Educação Matemática: atuações, desafios e possibilidades em diferentes contextos – envio em 20 de fevereiro

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A presente obra constitui-se em um esforço de professores(as) e pesquisadores(as) no que se refere ao debate, à reflexão e à contribuição com o Ensino de Matemática, bem como as suas ações e atuações dentro do Grupo de Investigação em Ensino de Matemática (Giem) no contexto do ensino remoto, perfazendo-se, portanto, os estudos desenvolvidos pelos membros do grupo no período compreendido entre 2020 e 2021, e vão além, ao apresentar contribuições que permitem pensar o ensino pós-pandemia. Ademais, as reflexões apresentadas neste livro vão desde a Educação Básica, no contexto do Ensino Fundamental e Médio, até o Ensino Superior, envolvendo atividades que permeiam o currículo, a avaliação, a inclusão, o uso de recursos didáticos, a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação e a formação de professores que Ensinam Matemática. Assim, os estudos aqui apresentados certamente contribuirão para professores e pesquisadores possam refletir sobre os desafios e as possibilidades vivenciados neste período atípico e desafiador, mas também, compreendam que novos conhecimentos foram construídos, os quais permitirão redesenhar uma nova realidade no processo de ensino-aprendizagem da Matemática

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

Educação Matemática: epistemologia, didática e tecnologia

R$88,00

Este livro é um pequeno retrato dos 20 anos de pesquisa do grupo PEA-MAT (PUC/SP),. Ao longo dos capítulos, são tratados temas relativos à álgebra, teoria dos números, educação estatística/financeira, números racionais, tecnologias e história da matemática, em uma abordagem que promove uma série de diálogos entre teoria e prática, bem como entre diferentes escolas no âmbito da didática e da epistemologia em Educação Matemática. É um marco do trabalho do PEA_MAT, de suas produções, de suas colaborações para a área de pesquisa em que se insere e para a proposta de integração entre países irmãos da América do Sul( Brasil e Peru)

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

Educação para uma Sociedade em Transição

R$99,00

Neste livro, Ubiratan D’Ambrósio exercita suas reflexões acerca da transdisciplinaridade na educação, da Etnomatemática e das matrizes teóricas que propõem um enfoque holístico na produção de conhecimento, tanto na sua organização intelectual e social, como na sua difusão. O propósito do autor é a recuperação das várias dimensões do ser humano, na tentativa de alcançar uma compreensão d mundo na sua dimensão integral. Para alcançar tal intento, D’Ambrósio assegura que a aprendizagem é a aquisição da capacidade de explicar, de apreender e compreender, de enfrentar criticamente situações novas. Não se constitui do mero domínio de técnicas, habilidades e muito menos da memorização de algumas explicações e teorias. Para que o estudante possa alcançar essas capacidades, é necessário que o professor adote uma postura educacional baseada no desenvolvimento da criatividade desinibida que conduz a novas formas de relações interculturais que devem proporcionar o espaço adequado para a equidade social e cultural.

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

Educação popular, mulheres e pedagogias periféricas

R$88,00

Este livro é a sistematização de uma pesquisa cientifica desenvolvida na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), no âmbito do programa de Pós-graduação em Educação. Entre 2018 e 2022,
criamos pesquisas de esperançar em tempos de desesperança
e transgredindo o ensinar/pesquisar como prática de
liberdade (hoocks, 2017).
O projeto teve como objetivo principal discutir as pedagogias periféricas criadas e desenvolvidas à margem da educação
formal. Assentada no campo da educação popular e dos estudos
feministas, tendo como marco teórico o materialismo histórico e priorizando o conhecimento que vem sendo produzido na América Latina, Caribe e nos feminismos transatlânticos, abordamos um campo que produz um conhecimento por vezes marginal, periférico e clandestino, por não estar sendo feito dentro dos marcos da educação formal.

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

Educação, Estética e Experiência: Entre saberes e praticas na contemporaneidade

R$77,00

Entres saberes e práticas na contemporaneidade é o subtítulo de uma obra potente nos dias de hoje. Devemos reinvestir na EDUCAÇÃO para compreender que o convívio entre seres precisa de ‘contrato social’ e na ESTÉTICA para lembrarmos que a Educação não pode ser concebida sem princípios. Portanto, esses dois pontos só podem ser praticados mediante a EXPERIÊNCIA. Os organizadores, dessa obra, Alex Sander da Silva & Luzia Batista de Oliveira Silva agregaram em diferentes dimensões esses três pilares para perspectivar os saberes e as diferentes práticas formativas na contemporaneidade. Precisamos reafirmar as possibilidades de se contar ao Brasil a “história que a história não conta; o avesso do mesmo lugar” (trechos tirados do Samba-Enredo 2019, da Escola de Samba Mangueira cujo título é História pra Ninar Gente Grande.), pois “na luta é que a gente se encontra”. Se “desde 1500 tem mais invasão do que descobrimento” somos cientes que ” tem sangue retinto pisado; atrás do herói emoldurado”. Portanto, é com Educação, Estética e Experiência que vislumbramos “…um país que não está no retrato” e que possa privilegiar a voz daqueles/as que foram silenciados/as pelas versões oficializadas da ‘estórias’ partidária de um contingente populacional. DR Christian Muleka Mwewa Três Lagoas – MS

Ou 3x de R$25,67 s/ juros

Educação, História e Relações Raciais: debate em perspectivas

R$99,00

O conjunto de textos que compõe este livro é oriundo das investigações desenvolvidas no Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (NEAB-GERA), da Universidade Federal do Pará, e problematiza a formação docente e suas interfaces com a Educação, o ensino de História e seus desdobramentos a partir da Lei nº 10.639/2003. As discussões e análises abarcam temas caros à educação brasileira, como discriminação; preconceito; identidade; relações hierárquicas na escola; sociabilidades juvenis; luta pela igualdade racial; política educacional no Brasil; currículo; relações de poder e invisibilidade entre grupos sociais; negação da cidadania; fragilidade das ações pedagógicas frente ao trabalho docente e temáticas correlacionadas. Politizar o pensamento e desconstruir práticas pedagógicas e estereotipias enraizadas no âmbito da escola, que reforçam ações discriminatórias e preconceituosas, constituem-se os propósitos centrais dos estudos aqui apresentados. Carlos Aldemir Farias da Silva

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

Educação: Enfoques, problemas e experiência

R$99,00

Este livro apresente onze artigos que foram organizados em duas partes interligadas. A primeira parte, “Educação, currículo e diferença: enfoques e problemas”, dedicados ao debate sobre o direito à fabulação no ato de educar, à pedagogia como sátira, às reflexões curriculares que tratam de gênero e de sexualidade, à filosofia freireana, à psicogênese da linguagem em seres humanos, e às relações étnico-raciais na educação. A segunda parte, “Narrativas de experiências em educação”, dedicamos ao debate que resulta de experiências de investigação, e, entre os objetos de pesquisa, temos as práticas escolares de subjetivação, a formação de professores a partir da experiência com narrativas fílmicas, a análise sociológica do espaço ribeirinho, a etnografia no campo da educação não-formal e a chamada “nova etnografia” na investigação das relações de gênero.

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

Educadoras Matemáticas: Memórias, Docência e Profissão

R$99,00

As pesquisas sobre o ofício de educar pela Matemática fizeram nascer trabalhos de extrema importância a respeito dos itinerários pessoais e intelectuais de diversos educadores matemáticos. Conhecer as trajetórias pessoais e profissionais, em especial, das educadoras matemáticas brasileiras foi umas das intenções que originaram esta coletânea de escritos. Esta talvez seja a primeira publicação deste gênero que descreve detalhes ímpares sobre as teias trançadas por essas mulheres para sustentar seus sonhos e ideais sobre educar pela Matemática. Este trabalho constitui-se também com um banco de memória da Educação Matemática no Brasil.

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

EINSTEIN

R$66,00

Poucos cientistas tiveram tanta influência sobre as concepções modernas de espaço e tempo como Albert Einstein. Suas teorias sobre a Relatividade Restrita e a Relatividade Geral não só derrubaram as antigas noções de espaço e tempo absolutos, mas também introduziram a ideia da dinâmica do espaço-tempo como responsável pela Gravitação Universal. apesar do grande impacto dessas teorias, é curioso notar que o Prêmio Nobel recebido por Einstein em 1921 não se deve a seus trabalhos sobre Relatividade, mas sobre suas contribuições na descrição do Efeito Fotoelétrico e do Moveimento Browniano. Nesse livro, Bassalo & Caruso descrevem não só as contribuições científicas de Einstein, mas também diversos aspectos curiosos sobre sua vida pessoal e personalidade, como sua amizade com Charles Chaplin, sua visita ao Brasil e sua relação conflituosa com a primeira esposa. Os autores procuram sempre apresentar as contribuições científicas dentro do contexto histórico, demonstrando a grande criatividade deste cientista, além de uma imensa diversidade de temas, que vão desde os estudos da Luz, incluindo o “porquê” do azul do céu, até a Gravitação Quântica. Os temas são abordados de forma precisa e com profundidade, sendo que referências técnicas são fornecidas ao leitor mais interessado. Esse livro é certamente um belo tributo a um dos mais influentes cientistas do século passado e uma obra imprescindível aos amantes da ciência. Gilvan Alves CBPF

Ou 3x de R$22,00 s/ juros

Einstein e a Educação

R$79,00

Einstein defendeu posições epistemológicas e educacionais que valorizam a produção do conhecimento e que representam um corte radical com o ensino tradicional de sua época.Tais posições, ainda hoje, podem encantar aqueles que se debrucem em analisá-las.

Ou 3x de R$26,33 s/ juros

EINSTEIN E A EDUCAÇÃO

R$82,00

Einstein defendeu posições epistemológicas e educacionais que valorizam a produção do conhecimento e que representam um corte radical com o ensino tradicional de sua época.Tais posições, ainda hoje, podem encantar aqueles que se debrucem em analisá-las.

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Autor: ALEXANDRE MEDEIROS

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