Linguagem Matemática na Educação – trilhando caminhos na produção de conhecimentos sobre o ensinar e o aprender matemática no Brasil

Este livro apresenta alguns trabalhos apresentados no IV Seminário Nacional de Linguagem e Educação Matemática (Senalem), ocorrido em 2023, os quais tratam de diversos temas envolvendo a linguagem e o ensino e o aprendizado da Matemática. Nesse sentido, é imperativo registrar a importância da idealizadora do evento, tendo tido sua primeira edição em 2016, Professora Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira, que nos deixou em abril de 2021. Tanto o evento quanto este livro foram financiados pela Fapespa – Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas, do Governo do Estado do Pará, que disponibilizou recursos via edital de apoio à realização de eventos científicos, tecnológicos e de inovação.  A linguagem vem ganhando cada vez mais espaço em pesquisas na área da Educação Matemática no Brasil, tanto em estudos que envolvem a análise da leitura e escrita de textos matemáticos, como em diferentes concepções de formas de comunicação nas aulas de matemática. Esses estudos, em geral, têm uma abordagem apoiada na linguística, seja tomando a linguagem como representação em interações sociais ou como constitutiva da realidade. No Brasil, temos visto prosperar estudos que trazem a linguagem para o centro da discussão na Educação Matemática, como aqueles que se utilizam da filosofia da linguagem, estudos do discurso, da tradução, letramento e alfabetização matemática, entre outros. Em Marabá, há o Grupo de pesquisa Prolem – Processos Linguísticos em Educação Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ciências (PPGECM), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) que tem iniciado pesquisas na área da linguagem e educação matemática nessa região e já tem trazido, mesmo em pouco tempo, grandes contribuições para a área. Este grupo aceitou o desafio de promover a quarta edição do Senalem .

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Este livro apresenta alguns trabalhos apresentados no IV Seminário Nacional de Linguagem e Educação Matemática (Senalem), ocorrido em 2023, os quais tratam de diversos temas envolvendo a linguagem e o ensino e o aprendizado da Matemática. Nesse sentido, é imperativo registrar a importância da idealizadora do evento, tendo tido sua primeira edição em 2016, Professora Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira, que nos deixou em abril de 2021. Tanto o evento quanto este livro foram financiados pela Fapespa – Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas, do Governo do Estado do Pará, que disponibilizou recursos via edital de apoio à realização de eventos científicos, tecnológicos e de inovação.  A linguagem vem ganhando cada vez mais espaço em pesquisas na área da Educação Matemática no Brasil, tanto em estudos que envolvem a análise da leitura e escrita de textos matemáticos, como em diferentes concepções de formas de comunicação nas aulas de matemática. Esses estudos, em geral, têm uma abordagem apoiada na linguística, seja tomando a linguagem como representação em interações sociais ou como constitutiva da realidade. No Brasil, temos visto prosperar estudos que trazem a linguagem para o centro da discussão na Educação Matemática, como aqueles que se utilizam da filosofia da linguagem, estudos do discurso, da tradução, letramento e alfabetização matemática, entre outros. Em Marabá, há o Grupo de pesquisa Prolem – Processos Linguísticos em Educação Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ciências (PPGECM), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) que tem iniciado pesquisas na área da linguagem e educação matemática nessa região e já tem trazido, mesmo em pouco tempo, grandes contribuições para a área. Este grupo aceitou o desafio de promover a quarta edição do Senalem .

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