Pensamento Algébrico nos Anos Iniciais: Diálogos e Complementaridades entre a Teoria da Objetivação e a Teoria Histórico-Cultural

Tendo como temática o desenvolvimento do pensamento algébrico nos anos iniciais, o livro discute as contribuições da Teoria da Objetivação e da Teoria Histórico-Cultural para a pesquisa e o trabalho pedagógico com noções e conceitos caracterizados na comunidade internacional no contexto da Early Álgebra e tomados no Brasil, de forma geral, como conhecimento algébrico nos anos iniciais, sendo muitas vezes compreendido como aritmética generalizada. Buscando compreender melhor as relações genéticas entre aritmética e álgebra nos anos iniciais, os capítulos abordam tanto o diálogo das fundamentações teóricas com processos de generalização aritmética, generalização algébrica e pensamento algébrico, quanto os processos de objetivação implicados na aprendizagem e na organização de práticas pedagógicas e experiências de formação de professores. Em especial, os capítulos abordam generalização de padrões, cálculos com valores desconhecidos e relações entre grandezas variáveis. O livro traz novas contribuições e uma abordagem diferenciada para o ensino e a aprendizagem do conhecimento algébrico, temática que ganhou destaque no cenário educacional brasileiro a partir da explicação da álgebra como unidade temática na BNCC. A organização do livro é feita em três partes: a primeira parte apresenta diretrizes conceituais que permitem uma melhor compreensão da ação pedagógica que pode apoiar o desenvolvimento do pensamento algébrico em crianças. Na segunda e terceiras partes são apresentadas experiências e reflexões sobre o ensino e aprendizagem da álgebra. O livro termina com um capítulo de síntese que destaca as contribuições dos autores dos diferentes capítulos, sua aproximações e complementaridades. O livro oferece ideias concretas e fundamentos teóricos que serão importantes para pesquisadores, educadores matemáticos e professores que ensinam matemática nos primeiros anos do ensino fundamental interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o pensamento algébrico nos prime

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Tendo como temática o desenvolvimento do pensamento algébrico nos anos iniciais, o livro discute as contribuições da Teoria da Objetivação e da Teoria Histórico-Cultural para a pesquisa e o trabalho pedagógico com noções e conceitos caracterizados na comunidade internacional no contexto da Early Álgebra e tomados no Brasil, de forma geral, como conhecimento algébrico nos anos iniciais, sendo muitas vezes compreendido como aritmética generalizada. Buscando compreender melhor as relações genéticas entre aritmética e álgebra nos anos iniciais, os capítulos abordam tanto o diálogo das fundamentações teóricas com processos de generalização aritmética, generalização algébrica e pensamento algébrico, quanto os processos de objetivação implicados na aprendizagem e na organização de práticas pedagógicas e experiências de formação de professores. Em especial, os capítulos abordam generalização de padrões, cálculos com valores desconhecidos e relações entre grandezas variáveis. O livro traz novas contribuições e uma abordagem diferenciada para o ensino e a aprendizagem do conhecimento algébrico, temática que ganhou destaque no cenário educacional brasileiro a partir da explicação da álgebra como unidade temática na BNCC. A organização do livro é feita em três partes: a primeira parte apresenta diretrizes conceituais que permitem uma melhor compreensão da ação pedagógica que pode apoiar o desenvolvimento do pensamento algébrico em crianças. Na segunda e terceiras partes são apresentadas experiências e reflexões sobre o ensino e aprendizagem da álgebra. O livro termina com um capítulo de síntese que destaca as contribuições dos autores dos diferentes capítulos, sua aproximações e complementaridades. O livro oferece ideias concretas e fundamentos teóricos que serão importantes para pesquisadores, educadores matemáticos e professores que ensinam matemática nos primeiros anos do ensino fundamental interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o pensamento algébrico nos prime

Informações

Peso 557 g
Dimensões 2 × 16 × 23 cm
Editora

Idioma

Por

Data da Publicação

2021

Edição

Categoria

MATEMÁTICA

Disponibilidade

Disponível

Formato

Brochura