Nascimento e Desenvolvimento de Ciência Moderna e seus Desdobramentos para a Contemporaneidade

Com a preocupação de fornecer um processo de formação docente que não fosse simplesmente instrumental, cientificista ou mesmo relacionado à mera produção de materiais didáticos, a disciplina intitulada Bases Epistemológicas da Ciência Moderna (BECM), matéria obrigatória do projeto de formação Nascimento e desenvolvimento da Ciência e seus desdobramentos para a contemporaneidade, ministrado por docentes da UFABC para a formação continuada de professores da Prefeitura Municipal de São Paulo, forneceu a base conceitual para o curso em questão e, assim, utilizou como fio condutor um ideal de formação interdisciplinar, temático, anti-positivista e utilizou como ferramentas privilegiadas a História da Filosofia e a História das Ciências, enfatizando em especial os seus âmbitos epistêmicos. Hoje em dia é muito comum os cursos de formação de professores no Brasil fornecerem uma ênfase no aspecto pragmático do conhecimento, não considerando as discussões de cunho teórico e, principalmente, de natureza epistemológica. Ora, esse modelo de racionalidade traz consigo uma concepção de formação tecnicista e utilitária em que a ênfase recai nos seus aspectos pragmáticos, ou seja, na resolução de problemas imediatos ligados ao cotidiano escolar. Nesse sentido, ela se constitui mais como uma proposta de instrumentalização da prática dos docentes, mas não propriamente de um processo de formação e capacitação. No entanto, e esse é um dos problemas fundamentais dessa perspectiva formativa, não se considera a própria indissociabilidade entre teoria e prática no interior da atividade docente, e, portanto, ignora-se também que toda a cultura está vinculada historicamente a seu ambiente econômico, político e social, e, por consequência, a origem histórico-filosófica dos conceitos utilizados nas disciplinas pelas quais são responsáveis. Luciana Zaterka

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Com a preocupação de fornecer um processo de formação docente que não fosse simplesmente instrumental, cientificista ou mesmo relacionado à mera produção de materiais didáticos, a disciplina intitulada Bases Epistemológicas da Ciência Moderna (BECM), matéria obrigatória do projeto de formação Nascimento e desenvolvimento da Ciência e seus desdobramentos para a contemporaneidade, ministrado por docentes da UFABC para a formação continuada de professores da Prefeitura Municipal de São Paulo, forneceu a base conceitual para o curso em questão e, assim, utilizou como fio condutor um ideal de formação interdisciplinar, temático, anti-positivista e utilizou como ferramentas privilegiadas a História da Filosofia e a História das Ciências, enfatizando em especial os seus âmbitos epistêmicos. Hoje em dia é muito comum os cursos de formação de professores no Brasil fornecerem uma ênfase no aspecto pragmático do conhecimento, não considerando as discussões de cunho teórico e, principalmente, de natureza epistemológica. Ora, esse modelo de racionalidade traz consigo uma concepção de formação tecnicista e utilitária em que a ênfase recai nos seus aspectos pragmáticos, ou seja, na resolução de problemas imediatos ligados ao cotidiano escolar. Nesse sentido, ela se constitui mais como uma proposta de instrumentalização da prática dos docentes, mas não propriamente de um processo de formação e capacitação. No entanto, e esse é um dos problemas fundamentais dessa perspectiva formativa, não se considera a própria indissociabilidade entre teoria e prática no interior da atividade docente, e, portanto, ignora-se também que toda a cultura está vinculada historicamente a seu ambiente econômico, político e social, e, por consequência, a origem histórico-filosófica dos conceitos utilizados nas disciplinas pelas quais são responsáveis. Luciana Zaterka

Informações

Peso 278 g
Dimensões 1 × 16 × 23 cm
Editora

Idioma

Por

Data da Publicação

2018

Edição

Categoria

HISTÓRIA DA CIÊNCIA

Disponibilidade

Disponível

Formato

Brochura