HORIZONTES LATINO-AMERICANOS NA EDUCAÇÃO QUÍMICA: singularidades e perspectivas de pesquisa

Este livro foi pensado e produzido no contexto do projeto de pesquisa “Mapeamento da comunidade latino-americana de pesquisa em Educação Química: uma análise de suas produções” (MAPEQUIM/AL), o qual foi aprovado e financiado por meio da Chamada Universal CNPq/MCTI/ FNDCT Nº 18/2021 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Esta iniciativa foi idealizada e desenvolvida em coletivo, a partir do envolvimento de professoras e professores, pesquisadoras e pesquisadores das Instituições de Educação Superior, a saber: Universidad de Córdoba (Colômbia), Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Universidade Federal do Paraná – UFPR e Universidade Federal do Rio Grande – FURG. O nosso interesse se centrou em compreender o que está sendo produzido, em termos de investigação, por pesquisadoras e pesquisadores latinoamericanos(as) que pensam e produzem conhecimento na área de Educação Química. Assim, o principal objetivo do projeto foi mapear essa comunidade de pesquisa e analisar suas produções. A proposta surgiu a partir de reflexões compartilhadas, nas quais nos questionamos: Como se estabelecem as relações acadêmicas e as parcerias de trabalho entre pesquisadores(as) da área no Brasil e pesquisadores de outros países latino-americanos? Por que nossos referenciais, na maioria das vezes, são compostos por autores europeus e/ou estadunidenses, cujas ideias foram desenvolvidas em contextos muito diferentes do nosso? Nesse sentido, partimos do pressuposto de que as pesquisas brasileiras produzidas nos últimos anos dialogam pouco com autores e autoras dos países vizinhos, desconsiderando a importância da construção de uma identidade coletiva na América Latina. Portanto, um dos nossos principais interesses consistiu em contribuir para dar maior visibilidade a conhecimentos produzidos por pesquisadoras e pesquisadores latino-americanos, além de promover o estabelecimento de parcerias e colaborações futuras através de redes e equipes de trabalho que viabilizem a geração e a disseminação de novos conhecimentos. Essa ideia se consolida ao olharmos para a América Latina, uma região que tem sido historicamente palco de lutas e conflitos, marcada pela exploração da biodiversidade e pela exploração humana. A partir dos processos de colonização e dominação, que acarretaram e ainda acarretam o apagamento de costumes e conhecimentos, as desigualdades regionais tornam-se cada vez mais visíveis, expressas na desigualdade, na pobreza, na precariedade da saúde e na falta de oportunidades educacionais. Assim, as instituições educativas têm o desafio de romper com a colonização epistemológica e cultural, que tem sido reproduzida durante séculos na nossa região, pois os nossos modelos educacionais foram inspirados em padrões eurocêntricos, perpetuando a visão dos colonizadores. Esse processo continua sendo reafirmado pela globalização e pelas políticas neoliberais, consolidando a desqualificação de conhecimentos que não se enquadram nas normas hegemônicas ocidentais. Nesse cenário, a cooperação entre os países da América Latina e a pesquisa voltada para a valorização da cultura e da biodiversidade latinoamericana são fundamentais para a construção de estratégias que promovam formas de viver mais equitativas, integrando as dimensões política, ambiental, educacional e científica. O impacto significativo da Educação científica depende de um esforço coletivo que reconheça e valorize diferentes formas de conhecimento e cosmovisões, contribuindo para a resolução das demandas sociais, culturais e ambientais da América Latina. Com essas ideias em mente, neste livro compilamos textos científicos que abordam a Educação Química desde perspectivas diversas e que foram produzidos por pesquisadores que atuam na Colômbia, no Brasil, no Chile, no Equador e na Argentina. A partir desta coletânea, reforçamos a necessidade de ampliarmos os laços de cooperação latino-americanos e de desenvolver iniciativas como esta, que permitam pensar nossa área de estudos de forma contextualizada, crítica e reflexiva. Desejamos uma ótima leitura!

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Este livro foi pensado e produzido no contexto do projeto de pesquisa “Mapeamento da comunidade latino-americana de pesquisa em Educação Química: uma análise de suas produções” (MAPEQUIM/AL), o qual foi aprovado e financiado por meio da Chamada Universal CNPq/MCTI/ FNDCT Nº 18/2021 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Esta iniciativa foi idealizada e desenvolvida em coletivo, a partir do envolvimento de professoras e professores, pesquisadoras e pesquisadores das Instituições de Educação Superior, a saber: Universidad de Córdoba (Colômbia), Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Universidade Federal do Paraná – UFPR e Universidade Federal do Rio Grande – FURG. O nosso interesse se centrou em compreender o que está sendo produzido, em termos de investigação, por pesquisadoras e pesquisadores latinoamericanos(as) que pensam e produzem conhecimento na área de Educação Química. Assim, o principal objetivo do projeto foi mapear essa comunidade de pesquisa e analisar suas produções. A proposta surgiu a partir de reflexões compartilhadas, nas quais nos questionamos: Como se estabelecem as relações acadêmicas e as parcerias de trabalho entre pesquisadores(as) da área no Brasil e pesquisadores de outros países latino-americanos? Por que nossos referenciais, na maioria das vezes, são compostos por autores europeus e/ou estadunidenses, cujas ideias foram desenvolvidas em contextos muito diferentes do nosso? Nesse sentido, partimos do pressuposto de que as pesquisas brasileiras produzidas nos últimos anos dialogam pouco com autores e autoras dos países vizinhos, desconsiderando a importância da construção de uma identidade coletiva na América Latina. Portanto, um dos nossos principais interesses consistiu em contribuir para dar maior visibilidade a conhecimentos produzidos por pesquisadoras e pesquisadores latino-americanos, além de promover o estabelecimento de parcerias e colaborações futuras através de redes e equipes de trabalho que viabilizem a geração e a disseminação de novos conhecimentos. Essa ideia se consolida ao olharmos para a América Latina, uma região que tem sido historicamente palco de lutas e conflitos, marcada pela exploração da biodiversidade e pela exploração humana. A partir dos processos de colonização e dominação, que acarretaram e ainda acarretam o apagamento de costumes e conhecimentos, as desigualdades regionais tornam-se cada vez mais visíveis, expressas na desigualdade, na pobreza, na precariedade da saúde e na falta de oportunidades educacionais. Assim, as instituições educativas têm o desafio de romper com a colonização epistemológica e cultural, que tem sido reproduzida durante séculos na nossa região, pois os nossos modelos educacionais foram inspirados em padrões eurocêntricos, perpetuando a visão dos colonizadores. Esse processo continua sendo reafirmado pela globalização e pelas políticas neoliberais, consolidando a desqualificação de conhecimentos que não se enquadram nas normas hegemônicas ocidentais. Nesse cenário, a cooperação entre os países da América Latina e a pesquisa voltada para a valorização da cultura e da biodiversidade latinoamericana são fundamentais para a construção de estratégias que promovam formas de viver mais equitativas, integrando as dimensões política, ambiental, educacional e científica. O impacto significativo da Educação científica depende de um esforço coletivo que reconheça e valorize diferentes formas de conhecimento e cosmovisões, contribuindo para a resolução das demandas sociais, culturais e ambientais da América Latina. Com essas ideias em mente, neste livro compilamos textos científicos que abordam a Educação Química desde perspectivas diversas e que foram produzidos por pesquisadores que atuam na Colômbia, no Brasil, no Chile, no Equador e na Argentina. A partir desta coletânea, reforçamos a necessidade de ampliarmos os laços de cooperação latino-americanos e de desenvolver iniciativas como esta, que permitam pensar nossa área de estudos de forma contextualizada, crítica e reflexiva. Desejamos uma ótima leitura!

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