Guia do professor – O cotidiano da física leituras e atividades – ensino médio

N este trabalho construímos um texto didático cujo objetivo é a recu peração da historicidade do conceito de conservação da energia. Discutimos a importância de um texto histórico para o ensino de Fí sica, ressaltando a íntima relação que existe entre a ciência, a sua história e a epistemologia. Mostramos que uma abordagem histórica e filosófica da Física não exclui, antes pressupõe, a apreensão e domínio da sua estrutura teórica tal como é ensinada hoje. Antes de apresentar o texto fazemos uma análise estrutural do seu conteúdo procurando explicitar a relação entre as nossas intenções e a sua forma. No texto, intercalamos a informação da Física hoje contida no con ceito de energia na Mecânica Newtoniana e na Termodinâmica, em um nível básico universitário, com a informação da parte histórica. Na parte histórica enfatizamos o confronto dos diferentes esquemas conceituais, contidos principalmente em Aristóteles, Ptolomeu, Copérnico, Galileo, Kepler, Descartes, Huygens, Newton e Leibniz. Foi dado destaque à ideia de continuidade na diversidade contida na filosofia grega, e depois em Descartes, Huygens, Leibniz, Mayer, Joule e Helmoltz. Além disso, dis cutimos as contribuições relevantes para a formação do conceito de con servação da energia provenientes da pesquisa sobre máquinas mecânicas e térmicas, do desenvolvimento dos conceitos de calor e de trabalho mecânico, das experiências de conversão e da ideia de uma unidade na natureza através de Boscovich, Kant, da Naturphilosophie e das teorias

R$38,00 R$28,50

Ou 3x de R$12,67 s/ juros

N este trabalho construímos um texto didático cujo objetivo é a recu peração da historicidade do conceito de conservação da energia. Discutimos a importância de um texto histórico para o ensino de Fí sica, ressaltando a íntima relação que existe entre a ciência, a sua história e a epistemologia. Mostramos que uma abordagem histórica e filosófica da Física não exclui, antes pressupõe, a apreensão e domínio da sua estrutura teórica tal como é ensinada hoje. Antes de apresentar o texto fazemos uma análise estrutural do seu conteúdo procurando explicitar a relação entre as nossas intenções e a sua forma. No texto, intercalamos a informação da Física hoje contida no con ceito de energia na Mecânica Newtoniana e na Termodinâmica, em um nível básico universitário, com a informação da parte histórica. Na parte histórica enfatizamos o confronto dos diferentes esquemas conceituais, contidos principalmente em Aristóteles, Ptolomeu, Copérnico, Galileo, Kepler, Descartes, Huygens, Newton e Leibniz. Foi dado destaque à ideia de continuidade na diversidade contida na filosofia grega, e depois em Descartes, Huygens, Leibniz, Mayer, Joule e Helmoltz. Além disso, dis cutimos as contribuições relevantes para a formação do conceito de con servação da energia provenientes da pesquisa sobre máquinas mecânicas e térmicas, do desenvolvimento dos conceitos de calor e de trabalho mecânico, das experiências de conversão e da ideia de uma unidade na natureza através de Boscovich, Kant, da Naturphilosophie e das teorias

Informações

Peso 254 g
Dimensões 0,8 × 16 × 23 cm
Autor

Editora

Idioma

Por

Data da Publicação

2015

Edição

Categoria

FÍSICA GERAL

Disponibilidade

Disponível

Formato

Brochura