Práticas Socioculturais e Educação Matemática

Práticas socioculturais podem ser compreendidas como os saberes e fazeres de grupos sociais no interior de uma cultura específica. São desenvolvidas na busca de soluções para problemas singulares que surgem na vida das diversas comunidades humanas. Elas contribuem para vencer os desafios cotidianamente enfrentados pelas sociedades, na superação de suas dificuldades e conforme as necessidades de cada grupo. Tais práticas podem ser inovadoras ou tradicionais, conforme os interesses individuais ou coletivos, e de acordo com as características culturais do lugar onde são desenvolvidas. Este livro reúne dez ensaios resultantes de pesquisas e reflexões sobre práticas socioculturais em contextos distintos – Américas, Europa e África. Assim, são problematizados e analisados elementos matemáticos históricos, como regra de três, logaritmos, simetrias, padrões-de-fitas, entre outros, que fizeram e fazem emergir conhecimentos matemáticos potencialmente dinâmicos para serem tomados como pontos de partida no ensino de Matemática. Os estudos aqui presentes também descortinam significados conceituais e metacognitivos relacionados à interação dos domínios da cultura, da Matemática e da escola.

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Práticas socioculturais podem ser compreendidas como os saberes e fazeres de grupos sociais no interior de uma cultura específica. São desenvolvidas na busca de soluções para problemas singulares que surgem na vida das diversas comunidades humanas. Elas contribuem para vencer os desafios cotidianamente enfrentados pelas sociedades, na superação de suas dificuldades e conforme as necessidades de cada grupo. Tais práticas podem ser inovadoras ou tradicionais, conforme os interesses individuais ou coletivos, e de acordo com as características culturais do lugar onde são desenvolvidas. Este livro reúne dez ensaios resultantes de pesquisas e reflexões sobre práticas socioculturais em contextos distintos – Américas, Europa e África. Assim, são problematizados e analisados elementos matemáticos históricos, como regra de três, logaritmos, simetrias, padrões-de-fitas, entre outros, que fizeram e fazem emergir conhecimentos matemáticos potencialmente dinâmicos para serem tomados como pontos de partida no ensino de Matemática. Os estudos aqui presentes também descortinam significados conceituais e metacognitivos relacionados à interação dos domínios da cultura, da Matemática e da escola.

Informações

Peso 455 g
Dimensões 2 × 14 × 21 cm
Editora

Idioma

Por

Data da Publicação

2014

Edição

Categoria

MATEMÁTICA

Disponibilidade

Disponível

Formato

Brochura