- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ANTROPOLOGIA
- ARTES
- ASTRONOMIA
- BEBIDAS
- BIOGRAFIA
- BIOLOGIA
- BIOQUÍMICA
- Ciência da Computação
- CIÊNCIA E TECNOLOGIA
- Ciências
- CIÊNCIAS COGNITIVAS
- CIÊNCIAS NATURAIS
- CIÊNCIAS POLÍTICAS
- CIÊNCIAS SOCIAIS
- COMPUTAÇÃO
- Computação / Arquitetura Autocad
- Computação / Pogramação
- Concursos Publicos
- contos
- Contos Brasileiros
- COSMOLOGIA
- crescimento pessoal
- Criação / Carcinicultura
- Diversos
- DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
- DIVULGAÇÃO CULTURAL
- ECOLOGIA
- ECONOMIA
- EDUCAÇÃO
- Educação / Agroecologico
- Educação / Estudo / Psicologia
- Educação / Estudo e Ensino
- Educação Ambiental
- Educação Matemática
- EDUCÇÃO
- ELETROMAGNETISMO
- ELETRÔNICA
- ENERGIA
- ENGENHARIA ELETRO-ELETRÔNICA
- ENGENHARIA-CIVIL
- ENSINO
- Ensino estudo
- ESTATÍSTICA
- estudo / ensino
- Estudo e Ensino
- FILOSOFIA
- FILOSOFIA DA CIÊNCIA
- FILOSOFIA DA FISICA
- FÍSICA
- Fisica / Quadrinhos
- Fisica da mat. Condensada
- FISICA DA MATERIA CONDENSADA
- FÍSICA MATEMÁTICA
- FÍSICA MÉDICA
- FISICA NUCLEAR
- FÍSICA TEÓRICA
- Fisica Teórica
- GEOCIÊNCIAS
- GEOGRAFIA
- HISTÓRIA
- Historia / Civilização
- HISTÓRIA DA CIÊNCIA
- Historia socialismo/comunismo/capitalismo
- HUMOR NERD
- INFANTIL
- INFORMÁTICA
- LEITURAS DIVERSAS
- LITERATURA
- LITERATURA INFANTIL
- MATEMÁTICA
- Matemática/ Esturo e Ensino
- MEDICINA
- medicina Veterinaria
- MEIO AMBIENTE
- METODOLOGIA
- PEDAGOGIA
- PESQUISA
- POESIA
- PSICOLOGIA
- QUADRINHOS
- QUÍMICA
- Sociologia
Ensino de Ciências e Matemática – Relatos de Experiências e Pesquisas Realizadas no IFCE
R$70,00A presente obra, Ensino de Ciências e Matemática: Relatos de experiência e pesquisas realizadas no IFCE, é a concretização do ideal inovador manifestado pelos discentes da pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE, no que concerne às questões intrinsecamente relacionadas ao ensino dessas disciplinas.
Os temas abordados nos capítulos desta obra representam uma amostra da diversidade de possibilidades de se abordar os mais distintos temas no âmbito do ensino de ciências e matemática, sob a perspectiva de docentes em formação.
Os percalços que se mostram constantes na implementação de uma educação pautada na consciência social e ambiental têm exigido dos seus protagonistas estratégias inovadoras e comprometidas com a ruptura do tradicionalismo estrutural que tem caracterizado o ensino de ciências e matemática nos mais distintos níveis da educação brasileira. É sob esta perspectiva que os conteúdos trazidos nesta obra se apresentam.
Victor Emanuel Pessoa Martins Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
Ou 3x de R$23,33 s/ juros
Ensino de Ciências e Matemática| Educação Indígena| Metodologias de Ensino e Avaliação da Aprendizagem
R$77,00Este livro aborda o ensino de ciências e matemática em diversos contextos escolares. Os autores apresentam uma coletânea de estudos relacionados à educação indígena, formação de professores, metodologias de ensino e avaliação da aprendizagem.
Os dois primeiros capítulos abordam, com riqueza de detalhes, as experiências dos autores na educação escolar indígena através da etnomatemática, desafios e jogos, bem como no ensino de física através de materiais alternativos. As práticas exitosas citadas demonstram ações inovadoras, superação de desafios, contribuição no ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos e físicos.
Os autores nos convidam a refletir sobre alguns desafios encontrados no ensino de Física e Matemática, como, por exemplo, a desmotivação observada em alunos que estudam no turno da noite.
No âmbito da formação docente, os autores nos instigam a refletir sobre a importância das ações extensionistas para o fortalecimento da identidade profissional dos discentes, bem como a importância da integração destes com a comunidade. A tríade ensino-pesquisa-extensão é fundamental para a formação docente plena. Diante disso, o estudo pautado no Ciclo de Palestras da Licenciatura em Física reforça a importância da extensão no percurso formativo dos educandos. Outro aspecto abordado nesta obra trata-se do ensino de física moderna e contemporânea, bem como de história da matemática sob a perspectiva da interdisciplinaridade. Esses conteúdos perpassam diversos aspectos relacionados à formação docente, entre os quais a abordagem teórica e as estratégias didáticas utilizadas.
O livro nos convida também a discutir estratégias e metodologias utilizadas na avaliação no ensino de Física. Por ser um dos elementos chave no processo de ensino e aprendizagem, a avaliação requer um olhar minucioso para que analisemos a eficácia do ensino e a qualidade da aprendizagem. Os autores instigam-nos para uma avaliação mais diagnóstica, mediadora e que estimule a colaboração na construção do conhecimento.
Clique aqui para ler a prévia do conteúdo.
previa
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Ensino de Ciências e pedagogia histórico-crítica: fortalecendo aproximações
R$110,00A série Educação para a Ciência tem como objetivo divulgar, entre pesquisadores da área de Ensino de Ciências e Matemática e docentes em exercício nos diversos níveis de ensino, as investigações produzidas nos diversos grupos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP, bem como em outros grupos nacionais e internacionais que mantêm vínculos acadêmicos e parcerias com a UNESP. Este livro reúne onze textos, que abordam temáticas e dimensões distintas do Ensino de Ciências, com ênfase no ensino de Biologia, tendo por referencial a Pedagogia Histórico-Crítica. Os textos são produções de pesquisadores vinculados ao grupo de pesquisa “Formação e Ação de Professores de Ciências e de Educadores Ambientais” (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência – Unesp Bauru). Esperamos que este material contribua para a consolidação da articulação entre o Ensino de Ciências e a Pedagogia Histórico-Crítica.
Ou 3x de R$36,67 s/ juros
Ensino de Ciências por Investigação Propostas Teórico-Práticas a Partir de Diferentes Aportes Teóricos
R$88,00A obra intitulada Ensino de Ciências por investigação: propostas teórico-práticas a partir de diferentes aportes teóricos é voltada para professores de Ciências (Biologia, Física e Química) do Ensino Médio, para licenciandos e pesquisadores da área de Ensino de Ciências. A obra apresenta os aspectos essenciais do ensino por investigação e os relaciona com as ideias de diversos referenciais teóricos empregados na área de Ensino de Ciências, como Piaget, Vygotsky, Ausubel e Bachelard, dentre outros. Em cada capítulo é apresentada uma proposta de atividade investigativa para as disciplinas de Física, Química e Biologia, desenvolvida segundo um referencial teórico diferente. Assim, a proposta do livro consiste em apresentar detalhes do ensino por investigação, que consiste em uma abordagem que traz resultados muito interessantes nos processos de ensino e aprendizagem, sempre segundo as diferentes visões de referenciais teóricos selecionados. Por fim, cabe salientar que as propostas devem ser apropriadas pelos professores, para que eles as empreguem de sua forma, adaptando a metodologia segundo os seus objetivos pedagógicos, as suas características regionais e as dos seus alunos.
Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Ensino de Física – Reflexões, Abordagens & Práticas
R$88,00As primeiras páginas deste livro foram esboçadas há quase duas décadas. A sua escrita começou antes mesmo do surgimento do departamento de Física da Universidade Estadual de Feira de Santana, na Bahia, pelas mãos dos colegas que, àquela época, lançaram as bases do curso de Licenciatura Plena em Física. Uma pesquisa realizada em Feira de Santana, concluída em 1993, revelou que apenas 5 de 41 docentes de Física que atuavam no Ensino Médio no Município eram formados na área.
Entre os professores entrevistados havia também 19 de Licenciatura curta em Ciências, 11 de Biologia, 4 de Licenciatura em Matemática, 5 de Engenharia, 1 de Agronomia e 1 de Odontologia. A situação era ainda pior quando se considerava o semiárido baiano, região de influência da cidade de Feira de Santana.
Esse quadro justificou a necessidade de criação de mais um curso de graduação em Física no Estado da Bahia. A universidade reagiu prontamente e o curso de Licenciatura Plena em Física foi implantado em 1997. Logo depois da implantação da Licenciatura, seguiu-se o Bacharelado em Física, autorizado a funcionar desde 1999.
Esses esforços culminaram na criação do Departamento de Física, em março de 2000. Desde então o Departamento experimentou um rápido crescimento, organizando-se em áreas de conhecimento. Nesse período, a Área de Ensino de Física qualificou seu quadro, promovendo a saída de docentes para a pós graduação, realizando concursos públicos para atrair pesquisadores e se organizou internamente para oferecer à comunidade universitária espaços e opções de estudos e pesquisas em Ensino de Ciências. Algumas dessas atividades se desdobraram em orientações acadêmicas, projetos de iniciação científicas e ações extensionistas.
Este livro traz à luz alguns resultados das reflexões, abordagens e práticas da Área de Ensino de Física da UEFS ao longo dos anos.
Clique aqui para ler a prévia do conteúdo.
previa
Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Ensino de física e de matemática: múltiplos olhares sobre o ensino e a aprendizagem
R$77,00A leitura da obra provocou de imediato uma reflexão serena sobre como estive posicionada como estudante durante o Ensino Médio e, o mais importante, onde e como me encontro hoje frente à importância do Ensino de Física e de Matemática. Os estudos apresentados criteriosamente nos conduzem a um oportuno comparativo
entre o ensino de Física Clássica e o ensino da Física Moderna Contemporânea, destacando a função da formação continuada de professores para o ensino de Física e de Matemática no Ensino Médio.
O zelo dos autores para com o leitor que não é da área é percebido em cada página através da linguagem palatável que caracteriza todos os conceitos apresentados na obra. Aos docentes é um incentivo para fortalecer a divulgação cientifica e a troca de experiências na educação básica e um convite para somar nessa caminhada pedagógica
pela educação. Aos demais, uma ginástica mental inspiradora que impregna a mente e o coração com aquela alegria suave que uma boa leitura proporciona. A vontade de ensinar e aprender é a tônica desta obra construída por várias mãos.
Profa. Dra. Ana Cléa Gomes de Sousa
Pedagoga do Ins6tuto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE/Sobral.
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente exerce a função
de Coordenadora Técnico-Pedagógica no IFCE campus de Sobral.
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Ensino de Física Experimental com uso da modelagem matemática
R$50,00Buscar uma maneira que uniformize o entendimento de um conteúdo de ciências ensinando é algo complexo, dificil de alcançar, e que tem envidado esforços de pesquisa ao longo do tempo. Como contribuição para este processo, apresentamos a proposta de ensino de Física Experimental com uso da Modelagem Matemática. Por ter caráter empírico, o ensino de Física necessita de um caminho paratelo entre a teoria e prática, mas, articulado de forma coesa para obter resultados satisfatórios. Nesse contexto, a Modelagem Matemática foi utilizada como metodologia de ensino: suas etapas consistem de um conjunto de ações que visam o entendimento de problemas reais, com vista à elaboração de modelos matemáticos que os representem e os resolvam adequadamente
Ou 3x de R$16,67 s/ juros
ENSINO DE QUIMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM FOCO OS SUJEITOS DA APRENDIZAGEM
R$72,00As ESCRITA e a organização de um trabalho científico, a nível de uma
dissertação de mestrado, nos exige dedicação, comprometimento e
forças para continuar a aprender e superar dificuldades e, mesmo
no momento de angústia e descrença, encontrar inéditos viáveis para a
construção de possibilidades dentro da realidade investigada.
Dessa maneira, inicio meu agradecimento aos meus queridos ori entadores, Fábio e Hélder pela confiança, respeito, carinho e admiração ga rimpados durante nossa pequena, mas consistente convivência; no qual pre tendo levar por toda minha vida.
Este momento é oportuno para reverenciar os dez sujeitos da apren dizagem, pela disposição em participar desse projeto, pela sinceridade das
falas, pela simplicidade da alma, no qual aprendi e venho aprendendo a rein ventar meus olhares e lapidar o prazer pela escuta, buscando compreender,
respeitar e encorajar mudanças de atitudes e valores.
Paulo Freire, minha grande fonte inspiradora, receba no plano espi ritual meus sinceros agradecimentos pelo contato direto com seus escritos
que me incentivaram nesta caminhada, a vislumbrar a beleza dos olhares e
as suas percepções que me ensinaram a compreender as pessoas da Educa ção de Jovens e Adultos. Sua trajetória de vida também me ensinou que so nhar e acreditar em uma nova realidade é possível quando temos um obje tivo em comum.
E, também não poderia deixar de agradecer meus pais, Simone e
Ronaldo, por me apoiarem nesta etapa formativa conquistada, pois sempre
estão presentes ao meu lado, com comprometimento, respeito, determina ção e carinho. Amo vocês!
Agradeço enfim, a todos e todas que gostarem da leitura, e se senti rem entusiasmados/as pelo sentimento de mudança como eu estou
Ou 3x de R$24,00 s/ juros
Ensino de Química Novos Olhares de uma nova geração
R$99,00O livro ENSINO DE QUÍMICA – Novos Olhares de uma Nova Geração apresenta uma coletânea de capítulos que discute aspectos teóricos e metodológicos sobre o Ensino de Química a partir do olhar de professoras e professores, pesquisadoras e pesquisadores, de diversas Instituições brasileiras, de todas as regiões e da maior parte dos estados, que fazem parte de uma nova geração interessada no Ensino de Química. Buscamos, em conjunto, contemplar discussões atuais sobre o conhecimento produzido em diversas direções, quanto a dinâmica dos processos de ensino e de aprendizagem de Química, ao currículo, à formação de professores e a elaboração de materiais de ensino, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da área e na condução de novas pesquisas desenvolvidas nos cursos de graduação e pós-graduação no país.
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
Ensino do Conceito de Variável, O
R$33,00Este livro consiste de três partes. A primeira parte é uma revisão da literatura sobre o ensino do conceito de variável e o lançamento de uma abordagem para a aprendizagem do referido conceito. A segunda parte relata os resultados de uma experiência que comprova a eficácia da nova abordagem. Finalmente, um modelo de plano de aula é apresentado na terceira parte para orientar os professores que quiserem implementar o novo método. Acredito que o texto será de grande utilidade para o professor de matemática, não somente pela apresentação da referida abordagem, mas também pelas considerações feitas sobre novos tipos de avaliação. O texto também deverá ser de grande interesse aos cientistas que trabalham na área, pois o conceito de variável é fundamental para o entendimento da álgebra e, portanto, o esforço que empreendemos no ensino desse conceito renderá grandes dividendos na compreensão posterior do aluno.
Ou 3x de R$11,00 s/ juros
Ensino e aprendizagem de álgebra pesquisas e propostas pedagógicas
R$120,00A Algebra é um dos campos da Matemática presentes na Base Nacional Comum Curricular, documento curricular que define o conjunto de aprendizagens essenciais que se espera que os alunos desenvolvam ao longo da Educação Básica. No entanto, ter um objeto do conhecimento oficializado e registrado nas orientações curriculares não explica de forma suficiente como o ensino de Álgebra vem sendo entendido e praticado em sala de aula. É nesse sentido que se apresenta este livro, Ensino e aprendizagem de Álgebra: pesquisas e propostas pedagógicas, iniciativa da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) – regional Paraná. Nesta produção, são apresentados 14 capítulos, organizados levando em consideração os diferentes níveis de ensino abordados nas pesquisas: anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, incluindo a formação de professores que ensinam Matemática. Por isso, o livro destina- se a professores, alunos, futuros professores e pesquisadores interessados na temática. Dada a diversidade teórica e metodológica sobre os processos de ensino e aprendizagem da Álgebra presente nos capítulos, as propostas e discussões pro- movidas têm potencial para estimular o debate e proporcionar reflexões que contribuam com o ensino da Matemática nas escolas.
Ou 3x de R$40,00 s/ juros
Ensino Experimental de Ciências – Uma Proposta: Atividade Experimental Problematizada
R$55,00apresentamos e discutimos nessa obra a caracterização de uma estratégia de ensino experimental às Ciências – de qualquer nível, seriação ou modalidade – intitulada Atividade Experimental Problematizada(AEP), a partir de uma estrutura organizacional constituída pelos eixos articuladores teóricos e momentos metodológicos. Para tanto, nos valemos de fundamentações pedagógica e epistemológica, respectivamente centralizadas na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e na epistemologia de Thomas Kuhn, no que tange às suas bases conceituais e proposicionais capazes de sustentar a proposta AEP. Tencionamos, com isso, caracterizar um método de ensino potencialmente problematizável, em sua condução e nas reflexões que origina, em viés experimental, capaz de promover a construção de um conhecimento científico com efetiva compreensão de seus aspectos circunscritos, fundado pela processualidade da relação teoria-prática.
Ou 3x de R$18,33 s/ juros