Práticas e perspectivas para a matemática na educação básica

Este é um livro virtual, inteiramente grátis e baixável, finalize a compra para tê-lo em seus pedidos no perfil de usuário. Entre as práticas sociais valorizadas, na sociedade contemporânea, ensinar e aprender Matemática na Educação Básica precisa ter sua importância reconhecida não apenas pelas pessoas nela diretamente envolvidas. E que tal importância não seja justificada apenas com o argumento de que estando a matemática em todos os lugares e, praticamente, em todas as atividades humanas, não saber matemática compromete a formação e o bem estar dos cidadãos. Pois, nem sempre a matemática da qual se diz estar presente nas atividades humanas – das mais simples às mais complexas – é visível a todas as pessoas. Nem, a decantada cidadânía da qual somos todos portadores, tem sido prezada nas múltiplas práticas escolares relacionadas com a matemática. (…)  Já há uma relativa concordância entre educadores e especialistas de que a matemática ocupa o lugar de um bem cultural e um patrimônio que diz respeito e interessa a todos, não somente aos matemáticos. A tal ponto que a compreensão e realização da prática de ensinar e aprender matemática requerem reflexão, pesquisa e inventividade. A proposta de elaboração e publicação do livro Práticas e perspectivas para a Matemática na Educação Básica se inscreve, portanto, numa perspectiva que eu julgo inesgotável de se gerar ricas possibilidades com vistas ao acesso de todos a um bem comum: o conhecimento matemático. (…)    

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