- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ANTROPOLOGIA
- ARTES
- ASTRONOMIA
- BEBIDAS
- BIOGRAFIA
- BIOLOGIA
- BIOQUÍMICA
- Ciência da Computação
- CIÊNCIA E TECNOLOGIA
- Ciências
- CIÊNCIAS COGNITIVAS
- CIÊNCIAS NATURAIS
- CIÊNCIAS POLÍTICAS
- CIÊNCIAS SOCIAIS
- COMPUTAÇÃO
- Computação / Arquitetura Autocad
- Computação / Pogramação
- Concursos Publicos
- contos
- Contos Brasileiros
- COSMOLOGIA
- crescimento pessoal
- Criação / Carcinicultura
- Diversos
- DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
- DIVULGAÇÃO CULTURAL
- ECOLOGIA
- ECONOMIA
- EDUCAÇÃO
- Educação / Agroecologico
- Educação / Estudo / Psicologia
- Educação / Estudo e Ensino
- Educação Ambiental
- Educação Matemática
- EDUCÇÃO
- ELETROMAGNETISMO
- ELETRÔNICA
- ENERGIA
- ENGENHARIA ELETRO-ELETRÔNICA
- ENGENHARIA-CIVIL
- ENSINO
- Ensino estudo
- ESTATÍSTICA
- estudo / ensino
- Estudo e Ensino
- FILOSOFIA
- FILOSOFIA DA CIÊNCIA
- FILOSOFIA DA FISICA
- FÍSICA
- Fisica / Quadrinhos
- Fisica da mat. Condensada
- FISICA DA MATERIA CONDENSADA
- FÍSICA MATEMÁTICA
- FÍSICA MÉDICA
- FISICA NUCLEAR
- FÍSICA TEÓRICA
- Fisica Teórica
- GEOCIÊNCIAS
- GEOGRAFIA
- HISTÓRIA
- Historia / Civilização
- HISTÓRIA DA CIÊNCIA
- Historia socialismo/comunismo/capitalismo
- HUMOR NERD
- INFANTIL
- INFORMÁTICA
- LEITURAS DIVERSAS
- LITERATURA
- LITERATURA INFANTIL
- MATEMÁTICA
- Matemática/ Esturo e Ensino
- MEDICINA
- medicina Veterinaria
- MEIO AMBIENTE
- METODOLOGIA
- PEDAGOGIA
- PESQUISA
- POESIA
- PSICOLOGIA
- QUADRINHOS
- QUÍMICA
- Sociologia
História da Ciência Tópicos Atuais 2
Este é o volume 2 da série de Tópicos Atuais de História da Ciência, que traz novos textos com o objetivo de servir de subsídio a professores dos diferentes níveis de ensino e disciplinas. A História da Ciência como área parceira do Ensino de Ciência ganha a cada ano presença, relevância e interesse por todos aqueles dedicados a melhoria do aprendizado das ciências pelos estudantes em todos os níveis, fundamental, médio e superior. Conhecer as ciências em seus contextos históricos enriquece a compreensão conceitual, motiva estudantes e agrega ao aprendizado prazer e curiosidade, fatores essenciais quando a questão é despertar os jovens para aprendizado e pesquisa científica. José Luiz Goldfarb
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
História da Ciência Tópicos Atuais 3
Esta coletânea reúne artigos abordando temas tratados durante a IV Jornada de História da Ciência e Ensino: propostas, tendências e construção de interfaces, realizada entre os dias 4 e 6 de Julho de 2013, pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência da PUCSP, com apoio da CAPES. A abordagem de tópicos de história da ciência nos cursos de ensino básico e superior é recomendada nas atuais orientações e diretrizes curriculares governamentais. Com isso, a procura dos professores por materiais que tragam conhecimentos específicos em história da ciência vem crescendo cada vez mais. Assim, este volume traz estudos atuais em história da ciência com o objetivo de servir de subsídio a professores dos diferentes níveis de ensino e disciplinas. Esperamos que este volume, que contou com a participação de especialistas em história da ciência e da técnica, contribua para a formação inicial e continuada de professores dos diferentes níveis e para a construção de interfaces entre história da ciência e ensino.
Ou 3x de R$29,33 s/ juros
História da ciência tópicos atuais 4
A História da Ciência como área parceira do Ensino de Ciência ganha a cada ano presença, relevância e interesse por todos aqueles dedicados a melhoria do aprendizado das ciências pelos estudantes em todos os níveis, fundamental, médio e superior. Conhecer as ciências em seus contextos históricos enriquece a compreensão conceitual, motiva estudantes e agrega ao aprendizado prazer e curiosidade, fatores essenciais quando a questão é despertar os jovens para aprendizado e pesquisa científica. José Luiz Goldfarb
Ou 3x de R$29,33 s/ juros
História da Ciência tópicos atuais 5
A história da Ciência como na área parceira do Ensino de Ciência ganha a cada ano presença, relevância e interesse por todos aqueles dedicados a melhoria do aprendizado das ciências pelos estudantes em todos os níveis, fundamental, médio e superior. Conhecer as ciências em seus contextos históricos enriquece a compreensão conceitual, motiva estudantes e agrega ao aprendizado prazer e curiosidade, fatores essenciais quando a questão é despertar os jovens para o aprendizado e pesquisa científica.
Ou 3x de R$29,33 s/ juros
História da educação matemática desenvolvimento e consolidação de um campo de pesquisa
leitura deste livro exige um pacto entre os or ganizadores e seus possíveis leitores, já que seu título é
enganoso, posto que essa coletânea de textos, apenas,
não cumpre a função de estudar o desenvolvimento e a
consolidação da História da Educação Matemática como
campo de pesquisa. Este livro deve ser compreendido
como parte de um conjunto composto tanto por outros
livros quanto pelas ações cotidianas de inúmeros pesqui sadores, desde os já consagrados até os que se iniciam na
pesquisa em História da Educação Matemática nos mais
distintos níveis de formação e nas mais variadas institui ções. Ele, portanto, deve ser concebido como mais uma
etapa na construção de um edifício, visando, ao mesmo
tempo, projetá-lo e executá-lo (este o pacto a ser firma do aqui). Em particular, este livro compõe uma série de
livros – dos quais quatro já foram publicados,1 estando
vários ainda por vir – que resultam dos Encontros Nacio nais de Pesquisa em História da Educação Matemática,
os ENAPHEM. É esse conjunto de registros – já iniciado,
mas sem perspectiva de finalização – que permitirá, em
algum momento, percebermos, cada vez com mais cla reza e acuidade, a arquitetura de uma área cujo interesse
central é compreender a Matemática Escolar, no correr
do tempo, com suas tendências, seus atores, seus temas e
suas metodologias nos mais variados cenários. Este volu me abraça uma disposição que já se manifesta nos outros
volumes dessa série de textos –
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
História da Educação Matemática e Formação de Professores
O III ENAPHEM – Encontro Nacional de pesquisas em História da Educação Matemática, ocorreu entre os dias trinta e um de outubro e dois de novembro de 2016 com temática ¨História da Educação matemática e e formação de professores¨, Desta vez, o evento foi realizado nas dependências do CEUNES – Centro Universitário do Norte do Espírito Santo, no município de São Mateus / ES. Este livro surge como Sistematizações de parte das atividades realizadas no III ENAPHEM cujo título se repete nesta obra: História da Educação Matemática e formação de professores. Com maior densidade, os estudos publicados nesta obra procuram retomar as principais discussões ocorridas no decorrer do evento na perspectiva da se constituir referência para as pesquisas da História de Educação Matemática. Esperamos que tais registros e sistematizações contribuam de maneira significativa ao crescimento da produção sobre a História da educação Matemática no Brasil.
Ou 3x de R$29,33 s/ juros
História da Educação Matemática e formação de professores – aproximações possíveis
As pesquisas em história da Educação Matemática têm contribuído para uma reflexão sobre múltiplas histórias de práticas pedagógicas de professores que ensinam matemática e para se analisar impactos das formações dadas a esses professores para ingresso em um estilo de pensamento e ação docente na Educação Básica e Superior, cujos resultados de pesquisas oferecem um rol mais diversificado de temas relativos à História da Educação Matemática, tendo em vista o avanço dos estudos nessa área na atualidade. Este livro é resultado de reflexões sobre debates estabelecidos durante e após a realização do IV Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática ocorrido em 2018 na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e tem como meta contribuir para que os docentes de matemática possam tomar a diretriz histórica como um elemento problematizador e reflexivo acerca do desenvolvimento de ideias relativas às culturas matemáticas escolares, bem como sobre a complementação de uma compreensão ampliada dos processos estabelecidos historicamente nas aulas de matemática e nos processos de objetivação de saberes matemáticos em cada um dos níveis de ensino. Iran Abreu Mendes Coordenador da Coleção
Ou 3x de R$29,33 s/ juros
História da educação matemática e o uso de um repositório de conteúdo digital
A publicação de livros sobre história da matemática para uso didáticos pelos professores de Matemática teve sua origem no IV Seminário Nacional de História da Matemática (IV SNHM), realizado em Natal (Rio Grande do Norte), em 2001. Naquele ano foram publicados nove títulos referentes a temas variados. A receptividade dos textos, por parte de estudantes de licenciatura em matemática e por professores dos três níveis de ensino (fundamental, médio e superior), fez com que a sociedade brasileira de história da matemática levasse em frente o projeto, de modo a contribuir para a divulgação e uso dessa produção nas aulas de matemática nos diversos níveis de ensino. Com essa finalidade seguiram-se as coleções de 2003 no V SNHM em Rio Claro (SP), de 2005 em Brasília (DF), no VI SNHM, de 2007 em Guarapuava, no VII SN HM, em Belém/ Pará no VIII SNHM de 2009, em Aracaju no IX SNHM de 2011 e em Campinas no X SNHM de 2013. Para o XI SNHM de 2015, consideramos importante apresentar aos professores de Ensino Fundamental, Médio e Superior e aos estudantes de Licenciatura em Matemática de todo o Brasil, um rol mais diversificado de temas, tendo em vista o avanço dos estudos sobre História da Matemática nos diversos centros de estudos do país. Nessa perspectiva organizamos os 10 volumes na Série História da Matemática para o Ensino. Este volume aborda de forma prática o ofício do pesquisador da História da Educação Matemática
Ou 3x de R$14,67 s/ juros
História da Educação Matemática e suas conexões com a Educação Matemática: outros problemas, outros objetos, outras abordagens
Em 2022, nos dias 09 a 11 de novembro, nas dependências da Universidade Federal de Santa Catarina, na cidade de E Florianópolis, Brasil, de modo presencial, foi realizado o 6º Encontro Nacional de Pesquisa em História da temática – 6 ENAPH??. Educação Matemática – 6 ENAPHEM.
Esta coletânea reúne os textos das conferências de abertura, e de encerramento, a saber, de Antonio Miguel e Wagner Rodrigues Valente, respectivamente. Integram também textos de mesas redondas que buscaram traçar conexões entre a História e outros campos disciplinares, como é o caso dos textos de Carlos Roberto Vianna, Luciane de Fátima Bertini, Roger Miarka e Filipe Santos Fernandes. Também há textos apresentados e discutidos em sessões coordenadas, como é o caso dos textos de Luzia Aparecida de Souza, Heloisa da Silva e Vivian Nantes Muniz Franco; Andréia Dalcin, Samuel Edmundo Lopez Bello e Adriel Gonçalves Oliveira;
Eliene Barbosa Lima, Circe Mary Silva da Silva Dynnikov e Wagner Rodrigues Valente. Como responsáveis pela comissão científica desta edição, Bruno Alves Dassie, Marcelo Bezerra de Morais e Thiago Pedro Pinto apresentam um estado da arte dos trabalhos submetidos e discutidos no evento. A Sessão Memória conta com a participação dos coordenadores das edições anteriores do evento o que permite vislumbrar um rico panorama destes últimos dez anos de pesquisas. Os membros desta sessão trouxeram reflexões realizadas no evento e sistematizadas nesta obra.
Esperamos que mais esta coletânea, junto com as tantas outras de cada uma das edições anteriores, possa contribuir para os estudos em história da educação matemática e, consequentemente, para a Educação Matemática em todas as suas vertentes.
Cláudia e David
Ou 3x de R$23,33 s/ juros
História da Educação Matemática no Brasil
As pesquisas sobre história da educação matemática têm se caracterizado pela migração conceitual e pala hibridação metodológica. Esses dois movimentos utilizados pelos pesquisadores se evidenciam quando determinadas categorias conceituais, tomadas de outras áreas de conhecimento, são utilizadas para a construção de método desejado de pesquisa historiográfica, para explorar fontes, formular categorias de análise e dar significado às histórias construídas, conforme os objetivos de cada pesquisador ou grupo de pesquisa. É desse movimento que foram produzidas diversas relações relações que implicaram no surgimento de novas tendências nas pesquisas em história da educação matemática. Resultante de uma reflexão coletiva sobre as pesquisas da história da educação matemática no Brasil, a partir dos trabalhos apresentados e publicados no I ENAPHEM – Encontro Nacional de Pesquisas em História da Educação Matemática, ocorrido em Vitória da Conquista(Bahia), em 2012, este livro trata de interrogações e diálogos estabelecidos entre os pesquisadores e as fontes que construíram a Educação Matemática brasileira. Iram Abreu Mendes.
Ou 3x de R$36,67 s/ juros
História da Física na Sala de Aula
Durante uma aula de física comum, onde são apresentadas as três leis de Newton, os alunos se espantaram com o comentário feito pela professora ao dizer que Newton é considerado um dos maiores gênios que a humanidade já produziu. Como fazer com que uma turma, repleta de adolescentes, entenda que a formulação da lei da inércia pode ser considerada um dos maiores sucessos intelectuais assistidos aqui na Terra? Contando, ao longo de algumas aulas, tópicos da fascinante história das mudanças no pensamento humano sobre o mundo, a professora conseguiu não só alcançar o grande objetivo que seria relatar parte da revolução científica ocorrida no século XVII mas também, fez com que os alunos enxergassem a ciência como resultado da capacidade criativa do ser humano. Os nomes dos alunos são fictícios, embora algumas aulas tenham realmente acontecido. De qualquer forma, o leitor encontrará aqui uma exposição entusiasmada do processo que conduziu ao nascimento da ciência moderna. De capítulo em capítulo, de lição em lição, você está convidado a trilhar, junto com os alunos que participaram como personagens desse livro, a história da física desde a antiguidade grega até Newton, o cientista que levou ao apogeu as pesquisas iniciadas por seus ilustres predecessores.
Ou 3x de R$18,33 s/ juros
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS : UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A ELABORAÇÃO DE ROTEIROS
A coleção “História da Matemática no Ensino de Matemática”
é formada por oito volumes que se configuram como
uma ampliação dos materiais referentes aos minicursos
apresentados no XV Seminário Nacional de História da Matemática
(SNHM) promovido pela Sociedade Brasileira de História
da Matemática.
Com o objetivo de contribuir para o aumento da literatura
de História da Matemática que pode ser utilizada para o ensino
de Matemática nos diversos níveis de ensino, os volumes dessa
coleção se voltam à apresentação de possibilidades de abordar
temáticas relativas à História da Matemática no ensino na Educação
Básica ou no Ensino Superior.
Nesse volume, os autores se utilizam de algumas atividades
para discutir as potencialidades do processo de roteirização
como uma metodologia ativa para o ensino da Matemática.
Partindo da apresentação de quatro textos, que resumem a
vida e a obra de importantes matemáticos, as atividades permitem
que os leitores experimentem as etapas didáticas que
compõem um roteiro, possibilitando, assim, que sejam exploradas,
por meio desta metodologia, temáticas da História da
Matemática que, em muitos casos, não são contempladas nos
conteúdos programáticos escolares.
Ou 3x de R$12,00 s/ juros