Astrobiologia uma ciência emergente

R$143,00

Nova edição: fotos coloridas A Astrobiologia é uma área recente de pesquisa científica, que procura entender o fenômeno da vida em nosso Universo, não se restringindo apenas à vida na Terra, ou mesmo à vida como a conhecemos. Ela aborda algumas das questões mais complexas sobre os sistemas biológicos, como sua origem, evolução, distribuição e futuro na Terra e possivelmente em outros planetas e luas.

Ou 3x de R$47,67 s/ juros

Astronomia na Educação Infantil e nos anos Iniciais do Ensino fundamental – Relatos de Professores

R$72,00

Neste livro temos a satisfação de apresentar os relatos de aulas de professores (as) que abordam o ensino de Astronomia com alunos da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, isso parece muito oportuno já que a produção bibliográfica nacional é escassa com relação a este tema nestes níveis de ensino. Como afirma o prof. Rodolpho Caniato no prefácio desta obra, “esforços como os aqui relatados e que incluem a atividade, o aspecto lúdico e a discussão são mais uma séria contribuição e em particular para o uso da Astronomia tanto na formação do cientista quanto na do Cidadão do Mundo”. Cada relato acompanha uma reflexão dos próprios professores, cujas contribuições podem servir de incentivo para quem precisa conhecer um pouco mais sobre diferentes metodologias do ensino de Astronomia para crianças. Reunindo 20 relatos de professores e contendo mais de 100 fotos, desejamos que a leitura deste livro possa incentivar muitos outros professores a também refletirem sobre sua prática atual de trabalho e começarem a buscar meios de sentirem a satisfação de ensinar esta bela ciência, a astronomia!

Ou 3x de R$24,00 s/ juros

Astronomia no Ensino de Ciências da Natureza

R$55,00

Esta é uma coleção dedicada a professores inovadores. O mundo mudou a demanda da escola a implementação de novos projetos educacionais. Acreditamos que o desafio da inovação educacional deva ser considerado na perspectiva de auxiliar os professores a enfrentar os riscos e dilemas de romper com a tradição de sua área. A meta é desenvolver conhecimento didático-pedagógico que lhe dê segurança. A coleção Professor inovador tem este objetivo: apresentar orientações, atividades e conteúdos que garantam formas de gerenciamento do risco num ensino inovador. Em alguns livros o foco da inovação será o conteúdo científico, como no caso da inclusão de Teorias Moderna e Contemporânea. Em outros serão os recursos disponíveis, como no caso do uso de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Em outros serão os objetivos formativos que se deslocam do aprender ciências para o aprender sobre os usos da ciência. Ou ainda quando se transforma a literatura e o cinema em objetos de ensino-aprendizagem nas aulas de ciência. Em todos esses casos, há uma necessidade de apoiar o professor que se investe no desafio de transformar seu ensino. A coleção professor inovador visa uma educação científica compatível com os desafios do século XXI, se colocando ela mesma como um convite ao desafio de transformação das salas de aula de ciência.

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

Astronomia para iniciantes

R$28,00

Edição bilíngue – Português / Inglês O livro não tem a pretensão de abranger todos os conceitos de astronomia e astrofísica, o objetivo principal é apresentar os tópicos básicos, atuais e curiosos, despertando assim o interesse do leitor pelos mistérios do universo. Indicado para crianças e adolescentes ou iniciantes que queiram ter as principais informações básicas.

Ou 3x de R$9,33 s/ juros

Atividades Experimentais investigativas em Física e Química

R$50,00

Nesta obra os autores propõem experimentos investigativos para licenciados em ciências naturais e professores da educação básica. O livro busca trazer propostas flexíveis que estimulem os professores em sua atividade docente e com uma abordagem investigativa que promove a aprendizagem de habilidades por parte dos estudantes, tais como elaboração de hipóteses, coleta de dados e inferências para a construção do próprio conhecimento.

Ou 3x de R$16,67 s/ juros

Atividades Experimentais no ensino de Física: Uma nova visão baseada na teoria de Vigotski

R$88,00

A atividade experimental em Física tem estado ausente da maioria das nossas escolas, mesmo naquelas que dispõem de laboratórios bem equipados. Para o Autor, essa realidade se deve muito mais às dificuldades pedagógicas para o desenvolvimento do que à existência de recursos materiais para realizá-las. Nas últimas décadas, em numerosos países, a atividade experimental em física passou por diversas modalidades metodológicas. O Professor Alberto Gastar percorre o caminho de duas vertentes dessas iniciativas didáticas: as realizadas nos Estados Unidos na década de 1960, baseadas na ideia de que é pela experimentação que o aluno entende a teoria; e as propostas mais recentes, inspiradas em grande parte pela teoria de Piaget, em relação à qual o Autor tem sérias restrições.

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

Aula de Física do planejamento à avaliacao

R$44,00

Uma das questões centrais do ensino de Física na atualidade é entender como os conhecimentos são apresentados aos estudantes e quais são as possibilidades de generalização das conclusões obtidas a partir da consecução das atividades propostas. Percebemos uma grande fragmentação do saber a ser ensinado e a apresentação de teorias como uma verdade absoluta e universal, com uma discussão limitada sobre os seus limites de validade. Isso contribuiu para a construção da ideia, por parte dos estudantes, de que o conhecimento científico é composto por verdades inequívocas e válidas em qualquer contexto. No bojo dessa questão há a discussão sobre a construção de teorias científicas, da validade dos conceitos e das formas como os sujeitos se apropriam desses saberes e os utilizam em ação. Torna-se importante, então, a compreensão da construção de conceitos científicos por parte dos estudantes, identificando as produções de sentido, as representações construídas a partir das situações-problema apresentadas e a utilização, em ação, de modelos conceituais, metas, antecipações, inferências e conhecimentos. Este livro procura apresentar uma discussão no sentido de oferecer elementos para que o professor possa romper com essa situação. Além disso, temos, também, a necessária atenção voltada às práticas avaliativas na dinâmica da sala de aula.

Ou 3x de R$14,67 s/ juros

AutoCAD na prática: desenho arquitetônico: volume 2

R$99,00

Para que se possa executar a construção de uma edificação com qualidade, seja ela de pequeno, médio ou grande
porte, faz-se necessária à sua concepção, daí a importância dos projetos arquitetônicos, que podem ser definidos como
a materialização gráfica de uma ideia imaginada cuja obra arquitetônica será concebida. Assim sendo, o desenho de
arquitetura é a representação gráfica do que irá ser construído.
Os desenhos arquitetônicos devem conter todas as informações necessárias para que se possam ser completamente compreendidos e executados. Nele, são apresentados informações gráficas, representadas pelos desenhos técnicos utilizando plantas, cortes, elevações, perspectivas, fachadas, plantas humanizadas, detalhes, pontos elétricos e iluminação, elementos hidráulicos, quadro de esquadrias etc.
Neste livro, iremos instruir os leitores para a utilização das principais ferramentas e edição de desenhos no software Autodesk AutoCAD para a elaboração de um desenho arquitetônico utilizando as principais ferramentas do software para atingir um resultado profissional.

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

AutoCAD na Prática: Primeiros Passos

R$72,00

O livro “AutoCAD na prática: primeiros passos” se propõe a ensinar e a auxiliar de forma direta o uso do mais popular software de desenho técnico. Neste volume, o leitor irá aprender a obter a licença do software e cadastro na Autodesk, conhecer a interfaces de trabalho, utilizar as ferramentas de seleção e modificação, bem como as ferramentas auxiliares e o uso de camadas no desenho. Em todos os capítulos são fornecidos uma série de exercícios resolvidos e propostos a fim de facilitar a aplicação dos assuntos abordados. O livro sugere metodologias rápidas e práticas para a elaboração e edição do desenho em AutoCAD, sendo indicado tanto para estudantes quanto para profissionais ou interessados na área de representação gráfica de desenhos técnicos.

Ou 3x de R$24,00 s/ juros

Avaliação Integrada ao Ensino de Matemática: Uma Tendência

R$50,00

Este livro inova a ideia da avaliação em Matemática, pois muda o contexto estabelecido de que nesta disciplino, não é possível avaliar de outra maneira. A obra está escrita em uma linguagem simples e acessível, sem perder o rigor acadêmico, mostrando que ao trabalhar com um grupo de estudantes, deve-se reconhecer que eles diferem, que cada um possui uma maneira de aprender e que isso se revela quando o estudante é avaliado. Aqui se mostram experiências exitosas do autor, realizadas ao longo da última década, as quais mostraram a aceitação e os bons resultados de avaliar em Matemática, com diferentes instrumentos integrados ao processo de ensino. Neste contexto, esta obra propõe que a avaliação em Matemática deve ocorrer em todos os momentos do processo de ensino-aprendizagem, ou seja, deve ser formativa, diagnosticar, acompanhar e suceder todo o processo. Com prefácio de Ubiratan D’Ambrósio, a obra traz como diferencial a ideia de que a avaliação em Matemática deve ter uma nova orientação e direcionamento, com novos métodos, perspectivas e valores. Assim, se inicia uma nova Tendência em Educação Matemática: Avaliação integrada ao ensino de Matemática.

Ou 3x de R$16,67 s/ juros

Avaliação no Ensino de Ciências Práticas docentes e ¨escuta ¨a professores

R$88,00

Este texto é endereçado ao professor de ciências, à escola, aos gestores escolares e, possivelmente, a fazedores de políticas públicas, pois apresenta resultados de pesquisa, e a análise qualitativa a que chegamos, sobre a avaliação. Trata-se de uma temática importante, tanto para a pesquisa na área de Educação em Ciências, como na relação teoria-prática. A avaliação escolar é “olhada” aqui a partir de diferentes perspectivas. A avaliação das aprendizagens, a articulação entre normas e demandas oficiais e as formas cotidianas de avaliar, nem sempre coincidentes, revelou “modos de fazer” e “táticas”, às vezes invisíveis, dos professores imersos no cotidiano escolar, enquanto formas de resistências. Além da discussão da literatura e das políticas públicas, narramos observações e “escutas” atentas, demos voz a estudantes sobre a avaliação de suas aprendizagens, também a falas e percepções de diferentes agentes escolares sobre as avaliações externas, suas possíveis lacunas e potencialidades. Tudo isso dentro de um quadro teórico e metodológico consististe. Esperamos, assim, poder contribuir com a reflexão, a autocrítica e o avanço das pesquisas sobre a avaliação no âmbito escolar, em particular, sobre a avaliação em Ciências.

Clique aqui para ler a prévia do conteúdo.
previa

Ou 3x de R$29,33 s/ juros