Unidade de ensino potencialmente signi cativa sobre o conceito de movimento: da Mecânica Clássica à Teoria da Relatividade Restrita

Cara professora, caro professor, Este produto é um manual sobre o ensino do conceito de Movimento, no Ensino Médio, o qual foi objeto de uma pesquisa de Mestrado em Ensino de Física, obtendo excelentes evidências de aprendizagem com significado e crítica. Aqui, trabalha-se aspectos da Cinemática da Física Clássica à aspectos iniciais da Cinemática Relativística, com foco total nos conceitos, sem uma abordagem matematizada. Conceitos estes indispensáveis para o entendimento de um dos aspectos de modificação de novos conceitos para transição entre a Mecânica Clássica para a Física Moderna; tratada, neste proposito, como teoria da relatividade restrita. Dentre os conteúdos abordados, estão: Referencial Inercial, Princípio da Relatividade, Velocidade, Velocidade Relativa, Trajetória, Inércia e Espaço Relativo. Pelos temas abordados, estas aulas foram planejadas para serem implementadas na 1ª série do Ensino Médio. As aulas são distribuídas em 8 Encontros de 100 minutos cada. Utiliza-se um Experimento com a plataforma Arduíno, simulações, vídeos e atividades impressas. A intenção aqui é de introduzir conteúdos da Física Moderna, uma vez que costumam ser deixados de lado no Ensino Médio. Isso deixa a sala de aula desconectada do mundo atual. Além disso, utiliza-se estratégias para sair do ensino tradicional, o qual tem como resultado aprendizagens mecânicas, ou seja, aprendizagens que são meras reproduções, que ficam na cabeça do aluno apenas para avaliação, que não significa nada para a concepção do/a estudante sobre o mundo ou sua vida cotidiana. Ao contrário da aprendizagem mecânica, busca-se aqui a aprendizagem com significado, que faça sentido para o/a estudante, chamada aprendizagem significativa (MOREIRA, 2019). Além disso, busca-se contribuir para uma visão crítica dos estudantes, que os prepare para lidar com a sociedade atual.

Livro Gratuito

Faça login ou cadastre-se para baixar o livro gratuitamente.

R$0,00

Cara professora, caro professor, Este produto é um manual sobre o ensino do conceito de Movimento, no Ensino Médio, o qual foi objeto de uma pesquisa de Mestrado em Ensino de Física, obtendo excelentes evidências de aprendizagem com significado e crítica. Aqui, trabalha-se aspectos da Cinemática da Física Clássica à aspectos iniciais da Cinemática Relativística, com foco total nos conceitos, sem uma abordagem matematizada. Conceitos estes indispensáveis para o entendimento de um dos aspectos de modificação de novos conceitos para transição entre a Mecânica Clássica para a Física Moderna; tratada, neste proposito, como teoria da relatividade restrita. Dentre os conteúdos abordados, estão: Referencial Inercial, Princípio da Relatividade, Velocidade, Velocidade Relativa, Trajetória, Inércia e Espaço Relativo. Pelos temas abordados, estas aulas foram planejadas para serem implementadas na 1ª série do Ensino Médio. As aulas são distribuídas em 8 Encontros de 100 minutos cada. Utiliza-se um Experimento com a plataforma Arduíno, simulações, vídeos e atividades impressas. A intenção aqui é de introduzir conteúdos da Física Moderna, uma vez que costumam ser deixados de lado no Ensino Médio. Isso deixa a sala de aula desconectada do mundo atual. Além disso, utiliza-se estratégias para sair do ensino tradicional, o qual tem como resultado aprendizagens mecânicas, ou seja, aprendizagens que são meras reproduções, que ficam na cabeça do aluno apenas para avaliação, que não significa nada para a concepção do/a estudante sobre o mundo ou sua vida cotidiana. Ao contrário da aprendizagem mecânica, busca-se aqui a aprendizagem com significado, que faça sentido para o/a estudante, chamada aprendizagem significativa (MOREIRA, 2019). Além disso, busca-se contribuir para uma visão crítica dos estudantes, que os prepare para lidar com a sociedade atual.

Informações