Olhares Sobre a in diferença: formar-se professor de Ciências a partir de uma perspectiva de Educação em Direitos Humanos

O tema de Direitos Humanos na Educação em Ciências surge como uma feliz comunhão entre campos de trabalho, valores e projetos de realidades construídos no tecer dos encontros e desencontros em uma época na qual a consciência da necessidade de formar professores de Ciências a partir de uma perspectiva de Direitos Humanos torna-se mais latente. Em 2013, foi lançado o livro “Educação em Ciências e Direitos Humanos: reflexão-ação em/para uma sociedade plural” (OLIVEIRA; QUEIROZ 2013), enfrentando discursos que afirmam que os Direitos Humanos pouco têm a ver com a Educação em Ciências. Entre os diversos discursos, o da ausência de formação para o trabalho com a temática nos levou a profundas reflexões. Em paralelo, o autor Roberto Dalmo participou do curso de extensão “Direitos Humanos e Cidadania: Educando para a diferença”, um curso promovido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ministrado pela equipe do Prof. Marcelo Andrade, professor da PUC-RJ. Nesse curso, tivemos o primeiro contato com a estratégia de oficinas pedagógicas com foco na Educação em os Direitos Humanos – que será detalhada ao longo do livro. Em seguida, =o autor Roberto Dalmo tornou-se professor da Universidade Federal do Tocantins e assumiu a disciplina “Cultura brasileira e relações étnico-raciais” para os cursos de licenciatura em Ciências Naturais, buscando trazer a concepção de formar professores de Ciências em uma perspectiva de Direitos Humanos a partir de oficinas 12 Entre as linhas da educação e da diferença pedagógicas. Para isso, foram produzidas doze oficinas apresentadas no presente livro.

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O tema de Direitos Humanos na Educação em Ciências surge como uma feliz comunhão entre campos de trabalho, valores e projetos de realidades construídos no tecer dos encontros e desencontros em uma época na qual a consciência da necessidade de formar professores de Ciências a partir de uma perspectiva de Direitos Humanos torna-se mais latente. Em 2013, foi lançado o livro “Educação em Ciências e Direitos Humanos: reflexão-ação em/para uma sociedade plural” (OLIVEIRA; QUEIROZ 2013), enfrentando discursos que afirmam que os Direitos Humanos pouco têm a ver com a Educação em Ciências. Entre os diversos discursos, o da ausência de formação para o trabalho com a temática nos levou a profundas reflexões. Em paralelo, o autor Roberto Dalmo participou do curso de extensão “Direitos Humanos e Cidadania: Educando para a diferença”, um curso promovido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ministrado pela equipe do Prof. Marcelo Andrade, professor da PUC-RJ. Nesse curso, tivemos o primeiro contato com a estratégia de oficinas pedagógicas com foco na Educação em os Direitos Humanos – que será detalhada ao longo do livro. Em seguida, =o autor Roberto Dalmo tornou-se professor da Universidade Federal do Tocantins e assumiu a disciplina “Cultura brasileira e relações étnico-raciais” para os cursos de licenciatura em Ciências Naturais, buscando trazer a concepção de formar professores de Ciências em uma perspectiva de Direitos Humanos a partir de oficinas 12 Entre as linhas da educação e da diferença pedagógicas. Para isso, foram produzidas doze oficinas apresentadas no presente livro.

Informações

Peso 223 g
Dimensões 1 × 14 × 21 cm
Editora

Idioma

Por

Data da Publicação

2015

Edição

Categoria

EDUCAÇÃO

Disponibilidade

Disponível

Formato

Brochura