(Trans)formação docente: percurso de vida, formação e docência na educação matemática e científica

Esta obra reúne artigos de participantes do Grupo de Estudos e Pesquisas (TRANS)FORMAÇÃO, que tratam de reflexões sobre suas experiências de vida, docência e formação. Foi elaborado no ano de 2021, em plena pandemia de Covid 19, contexto que provocou mudanças de procedimentos e tomadas de decisão quanto às pesquisas em andamento, assim como em todas as áreas da existência humana. No primeiro semestre de 2021, foram estudadas as epistemologias de formação de professores, discutindo as diferentes racionalidades, técnica, prática e crítica (SCHÖN, 1992; PÉREZ-GÓMEZ, 1992; ZEICHNER, 1993 e 1998; ALARCÃO, 2011), suscitando discussões e reflexões sobre os próprios processos auto formativos, práticas de ensino e formação. Ao final do semestre, os pós-graduandos elaboraram um memorial reflexivo, sobre seu percurso de vida, docência e formação. No segundo semestre, o memorial foi problematizado, em diálogo com a literatura, e se constituiu um artigo memorialístico analítico sobre o percurso formativo de cada um. Cada artigo foi discutido coletivamente ao longo do semestre, tendo uma banca formada por membros do próprio Grupo que faziam leitura aprofundada do texto, encarregados que foram de sugestões de literatura e encaminhamentos para refinamento do artigo. E todos discutiam, questionando, sugerindo, opinando para ajudar a construir. São nove artigos compondo este livro, cujo principal objetivo é oferecer subsídios teóricos e metodológicos de pesquisa e formação de professores, especialmente na área de Ciências e Matemática.

R$75,00 R$56,25

Ou 3x de R$25,00 s/ juros

Esta obra reúne artigos de participantes do Grupo de Estudos e Pesquisas (TRANS)FORMAÇÃO, que tratam de reflexões sobre suas experiências de vida, docência e formação. Foi elaborado no ano de 2021, em plena pandemia de Covid 19, contexto que provocou mudanças de procedimentos e tomadas de decisão quanto às pesquisas em andamento, assim como em todas as áreas da existência humana. No primeiro semestre de 2021, foram estudadas as epistemologias de formação de professores, discutindo as diferentes racionalidades, técnica, prática e crítica (SCHÖN, 1992; PÉREZ-GÓMEZ, 1992; ZEICHNER, 1993 e 1998; ALARCÃO, 2011), suscitando discussões e reflexões sobre os próprios processos auto formativos, práticas de ensino e formação. Ao final do semestre, os pós-graduandos elaboraram um memorial reflexivo, sobre seu percurso de vida, docência e formação. No segundo semestre, o memorial foi problematizado, em diálogo com a literatura, e se constituiu um artigo memorialístico analítico sobre o percurso formativo de cada um. Cada artigo foi discutido coletivamente ao longo do semestre, tendo uma banca formada por membros do próprio Grupo que faziam leitura aprofundada do texto, encarregados que foram de sugestões de literatura e encaminhamentos para refinamento do artigo. E todos discutiam, questionando, sugerindo, opinando para ajudar a construir. São nove artigos compondo este livro, cujo principal objetivo é oferecer subsídios teóricos e metodológicos de pesquisa e formação de professores, especialmente na área de Ciências e Matemática.

Informações

Peso 333 g
Dimensões 1,5 × 14 × 21 cm
Autor

Editora

Idioma

Por

Data da Publicação

2022

Edição

Categoria

EDUCAÇÃO

Disponibilidade

Disponível

Formato

Brochura