A Origem Histórica da Relatividade Especial

R$99,00 R$79,20

A relatividade especial, como qualquer teoria científica, não foi o resultado do trabalho de um único pesquisador. Ela surgiu a partir das contribuições de muitos científicas diferentes, embora o público costume associá-la apenas ao nome de Albert Einstein. Este livro apresenta uma descrição histórica sobre o desenvolvimento dessa teoria, mostrando as grandes contribuições de pesquisadores como Hendrik Antoon Lorentz, Henri Poincaré, Hermann Minkowski e outros, que deram passos importantíssimos para a criação da relatividade especial.Sob uma perspectiva histórica equilibrada, pode-se perceber que a contribuição de Einstein foi bastante limitada, ao contrário do que se costuma divulgar. O principal objetivo deste livro é apresentar, de forma razoavelmente simples ( sem aprofundar os aspectos técnicos), uma história mais correta do surgimento da teoria da relatividade.

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

A PESQUISA – AÇÃO E A TRANSFORMACAO SOCIAL DOS (AS) CATADORES (AS) DE MATERIAIS RECICLÁVEIS (COLEÇÃO FUTURO SUSTENTÁVEL)

R$88,00 R$70,40

O gerenciamento de resíduos sólidos é um dos maiores problemas a serem enfrentados por um gestor público, representando, portanto, uma questão de qualidade de vida e desenvolvimento econômico. Uma cidade que não consegue gerenciar eficientemente os resíduos que produz, dificilmente será capaz de gerenciar outros serviços mais complexos como saúde, educação e transporte. Apesar da importância dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis para o gerenciamento eficiente dos resíduos sólidos urbanos, estes ainda vivem em um contexto de segregação e exclusão. A partir desta constatação, o livro “A Pesquisa-Ação e a transformação social dos (as) catadores (as) de materiais recicláveis” relata um conjunto de experiências científicas desenvolvidas e vivenciadas por pesquisadores e catadores da Associação Comunitária Reciclando para a Vida, visando melhorar na qualidade de vida destes “recicladores de lixo”. Além disso, o livro traz reflexões teóricas sobre a pesquisa-ação, economia solidária, educação ambiental, política nacional dos resíduos sólidos e segurança no trabalho dos catadores de materiais recicláveis. Os relatos descritos em cada capítulo deste livro podem servir de inspiração aos pesquisadores, docentes e discentes de graduação e pós-graduação que trabalham em prol da qualidade de vida e da sustentabilidade socioambiental e, especialmente, do bem-estar social dos catadores de materiais recicláveis..

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

A PESQUISA EM ENSINO DE FISICA E A SALA DE AULA: ARTICULAÇÕES NECESSÁRIAS

R$110,00 R$88,00

Coletânea de artigos que tratam dos seguintes temas: Formação de professores: perspectivas atuais Formação de professores de física: rumos e desafios Transposição didática, alfabetização científica e o ensino de física O ensino de Física e os desafios do século XXI Articulando teoria e prática: desafios para o ensino e a pesquisa Divulgação e comunicação da Física em espaços não formais de educação Políticas e ações públicas: Indução ou inibição à melhoria do ensino e da pesquisa em em ensino de Física ?

Ou 3x de R$36,67 s/ juros

A Pós Graduação em ensino de ciências e matemática no Brasil

R$99,00 R$79,20

O livro é constituído de textos de vários pesquisadores da área de ensino de ciências e matemática no país.O objetivo foi juntar em um só livro alguns estudos sobre o avanço da Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática e memórias de iniciativas que fortaleceram o avanço da pesquisa e da pós-graduação desta área.

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

A Primeira Internacional – das origens do movimento operário a associação internacional dos trabalhadores ( AIT)

R$50,00 R$40,00

A Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT) nasceu quando o movimento operário já avizinhava um século de existência. O papel central de Marx e Engels na sua criação ofuscou bastante aquele aspecto. As próprias doutrinas comunistas já tinham uma existència plurissecular. A convergência entre essas doutrinas e a organização dos trabalhadores foi a grande marca deixada pela AIT. Ela condicionou o desenvolvimento futuro do movimento trabalhista e o surgi- mento dos grandes partidos de esquerda, socialistas. O que equivale a dizer que o mundo contemporâneo não é compreensível sem a história da AIT, de pouco mais de uma década, e de sua participação na Comuna de Paris. O imaginário e o programa de todas as revoluções posteriores foram moldados pela AIT e a Comuna. Este livro reconstituiu breve e amenamente a história dessa experiência fundante de nossa contemporaneidade.

Ou 3x de R$16,67 s/ juros

A Produção Artesanal do papel de fibra de bananeira em um contexto educacional

R$77,00 R$61,60

Objetivo desta obra é possibilitar o desenvolvimento de projeto em sala de aula por meio da temática da produção artesanal de papel a partir da fibra de bananeira com intuito de despertar a curiosidade, o espirito investigador, questionador transformador da realidade , e possibilitar a resolução de problemas juntamente com a comunidade escolar e sociedade a partir do contexto educacional das relações ciência – Técnologia – Sociedade – Ambiente e dos três momentos pedagógicos . Nosso intuito com esta obra é auxiliar o professor nas etapas de produção artesanal de papel de fibra de bananeira e na apropriação dos conceitos envolvidos em cada etapa e que tambem seja usada pelos os estudantes

Ou 3x de R$25,67 s/ juros

A Proposição de problemas como estratégia de aprendizagem da matemática

R$55,00 R$44,00

Sinopse A concepção de aprendizagem adotada neste livro busca se alinhar às atuais demandas e necessidades educacionais do século XXI, considerando-se a aprendizagem em termos de transformação, mudança e adaptação, e que a essência da educação é oferecer aos estudantes possibilidades que os capacitem a ler, analisar, interpretar o mundo à sua volta, resolver problemas e propor soluções criativas, reelaborar e adequar o conhecimento para aplicá-lo a novas situações. O processo de aprendizagem deve proporcionar aos estudantes o desenvolvimento do pensamento crítico, da criatividade e da capacidade de interagir e colaborar nos diferentes grupos sociais. As pesquisas apresentadas neste livro têm como objeto de investigação a aprendizagem da matemática, e se configuram a partir do anseio de buscar possibilidades para promover a aprendizagem da matemática a partir da proposição de problemas em perspectivas diferenciadas. Para tanto, investigou-se um projeto, que acontece no contraturno de uma escola pública de Brasília, no qual as atividades desenvolvidas são baseadas na proposição de problemas e desenvolvidas pelos estudantes organizados em pares. O livro é composto de três partes. A primeira analisa o cenário no qual se desenvolvem as atividades referentes aos problemas; a segunda aborda a dinâmica da interação dos pares em situação de resolução de problemas e as possíveis implicações para as aprendizagens da matemática; e a terceira parte investiga a criatividade das produções matemáticas dos estudantes.

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

A Química e o mundo – livro 1: A Terra

R$88,00 R$70,40

Discussões sobre a Química e o conhecimento científico iniciam o primeiro volume da coleção A Química e o Mundo. O texto seguinte aborda a criação da matéria. Com foco na composição da Terra são abordados os minerais da crosta terrestre e os gases da atmosfera. Intercalando conceitos, conteúdo e um pouco de história da Química, o desenvolvimento da ideia sobre o átomo, até o início do século XX, vai sendo apresentado. Também fazem parte do livro, peças de teatro, jogos e questões que desafiam e envolvem os estudantes na leitura dos textos.

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

A Química e o mundo – livro 2: A vida

R$104,00 R$83,20

Neste segundo livro da coleção “A Química e o Mundo”, a vida é o conteúdo central. A água, substância essencial à vida, serve de modelo para o estudo das estruturas moleculares. As substâncias orgânicas são apresentadas através do estudo do petróleo, das substâncias que causam a sensação do cheiro e dos alimentos. Os últimos textos mostram a química do DNA e dos esteroides, substâncias muito importantes para a vida, além de presentes no nosso cotidiano. Uma história sobre a química envolvida na origem da vida é apresentada para que os estudantes reflitam sobre as teorias que envolvem este assunto tão controverso. Além disso, o livro explica porque o mar é salgado e como são obtidas sinteticamente substâncias de origem natural usadas como aromatizantes. Jogos e questões desafiantes visam envolver os estudantes na leitura dos textos.

Ou 3x de R$34,67 s/ juros

A Química e o Mundo Livro 3: A Tecnologia

R$110,00 R$88,00

Este é o terceiro e último livro da coleção “A Química e o Mundo” trata principalmente da transformação da matéria. Através desta, o homem sintetizou novos materiais com propriedades diferentes e, assim, surgiram os plásticos, os corantes sintéticos, os fertilizantes e uma gama de outras substâncias que atendem às necessidades do homem moderno. Para discorrer sobre a transformação da matéria é necessário falar sobre a energia contida nas substâncias, energia esta que é liberada, por exemplo, através da combustão das substâncias orgânicas estudada no texto 1.

Ou 3x de R$36,67 s/ juros

A Realidade Escondida: A Inserção de Conceitos de Física Quântica e de Física de Partículas no Ensino Médio

R$50,00 R$40,00

Esta é uma coleção dedicada a professores inovadores. O mundo mudou a demanda da escola a implementação de novos projetos educacionais. Acreditamos que o desafio da inovação educacional deva ser considerado na perspectiva de auxiliar os professores a enfrentar os riscos e dilemas de romper com a tradição de sua área. A meta é desenvolver conhecimento didático-pedagógico que lhe dê segurança. A coleção Professor inovador tem este objetivo: apresentar orientações, atividades e conteúdos que garantam formas de gerenciamento do risco num ensino inovador. Em alguns livros o foco da inovação será o conteúdo científico, como no caso da inclusão de Teorias Moderna e Contemporânea. Em outros serão os recursos disponíveis, como no caso do uso de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Em outros serão os objetivos formativos que se deslocam do aprender ciências para o aprender sobre os usos da ciência. Ou ainda quando se transforma a literatura e o cinema em objetos de ensino-aprendizagem nas aulas de ciência. Em todos esses casos, há uma necessidade de apoiar o professor que se investe no desafio de transformar seu ensino. A coleção professor inovador visa uma educação científica compatível com os desafios do século XXI, se colocando ela mesma como um convite ao desafio de transformação das salas de aula de ciência.

Ou 3x de R$16,67 s/ juros

A regressão linear de Francis Galton sendo reconstituída por meio das TIC para estudar função afim de padrões de medidas

R$33,00 R$26,40

As potencialidades pedagógicas da História da Matemática (HM) no ensino de Matemática têm sido discutidas desde o século XVII. Miguel (1993) afirma que, ao usar de forma adequada a HM no ensino, pode levar o aluno a perceber que a Matemática é uma criação humana e que surgiu de necessidades práticas, sociais, econômicas e físicas. Isso desmitifica a ideia que o aluno tem de uma ciência pronta e acabada, destina a poucos elitizados. Além disso, a partir da HM são evidenciadas as conexões existentes entre a Matemática e outros ramos da ciência como a Física, a Religião, a Biologia, a Filosofia, entre outros. Assim, a disciplina ganha mais sentido e não é vista de forma isolada, sem contexto ou ligação com outras áreas. Miguel; et al (2009) também acreditam que a HM pode ser uma grande aliada na explicação dos porquês dos alunos acerca de estarem estudando tal conteúdo, bem como, para a identificação de aplicações destes conceitos em sua vida cotidiana. Fossa (2011) complementa as vantagens da HM, enfatizando que ela serve como um antídoto contra o esquecimento dos estudantes, uma vez que a HM apresenta a Matemática como um produto cultural do homem e traz as influências mútuas deste ser com os vários aspectos da vida, evitando, assim, o esquecimento e a alienação. Propomos neste livro, atividades históricas1 que professores de Matemática da Educação Básica poderão usar com seus alunos de nono ano do Ensino Fundamental e na primeira série do Ensino Médio, com vistas ao estudo de Função Afim. Trata-se do resultado de uma pesquisa de dissertação de Mestrado Profissional do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. No trabalho, usamos a HM como história-significado, onde a história é (re)criada de modo a dar mais significado ao tópico matemático estudado, levando os alunos a ref

Ou 3x de R$11,00 s/ juros