Pesquisas (com) narrativas: a produção de sentidos para experiências discentes e docentes.

O rigor metodológico e analítico dos trabalhos reunidos neste livro, organizado pela pesquisadora-professora Adair Mendes Nacarato, com resultadosde pesquisas conduzidas por ela e pelos demais autores vinculados ao HIFOPEM-CNPq – Grupo Histórias de Formação de Professores que Ensinam Matemática – , do qual ela é Líder na Universidade São Francisco. A leitura dos textos nos dá a perceber que os autores pesquisadores- professores do HIFOPEM, para além de ensinar matemática, que assusta uma grande maioria dos mortais, também nos ensinam a combinar lógicas, como fazem tão bem em Matemática, enveredando pelas mais diversas vertentes da pesquisa qualitativa, incluindo a pesquisa (auto)biográfica em Educação, espaço por onde venho navegando nos últimos anos, e que Adair, jogando com as palavras, demarca o de seu grupo: o da pesquisa (com)narrativa PREFÁCIO: CONTOS DA EXPERIÊNCIA, REFLEXIVIDADE E CONHECIMENTOS:UMA COMBINATÓRIA DE LÓGICAS NARRATIVAS Maria da Conceição Passeggi 9 APRESENTAÇÃO 15 AS NARRATIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM PROCESSO DE PERTENÇA E DE RESPONSIVIDADE Cidinéia da Costa Luvison | Luzia Batista de Oliveira Silva 23 NARRATIVAS DE ADOLESCENTES DO Campus MACHADO DO IF SUL DE MINAS :DIÁLOGO E REFLEXÃO SOBRE TEMAS IMPORTANTES DE NOSSOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS E DE NOSSA INSTITUIÇÃO Rosicler Aparecida de Oliveira 49 INSERÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO NARRADAS POR JOVENS UNIVERSITÁRIOS Renata Bernardo 73 NARRATIVAS DE FUTURAS PROFESSORAS: PAISAGENS DESENHADAS SOBRE OS MODOS DE ENSINAR MATEMÁTICA Denise Filomena Bagne Marquesin | Adair Mendes Nacarato 91 A ENTREVISTA NARRATIVA E O DIÁRIO REFLEXIVO COMO FORMAS DE PRODUÇÃO DE DADOS SOBRE O PIBID COMPUTAÇÃO – UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE Cristina Carvalho de Almeida 109 A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO: A VISÃO DE

R$99,00 R$49,50

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

O rigor metodológico e analítico dos trabalhos reunidos neste livro, organizado pela pesquisadora-professora Adair Mendes Nacarato, com resultadosde pesquisas conduzidas por ela e pelos demais autores vinculados ao HIFOPEM-CNPq – Grupo Histórias de Formação de Professores que Ensinam Matemática – , do qual ela é Líder na Universidade São Francisco. A leitura dos textos nos dá a perceber que os autores pesquisadores- professores do HIFOPEM, para além de ensinar matemática, que assusta uma grande maioria dos mortais, também nos ensinam a combinar lógicas, como fazem tão bem em Matemática, enveredando pelas mais diversas vertentes da pesquisa qualitativa, incluindo a pesquisa (auto)biográfica em Educação, espaço por onde venho navegando nos últimos anos, e que Adair, jogando com as palavras, demarca o de seu grupo: o da pesquisa (com)narrativa PREFÁCIO: CONTOS DA EXPERIÊNCIA, REFLEXIVIDADE E CONHECIMENTOS:UMA COMBINATÓRIA DE LÓGICAS NARRATIVAS Maria da Conceição Passeggi 9 APRESENTAÇÃO 15 AS NARRATIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM PROCESSO DE PERTENÇA E DE RESPONSIVIDADE Cidinéia da Costa Luvison | Luzia Batista de Oliveira Silva 23 NARRATIVAS DE ADOLESCENTES DO Campus MACHADO DO IF SUL DE MINAS :DIÁLOGO E REFLEXÃO SOBRE TEMAS IMPORTANTES DE NOSSOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS E DE NOSSA INSTITUIÇÃO Rosicler Aparecida de Oliveira 49 INSERÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO NARRADAS POR JOVENS UNIVERSITÁRIOS Renata Bernardo 73 NARRATIVAS DE FUTURAS PROFESSORAS: PAISAGENS DESENHADAS SOBRE OS MODOS DE ENSINAR MATEMÁTICA Denise Filomena Bagne Marquesin | Adair Mendes Nacarato 91 A ENTREVISTA NARRATIVA E O DIÁRIO REFLEXIVO COMO FORMAS DE PRODUÇÃO DE DADOS SOBRE O PIBID COMPUTAÇÃO – UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE Cristina Carvalho de Almeida 109 A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO: A VISÃO DE

Informações

Peso 521 g
Dimensões 2 × 16 × 23 cm
Editora

Idioma

Por

Data da Publicação

2018

Edição

Categoria

EDUCAÇÃO

Disponibilidade

Disponível

Formato

Brochura