Práticas inovadoras no Ensino de Ciências e de Matemática : perspectivas teóricas e metodológicas

A obra Práticas inovadoras no Ensino de Ciências e de Matemática: perspectivas teóricas e metodológicas constitui-se como resultado de um pro jeto colaborativo de formação de professores-pesquisadores, financiado pela FAPEMIG, e reúne discussões atuais sobre inovação educacional no âmbito do Ensino de Ciências e Matemática. Os capítulos exploram concepções, meto dologias e experiências que problematizam o sentido de “inovação” para além de sua associação restrita a recursos tecnológicos, destacando-a como prática situada, crítica e transformadora. Nesse percurso, são discutidas abordagens como metodologias ativas, ensino por projetos, sala de aula invertida, rotação por estações, gamificação, movimento maker, STEAM, pensamento compu tacional, dentre outras. A coletânea evidencia que inovar implica dialogar com contextos escolares, currículos, políticas públicas e práticas docentes, conside rando dimensões éticas, sociais e pedagógicas. Assim, o livro oferece subsídios para pesquisadores, professores e estudantes refletirem sobre a construção de propostas educacionais críticas e reflexivas. Trata-se, portanto, de uma contri buição relevante ao debate contemporâneo sobre a formação docente, a res significação dos processos de ensino e de aprendizagem e sobre a inovação educacional

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A obra Práticas inovadoras no Ensino de Ciências e de Matemática: perspectivas teóricas e metodológicas constitui-se como resultado de um pro jeto colaborativo de formação de professores-pesquisadores, financiado pela FAPEMIG, e reúne discussões atuais sobre inovação educacional no âmbito do Ensino de Ciências e Matemática. Os capítulos exploram concepções, meto dologias e experiências que problematizam o sentido de “inovação” para além de sua associação restrita a recursos tecnológicos, destacando-a como prática situada, crítica e transformadora. Nesse percurso, são discutidas abordagens como metodologias ativas, ensino por projetos, sala de aula invertida, rotação por estações, gamificação, movimento maker, STEAM, pensamento compu tacional, dentre outras. A coletânea evidencia que inovar implica dialogar com contextos escolares, currículos, políticas públicas e práticas docentes, conside rando dimensões éticas, sociais e pedagógicas. Assim, o livro oferece subsídios para pesquisadores, professores e estudantes refletirem sobre a construção de propostas educacionais críticas e reflexivas. Trata-se, portanto, de uma contri buição relevante ao debate contemporâneo sobre a formação docente, a res significação dos processos de ensino e de aprendizagem e sobre a inovação educacional

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