Classical Statistical Mechanics

R$44,00

Esse livro foi o livro texto do curso que Leon Rosenfeld ministrou no CBPF em 1953. Um texto clássico e inédito. Sumário: Statistical thermodynamics Classical Statistics The Ergodic Theorem Statistics of closed systems Statistics of open systems

Ou 3x de R$14,67 s/ juros

Clube de ciências da UFPA: aprendizagens entrelaçadas de docência e iniciação científica

R$88,00

Esta é uma obra coletiva, cujos artigos são recortes de pesquisas realizadas sobre ou no Clube de Ciências da UFPA (CCIUFPA), comemorativa aos 40 anos de existência do CCIUFPA. Ela só se tornou possível porque, em 1979, o saudoso Professor Dr. João Paulo do Vale Mendes, então Diretor do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA, acreditou na jovem professora recém-chegada à Instituição, a professora Terezinha Valim Oliver Gonçalves, e em seus propósitos de inovação na formação de professores de Ciências e Matemática. Sim, ele acreditou, apoiou e apostou no trabalho. Profissional de visão futurista, ele compreendeu que renovar a formação de professores no interior da UFPA, por meio de práticas de investigação, promoveria a iniciação científica de estudantes da Educação Básica. O apoio foi enorme! Até compôs a equipe interdisciplinar do CCIUFPA no início dos anos de 1980. Desejamos que o leitor tenha muito proveito com a leitura dos diferentes artigos. Nossa expectativa é contribuir para que novas oportunidades de formação de professores e de iniciação científica sejam criadas, de modo a promover a construção de cidadãos alfabetizados cientificamente, comprometidos com transformações positivas de si e do meio socioambiental e cultural em que vivem. Nos diferentes artigos, evidenciam-se entrelaçamentos de aprendizagens, quer da docência para a iniciação cientifica, quer da iniciação científica, em si, tanto em termos teóricos, quanto de práticas coletivas que orientam e fundamentam a formação de professores para o exercício do Ensino de Ciências e Matemáticas voltado para o desenvolvimento da iniciação científica de estudantes da Educação Básica, por meio da pesquisa em aula. São abordagens de pesquisa narrativa e pesquisa-formação, que encaminham a formação do cidadão crítico, ao perceber, investigar e analisar problemas de seu entorno, buscando respostas para perguntas investigativas, por meio do trabalho coletivo e estudos teórico-práticos. Nossos agradecim

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

Códigos Corretores de Erros – Textuniversitários 2

R$60,00

Textuniversitários 2
Desde a sua introdução por Claude Shannon (um matemático que trabalhava no Bell Lab.), a teoria de códigos corretores de erros tem inúmeras aplicações.
Ela intervém todas as vezes que queremos transmitir ou estocar mensagens ou dados que estão sujeitos à interferência que causem erros na mensagem a ser lida posteriormente, como, por exemplo, na transmissão de imagens por satélites. Este pequeno livro apresenta de maneira concisa, porém de forma bastante completa os fundamentos que compõem esta teoria.
Como o próprio autor diz, o que lhe atrai na teoria dos códigos coretores de erros é como um problema, a principio tão “aplicado”, se relaciona tão intimamente com vários tópicos de matemática “pura” motivando novos problemas e novos resultados em ambos os lados; e é essa inter-relação que ele procura ilustrar no texto.Clique aqui para ler a prévia do conteúdo.
previa

Ou 3x de R$20,00 s/ juros

CODOCÊNCIA E SURDEZ: ENCONTROS E DIÁLOGOS

R$99,00

QUE é uma Cantata? Um tipo de composição vocal para uma ou mais vozes com acompanhamento instrumental que contém mais de um movimento e cujo texto não é um fato dramático e sim lírico, descrevendo uma situação psicológica (adaptado da Wikipedia). Ao ler o livro que você tem agora em suas mãos, e como me foi solicitado pelo Prof. Eleandro escrever o prefácio, não pensei em outra palavra para título. A palavra brotou em minha mente, depois de um conjunto de reflexões sobre como deveria escrever este prefácio. Veio como uma associação inconsciente. Por quê? Porque o livro baseia-se em uma estrutura musical que tem prelúdio, interlúdio e poslúdio. O título deste prefácio precisa ser significado, lembrando que aflorou e mexeu comigo, antes mesmo de eu procurar saber exatamente o seu significado. Caiu como uma luva! Então vamos lá. Este livro é uma composição. Não vocal, está certo, mas textual. E não é composto por uma única voz, mas por várias vozes de professores ou outros profissionais da Educação, como o Tradutor Intérprete de Língua de Sinais/Portuguesa – TILSP, interessados e preocupados em melhorar a qualidade do ensino brasileiro. As diferentes vozes se aplicam aqui, mais ainda, pois temos autores que militam em diferentes áreas do conhecimento, tanto nas Ciências Humanas, quanto nas Sociais e nas Exatas: Química, Matemática, Ciências, Artes (capítulo 5, em musicalidade de surdos e capítulo 13, em artes cênicas), tecnologia, e outras áreas que envolvem interdisciplinaridade, como descrito no capítulo 9, que versa sobre Programa Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais – TEC NEP, nos Institutos Federais de Ensino. A cantata tem um lirismo porque lida com alguma sorte de situação psicológica. Neste livro existe uma harmonia nas vozes dos autores que os aglutina em torno de um mesmo tema: a codocência. Diferentes situações psicológicas estão contempladas neste livro, com o diálogo envolvendo uma diversidade de seres humanos e profissionais. No capítulo 8, por exemplo, a fmília do educando surdo está em destaque, assim como a professora da sala de recursos, em interação buscando a parceria.

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

Cognição Matemática: História, Antropologia e Epistemologia –

R$121,00

Sumário: Apresentação……………………………………………………………. 07 1. Antes que as outras incógnitas fossem inventadas: investigações didáticas acerca dos métodos e problemas da álgebra italiana medieval……………………………………………………………………….. 19 2. A invenção de uma ideia matemática: a segunda incógnita em álgebra…………………………………………………………………………………63 3. Sobre Psicologia, Epistemologia Histórica e o Ensino da Matemática: Rumo a uma história sociocultural da Matemática………………… 95 4. Equações do segundo grau em sala de aula: uma abordagem babilônica………………………………………………………………………. 129 5. A origem histórica do pensamento algébrico………………………… 153 6. Sobre os limites epistemológicos da linguagem: conhecimento matemático e prática social durante a Renascença…………………….. 201 7. As condições epistelomológico-culturais da emergência do simbolismo algébrico ………………………………………………………………. 249 8. Cultura, conhecimento e o self: matemática e a formação de novas sensibilidades sociais no Renascimento e Islão Medieval……….. 285 9. Cultura e cognição: Por uma antropologia do pensamento matemático…………………………………………. 335 10. As éticas de ser e conhecer: rumo a uma teoria cultural da aprendizagem………………………………………………….. 399 Sobre o Autor……………………………………………………………….. 439

Ou 3x de R$40,33 s/ juros

Coleção Histórias da matemática em estudos e no ensino os 10 volumes

R$250,00

Coleção Histórias da matemática em estudos e no ensino os 10 volumes. NULL

Autor: Cristiane Coppe e Mònica Siqueira – org

Ou 3x de R$83,33 s/ juros

COMMENTARIOLUS – Pequeno Comentário de Nicolau Copérnico sobre suas próprias hipóteses acerca dos movimentos celestes

R$66,00

Commentariolus é a primeira descrição que Copérnico divulgou a respeito de sua revolucionária teoria heliocêntrica, escrito em 1519, esse pequeno texto circulou de forma manuscrita, não tendo sido publicado durante a vida do autor.è um importante documento histórico, que permite estudar a evoluçao e a formação do pensamento astronômico de Copérnico.

Ou 3x de R$22,00 s/ juros

Como Dialogar com um Negacionista

R$55,00

Elika é muito mais do que professora e cientista: é uma cidadã implicada na sua realidade. Seus trabalhos científicos são marcados por uma dedicação a diminuir as distâncias entre as Ciências Exatas e as Humanas. Afinal, como afirma, todas as ciências são humanas! Graduada em Física, tem doutorado em Filosofia. Este livro explora fronteiras e encara os desafios epistemológicos que possuímos no Brasil que não conhece o Brasil” porque não se escuta, não sabe dialogar e assim não desenvolveu, ainda, as condições para celebrar sua diversidade como oportunidade para seu desenvolvimento. O trabalho que temos em mãos pode ser compreendido também como parte do esforço da comunidade científica para a popularização da ciência, pois articula os desafios da conquista do diálogo com negacionistas à ampliação dos debates em torno de ciências no plural, capazes de responder aos embates que a sociedade possui. ” – Sueli de Lima

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

Como ensinar análise combinatória

R$55,00

A análise combinatória envolve raciocinio importantes e representa campos de imensas potencialidades para resolução de problemas em matemática, mas o pensamento combinatório tem sido apresentado na escola como um formulário. Nesse livro, apresentamos uma proposta de ensino de análise combinatória baseada na Teoria das situações de Guy Brousseau. Dentro da chamada Didática Francesa da Matemática, buscando a ideia de situação didática, uma ferramenta que possibilita compreender de que forma aprendizagem matemática pode ser mais autônoma, envolvendo habilidades investigativas, interpretativas, criticas e criativas. Ligamos esse conceito com as teorias do desenvolvimento de Vygostky, e propomos que situações não didáticas possam ser aproveitadas de forma intencional, por meio da adoção de sequencias didáticas que proporcionem vivências desafiadoras para os alunos.

Ao procurar respostas para perguntas que ele mesmo faz, o aluno assume para si a tarefa de construir seu próprio pensamento combinatório. O professor, sempre com papel fundamental no processo, precisa permitir e provocar o aluno para que ele assuma essa tarefa, desenvolvendo-se autonomamente. Por, isso além de apresentar uma proposta inovadora para o ensino, o presente texto também traz reflexões sobre a formação inicial e continuada de professores.

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

Como Não fazer uma tese

R$55,00

Este livro, inicialmente, fora escrito ao candidato em início de sua pesquisa de doutoramento. Após leitura de pareceristas das editoras, concluiu-se que seria também do interesse do orientador. Seus capítulos escrutinam as principais fazes da elaboração de uma tese. Inicia com a escolha do tema de pesquisa e do orientador e avança até a sessão da defesa. Clóvis Ultramari escreve seu livro com quatro grandes características que lhe garantem uma singularidade prazerosa: 1. Serve-se, o tempo todo, de referências a outros autores, garantindo uma riqueza de campos de conhecimento diversos. 2. Resgata de sua memória um brilhante acervo literário para reforçar sua crença na importância da boa escrita. 2. Afasta-se, explicitamente, do modelo de manuais ou diretrizes que se propõem a guiar o candidato passo a passo. 4. Insiste, veementemente, que devemos buscar prazer no trabalho do pesquisador, no do candidato a doutor e na relação entre eles. O estilo que Clóvis Ultramari utiliza é irônico, divertido, algumas vezes, como ele mesmo diz, “cínico”. Com isso, garante que a leitura desse livro não seja mais um “fardo” de compromisso de leitura a fazer, mas sim um passatempo útil.

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

Como Não fazer uma tese

R$55,00

Clique aqui para ler a prévia do conteúdo.
previa

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

Competência Leitora nas aulas de ciências para o ensino médio

R$66,00

A presente obra resulta da parceria de trabalho entre o Grupo de Pesquisa Llenguatge i ensenyament de les ciències (Linguagem e ensino de Ciências) – LIEC da Universidade Autónoma do Barcelona e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Argumentação e Ensino de Ciências vinculada à linha de Pesquisa Aprendizagem, Ensino e Formação de Professores em Ciências e Matemática do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O grupo LIEC tem longa experiência na área de Ensino de Ciências e desenvolve pesquisas com vistas a investigar o desenvolvimento de competências comunicativas no âmbito da aprendizagem de Ciências. Interesse comum ao dos pesquisadores da UFRN e uma das motivações para a organização

Ou 3x de R$22,00 s/ juros