História Cultural das Ciências e Educação – discutindo fronteiras

Todo livro tem uma história, e esse não é diferente. Como toda história, é dificil atribuir um fato ou um personagem que indique quando esse projeto se iniciou, isto é, História Cultural das Ciências e Educação: Discutindo Fronteiras foi um livro desenvolvido a partir de vários acontecimentos. Entretanto é possível afirmar que suas origens estão nos diálogos e nos encontros tanto de pessoas como de áreas do saber. A História Cultural das Ciências busca ressignificar seu objeto de estudo ao compreender as ciências como práticas que sustentam diferentes modos de significação. Assim, ela busca entender o que tem sustentado a ciência socialmente, culturalmente e materialmente e quem se beneficiou ou não com sua formação. Perspectivas como essas estudam casos históricos com vistas a analisar a circulação do conhecimento, como forma de problematizar e eurocentrismo e compreender a contribuição de diferentes lugares, pessoas e materiais na formação das ciências. Isso inclui atores sociais não visibilizados, como escravizados, indígenas e mulheres. Essa virada na História das Ciências acaba por problematizar as desigualdades, violências e intercâmbios que perpassam o desenvolvimento cientifico e com isso se mostram potenciais caminhos para as temáticas hoje consideradas importantes na Educação em Ciências. É importante sempre lembrar que a educação é um ato politico e, dessa forma, pensar o ensino de ciências é desenvolver um projeto de sociedade. 9786555635799

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Todo livro tem uma história, e esse não é diferente. Como toda história, é dificil atribuir um fato ou um personagem que indique quando esse projeto se iniciou, isto é, História Cultural das Ciências e Educação: Discutindo Fronteiras foi um livro desenvolvido a partir de vários acontecimentos. Entretanto é possível afirmar que suas origens estão nos diálogos e nos encontros tanto de pessoas como de áreas do saber. A História Cultural das Ciências busca ressignificar seu objeto de estudo ao compreender as ciências como práticas que sustentam diferentes modos de significação. Assim, ela busca entender o que tem sustentado a ciência socialmente, culturalmente e materialmente e quem se beneficiou ou não com sua formação. Perspectivas como essas estudam casos históricos com vistas a analisar a circulação do conhecimento, como forma de problematizar e eurocentrismo e compreender a contribuição de diferentes lugares, pessoas e materiais na formação das ciências. Isso inclui atores sociais não visibilizados, como escravizados, indígenas e mulheres. Essa virada na História das Ciências acaba por problematizar as desigualdades, violências e intercâmbios que perpassam o desenvolvimento cientifico e com isso se mostram potenciais caminhos para as temáticas hoje consideradas importantes na Educação em Ciências. É importante sempre lembrar que a educação é um ato politico e, dessa forma, pensar o ensino de ciências é desenvolver um projeto de sociedade. 9786555635799

Informações

Peso 618 g
Dimensões 23 × 16 × 2 cm