CONTEXTOS HISTÓRICOS E MATEMÁTICOS A PARTIR DO ESTUDO DE ILUSTRAÇÕES – Vol. 3

A SBHMat implantou em 2001, durante o IV SNHM, a Série de Textos de História da Matemática, posteriormente denominada de Coleção História da Matemática para Professores e, em 2019, Série História da Matemática e da Educação Matemática para o Ensino, com o intuito de dar maior significado aos minicursos, além de possibilitar acesso à alunos e professores uma diversidade de temas que representam os avanços sobre História e Educação Matemática nos múltiplos centros de estudos do país. Os dez textos publicados XIII SNHM são independentes e não são reproduções dos conteúdos limitados aos minicursos, mas obras de referências sobre as temáticas abordadas no evento que podem contribuir para o desenvolvimento da área. As autoras fazem uso de fontes originais – imagens, desenhos, gravuras e ilustrações – que podem propiciar discussões de contextos históricos e da matemática de modo a possibilitar o ensino dos conceitos identificados nessas fontes. Enveredam pelas representações da arte egípcia – a Tumba de Menna e a Câmara Transversa – e analisam a ilustração que aparece originalmente no tratado de Matemática de Juan Caramuel y Lobowitz, intitulado Mathesis biceps vetus et nova, publicado em 1670, para apresentar possíveis práticas matemáticas.

R$33,00 R$24,75

Ou 3x de R$11,00 s/ juros

A SBHMat implantou em 2001, durante o IV SNHM, a Série de Textos de História da Matemática, posteriormente denominada de Coleção História da Matemática para Professores e, em 2019, Série História da Matemática e da Educação Matemática para o Ensino, com o intuito de dar maior significado aos minicursos, além de possibilitar acesso à alunos e professores uma diversidade de temas que representam os avanços sobre História e Educação Matemática nos múltiplos centros de estudos do país. Os dez textos publicados XIII SNHM são independentes e não são reproduções dos conteúdos limitados aos minicursos, mas obras de referências sobre as temáticas abordadas no evento que podem contribuir para o desenvolvimento da área. As autoras fazem uso de fontes originais – imagens, desenhos, gravuras e ilustrações – que podem propiciar discussões de contextos históricos e da matemática de modo a possibilitar o ensino dos conceitos identificados nessas fontes. Enveredam pelas representações da arte egípcia – a Tumba de Menna e a Câmara Transversa – e analisam a ilustração que aparece originalmente no tratado de Matemática de Juan Caramuel y Lobowitz, intitulado Mathesis biceps vetus et nova, publicado em 1670, para apresentar possíveis práticas matemáticas.

Informações

Peso 124 g
Dimensões 0,5 × 14 × 21 cm
Editora

Idioma

Por

Data da Publicação

2019

Edição

Categoria

MATEMÁTICA

Disponibilidade

Disponível

Formato

Brochura