Pesos e medidas do Brasil colonial, tradição e cultura nos dias atuais: um novo tema para as aulas de Matemática

Pesos e medidas estão em nossas vidas… cotidianamente… de tal forma, que, muitas vezes, não nos damos conta da nossa dependência em relação aos padrões de medida. Como um dos conteúdos do Ensino Básico, atualmente, o sistema métrico foi incluído nos currículos, a partir de 1862 no Brasil, demandando um tempo para que esse tópico fosse ensinado efetivamente nas escolas. Considerando a importância de se realizar abordagens históricas nas aulas de Matemática, trazemos uma proposta de trabalho diferenciada, que pode ser realizada em qualquer etapa do Ensino Básico, adequando-a a cada nível de escolaridade. Contextualizando uma realidade de práticas sociais que ocorrem em nosso país, enfocamos determinadas medidas antigas e medidas não oficiais que continuam sendo praticadas em comunidades localizadas ao longo da Estrada Real, em Minas Gerais. Promover uma discussão em sala de aula sobre a manutenção padrões de medidas não-oficiais que atendem condições laborais específicas, a partir de uma perspectiva sócio-cultural, pode ser um caminho para se efetivar um projeto interdisciplinar, rompendo com a fragmentação dos saberes e tornando as aulas mais significativas para os alunos.

R$33,00

Ou 3x de R$11,00 s/ juros

Pesos e medidas estão em nossas vidas… cotidianamente… de tal forma, que, muitas vezes, não nos damos conta da nossa dependência em relação aos padrões de medida. Como um dos conteúdos do Ensino Básico, atualmente, o sistema métrico foi incluído nos currículos, a partir de 1862 no Brasil, demandando um tempo para que esse tópico fosse ensinado efetivamente nas escolas. Considerando a importância de se realizar abordagens históricas nas aulas de Matemática, trazemos uma proposta de trabalho diferenciada, que pode ser realizada em qualquer etapa do Ensino Básico, adequando-a a cada nível de escolaridade. Contextualizando uma realidade de práticas sociais que ocorrem em nosso país, enfocamos determinadas medidas antigas e medidas não oficiais que continuam sendo praticadas em comunidades localizadas ao longo da Estrada Real, em Minas Gerais. Promover uma discussão em sala de aula sobre a manutenção padrões de medidas não-oficiais que atendem condições laborais específicas, a partir de uma perspectiva sócio-cultural, pode ser um caminho para se efetivar um projeto interdisciplinar, rompendo com a fragmentação dos saberes e tornando as aulas mais significativas para os alunos.

Informações

Peso 126 g
Dimensões 0,6 × 14 × 21 cm
Autor

Editora

Idioma

Por

Data da Publicação

2017

Edição

Categoria

MATEMÁTICA

Disponibilidade

Disponível

Formato

Brochura