribuições tanto para a formação inicial quanto a continuada de professores. Se considerarmos esta obra como um dispositivo para mobilizar a circulação de saberes, entendido com um processo pelo qual diferentes conhecimentos (acadêmicos, escolares, populares, culturais e profissionais) são compartilhados, apropriados, ressignificados e transformados nos diversos espaços educativos, poderemos evidenciar sua contribuição tanto para a Educação Matemática, enquanto Área de Conhecimento, quanto para mobilizar práticas inclusivas nos contextos escolares e universitários. Faço votos de que essa circulação de sabres ocorra e possibilite a estruturação de novas obras articulando a formação de professores, as práticas docentes e a Educação Matemática Inclusiva.

Informações