- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ANTROPOLOGIA
- ARTES
- ASTRONOMIA
- BEBIDAS
- BIOGRAFIA
- BIOLOGIA
- BIOQUÍMICA
- Ciência da Computação
- CIÊNCIA E TECNOLOGIA
- Ciências
- CIÊNCIAS COGNITIVAS
- CIÊNCIAS NATURAIS
- CIÊNCIAS POLÍTICAS
- CIÊNCIAS SOCIAIS
- COMPUTAÇÃO
- Computação / Arquitetura Autocad
- Computação / Pogramação
- Concursos Publicos
- contos
- Contos Brasileiros
- COSMOLOGIA
- crescimento pessoal
- Criação / Carcinicultura
- Diversos
- DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
- DIVULGAÇÃO CULTURAL
- ECOLOGIA
- ECONOMIA
- EDUCAÇÃO
- Educação / Agroecologico
- Educação / Estudo / Psicologia
- Educação / Estudo e Ensino
- Educação Ambiental
- Educação Matemática
- EDUCÇÃO
- ELETROMAGNETISMO
- ELETRÔNICA
- ENERGIA
- ENGENHARIA ELETRO-ELETRÔNICA
- ENGENHARIA-CIVIL
- ENSINO
- Ensino estudo
- ESTATÍSTICA
- estudo / ensino
- Estudo e Ensino
- FILOSOFIA
- FILOSOFIA DA CIÊNCIA
- FILOSOFIA DA FISICA
- FÍSICA
- Fisica / Quadrinhos
- Fisica da mat. Condensada
- FISICA DA MATERIA CONDENSADA
- FÍSICA MATEMÁTICA
- FÍSICA MÉDICA
- FISICA NUCLEAR
- FÍSICA TEÓRICA
- Fisica Teórica
- GEOCIÊNCIAS
- GEOGRAFIA
- HISTÓRIA
- Historia / Civilização
- HISTÓRIA DA CIÊNCIA
- Historia socialismo/comunismo/capitalismo
- HUMOR NERD
- INFANTIL
- INFORMÁTICA
- LEITURAS DIVERSAS
- LITERATURA
- LITERATURA INFANTIL
- MATEMÁTICA
- Matemática/ Esturo e Ensino
- MEDICINA
- medicina Veterinaria
- MEIO AMBIENTE
- METODOLOGIA
- PEDAGOGIA
- PESQUISA
- POESIA
- PSICOLOGIA
- QUADRINHOS
- QUÍMICA
- Sociologia
Conhecimentos que você precisa para Reconstruir o mundo Pós-apocalipse Zumbi
R$0,00Conhecimentos que você precisa para Reconstruir o mundo Pós-apocalipse Zumbi.
Este é um livro virtual, inteiramente grátis e baixável, finalize a compra para tê-lo em seus pedidos no perfil de usuário.
Consciência e mecânica quântica: uma abordagem filosófica
R$77,00Sobre o autor
Raoni Wohnrath Arroyo é pesquisador visitante na Università degli
Studi Roma Tre, Roma, Itália, pesquisador pós-doutoral no Centro
de Lógica, Epistemologia e História da Ciência da Universidade
de Campinas, Campinas, Brasil. É bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e membro do Grupo de Pesquisa
em Lógica e Fundamentos da Ciência (CNPq). Trabalha com os aspectos
metodológicos e epistemológicos da metafísica da mecânica quântica e sua
relação com o realismo científico, com metametafísica, e faz músicas barulhentas nas horas vagas.
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Construções da Geometria do Compasso de Lorenzo Macheroni (1750-1800) em atividades com software de matemática dinâmica
R$33,00Afim de melhor compreender certos aspectos da Geometria, particularmente de construções geométricas, este livro apresenta uma possibilidade de interação, em sala de aula de Matemática, da História da Matemática com o uso das TIC, expondo uma maneira de abordarmos problemas históricos de construções geométricas com apoio do software de matemática dinâmica GeoGebra. Para tanto, apresenta Lorenzo Mascheroni e sua Geometria do Compasso, com a realização de algumas construções caracteristicas desta Geometria; expõe e pratica construções geométricas como software GeoGebra, que nos permitam definir a Geometria do Compasso, bem como, suas possíveis abordagem em sala de aula; e incentiva a discussão sobre temas em que seja possível a interação entre a História da Matemática e as TIC. Deste modo, para que possamos fazer essa abordagem de problemas históricos em ambiente tecnologico estaremos transitando entre tendências da Educação Matemática, a saber o uso pedagógico da História da Matemática e o uso de TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação -, e pautando no processo de Investigação Matemática (IM) apresentado por Ponte, Brocardo e Oliveira (2009). Logo, o presente livro possui uma apreciação da abordagem histórica associada ao tema e mais três blocos de atividades que o tratam com apoio das TIC e IM.
Ou 3x de R$11,00 s/ juros
CONSTRUINDO COM PET – Como Ensinar Truques novos com Garrafas Velhas
R$60,00Construindo com PET é um livro inovador com projetos simples para reaproveitar garrafas de PET. É um livro multidisciplinar. A arte feita com garrafas PET pode alcançar resultados que muitos não imaginam. O livro Construindo com PET , traz um guia prático para explorar a criatividade com a reciclagem desse tipo de embalagem. A idéia da publicação, editada pela Livraria da Física, surgiu após muitas oficinas com professores. “Fomos percebendo outras possibilidades de uso das garrafas. Uma coisa foi puxando a outra e quando vimos, tínhamos um material com um potencial excelente para ser usado tanto no ensino como na divulgação da ciência. A publicação foi a maneira de divulgar esses resultados. A publicação tem um diferencial interessante. Em geral, os livros de experimentos não têm tantos detalhes nos procedimentos e os livros sobre questões ambientais são somente teóricos, não mostrando técnicas e idéias do que fazer para reutilizar materiais recicláveis. Esta publicação é extremamente prática, com instruções e fotografias detalhando os projetos passo a passo.
Ou 3x de R$20,00 s/ juros
Construindo práticas de esperança no ensino de Ciências e Biologia
R$99,00Esperança é tudo o que mais precisamos para seguir. Praticar é uma forma de materializar, vivificar coisas. Animados por esse sentimento-ação professores-pesquisadores do Brasil e da Colômbia, congregados em um grande evento, contam, pensam, criam e experimentam formas de seguir na vida docente e no ensino da Biologia praticando o verbo esperançar. Falam de uma alquimia da esperança feita de ações, experimentações, vibrações que movimentam ideias e ideais políticos e sociais. Corporificam e dão espessura a práticas que sacodem a formação docente e as formas de lidar com o ambiente, com a ciência, o currículo, a escola e tantos outros espações que contemporaneamente educam produzindo subjetividades. Mais do que um livro os 19 textos aqui reunidos produzem um encontro plural com os desafios que se fazem presentes no cotidiano de quem continuamente aprende-ensina sobre/com a vida e os viventes. Sílvia Chaves & Sandra Bastos
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
Contando história e ensinando ciências para uma turma inclusiva
R$38,00Este livro nasceu a partir de uma apostila que foi pensada inicialmente para servir como apoio às aulas de uma disciplina de pós-graduação oferecida aos alunos de mestrado e doutorado mas, devido a participação ativa dos integrantes do grupo, decidimos instigá-los a fazer contribuições, dentro de suas áreas de atuação e/ou seus referenciais teóricos, isso ampliou o campo de interesse da disciplina, tornando-a mais atrativa e interessante. a princípio as ideias surgiram a partir da elaboração de exercícios que faziam parte do planejamento, onde todos eram estimulados a pensar o universo infantil e de que forma podemos ensinar Ciências às crianças através do lúdico. como consequência destas reflexões surgiram as história contadas e escritas. Esperamos que este livro seja útil para todos aqueles que se interessam pelos temas aqui expostos. conceição e Angélica
Ou 3x de R$12,67 s/ juros
Conteúdos cordiais Biologia humanizada para uma escola sem mordaça
R$77,00VIVEMOS momentos de retrocesso no que respeita aos direitos humanos e ao bem-estar, justiça e inclusão sociais. Várias comunidades sofrem politicamente, emocionalmente e fisicamente, por causa de uma sociedade que não cuida da totalidade dos seus membros, ignorando os mais vulneráveis e sujeitando-os a comportamentos discriminatórios e persecutórios influenciados pela ignorância, pelo preconceito e pela intolerância.Os efeitos negativos da modernidade e da globalização têm-se intensificado e as instituições sociais e políticas parecem incapazes ou não estão dispostas a responder efetivamente às múltiplas situações de injustiça. As assimetrias sociais têm-se agravado, perpetuando um sistema que beneficia apenas uma pequena minoria, à custa do sofrimento e da exclusão da maior parte da população. O clima político e social global está saturado de raiva, medo, desconfiança e desânimo. A polarização política repercute-se em divisões e conflitos tanto dentrodas comunidades como das próprias famílias. Como podemos contrariar esta situação? Como podemos combater as causas de tais injustiças? Como podemos contribuir para a diminuição do sofrimento humano? O livro que têm nas vossas mãos (e que tenho o prazer de prefaciar) constitui um excelente bálsamo para a dor e o sofrimento destes tempos difíceis, fazendo-nos acreditar e ter esperança em melhores dias. É um livro sobre o poder da educação e dos cidadãos na luta contra ideologias e estruturas que restringem os direitos e o acesso daqueles que afirmam servir. Constitui um manifesto contra o fatalismo, o pessimismo, a apatia ou a complacência perante a injustiça social, através da apresentação de propostas educativas promotoras de reflexão e questionamento sobre os problemas da sociedade atual, com o intuito de empoderar os cidadãos para a transformação social no sentido da construção de um mundo mais justo, inclusivo e sustentável. Apresenta uma perspetiva humanista da educação em ciências que combina a abordagem de conteú
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Conteúdos cordiais Química Humanizada para uma escola sem mordaça
R$60,00Sumario 1 – QUÍMICA DAS PIMENTAS PELOS CAMINHOS DE EXU 2 – MULHERES DE FIBRA: AS QUEBRADEIRAS DE COCO DE BABAÇU E A REAÇÃO ORGÂNICA DE SAPONIFICAÇÃO . 3 – A QUÍMICA DAS FUNÇÕES INORGÂNICAS E O CONFLITO DAS ATIVIDADES MINERADORAS: HISTÓRIA, TRABALHO E MEIO AMBIENTE . 4 – APROXIMANDO GÊNERO, CIÊNCIAS E TEATRO: VOZES POUCO OUVIDAS 5 – CATADORES DE LIXO E A QUESTÃO RACIAL NO BRASIL: UM ENFOQUE QUÍMICO E SOCIAL NA PROBLEMÁTICA DO LIXO 6 – A FADA MADRINHA DA PASSABILIDADE: HORMÔNIOS E O ENSINO DE QUÍMICA 7 – ÁGUA, DIREITO HUMANO FUNDAMENTAL: PARA QUE INDIVÍDUOS EM SITUAÇÃO VULNERÁVEL SE FAÇAM SUJEITOS DE DIREITOS
Ou 3x de R$20,00 s/ juros
Conteúdos cordiais: física humanizada para uma escola sem mordaça
R$88,00O que se pretende é o estabelecimento de uma dinâmica de alteridade entre os participantes desse tipo de aula que contemple, através de processos dialógicos, situações que emanam de práticas socioculturais que são compartilhadas por segmentos sociais excluídos, no sentido de entendê-los e relacioná-los com um ensino de Física humanizada. Mas, mais do que isso, fazer emergir do diálogo que se impõe uma explicação da discriminação existente em práticas socioculturais históricas que estão na base da exclusão desses segmentos, e submetê-las a considerações críticas. As situações escolhidas nos vários capítulos do livro constituem exemplares da alteridade possível e necessária de ser planejada para, dialógica e criticamente, serem abordadas em processos educativos, sobretudo os escolares. Situações representativas de sínteses de processos de discriminação resultantes de algo que, talvez, pudesse ser denominado de “cultura de exclusão”, que enjeitam tanto pessoas como a cultura por elas produzidas, são apresentadas em exemplares. Esse tipo de cultura, manifestada em diversas atividades organizadas e estruturadas historicamente, culminam numa tensa convivência com muitos segmentos sociais que, com a implementação de políticas públicas de inclusão, estão chegando ao ensino médio e universitário. Assim, os exemplares escolhidos em sintonia com pressupostos da Ética da Razão Cordial exploram a potencialidade de tratar criticamente situações criadas pela “cultura da exclusão” e que, oportunizam, ao mesmo tempo, a abordagem de alguma conceituação física, e mesmo da história da Física, que os autores relacionam com a situação que está sendo considerada, numa esperança de promover um ensino de Física humanizado. Demétrio Delizoicov
Ou 3x de R$29,33 s/ juros
CONTEXTOS HISTÓRICOS E MATEMÁTICOS A PARTIR DO ESTUDO DE ILUSTRAÇÕES – Vol. 3
R$33,00A SBHMat implantou em 2001, durante o IV SNHM, a Série de Textos de História da Matemática, posteriormente denominada de Coleção História da Matemática para Professores e, em 2019, Série História da Matemática e da Educação Matemática para o Ensino, com o intuito de dar maior significado aos minicursos, além de possibilitar acesso à alunos e professores uma diversidade de temas que representam os avanços sobre História e Educação Matemática nos múltiplos centros de estudos do país. Os dez textos publicados XIII SNHM são independentes e não são reproduções dos conteúdos limitados aos minicursos, mas obras de referências sobre as temáticas abordadas no evento que podem contribuir para o desenvolvimento da área. As autoras fazem uso de fontes originais – imagens, desenhos, gravuras e ilustrações – que podem propiciar discussões de contextos históricos e da matemática de modo a possibilitar o ensino dos conceitos identificados nessas fontes. Enveredam pelas representações da arte egípcia – a Tumba de Menna e a Câmara Transversa – e analisam a ilustração que aparece originalmente no tratado de Matemática de Juan Caramuel y Lobowitz, intitulado Mathesis biceps vetus et nova, publicado em 1670, para apresentar possíveis práticas matemáticas.
Ou 3x de R$11,00 s/ juros
Contextualização e Argumentação no Ensino de Química: O enfoque CTS aliado à pedagogia de Paulo Freire
R$79,00Educar visando à alfabetização científica torna-se cada dia mais urgente. O Ensino de ciências pode e deve contribuir para a formação de um cidadão que esteja atento a questões que emergem de uma sociedade em constante transformação, cujas relações com a Ciência e a tecnologia aparecem de forma cada vez mais complexa, permeadas por interesses econômicos e de poder. Exercer plenamente a cidadania nesse contexto implica também atentar-se para o apelo midiático atual que insiste em se impor à elaboração de um olhar mais crítico para as questões sociocientíficas. Buscando colaborar com a incorporação de um ensino que tenha como cerne a alfabetização científica nas salas de aula de Química, são apresentados, neste livro, uma sequência didática (SD) sobre os aditivos químicos nos alimentos e os resultados de sua aplicação em uma turma de 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública, durante o mestrado da primeira autora. Inspirando-se nos pressupostos do ensino de CTS e na Pedagogia de Paulo Freire, a SD contou com o trabalho com fichas indicadores e textos que tratavam do uso de conservantes e corantes em alimentos processados e ultraprocessados e os seus efeitos na saúde humana. O incentivo ao debate e à interação em sala de aula, ao longo da aplicação da SD, resultou na elaboração conjunta de argumentos pelos alunos, os quais indicam o avanço em suas percepções acerca do tema, bem como habilidade de expressar e defender seus pontos de vista. O livro faz parte das ações do Projeto 88881157927/2017 – 01 Promob/Fapitec/Capes.
Ou 3x de R$26,33 s/ juros