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Semiósis e Pensamento Humano: Registros Semióticos e Aprendizagens Intelectuais – Coleção Contexto da Ciência
Raymond Duval é filósofo e psicólogo de formação. Seus estudos relativos à psicologia Cognitiva, desenvolvidos no Instituto de Pesquisa em Educação Matemática(IREM) de Estrasburgo(França), têm contribuído fortemente para as pesquisas em Educação Matemática. Seu livro Sémiosis et Penseé Humaine: Registres Sémiotiques et Apprentissages Intellectuels [ Sémiosis e pensamento humano: registros semióticos e aprendizagens intelectuais] , mostra a importância de sua teoria dos registros de representação semiótica para pesquisas no âmbito da Didática da matemática. Na última década um grande número de pesquisas tem sido realizado no Brasil, utilizando esse referencial teórico. A tradução desse livro em língua portuguesa contém a primeira parte da referida obra do autor. É de suma importãncia para o meio acadêmico da Educação Matemática brasileira, que compartilha com essa teoria em seus estudos e pesquisas sobre aprendizagem matemática.
Ou 3x de R$13,33 s/ juros
Semiótica Aplicada à Educação Científica: Signos de tipo indicações circunstanciais emitidos pelo professor em atividade discursiva
O livro expõe uma proposta de transposição didática de estudos em semiótica para o ensino das ciência, com aplicações práticas para a sala de aula. O referencial semiótico abordado perpassa por conceitos de diferentes autores e referências, mas o trabalho vem norteado pela releitura de conceitos da teoria da comunicação de Luís Jorge Prieto. A obra tem como objeto o aprimoramento da construção dos conhecimentos científicos dos aprendizes na sala de aula, mediante ações discursivas guiadas pelo professor. O conceito central que se destaca no trato do processo discursivo é o de “indicação circunstancial”, um neologismo retirado de Prieto. Esse elemento sígnico, que o professor pode vir a se basear para orientar atividades discursivas, tem como objetivo mediar a interlocução dialógica com os estudantes, para superar incompreensões do que está sendo ensinado por meio de estimulação da reflexão autônoma. Como princípio educacional, a proposta considera fundamental tornar os aprendizes participantes ativos na constrição dos conhecimentos ensinados. A leitura da teoria é contrastada com exemplos que auxiliam não só na compreensão da ideias, mas servem para mostrar situações ocorridas em sala de aula e que, portanto, são factíveis de serem aplicadas na escola. Ainda que os exemplos apresentado tenham a finalidade de ilutrar a proposta em uma disciplina específica, a obra é extensível para qualquer ensino de ciências. Confia-se que a leitura do livro, dirigido ao professor de educação científica, contribua para um aprimoramento profissional constante e enriquecimento da qualidade da formação dos estudantes.
Ou 3x de R$14,67 s/ juros
Simetria – Historia de um Conceito e suas Implicacoes no Contexto Escolar
Este livro trata de Simetria: um conceito chave em Matemática, com aplicações importantes em áreas como Física, Química, Biologia, Cristalografia, Arquitetura, entre outras. ‘Ao longo da História, a palavra Simetria’ teve diferentes significados culminando com o conceito moderno de invariância por um grupo de transformações. Seus autores contrapõem este desenvolvimento histórico com o contexto escolar (currículo e livros didáticos) com ênfase especial no conceito moderno de simetria.
Ou 3x de R$14,67 s/ juros
SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES: Entre a história da matemática e a história da educação matemática – Vol. 8
A SBHMat implantou em 2001, durante o IV SNHM, a Série de Textos de História da Matemática, posteriormente denominada de Coleção História da Matemática para Professores e, em 2019, Série História da Matemática e da Educação Matemática para o Ensino, com o intuito de dar maior significado aos minicursos, além de possibilitar acesso à alunos e professores uma diversidade de temas que representam os avanços sobre História e Educação Matemática nos múltiplos centros de estudos do país. Os dez textos publicados XIII SNHM são independentes e não são reproduções dos conteúdos limitados aos minicursos, mas obras de referências sobre as temáticas abordadas no evento que podem contribuir para o desenvolvimento da área. Neste livro são abordados aspectos históricos das equações lineares e sistemas de equações que remontam os babilônicos, egípcios, chineses, hindus, gregos e árabes. Por outro lado, sob o viés da história da educação matemática, apresentam as legislações e propostas educacionais no Brasil de 1930 a 1970, com destaque para o Método Intuitivo e as reformas de Francisco Campos e Gustavo Capanema, além do Movimento da Matemática Moderna. A partir da análise de seis livros da época, evidenciam aspectos pedagógicos que podem ser confrontados com os atuais.
Ou 3x de R$11,00 s/ juros
Sistemas de numeração precursores do sistema Indo-Árabe
Envio a partir de 15 de julho – Este livro está organizado em quatro capítulos nos quais o autor descreve e analisa alguns dos principais sistemas de numeração, considerados os precursores do sistema indo-árabe, como os sistemas de numeração babilônico, hieroglífico egípcio, ático, romano e hindu. No primeiro capítulo o autor faz uma breve descrição da noção de número e da numeração no decorrer da História da Matemática. Nos três capítulos seguintes decreve e analisa os sistemas de numeração babilônico, ático e hindu, na tentativa de mostrar as concepções que essas civilizações tinham acerca do número e de caracterizar cada um desses sistemas. No final do livro são apresentados dois anexos contendo uma abordagem sucinta do sistema hieroglífico egípcio e do sistema romano. O nosso desejo é que este livro possa contribuir tanto para o trabalho docente dos professores de Matemática, quanto na formação dos licenciandos em Matemática, além de outros profissionais interessados no tema, de modo a ampliar seus horizontes cognitivos a partir dessa leitura. Sumário: APRESENTAÇÃO…………………………………………………………………. 09 INTRODUÇÃO……………………………………………………………………… 13 CAPÍTULO I – A IMPORTÂNCIA DA NUMERAÇÃO 1 …….. 15 1. A matemática, a história e o número………………………………….. 15 1.1. A história da escrita versus a história da numeração………..18 1.2. O conceito de número……………………………………………………… 21 1.3. Os sistemas de numeração………………………………………………. 23 1.4. A história da matemática versus a educação matemática… 26 CAPÍTULO II – O SISTEMA BABILÔNICO………………………….. 29 2.1. Contexto histórico e geográfico ………………………………………. 29 2.2. Sistemas de numeração na Mesopotâmi
Ou 3x de R$22,00 s/ juros
Sociedade e Ambiente: território, desigualdade e vulnerabilidade
A urbanização é um fenômeno marcante do século XXI e apresenta processos descontínuos e com estruturas diferenciadas de território para território, de cidade para cidade, tornado seus espaços mais suscetíveis a diferentes situações de vulnerabilidades e desigualdades. Este livro apresenta uma coletânea de artigos acadêmico-científicos resultantes de pesquisas que discutem, a partir de enfoques temáticos distintos, perspectivas de análises sobre a realidade socioambiental em contextos urbanos e que refletem sobre as relações, a sociedade e o ambiente.Tais assuntos são tratados sob a ótica das desigualdades sociais e espaciais, da participação política e social, da proteção e do direito urbano e ambiental, das problemáticas socioambientais e das condições de vulnerabilidade sob diversos focos dimensionais.
Ou 3x de R$34,67 s/ juros
Somos Poeira de Estrelas
Este libro foi escrito para o leitor que sempre teve curiosidade sobre o Universo, mas sempre pensou que a linguagem da física e da matemática era demasiado hermética para entender. Conceitualmente rigoroso, é também uma excelente leitura para o público fiel aos livros de divulgação cientifica, para estudantes e professores do ensino médio e fundamental. ‘Somos poeira de estrelas’ nos leva a procurar entender questões fundamentais da nossa existência num Universo tão vasto.
Ou 3x de R$16,67 s/ juros
Stalin biografia
O sangue de Trotsky ao ser assassinado manchou as páginas do manuscrito deste livro. Stálin, além dele matou outros milhões, conspurcou o comunismo e se aliou com Hitler. A herança trotskista subsiste em muitos países em movimentos revolucionários enquanto a de Stálin também se encontra no capitalismo chinês ou na vocação burocrática e autoritária de parte do movimento operário internacional mantendo ainda atual o impasse que dividiu a esquerda mundial na década de 30 do século XX. Isso torna obrigatória a leitura deste livro enriquecido com um prólogo esclarecedor Henrique Carneiro é Professor de História Moderna da FFLCH-USP “No momento mesmo em que Trotsky era assassinado de modo bárbaro, ele escrevia a primeira biografia política séria exatamente do mentor principal do crime: Stalin. A morte de Trotsky demarca o fim de uma época do movimento revolucionário e simboliza também o apogeu do poder staliniano e esse livro mostra como o destinos desses dois homens estiveram entrelaçados de modo trágico. A publicação de uma nova edição desse trabalho histórico e político de envergadura decerto representa uma contribuição sempre atual sobre os caminhos e descaminhos da luta socialista no século XX.” Marcos Del Roio é Professor Titular de Ciência Política na UNESP
Ou 3x de R$66,00 s/ juros
STOMÁKHION DE ARQUIMEDES: POSSIBILIDADES PARA UM ESTUDO DE GEOMETRIA E COMBINATÓRIA
A coleção “História da Matemática no Ensino de Matemática”
é formada por oito volumes que se configuram como
uma ampliação dos materiais referentes aos minicursos
apresentados no XV Seminário Nacional de História da Matemática
(SNHM) promovido pela Sociedade Brasileira de História
da Matemática.
Com o objetivo de contribuir para o aumento da literatura
de História da Matemática que pode ser utilizada para o ensino
de Matemática nos diversos níveis de ensino, os volumes dessa
coleção se voltam à apresentação de possibilidades de abordar
temáticas relativas à História da Matemática no ensino na Educação
Básica ou no Ensino Superior.
Nesse volume, os autores apresentam aos leitores o jogo
stomákhion, que é constituído por peças poligonais que, combinadas,
formam diferentes figuras. Mostram, em uma perspectiva
histórica, que este jogo foi tema de uma obra de Arquimedes
e abordam como este estudioso ampliou o propósito
original do jogo. Os autores descrevem a construção geométrica
do stomákhion usando régua e compasso e propõem um intrigante
desafio: de quantas maneiras diferentes é possível combinar
as peças do jogo no formato de um quadrado? Ao longo
da obra, os autores discutem questões relevantes para
professores e professoras de matemática, tais como
as possibilidades de abordar esse problema e
como formulá-lo na linguagem matemática.
Ou 3x de R$18,33 s/ juros
Tecendo Diálogos Sobre Direitos Humanos na Educação em Ciências
Este livro reúne um conjunto de quinze ensaios que trata dos Direitos Humanos na Educação em Ciências. Cada autor, a partir de sua área de conhecimento, estabelece pontos importantes para pensar a formação de professores a partir de temas como cidadania; ética; diversidade; interculturalidade; multiculturalismo; relações étnico-raciais na educação; racismo na escola; inclusão; educação no campo; valorização dos conhecimentos tradicionais; educação ambiental; questões de gênero, sexualidade e valores necessários para uma sociedade aprendente. O propósito apresentado é formar professores conscientes para trabalharem com a diversidade étnica e cultural brasileira e educar cidadãos mais responsáveis em relação ao destino do nosso planeta e da humanidade. Sem pretender esgotar o debate, o livro instiga re?exões e proporciona o diálogo para pensar uma Educação em Ciências que politize o pensamento e promova os Direitos Humanos dos cidadãos.
Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Técnicas de Medidas Magnéticas
O presente livro é o 7º volume da coleção Tópicos em Física editada pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e a Editora Livraria da Física. A compreensão total do magnetismo não pode ser alcançada sem o conhecimento da maneira como as propriedades magnéticas foram medidas. Assim, este livro tem como objetivo fornecer informações aos alunos iniciantes na pesquisa experimental sobre o funcionamento básico das principais técnicas de medidas magnéticas que habitualmente utilizamos no cotidiano de um laboratório. Em cada capítulo será descrito um dos três métodos de medidas magnéticas, a saber: indução magnética, força e método indireto e, em cada um destes métodos iremos descrever as várias técnicas de medidas bem como as principais propriedades macroscópicas que podem ser obtidas de cada uma destas técnicas. A caracterização magnética geralmente é realizada variando se alguns parâmetros externos como a temperatura, pressão ou campo magnético. Assim, um breve relato sobre os dispositivos e acessórios necessários para a realização destes experimentos será apresentado no capítulo que se segue. Finalmente, um capítulo sobre as unidades magnéticas e protocolos de medidas serão descritos.
Ou 3x de R$11,00 s/ juros
Técnicas de Preparo de Amostras e a Química Verde Volume 1
Adentre de maneira abrangente o cenário do preparo de amostras com “TECNICAS DE PREPARO DE AMOSTRAS È A QUÍMICA VERDE”. Esta obra oferece uma jornada completa por técnicas inovadoras, desde aquelas que eliminam o uso de solventes até métodos clássicos, equilibrando eficiência e consciência ambiental, Explore conceitos fundamentais e técnicas modernas, como O uso de campos elétricos, com eficiência de extração e redução drástica de solventes orgånicos. O primeiro volume estabelece as bases, abordando a importância da consciência verde e preparando o terreno para volumes futuros. Colaborações interinstitucionais e a participação de alunos de pós graduação enriquecem a obra, proporcionando uma variedade de perspectivas. Este livro não apenas oferece uma visão aprofundada sobre o preparo de amostras, mas também alinha-se à busca por práticas mais sustentáveis, evidenciando a sinergia entre ciência analítica e responsabilidade ambiental. “TÉCNICAS DE PREPARO DE AMOSTRAS E A QUÍMICA VERDE” não é apenas um livro, um convite para transformar a maneira como abordamos O preparo de amostras, promovendo métodos mais eficazes e ecologicamente conscientes. Entre em um novo capítulo da química analítica com esta
obra moderna e inovadora.
Ou 3x de R$33,00 s/ juros