A História como um agente de cognição na educação matemática

A Matemática é um conhecimento gerado socialmente ao longo dos tempos e se amplia de forma não linear, em conteúdo, escrita e simbologia, por meio de debates, divergências, renovações e atualizações incessantes, no decorrer de sua história. Se caracteriza por uma constante criação e (re)organização formal, mediante a combinação de códigos representativos da interpretação de ideias relativas às situações cotidianas imaginadas, observadas e vivenciadas pela sociedade, passando a ser considerada como um conhecimento objetivado. Nesta segunda edição revisada e ampliada, o eixo norteador das discussões assenta-se na inter-relação história da Matemática, cognição matemática e aprendizagem matemática. A história se insere, nesse entremeio, como um agenciador da Matemática historicamente construída para acionar a aprendizagem matemática escolar, fundada em um princípio unificador que pode ser incorporado à prática dos professores. Seu foco central é a ampliação das discussões e proposições de abordagens pedagógicas da Matemática apoiadas na história, considerando algumas já estabelecidas sobre o tema.

R$110,00

Em estoque

Ou 3x de R$36,67 s/ juros

A Matemática é um conhecimento gerado socialmente ao longo dos tempos e se amplia de forma não linear, em conteúdo, escrita e simbologia, por meio de debates, divergências, renovações e atualizações incessantes, no decorrer de sua história. Se caracteriza por uma constante criação e (re)organização formal, mediante a combinação de códigos representativos da interpretação de ideias relativas às situações cotidianas imaginadas, observadas e vivenciadas pela sociedade, passando a ser considerada como um conhecimento objetivado. Nesta segunda edição revisada e ampliada, o eixo norteador das discussões assenta-se na inter-relação história da Matemática, cognição matemática e aprendizagem matemática. A história se insere, nesse entremeio, como um agenciador da Matemática historicamente construída para acionar a aprendizagem matemática escolar, fundada em um princípio unificador que pode ser incorporado à prática dos professores. Seu foco central é a ampliação das discussões e proposições de abordagens pedagógicas da Matemática apoiadas na história, considerando algumas já estabelecidas sobre o tema.

Informações

Peso 554 g
Dimensões 2 × 16 × 23 cm
Autor

Editora

Idioma

Por

Data da Publicação

2023

Edição

Categoria

MATEMÁTICA

Disponibilidade

Disponível

Formato

Capa Dura