O Desenho Universal Pedagógico na Educação Matemática Inclusiva

R$99,00

Este Livro é fruto de uma pesquisa inaugural sobre o uso de princípios do Desenho Universal como fundamento na Educação Matemática Inclusiva. O foco das discussões centra-se nas práticas e olhares sobre as deficiências, a fim de apontar a necessidade de se reconhecer e valorizar as diferenças de aprendizagens na escola. A esse respeito destaca que a Educação e Sociedade, em âmbito planetário, na perspectiva de construir possibilidades para uma escola básica que efetivamente seja constituída por políticas, concepções e práticas escolares inclusivas. A acessibilidade e o Desenho Universal são as chaves da proposta aqui apresentada. Trata-se de uma proposta norteadora para uma Educação Matemática que busque a inclusão dos estudantes no complexo escolar, principalmente no que se refere às suas aprendizagens e ao seu desenvolvimento sócio cognitivo Carlos Aldemir Farias e Iran Abreu Mendes

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O ensino de aritmética por meio de instrumentos

R$38,00

A Educação Matemática é uma área recém-criada em relação à Matemática, ciência milenar, bem estruturada, pautada em bases lógicas e bem definidas. Ela não possui uma única metodologia de estudo, nem tampouco uma teoria visivelmente representada, entretanto, está centrada em pesquisar o ensino e o aprendizado da Matemática. Dentre os vários componentes que são incorporados ao campo da Educação Matemática, ocasionalmente, são produzidos materiais metodológicos que podem ser incorporados pelo docente em suas realizações diárias (BARONI; NOBRE, 1999). Esses “objetos” são estabelecidos a partir de uma reflexão teórico-metodológica e são difundidas por meio de propostas didáticos-pedagógicas. No campo da Educação Matemática é o que conhecemos como “tendências” ou “linhas de pesquisas” tais como a Modelagem Matemática, a Etnomatemática, a Informática, a Resolução de problemas, a Formação de Professores, a Filosofia da Matemática, a Psicologia da Matemática e a História da Matemática. Entretanto, não podemos reduzir a História da Matemática apenas como um simples “objeto” metodológico, visto que ela é uma área de conhecimento matemático, um campo de investigação científica que “dá acesso a diferentes ideias, argumentos, temas e outras questões que foram esquecidas (ou abandonadas), incentivando novas reflexões sobre a construção do conhecimento” (SAITO, 2015, p. 20). Ainda nessa vertente, Miguel e Miorin (2004, p. 186) ressaltam que a História da Matemática investiga:Nesse sentido, a História da Matemática ainda pode ser considerada uma valiosa ferramenta para o docente, visto que pode favorecer uma interpretação mais crítica da matemática estudada e a compreensão da própria construção do conhecimento matemático. Portanto, estabelecer um diálogo entre a História e a Matemática é estritamente relevante. Além de permitir entender as mudanças e a preservação

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O jogo Como Recurso Pedagógico para Trabalhar Matemática na Escola Básica

R$55,00

Para Trabalhar Matemática na Escola Básica. Trata se do relato de experiências dos professores do gCIEM ( Grupo colaborativo de investigação em educação matemática) sobre a utilização dos jogos na aula de matemática. O trabalho foi desenvolvido nas escolas da rede pública e da rede particular, em ambas as redes, muitos alunos vivenciaram pela primeira vez situações de jogos em sala de aula de matemática. O tema que apresentamos é o jogo como recurso pedagógico (Kishimoto, 1999; Kamii, 1991 e Macedo, 1995), em particular, os jogos que denominamos geométricos. Os jogos permitem uma relação educativa de diálogo (Freire, 2000) tendo como meio os conteúdos culturais e de matemática. Os jogos que denominamos geométricos são adaptações dos jogos de mesa presentes em nossa cultura. Os jogos que utilizamos foram- batalha naval, jogos de cartas, vários puzzles, entre outros. Estes possibilitaram a exploração dos conteúdos conceituais de geometria e permitiram que crianças e jovens vivenciassem a essência do jogo- o divertimento (Huizinga, 2004) na aula de matemática. Os diferentes momentos desse trabalho fazem parte de um estudo sobre o papel do jogo no processo de ensino e aprendizagem e tem como pressuposto que a criança aprende e desenvolve suas estruturas cognitivas com jogos. O trabalho está em desenvolvimento com outros jogos, apresentamos para serem discutidos, neste momento, alguns resultados sobre os geométricos.

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O liber Abbaci de Fibonacci: das matemáticas medievais para o ensino atual

R$90,00

Neste livro seu autor, Marc Moyon, apresenta um
novo enfoque ao Liber Abbaci de Leonardo de Pisa
– O Fibonacci, centrado nas aritméticas emergentes
do trabalho de um matemático importante da
Idade Média. Interliga diferentes vértices da cultura
matemática em uma obra que ultrapassou muitos
séculos, sob uma multiplicidade de escritas e interpretações
e lança novas lentes no passado para
problematizar a matemática do presente. Para tanto,
o autor compõe, recompõe, descreve e explica variadas
formas de desenvolvimento do conhecimento
matemático, que podem ser tomadas para projetar
cenários temáticos nas matemáticas escolares, partindo
do legado deixado por Fibonacci, que aqui está
muito bem descrito e comentado analiticamente, associando
a história e epistemologia da matemática
ao ensino da matemática. Assim, o autor se debruça
com vitalidade sobre o tema ao selecionar questões
e problematizações, para criar e experimentar o uso
de um sequencial histórico de problemas recreativos
e lúdicos extraídos do original do Liber Abbaci
(em latim) e oferece uma oportunidade para se exercitar
uma aprendizagem matemática lúdica jamais
imaginada.

9786555635416

 

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O livro de Gabaglia que divulgou o Papiro Rhind no Brasil

R$60,00

Este livro é fruto de um estudo inédito sobre a obra O mais antigo documento mathematico conhecido: (papyro Rhind), um texto praticamente desconhecido na historiografia da matemática brasileira. Escrito por Eugênio de Barros Raja Gabaglia, professor de matemática do Colégio Pedro II RJ, na época da publicação do livro, em 1899, o livro que divulga o papiro Rhind no Brasil constitui-se como um marco na literatura internacional sobre o tema. Esse livro aponta Gabaglia como o primeiro brasileiro a publicar uma obra específica de história da matemática e, em termos mundiais, o coloca como um pioneiro nos estudos sobre o papiro Rhind. Além de comentar essa obra e apresentar seu autor, este texto é enriquecido com figuras que não constam no livro original, com informações complementares e conflitantes advindas de outras fontes sobre o papiro Rhind e contextualizado em seu momento histórico.

9786555635720

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O Nascimento da Matemática – A Neurofisiologia e a Pré-história da Matemática

R$110,00

Em “O nascimento da Matemática”, Manoel de Campos Almeida amplia suas pesquisas sobre temas ligados às origens da Matemática, sua pré-história, o neolítico e o alvorecer da história da ciência. Faz referência ao humano como produtor de Matemática em suas manifestações práticas, imaginativas e de expressões linguísticas. Aborda a neurofisiologia dessa ciência, ao considerar o processo de invenção, representação e organização mental dessa forma humana de pensar e agir. Trata do pensamento simbólico e das origens do pensamento geométrico no contexto das culturas humanas e da evolução do conceito de número, e também como as transformações da Matemática se traduzem no comportamento social no contexto moderno. (Iran Abreu Mendes)

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O Pequeno Livro da Grande História da Teoria dos Infinitos

R$50,00

Este livro surgiu de um artigo publicado pelo autor na revista Gazeta matemática . A ideia é difundir para o público não- matemático inclusive a teoria do infinito desenvolvida por Georg Cantor. O texto, para atender esse objetivo, embora bastante conciso, não peca por falta de autossuficiência. Tudo que nele é usado, inclusive a simbologia, é previamente estabelecido. A propósito da simbologia, é usada a mais simples e de forma mais simples possível, nada desnecessário foi incluso nesse sentido. Assim sendo, o objetivo é fazer um ensaio sintético da história da teoria do infinito, indicando e demonstrando os seus principais resultados, em sua maioria citando as fontes originais de cada parcela de contribuição da teoria. Embora o livor trate de temas aparentemente ásperos,eles são representados de maneira paulitina e de fácil compreensão, destinado o livros assim ao grande público adulto . É justamente essa ideia , apresentar uma teoria que é do mundo matemático e filosófico a todos, sem pré-requisito de formação acadêmica alguma. No Final do livro são incluídos também um índice de nomes e um índice remissivo de conceitos e resultados, além de uma bibliografia bastante completa contendo 49 itens. Justo não seria se deixasse de agradecer algumas pessoas que tiveram papel preponderante na elaboração deste livro. Em primeiro lugar, agradeço a meus pais, João Celso Dourado e Elda Maria Silva, que investiram e investem em min de maneira incondicional. agradeço também ao editor Jóse Roberto Marinho, da , da Editora livraria da Física, por ter encampado a idéia deste livro e acreditado no projeto desde o principio. Por fim, agradeço muitissímo aos professores Rogério de Oliveira e Cristiane de Mello , sem os quais esta pequena obra seria de Qualidade deveras inferior.

Ou 3x de R$16,67 s/ juros

O Romance das equações algébricas Grande vencedor do 40º Prêmio Jabuti

R$99,00

´O Romance da Equações Algébricas’ representa algo inovador no Brasil e há de exercer duradoura influência nos métodos de ensino da Matemática em nosso País. Sem dúvida, trata-se de uma obra que será muito bem recebida por professores, alunos e aficcionados e está destinada a despertar em muitos jovens vocações até então desconhecidas para uma ciência que, ainda hoje injustificadamente, costuma ser envolta em um manto de mistério e encarada com infundado temor.

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

O Saber profissional: história e perspectivas atuais do ensino de matemática nos primeiros anos escolares

R$88,00

Este livro tem como temática o saber profissional da docência. No encadeamento dos seus capítulos faz referência inicial a estudos internacionais sobre a profissionalização e o papel fundamental que o saber específico de uma atividade exerce no movimento de constituição de uma dada profissão. A partir desses estudos, a obra focaliza a matemática dos primeiros anos escolares em seus aspectos atuais e históricos. Tema pouco presente nas pesquisas, a matemática vista como um saber profissional da docência é abordada numa teia de novos aportes teórico-metodológicos que vem sendo desenvolvidos pelo GHEMAT Brasil – Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática (www.ghemat-brasil.com.br). A obra também analisa os recentes trabalhos que vêm sendo elaborados sobre as relações entre ensino e formação de professores em termos do saber profissional da docência. O livro, ao trazer para debate os saberes profissionais do professor que ensina matema´tica, coloca em primeiro plano na~o apenas os processos de constituic¸a~o de saberes especi´ficos para o exerci´cio docente em cada tempo histo´rico, mas tambe´m elucidada a pro´pria formac¸a~o desse professor na atualidade tendo em vistas as referências atuais para o ensino de matema´tica nos primeiros anos escolares.

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

O sentido da matemática e a matemática do sentido

R$72,00

O livro “O sentido da matemática e a matemática do sentido – aproximações com o Programa Etnomatemática” possibilita aos pesquisadores, professores, alunos de graduação e de pós-graduação um novo olhar para o ensino e a aprendizagem dos conteúdos matemáticos escolares. Atualmente, o sentido da matemática é nulo ou quase nulo aos olhos dos alunos, que não veem utilidade naquilo que aprendem. O intuito desse livro é apresentar a matemática do sentido enveredando- se pela psicologia educacional, trazendo a aprendizagem significativa conjuntamente ao Programa Etnomatemática como caminhos de encontro entre o ensino, a aprendizagem e a cultura, afetando os alunos com tonalidades agradáveis para o desenvolvimento do desejo em aprender os conceitos matemáticos escolares. Nessa lógica, é introduzida uma nova dimensão ao Programa Etnomatemática: a dimensão afetiva, inspirada na teoria walloniana que aborda a pessoa completa e que se utiliza das relações proporcionadas consigo, com os outros e com o mundo.

Ou 3x de R$24,00 s/ juros

Os Concursos de Malba Tahan veiculados na Ultima Hora em 1972

R$33,00

Este Livro aborda alguns temas de uma série de concursos, que compuseram uma secção do jornal Última Hora, intitulada Matemática Recreativa, com os quais Malba Tahan (o professor Mello e Souza) ofereceu ao leitor a oportunidade de interpretar e resolver o enredo ali divulgado, além de solicitar ao público outros problemas ou curiosidades inéditos.

Ou 3x de R$11,00 s/ juros

OS ELEMENTOS DE EUCLIDES E ORIGAMIS ARQUITETÔNICOS: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

R$37,00

A coleção “História da Matemática no Ensino de Matemática”
é formada por oito volumes que se configuram como uma ampliação dos materiais referentes aos minicursos apresentados no XV Seminário Nacional de História da Matemática (SNHM) promovido pela Sociedade Brasileira de História da Matemática.
Com o objetivo de contribuir para o aumento da literatura
de História da Matemática que pode ser utilizada para o ensino
de Matemática nos diversos níveis de ensino, os volumes dessa
coleção se voltam à apresentação de possibilidades de abordar
temáticas relativas à História da Matemática no ensino na Educação
Básica ou no Ensino Superior.
Esse volume tem como foco a realização de construções de figuras geométricas tridimensionais extraídas do livro XI de Os Elementos. Para tanto, os autores apresentam um contexto histórico da Matemática Grega e uma biografia de Euclides de Alexandria
destacando a obra Os Elementos de autora atribuída a ele. São, então, propostas as construções de dez figuras geométricas, tais como, pirâmides, prismas, corpos redondos e sólidos de Platão. Essas construções são realizadas utilizando régua e compasso e diferentes técnicas – origamis arquitetônicos, engenharia do papel e livros móveis, de modo que algumas são pop up e outras partem de sua planificação para, por meio de mecanismos com cordas, formar a figura sólida.

Ou 3x de R$12,33 s/ juros