Teoria da Objetivação: Fundamentos e Aplicações para o Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática

R$99,00 R$79,20

Trata-se de uma obra pensada para ser uma referência para pesquisadores e profissionais da educação que gostariam de conhecer e familiarizar-se com la Teoria da Objetivação(TO), uma teoria de ensino e aprendizagem elaborada pelo professor e pesquisador em educação matemática Luis Radford. A TO se caracteriza por ser uma teoria da corrente sociocultural, por ter forte ênfase semiótica e por considerar como objeto não apenas o saber, mas também o ser. Ser e saber são na TO componentes do processo de ensino e aprendizagem indissociáveis entre si. O livro apresenta a TO a partir de recortes de estudos investigativos, os quais exemplificam as aplicações dessa teoria para o ensino e aprendizagem de Ciências e Matemática e para a formação de professores, Trata-se de um livro de caráter técnico-científico que discute possibilidades de se usar a TO no contexto educacional, ao propor um conjunto de 10 textos originários de pesquisas e dois artigos teóricos que trazem contribuições para pluralidade de propostas que aliam os pressupostos da TO à proposição de práticas inovadoras para o ensino de Ciências e Matemática.

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

Teoria da objetivação: uma perspectiva Vygotskiana sobre conhecer e vir a ser no ensino e aprendizagem da matemática

R$110,00 R$88,00

Teoria da objetivação: uma perspectiva vygotskiana sobre conhecer e se tornar no ensino e aprendizagem da matemática apresenta uma nova teoria educacional na qual o aprendizado é visto como um processo cultural-histórico coletivo. A teoria se afasta das concepções atuais de aprendizagem que se concentram na construção ou aquisição de conteúdo conceitual. A teoria parte do princípio de que a escola não produz apenas saberes, mas produz também subjetividades. Consequentemente, o aprendizado é conceitualizado como um processo de saber e se tornar. Com base no trabalho de Vygotsky e Freire, a teoria da objetivação oferece uma perspectiva para transformar as salas de aula em lugares de vida comunitária onde os estudantes experimentam uma ética de solidariedade, responsabilidade, pluralidade e inclusividade. A teoria da objetivação postula o objetivo da educação em geral, e da educação matemática em particular, como um esforço político, social, histórico e cultural voltado para a criação dialética de sujeitos reflexivos e éticos que se posicionam criticamente em discursos e práticas matemáticas histórica e culturalmente constituídas, e que refletem sobre novas possibilidades de ação e pensamento. O livro é de particular interesse para educadores em geral e educadores matemáticos em particular, bem como para estudantes de graduação e pós-graduação. Luis Radford é professor na Universidade Laurentian, no Canadá. Sua pesquisa se concentra no ensino e aprendizagem da matemática a partir de uma perspectiva histórico-cultural e histórica, e na educação como um processo social transformador. Ele conduz pesquisas em sala de aula com professores do ensino fundamental e médio.

Ou 3x de R$36,67 s/ juros

Teoria da Relatividade

R$55,00 R$44,00

Este livro destina-se a alunos de Física Básica que queiram entender a famosa Teoria da Relatividade e não apenas adquirir a habilidade para a solução de problemas. Apresentamos a Teoria de uma forma não convencional introduzindo o leitor diretamente na geometria do espaço-tempo. Esta abordagem é simples e revela a verdadeira natureza dos conceitos espaço-temporais. Leitores que já conhecem a Teoria da Relatividade encontrarão inúmeros estímulos para uma análise crítica do próprio entendimento. Este pequeno livro tenta revelar os aspectos objetivos da estrutura do espaço-tempo, evitando os conceitos relativos, que muitas vezes dão a impressão de que tudo não passa de truques. desta forma, esperamos poder contribuir para um entendimento sólido da teoria.

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

TEORIA DA RELATIVIDADE NO NÍVEL MATEMÁTICO DO ENSINO MÉDIO

R$38,00 R$30,40

Este livro foi escrito tendo como alvo principal os estudantes e professores do ensino médio. Assim, o uso da Matemática é restrito ao conteúdo dessa matéria nesse nível do ensino. Mas o texto pode ser compreendido por outros leitores e leitoras, que tenham um conhecimento matemático semelhante. A teoria da Relatividade de Albert Einstein (1879-1955) é geralmente dividida em duas partes: a Relatividade Restrita (RR), publicada em 1905, e a Relatividade Geral (RG), publicada em 1916. O Autor acredita que ambas deveriam ser introduzidas na disciplina Física do ensino médio. Essas teorias modificaram substancialmente as concepções do mundo físico que prevalece nesse ensino, que é baseado nos conhecimentos do século XIX. A Relatividade Restrita ou Especial, que é muito bem estabelecida, trata dos eventos ligados a grandes velocidades, como por exemplo, na Física das partículas elementares, e também da equivalência entre massa e energia, que se aplica à geração de energia nas usinas nucleares de força e luz. Quanto à Relatividade Geral, ela tem profundas implicações na Astrofísica e Cosmologia modernas, por exemplo, na física dos buracos negros e nos modelos de criação e evolução do Universo físico.

Ou 3x de R$12,67 s/ juros

Teoria de Campos e a Natureza – Parte Quântica

R$209,00 R$167,20

Este livro decorre das minhas notas de aula dos cursos sobre Teoria de Campos e Física de Partículas, ministrados na pós-graduação do Instituto de Física da UFRJ. Estas minhas notas circularam muito, entretanto, quem ainda as tem, ou lembra delas, vai notar que o livro ficou bem diferente. Reescrevi quase tudo. Procurei dar uma sequência mais harmoniosa. Refiz também muitos cálculos. Deu muito trabalho, mas foi sempre agradável. O que mantive mesmo foi a ideia desses cursos, a teoria de campos e sua conexão com a Natureza. O título do livro encerra esta ideia. Procurei manter uma sequência paralela entre teoria e experiência. Fui até o ano de 2013, quando a Natureza disse sim ao bóson de Higgs. O livro é desenvolvido em 19 capítulos com uma lista de exercícios no final de cada um. O Apêndice D contém a solução de alguns desses exercícios. No desenvolvimento dos capítulos são citadas algumas referências específicas e, no final, há um conjunto de referências mais geral. Os três primeiros apêndices complementam e estendem a parte teórica do texto, e suas referências são bem mais específicas.

Ou 3x de R$69,67 s/ juros

Teoria de Grupos

R$110,00 R$88,00

Um dos mais ativos ramos da Matemática atualmente é a Teoria de Grupo e sua aplicação ao estudo de Física. A importância do estudo da Teoria de Grupo surgiu basicamente com o livro de Hermann Weyl, intitulado Gruppentheorie und Quantenmehanic, publicado em 1928, no qual é mostrada a existência de uma relação íntima entre as Leis Gerais da Teoria Quântica e a própria Teoria de Grupo. Isso acontece ao observar que todos os números quânticos, com exceção do número principal n, são índices que caracterizam as representações de grupo. O presente livro está dividido em 8 capítulos. Nos primeiros três há a parte formal da Teoria de Grupo e suas Representações e nos cinco capítulos seguintes são discutidas algumas aplicações à Física.

Ou 3x de R$36,67 s/ juros

Teoria do Campo Eletromagnético e da Relatividade

R$220,00 R$176,00

A teoria do campo eletromagnético e da relatividade, juntamente com as mecânicas clássica, quântica e estatística, compõem o núcleo da formação teórica atual para os físicos, tanto na graduação como na pós-graduação. Uma base sólida nesses assuntos é um requisito essencial para uma formação mais avançada ou especializada. O autor, José Roberto Mahon, procurou desenvolver os fundamentos e conceitos de forma abrangente e aprofundada, mostrando diversas aplicações e exemplos atuais. Os tópicos introduzidos são tratados de forma compreensiva, procurando-se expor claramente as deduções dos principais resultados. Espero que o texto seja estimulantes por ter uma apresentação diferente e nitidamente mais madura e profunda que aquela apresentada em sua formação básica e início do ciclo profissional. Um programa típico de graduação em eletromagnetismo envolve dois semestres com ênfase nas leis fundamentais, equações de onda eletromagnética e radiação. As ferramentas matemáticas utilizadas incluem cálculo vetorial, equações diferenciais parciais e funções especiais. No início da pós-graduação vemos mais profundamente o desenvolvimento relativístico e tópicos anaçados do eletromagnetismo clássico, como radiação e espalhamento, multipolos toroidais, radiação por partícula em movimento e supercondutividade. O objetivo do texto é apresentar o eletromagnetismo e a relatividade no contexto da física moderna. Assim, o texto está dirigido aos estudantes avançados de graduação e da pós-graduação em física, estudantes de ciências exatas e engenharia, que trazem uma base sólida da graduação, que gostariam de aperfeiçoar seus conhecimentos, ou seja, espera-se que o estudante tenha familiaridade com o material básico de um curso de eletromagnetismo (nível de graduação) e de matemáticas para física e engenharia.

Ou 3x de R$73,33 s/ juros

Teoria dos Sistemas Dinâmicos: Uma Introdução

R$82,00 R$65,60

Este livro é uma primeira introdução à teoria dos sistemas dinâmicos. Pode em particular servir de texto base auto-contido a uma disciplina correspondente ou servir para estudo independente. Pode também ser usado como ponto de partida para o estudo de tópicos mais avançados. A teoria dos sistemas dinâmicos é muito vasta, além de ser extremamente activa em termos de investigação. Foi por isso necessário fazer uma selecção cuidada do material, de modo a dar uma visão suficientemente alargada e ainda assim controlar o tamanho do texto, indicando bibliografia adicional para tópicos mais avançados. A exposição é directa e rigorosa. Em particular, todos os resultados apresentados no livro são demonstrados. Além disso, tentámos que cada demonstração fosse tão simples quanto possível. O texto inclui ainda muitos exemplos, que ilustram detalhadamente os novos conceitos e resultados, bem como exercícios no final de cada capítulo, com nível de dificuldade variável. Há diferenças importantes entre este livro e a larga maioria dos textos existentes na literatura (com nível análogo e com alguma intersecção de tópicos): a) demonstramos todos os resultados, o que frequentemente não acontece em textos introdutórios, apesar de isso não significar que as demonstrações são mais complicadas ou que exigem técnicas adicionais, necessitando sobretudo algum cuidado preparatório ou a restrição a classes apropriadas de sistemas dinâmicos, o que se justifica plenamente numa primeira abordagem; b) evitamos tópicos menos centrais, o que muitas vezes também não acontece em textos introdutórios, preferindo outros autores incluir tópicos adicionais, mesmo que de forma menos rigorosa ou menos detalhada, o que em nossa opinião é desajustadoa um texto base auto-contido e de tamanho controlado, podendo antes indicar-se literatura adicional para tópicos mais avançados.

Ou 3x de R$27,33 s/ juros

Teoria Eletromagnética – Parte Clássica – capa dura

R$209,00 R$167,20

Edição em capa dura: Este livro decorre das notas de aula do professor Barcelos no Instituto de Física da UFRJ e é destinado, principalmente, ao estudante do Bacharelado em Física. Sumário: 1 – Equações de Maxwell 2 – Eletrostática no vácuo 3 – Magnetostática no vácuo 4 – Correntes e circuitos 5 – Eletrostática em meios dielétricos 6 – Magnetostática em meios materiais 7 – Ondas eletromagnéticas 8 – O Eletromagnetismo e a Relatividade A – Transformadas de Fourier do campo eletromagnético B – Resolução de alguns exercícios

Ou 3x de R$69,67 s/ juros

Teoria Geral dos Complexos – Imagens, Estereótipos de Obstáculos

R$110,00 R$88,00

Trata-se de uma leitura obrigatória para todos aqueles empenhados
na decifração do contemporâneo. Utilizo este termo na acepção de
Giorgio Agamben. Contemporâneo, ele enfatizou, são todos aqueles
que reconhecem as luzes da razão, mas não se deixam seduzir por elas. Sob a luminosidade excessiva da razão e da racionalidade, existem sombras, escuridões, buracos negros, que precisam ser perscrutados, reconhecidos, admitidos.
[…]. Por isso, o modo de leitura deste livro é aberto e transpessoal. Cada um pode escolher o caminho que mais lhe convém. Caso prefira a linearidade pode seguir a ordem sequencial; caso opte pela surpresa, pelo descaminho, pela potência imaginária, pode reagir ao sabor dos vestígios do dia, das emanações do amor, das pulsões desejantes. No lugar de querer enquadrar-se nesse ou naquele complexo, deixar que emoções fluam, brotem livremente,
sem censuras ou recalques. Estamos diante de um mosaico incandescente que permite acessar a grande narrativa do mundo, da história, do indivíduo, da sociedade, da espécie e, com isso redefinir e reinventar nosso ser-no-mundo, reconhecer nossa impertinência, nossa pequenez diante da imensidão do cosmo.
Se parece óbvio que o mundo líquido requer urgentemente a reinvenção das instituições, o leque desse conjunto de complexos pode saturar a consciência do sujeito-leitor, inseri-lo em novas configurações e plataformas de tempo e espaço que lhe permitem romper com o conformismo que grassa por toda parte e, assim, acionar as comportas da revolta, da indignação, da esperança, em prol de um mundo mais justo e ético.
Prof. Dr. Edgard de Assis Carvalho

Ou 3x de R$36,67 s/ juros

TEORIA MATEMATICA DAS ELEIÇOES

R$38,00 R$30,40

Inicia-se com uma investigação histórica. Na segunda parte analisa o Teorema de Arrow, e mostra que, na opinião do autor, não há nenhum sistema eleitoral que satisfaça a todas as condições desejáveis em uma democracia. Por fim apresenta como é possível que Votos, Álgebra e Geometria combinem de forma perfeita, analisando e dsicutindo alguns resultados obtidos por Donald Saari.

Ou 3x de R$12,67 s/ juros

Teoria Quântica – Estudos Históricos e Implicações Culturais – PRÊMIO JABUTI 2011

R$154,00 R$123,20

Vencedor do Prêmio Jabuti 2011 – Este livro foi publicado pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba – EDUEPB em parceria com a Editora Livraria da Física. A presente obra é uma coletânea de trabalhos que exploram aspectos da história dessa teoria científica, desde sua criação aos desenvolvimentos ulteriores, incluindo a controvérsia sobre os fundamentos e sobre suas implicações filosóficas e culturais. Discute também problemas relacionados à pesquisa sobre o ensino e a difusão cultural dessa teoria, bem como os usos, e abusos, que aí podem aparecer.

Ou 3x de R$51,33 s/ juros