FUNDAMENTOS, PESQUISAS, COMTEMPORANEIDADES E TENDÊNCIAS NO ENSINO DE FÍSICA NO BRASIL

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Entre 12 e 16 de dezembro de 2022, com sede na Universidade de Brasília,no Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo), no Centro Internacional de Física (CIF) e no Instituto de Física (IF), associaram-se três eventos organizados pela UnB em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Sociedade Brasileira de Física (SBF) e o respectivo Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF): o II Encontro Nacional do MNPEF (En-MNPEF), a VIII Escola Brasileira de Ensino de Física (EBEF) e a XI Escola de Física Roberto A. Salmeron (EFRAS), compondo os Encontros Integrados em Física e seu Ensino 2022 (EIFE 2022).
Tratou-se de um evento de grande porte que congregou três
ações tradicionais do cenário nacional em Física e seu ensino, em
vias de internacionalização. Ele foi voltado para um público amplo
de pesquisadores, coordenadores de curso, professores universitários,
professores da Educação Básica e estudantes de final de graduação
(com ênfase nas licenciaturas) e pós-graduação em Ensino de Física ou Ensino/Educação de/em Ciências. Os eventos, ainda que unidos em uma única proposta, mantiveram seus objetivos originais de forma integrada, como se pode verificar em: ttp://www1.fisica.org.br/eife2022Encontros Integrados em Física e seu Ensino 2022: II En-MNPEF | VIII EDEF | XI EFRAS

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GRUPO PROENFIS Temas para o Ensino de Fisica com Abordagens CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade)

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Já escrevemos anteriormente sobre a necessidade de uma renovação no ensino de ciências e mostramos que, para essa renovação, é necessário um novo posicionamento do professor em suas classes. Para o desenvolvimento de suas aulas, o professor precisa de materiais instrucionais coerentes com uma proposta de ensino como investigação, o que implica também uma renovação desses programas de atividades. O livro Temas para o ensino de Física com abordagem CTS chega para suprir essa necessidade. O presente livro incorpora duas das tendências propostas nos últimos documentos oficiais brasileiros – ensino por investigação e abordagem CTS –, tanto na preparação de material instrucional para os alunos como em sugestões metodológicas para os professores, pois cada um dos capítulos começa com uma discussão de como o tema e as atividades didáticas podem ser trabalhados pelos professores em suas escolas antes de apresentar as atividades para os alunos. Os temas propostos por cada um dos capítulos, ao serem organizados com um enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), visam a dar aos estudantes uma visão humanística para a ciência a ser estudada, favorecendo, assim, a formação de cidadãos capazes de atuar de forma responsável em relação a temas controversos de nossa sociedade e que incorporam aspectos sociocientíficos. Por outro lado, uma proposta metodológica, que tem suas bases no ensino por investigação, constitui uma orientação que enfatiza o 8 Temas para o Ensino de Física com Abordagem CTS questionamento, a resolução de problemas abertos e o desenvolvimento do senso crítico do aluno sobre a importância da ciência e suas aplicações na sociedade em que vive, fortalecendo também sua participação como cidadão. A união de ambas as facetas – conteúdo e metodologia – contribui para as alfabetizações científica e tecnológica dos alunos. A intenção do grupo PROENFIS vai além da publicação de um livro impresso. O grupo tem a proposta de divulgação do texto também em site, na forma de um e-book. Nesse formato o livro ganha nova dimensão, pois o material didático apresentado no texto escrito, como as experiências, as músicas e os vídeos, podem ser acessados no site, trazendo aos alunos uma melhor contextualização do conhecimento a ser aprendido. No site, www.proenfis.pro.br, o grupo PROENFIS disponibilizará ainda sua produção acadêmica, incluindo artigos publicados e oficinas realizadas, permitindo, assim, que outros professores e pesquisadores avaliem os produtos didáticos e possam fazer uso gratuito dos textos. Esse material tem o objetivo de suprimir parte do déficit de materiais didáticos, contextualizados, de fácil inserção na linha programática do ensino médio. E o que é melhor: esse material pode ser utilizado tanto no ensino tradicional quanto nos cursos a distância.

GUIA DE ATIVIDADES INCLUSIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

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INTRODUÇÃO

Neste guia apresentamos cinco
atividades de ciências,
relacionadas aos cinco sentidos,
que serão explorados como meios
potenciais da aprendizagem.
Levando em consideração que
quando um destes é
comprometido, os outros deverão
ser explorados.
Estas atividades foram
pensadas de modo a permitir
a construção do aprendizado
significativo e de maneira
ativa, onde o aluno será o
protagonista central do
processo, com habilidades
como iniciativa, criatividade,
criticidade reflexiva,
autoavaliação, cooperação
para trabalhos em equipe,
responsabilidade, empatia e
consciência ambiental
Junto ao processo de significação de
conhecimento, há a preocupação de
que a inclusão (já prevista
legalmente), seja então, realizada de
maneira fidedigna, pois incluir não é
apenas inserir o aluno em um espaço
social, mas sim promover estratégias
de ensino que possibilitem ao aluno
público alvo da educação especial,
alcançar os objetivos pedagógicos da
aula junto aos seus colegas.

História da Educação Matemática e suas conexões com a Educação Matemática: outros problemas, outros objetos, outras abordagens

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Em 2022, nos dias 09 a 11 de novembro, nas dependências da Universidade Federal de Santa Catarina, na cidade de E Florianópolis, Brasil, de modo presencial, foi realizado o 6º Encontro Nacional de Pesquisa em História da temática – 6 ENAPH??. Educação Matemática – 6 ENAPHEM.
Esta coletânea reúne os textos das conferências de abertura, e de encerramento, a saber, de Antonio Miguel e Wagner Rodrigues Valente, respectivamente. Integram também textos de mesas redondas que buscaram traçar conexões entre a História e outros campos disciplinares, como é o caso dos textos de Carlos Roberto Vianna, Luciane de Fátima Bertini, Roger Miarka e Filipe Santos Fernandes. Também há textos apresentados e discutidos em sessões coordenadas, como é o caso dos textos de Luzia Aparecida de Souza, Heloisa da Silva e Vivian Nantes Muniz Franco; Andréia Dalcin, Samuel Edmundo Lopez Bello e Adriel Gonçalves Oliveira;
Eliene Barbosa Lima, Circe Mary Silva da Silva Dynnikov e Wagner Rodrigues Valente. Como responsáveis pela comissão científica desta edição, Bruno Alves Dassie, Marcelo Bezerra de Morais e Thiago Pedro Pinto apresentam um estado da arte dos trabalhos submetidos e discutidos no evento. A Sessão Memória conta com a participação dos coordenadores das edições anteriores do evento o que permite vislumbrar um rico panorama destes últimos dez anos de pesquisas. Os membros desta sessão trouxeram reflexões realizadas no evento e sistematizadas nesta obra.
Esperamos que mais esta coletânea, junto com as tantas outras de cada uma das edições anteriores, possa contribuir para os estudos em história da educação matemática e, consequentemente, para a Educação Matemática em todas as suas vertentes.

Cláudia e David

História das Ciências e da Matemàtica na Educação Basica: ensino de casos históricos através da história interrompida

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Nesse livro podem ser encontradas histórias dos cientistas brasileiros Carlos Chagas e Graziela Barroso, do químico Antoine Lavoisier, de Leonardo Fibonacci e dos matemáticos Alan Turing e Stanislaw Ulam com uma linguagem acessível e convidativa. São materiais dirigidos aos professores e demais interessados em História das Ciências e da Matemática. O objetivo dessas histórias é ensinar como o conhecimento científico e matemático é produzido. Para isso, os textos são estruturados de acordo com a metodologia da história interrompida. Em certos momentos, a narrativa é interrompida com questões e atividades para promover a discussão e reflexão a partir de situações concretas e autênticas. Isso permite que os estudantes tenham um engajamento ativo ao longo da história contada pelos professores, proporcionando uma aprendizagem duradoura sobre a Natureza da Ciência e da Matemática.

HORIZONTES LATINO-AMERICANOS NA EDUCAÇÃO QUÍMICA: singularidades e perspectivas de pesquisa

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Este livro foi pensado e produzido no contexto do projeto de pesquisa
“Mapeamento da comunidade latino-americana de pesquisa em Educação
Química: uma análise de suas produções” (MAPEQUIM/AL), o qual foi
aprovado e financiado por meio da Chamada Universal CNPq/MCTI/
FNDCT Nº 18/2021 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e
Tecnológico (CNPq). Esta iniciativa foi idealizada e desenvolvida em coletivo,
a partir do envolvimento de professoras e professores, pesquisadoras e pesquisadores das Instituições de Educação Superior, a saber: Universidad de Córdoba
(Colômbia), Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Universidade
Federal da Grande Dourados – UFGD, Universidade Federal da Paraíba –
UFPB, Universidade Federal do Paraná – UFPR e Universidade Federal do
Rio Grande – FURG.
O nosso interesse se centrou em compreender o que está sendo produzido, em termos de investigação, por pesquisadoras e pesquisadores
latinoamericanos(as) que pensam e produzem conhecimento na área de
Educação Química. Assim, o principal objetivo do projeto foi mapear essa
comunidade de pesquisa e analisar suas produções.
A proposta surgiu a partir de reflexões compartilhadas, nas quais nos
questionamos: Como se estabelecem as relações acadêmicas e as parcerias de
trabalho entre pesquisadores(as) da área no Brasil e pesquisadores de outros
países latino-americanos? Por que nossos referenciais, na maioria das vezes,
são compostos por autores europeus e/ou estadunidenses, cujas ideias foram
desenvolvidas em contextos muito diferentes do nosso?
Nesse sentido, partimos do pressuposto de que as pesquisas brasileiras
produzidas nos últimos anos dialogam pouco com autores e autoras dos países vizinhos, desconsiderando a importância da construção de uma identidade
coletiva na América Latina. Portanto, um dos nossos principais interesses consistiu em contribuir para dar maior visibilidade a conhecimentos produzidos
por pesquisadoras e pesquisadores latino-americanos, além de promover o
estabelecimento de parcerias e colaborações futuras através de redes e equipes
de trabalho que viabilizem a geração e a disseminação de novos conhecimentos.

Essa ideia se consolida ao olharmos para a América Latina, uma região
que tem sido historicamente palco de lutas e conflitos, marcada pela exploração da biodiversidade e pela exploração humana. A partir dos processos de
colonização e dominação, que acarretaram e ainda acarretam o apagamento
de costumes e conhecimentos, as desigualdades regionais tornam-se cada vez
mais visíveis, expressas na desigualdade, na pobreza, na precariedade da saúde
e na falta de oportunidades educacionais.
Assim, as instituições educativas têm o desafio de romper com a colonização epistemológica e cultural, que tem sido reproduzida durante séculos
na nossa região, pois os nossos modelos educacionais foram inspirados em
padrões eurocêntricos, perpetuando a visão dos colonizadores. Esse processo
continua sendo reafirmado pela globalização e pelas políticas neoliberais, consolidando a desqualificação de conhecimentos que não se enquadram nas normas hegemônicas ocidentais.
Nesse cenário, a cooperação entre os países da América Latina e a pesquisa voltada para a valorização da cultura e da biodiversidade latinoamericana
são fundamentais para a construção de estratégias que promovam formas de
viver mais equitativas, integrando as dimensões política, ambiental, educacional e científica. O impacto significativo da Educação científica depende de um
esforço coletivo que reconheça e valorize diferentes formas de conhecimento
e cosmovisões, contribuindo para a resolução das demandas sociais, culturais e
ambientais da América Latina.
Com essas ideias em mente, neste livro compilamos textos científicos
que abordam a Educação Química desde perspectivas diversas e que foram
produzidos por pesquisadores que atuam na Colômbia, no Brasil, no Chile, no
Equador e na Argentina. A partir desta coletânea, reforçamos a necessidade de
ampliarmos os laços de cooperação latino-americanos e de desenvolver iniciativas como esta, que permitam pensar nossa área de estudos de forma contextualizada, crítica e reflexiva.
Desejamos uma ótima leitura!

In(ter)disciplinaridade, educação matemática e currículos escolares

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O Livro in(ter)disciplinaridade, educação matemática e currículos Ο escolares traduz o exercício de debate e mobilização de ideias de uma constelação de autores em torno do tema da interdisciplinaridade, com o intuito de agregar e articular conceitos, ideias, movimentos e nuanças de práticas de formação, docência e pesquisa a partir de diferentes motivações. O tema da interdisciplinaridade está presente nas mais diferentes práticas sociais e nas formas de produção e organização de saberes. Entretanto, no campo educacional, o debate ganha maiores proporções, especialmente em um contexto de reformas educacionais, como a do Ensino Médio) e de proposição de bases comuns curriculares. Nesse contexto, a “interdisciplinaridade”, às vezes é entendida como alternativa salvacionista, como possibilidade de reduzir os males da secular cultura disciplinar que caracteriza o ensino de crianças, jovens e adultos, bem como, a formação de seus professores.

Redigidos sob o crivo da experiência de cada autor, (todos da área de Educação Matemática e Educação) e sem pretender estabelecer regularidades, dialéticas ou convergências ou mesmo a restauração de uma unidade perdida do conhecimento humano, o conjunto de textos oferece um mosaico de ideias, compondo um desenho possível com peças genuínas e assimétricas, de modo que o resultado instigue o debate, permita traçar outros desenhos e produzir outros discursos e propostas para as práticas escolares

Index de Livros Proibidos: 500 Anos de Censura Científica e Filosófica

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O Index de Livros Proibidos (Índice dos Livros Proibidos, ou Lista dos Livros Proibidos em português) foi uma lista de publicações proibidas pela Igreja Católica, de “livros perniciosos” e que continha, ainda, as regras da igreja relativamente aos livros que poderiam ser lidos O Índex foi uma lista de publicações proibidas consideradas heréticas pela Santa Sé. A Igreja Católica muitas vezes perseguiu linhas de pensamento divergentes de seu dogma central, desde o início do cristianismo. Autores importantes das ciências, das artes e da política estiveram de maneira relevante presente na lista. Eis alguns exemplos: Galileu Galilei5, Giordano Bruno, Niccolo Maquiavel, Voltaire (François-Marie Arouet, conhecido por seu nome literário [nom de plume] M. de Voltaire), Victor Marie Hugo, Nicolau Copérnico, Erasmo de Roterdã, David Hume, Pascal, Baruch Spinoza, Alexandre Dumas, Honoré de Balzac, Emile Zola, John Locke, Denis Diderot, Gustave
Flaubert, Thomas Hobbes, René Descartes, Berkeley, Jean Jacques Rousseau, Barão de la Brede Montesquieu, Anatole France, Immanuel Kant, Blaise Pascal, Dante Alighieri e muitos outros homens6 de distintos séculos e variadas geografias quase exclusivamente da Europa.

Interacciones polisémicas de las etnomatemáticas como un programa: interfaces con la acción pedagógica, la ética de la diversidad, la justicia social y la paz total: Evidencias de campo

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De acordo com as diversas perspectivas culturais e contextos internacionais, este livro destaca muitas interlocuções polissêmicas da Etnomatemática como um Programa de educação matemática com distintas áreas do conhecimento etnográfico, principalmente em relação às muitas concepções teóricas, filosóficas e metodológicas que cada um de nós traz de nossas experiências fora da academia e que podem promover um senso de curiosidade e cidadania em nossa busca comum por paz e justiça social.

Em consonância com as diversas perspectivas culturais e contextos internacionais, este livro destaca muitas interlocuções polissêmicas da Etnomatemática como um Programa de educação matemática com diferentes áreas do conhecimento etnoxista, principalmente em relação às múltiplas concepções teóricas, filosóficas e metodológicas que cada um de nós traz de nossas experiências fora da academia e que podem promover um senso de curiosidade e cidadania em nossa busca comum por paz e justiça social.

Introdução à Astronomia e Astrofísica – vol. 1

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Investigações em Educação Matemática 10 anos de pesquisa

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Esse livro é o resultado dos 10 anos de investigações do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática (GPEM) do Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).a Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Além de motivados pela data, pensamos em organizar nossas pesquisas em uma única publicação, tanto pelo ponto de vista do registro histórico, considerando que este foi o primeiro grupo de pesquisa em Educação Matemática de Alagoas, quanto pela possibilidade de facilitar a busca dos trabalhos que tratem das temáticas de investigações do GPEM.
Desta forma, elaboramos os resumos expandidos de todas as investigações e as organizamos nas linhas de pesquisas do grupo. Formação de Professores que Ensinam Matemática, Formação de Professores que Ensinam Matemática e Tecnologias e História do Ensino da Matemática em Alagoas. Aqui o leitor irá encontrar de teses a trabalhos de conclusão de curso, com os links de acesso à integra das pesquisas nas notas de rodapé.
Boa leitura!

Linguagem Matemática na Educação – trilhando caminhos na produção de conhecimentos sobre o ensinar e o aprender matemática no Brasil

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Este livro apresenta alguns trabalhos apresentados no IV Seminário Nacional de Linguagem e Educação Matemática (Senalem), ocorrido em 2023, os quais tratam de diversos temas envolvendo a linguagem e o
ensino e o aprendizado da Matemática. Nesse sentido, é imperativo registrar a importância da idealizadora do evento, tendo tido sua primeira edição em 2016, Professora Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira, que nos deixou em abril de 2021. Tanto o evento quanto este livro foram financiados pela Fapespa – Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas, do Governo do Estado do Pará, que disponibilizou recursos via edital de apoio à realização de eventos científicos, tecnológicos e de inovação.  A linguagem vem ganhando cada vez mais espaço em pesquisas na área da Educação Matemática no Brasil, tanto em estudos que envolvem a análise da leitura e escrita de textos matemáticos, como em diferentes concepções de formas de comunicação nas aulas de matemática. Esses estudos, em geral, têm uma abordagem apoiada na linguística, seja tomando a linguagem como representação em interações sociais ou como constitutiva da realidade. No Brasil, temos visto prosperar estudos que trazem a linguagem para o centro da discussão na Educação Matemática, como aqueles que se utilizam da filosofia da linguagem, estudos do discurso, da tradução, letramento e alfabetização matemática, entre outros. Em Marabá, há o Grupo de pesquisa Prolem – Processos Linguísticos em Educação Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ciências (PPGECM), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) que tem iniciado pesquisas na área da linguagem e educação matemática nessa região e já tem trazido, mesmo em pouco tempo, grandes contribuições para a área. Este grupo aceitou o desafio de promover a quarta edição do Senalem .