A Luz – Coleção Temas Atuais de Física / SBF

R$44,00 R$35,20

A Luz é um dos fenômenos mais intrigantes da natureza. Isto decorre do caráter fisiológico de sua percepção e das dificuldades em se lidar com as grandezas envolvidas. Por conta desta complexidade, os aspectos perceptivos e práticos são essenciais na sua compreensão. O conhecimento científico é apresentado segunda a seqüencia histórica. Com noções básicas sobre a formação de imagens, descreve-se a óptica do olho humano e de alguns sistemas ópticos. Das limitações da óptica geométrica surgiu a óptica física. A união com o eletromagnetismo, no final do século XIX, deu origem a Teoria da Relatividade. O século XX ainda nos reservou novas e intrigantes descobertas apresentadas, através das experiências que revelaram a natureza quântica da luz e suas implicações tecnológicas. Este livro faz parte da coleção “Temas atuais em Física” , uma série de livros de divulgação científica realizada em parceria com a Sociedade Brasileira de Física.

Ou 3x de R$14,67 s/ juros

A Luz na Medicina Moderna. Fotoquimioterapia

R$36,00 R$28,80

utilização de compostos fotossensíveis associados a luz para o tratamento de doenças teve início por volta de 4.000 anos atrás, em antigas civiliza ções como Índia, China e Egito. Estes povos utilizavam alguns produ- –
tos naturais, como por exemplo, ervas medicinais, tais como Psoraleacorylifolia,
com subsequente exposição à luz solar para tratar doenças de pele relacionadas
a distúrbios pigmentares, como o vitiligo. Entretanto, a base científica por trás
desta terapia foi estabelecida somente no fim do século passado.

Ou 3x de R$12,00 s/ juros

A Máquina Classificatória de Humanidades

R$55,00 R$44,00

Entre a rua e a calçada, entre o urbano e o selvagem, entre a negligência e a sobrevida: Bartholomew Feather é um ser que narra na encruzilhada.
Em suas reflexões, transita da observação do que se entende como humano à crítica audaz ao modo como esse ente vivo ergueu a partir de si uma máquina de classificações.
Como narrar desde a errância aparentemente vista na vida cotidiana de pombos? Como perceber a potência de uma ciência que venha das esquinas e das contradições? Em “A Máquina classificatória de humanidades: escritos excrementais”, Roberto Dalmo traduz as consequências de categorias centradas no humano em fenômenos como a educação, a arte, a tecnologia e a construção de saberes, a partir de uma filosofia da animalidade e de uma estética da desconstrução.
Na fronteira entre as ciências e a poesia sarcástica das ruas, o autor propõe uma maneira de ler o mundo que se aproxima da sarjeta, não para tirar a importância do humano em sua rede de relações, mas para que da lama ao caos surja um encontro entre universos que parecem distintos e distantes, mas que são no final das contas codependentes.
Olhar para o pombo que nos olha, como Jacques Derrida olhou para o
gato, como Donna Haraway olhou para o cão, como Gloria Anzaldúa olhou para a serpente, como Ailton Krenak olhou para a montanha. Ver nisso uma carta ao futuro, uma ideia para o que vem. É assim que saímos do voo irônico de Feather, com o desejo de nos desequilibrarmos para que outros mundos possam surgir.”
Francielly Baliana

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

A Matemática a ensinar e a Matemática para Ensinar: Novos Estudos sobre a formação de professores

R$31,00 R$24,80

O tema da formação de professores, e da formação de professores que ensinam matemática, em particular, tem constituído, já de longa data, motivação para a realização de numerosos estudos e pesquisas . Também este estudo acerca-se da temática. E, em específico, analisa em perspectiva histórica a constituição de saberes envolvidos na formação de professores. Tais saberes são considerados sob novas bases conceituais tendo em conta saberes objetivados. Saberes que se institucionalizam ao longo do tempo, em termos de saberes explícitos, formalizados, transmitidos e incluídos intencionalmente na formação de professores. Essa opção deixa de parte várias outras formas de saberes e competências envolvidos na formação de futuros docentes tratados por outros tipos de estudos . No âmbito dos diferentes estudos sobre a formação de professores Gatti (2014) apresenta uma síntese do estado de conhecimento sobre a formação inicial de professores nos cursos de graduação, no qual discute aspectos convergentes nas pesquisas. Nesse rol de aspectos alguns são os destaques dados aos saberes de formação de professores. O primeiro deles se refere à pouca penetração das conclusões de pesquisas na institucionalização dos cursos de formação de professores o que, segundo a autora, contribui para a manuten- ção da ideia de que o conhecimento disciplinar é suficiente para a formação do professor. Ela alerta para a dificuldade na tomada de decisão sobre o que um professor deve saber para ensinar quando não há um olhar específico para os cursos de licenciaturas:

Ou 3x de R$10,33 s/ juros

A Matemática e seu ensino. Olhares em Educação Matemática

R$77,00 R$61,60

O programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da Universidade Estadual Paulista, campus Rio Claro – está comemorando seus 35 anos de constituição. Para a equipe que compõem este livro, tem-se ele como um movimento que dá início a essa comemoração. Olhando para a história desta constituição vê-se como figura central o aluno em todo seu modo de ser e de estar com o programa, habilitando-o e fazendo-o avançar. Este livro é mais uma marca nesta história, visto que mais uma vez tem-se a iniciativa de alunos, buscando apresentar e articular as produções e discussões que se dão no âmbito de grupos de pesquisa da PPGEM. Nesta articulação, busca-se expor a Matemática e seu ensino visando-os de diferentes perspectivas, dentre as quais evidenciamos: Histórias da Matemática; Fenomenológica; Filosofia da Matemática e Etnomatemática; Campos Semânticos; História Oral e Inclusão; Construtivismo e Teoria Crítica; Cognitivismo; Resolução de Problemas; Comunidade de Prática; Tecnologias da Informação e da Comunicação e, Formação de Professores de Matemática. Propõe-se, assim, explicitar trabalhos a partir dessas perspectivas, compreendendo a constituição das mesmas no âmbito da Educação Matemática. Ao leitor, busca-se possibilitar um vislumbre da produção de cada grupo de pesquisa do referido programa de pós-graduação e da região de inquérito sobre a qual atuam, a Educação Matemática, que constitui e constitui-se por confluências, entrelaçamentos e divergências, assim como poder-se-á ver na leitura de cada capítulo e do livro como um todo.

Ou 3x de R$25,67 s/ juros

A Matemática moderna nos jornais diários de Lisboa

R$88,00 R$70,40

Eu me lembro bem do dia em que estive presente na casa do professor Osvaldo Sangiorgi. Foi um momento memorável, onde conheci pessoalmente o personagem ícone do Movimento da Matemática Moderna (MMM) no Brasil. Para além do meu contato com o professor Sangiorgi, recebi, para as pesquisas do nosso grupo, a doação de todo o acervo pessoal desse professor. Naquela altura, e ainda hoje, muitos investigadores da história da educação matemática buscavam mais e mais informações, documentos e materiais para melhor entender o MMM. Assim, imagine-se a minha felicidade em poder contar com a documentação do professor Sangiorgi… Por entre os muitos documentos que foram doados, e que depois passaram a ser utilizados em vários estudos sobre o MMM, chamou-me a atenção uma pasta cuidadosamente confeccionada, onde havia recortes de jornal cola dos organizadamente, em ordem cronológica, de matérias da imprensa que divulgavam o MMM. Num rápido passar d’olhos, foi possível, pelos títulos dos recortes, verificar a presença de notícias sobre cursos para professores, artigos que defendiam a mudança da matemática e, por fim, notícias de jornais que revelavam o refluxo do MMM. Fiquei a pensar que essa era a forma viável encontrada pelo professor Sangiorgi de seguir os feitos de seu GEEM – Grupo de Estudos sobre Ensino da Matemática, no protagonismo que esse coletivo exerceu no Brasil, relativamente às mudanças na matemática escolar. Para além disso, pude constatar, mais tarde, que alguns dos artigos e recortes dos jornais também eram utilizados como documentos comprobatórios a subsidiarem solicitações do professor Sangiorgi para apoio ao desenvolvimento de projetos e cursos ligados ao MMM. Estas lembranças retornaram à minha mente por ocasião do honroso convite que foi feito pelos organizadores deste livro, que arrola a documentação dos jornais portugueses de Lisboa acerca do MMM.

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

A Matemática na Idade da Pedra

R$198,00 R$158,40

Edição especial em capa dura, papel pólen 80 g Este livro é dedicado ao leitor interessado em Matemática e busca responder questões intrigantes acerca de sua natureza. Questionamentos como: “O que é Matemática? Qual a natureza de seus objetos? Eles existem realmente ou o matemático os cria? Porque ela é uma ciência exata? O que é rigor matemático? Como o cérebro processa a Matemática? Quando o homem começou a pensar simbolicamente? E a se interessar pelas formas? E pelos números? Quem foram os primeiros matemáticos? Quais os mais antigos artefatos matemáticos? Ou, em outras palavras, quando surgiu a geometria? E a aritmética? Quem surgiu primeiro? Quando? Onde? Por quê? Quais os fatores condicionantes que influíram em sua concepção? Foram unicamente biológicos, produto da evolução da espécie? Fatores culturais também contribuíram? Quais?” E inúmeras outras.

Ou 3x de R$66,00 s/ juros

A Matemática no Ensino de Frações: Do Século XIX à BNCC

R$33,00 R$26,40

A Coleção Histórias da Matemática em estudos e no ensino, composta por 10 volumes, celebra – mesmo que à distância e frente à pandemia da COVID-19 – os 20 anos da proposta da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) em considerar a produção de conhecimentos acerca das aproximações entre história da matemática, história da Educação Matemática e o ensino como elementos constitutivos dos minicursos dos seminários. Com o objetivo de fortalecer as relações e interfaces que posem se estabelecer na sala de aula, articulando saberes históricos, matemáticos e interdisciplinares, os temas desta coleção são contextualizados, considerando a realidade de professores que ensinam matemática, envolvendo a educação básica e o ensino superior. Neste volume os autores nos conduzem a uma análise histórica sobre a prática de ensino para se ensinar o conteúdo matemático frações dos(as) docentes, das metodologias presentes em livros didáticos, em diferentes épocas, artigos e no documento BNCC.

Ou 3x de R$11,00 s/ juros

A Narrativa no Ensino de Matemática

R$77,00 R$61,60

Com profundidade e elegância, a autora empreende uma viagem instigante e fecunda pelos terrenos da Linguagem, da Epistemologia e da Didática, reunindo e articulando uma constelação de ideias que iluminam a teoria e a prática docente, particularmente no que tange ao ensino de Matemática. Mesmo adentrando com pertinência e competência a seara da Matemática, a autora consegue a proeza de uma abordagem da temática de modo absolutamente compreensível a todos os cidadãos. A matemática é apresentada no texto como um sistema básico de representação da realidade, permanentemente articulado com a língua materna, e revelando, além disso, complementaridade em relação a ela. Assim, ainda que registre observações preciosas para os interessados em questões educacionais em sentido amplo, particularmente no que tange ao papel da narrativa na construção da identidade pessoal e do conhecimento. Nilson José Machado

Ou 3x de R$25,67 s/ juros

A Natureza do mundo físico : doque é feito o Universo? Do Iluminismo a Ciencia Contemporânea – Volume 2

R$143,00 R$114,40

Este volume é a continuação da nossa apresentação da construção
do mundo físico, desde o Iluminismo até o presente veremos como os conceitos do Mundo Antigo, a Idade Média e a Revolução Científica do volume 1 reaparecem, transformados e reinventados, para dar como resultado um enorme avanço na descrição do mundo natural. Finalizamos com um conjunto de ideias e teorias em desenvolvimento, próprias do século XXI, mas cuja construção e desenvolvimento mostram sua dívida com o passado que as fundamentou.

Ou 3x de R$47,67 s/ juros

A Natureza do mundo físico : doque é feito o Universo? Dos pré-Socráticos a Revolução Cientifica – Volume 1

R$121,00 R$96,80

O desenvolvimento de uma visão qualitativa e quantitativa do mundo natural Ocidental já ultrapassou os 2500 anos de História. As Ciências foram se definindo e sofreram influências e transformações variadas, sem excluir aquelas originadas na religião e o misticismo. Apresentamos neste Volume 1 um relato fundamentado deste processo, que poderíamos chamar de “reconstrução racional” dessas idas e vindas, e a lenta emergência do logos científico quantitativo, desde o mundo Antigo até o ápice da Revolução Científica, tal como vista pelos autores, praticantes da pesquisa científica contemporânea com um olhar mais amplo sob a Ciência como parte integral da cultura humana.

Ou 3x de R$40,33 s/ juros

A Origem dos Elementos Químicos – Uma Abordagem Inicial

R$38,00 R$30,40

O propósito desta obra não é contar a História do Átomo, mas a origem dos elementos químicos. Todos os átomos do nosso corpo foram forjados nas fornalhas estelares ou no início remoto do Universo. O livro se inicia num contexto histórico, mostrando a história da idéia de átomo, o quadro atual de conhecimento, e passa pela definição de conceitos importantes e métodos de medição que permitem corroborar com o que se sabe atualmente sobre o tema. Ainda temos de avançar muito,no nosso conhecimento no que concerne ao universo primitivo, e ainda há detalhes preciosos na detonação de Supernovas que precisamos conhecer. Neste livro, o leitor será guiado numa viagem que o levará a perceber porque nós somos poeira das estrelas. Índice Introdução Capítulo 1 1.1 A origem da ideia de átomo 1.2 Até o século XVI 1.3 O renascer do átomo Capítulo 2 2.1 O quadro atual 2.2 As interações fundamentais 2.3 Teoria de cordas 2.4 A criação de pares Capítulo 3 3.1 Espectros 3.2 O efeito Doppler 3.3 A energia de ligação nuclear Capítulo 4 4.1 Somos poeira das estrelas 4.2 A expansão do Universo 4.3 Uma breve história térmica do Universo 4.4 A nucleossíntese primordial 4.4 A nucleossíntese estelar 4.4.1 O nascimento de uma estrela 4.4.2 Os principais processos nucleares nas estrelas Capítulo 5 Supernovas Bibliografia Links de interesse na Internet Sobre o Autor Índice Remissivo

Ou 3x de R$12,67 s/ juros