STOMÁKHION DE ARQUIMEDES: POSSIBILIDADES PARA UM ESTUDO DE GEOMETRIA E COMBINATÓRIA

R$55,00

A coleção “História da Matemática no Ensino de Matemática”
é formada por oito volumes que se configuram como
uma ampliação dos materiais referentes aos minicursos
apresentados no XV Seminário Nacional de História da Matemática
(SNHM) promovido pela Sociedade Brasileira de História
da Matemática.
Com o objetivo de contribuir para o aumento da literatura
de História da Matemática que pode ser utilizada para o ensino
de Matemática nos diversos níveis de ensino, os volumes dessa
coleção se voltam à apresentação de possibilidades de abordar
temáticas relativas à História da Matemática no ensino na Educação
Básica ou no Ensino Superior.
Nesse volume, os autores apresentam aos leitores o jogo
stomákhion, que é constituído por peças poligonais que, combinadas,
formam diferentes figuras. Mostram, em uma perspectiva
histórica, que este jogo foi tema de uma obra de Arquimedes
e abordam como este estudioso ampliou o propósito
original do jogo. Os autores descrevem a construção geométrica
do stomákhion usando régua e compasso e propõem um intrigante
desafio: de quantas maneiras diferentes é possível combinar
as peças do jogo no formato de um quadrado? Ao longo
da obra, os autores discutem questões relevantes para
professores e professoras de matemática, tais como
as possibilidades de abordar esse problema e
como formulá-lo na linguagem matemática.

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

SUPERNOVAS E COSMOLOGIA

R$88,00

Um dos problemas fundamentais em Astronomia e, na Cosmologia, é a medição de distâncias juntamente com a busca de padrões para medir estas distâncias. Com a descoberta da correlação da luminosidade absoluta e do período de uma variável cefeida em 1912 por Henrietta Leavitt, a melhoria dos telescópios e, a posterior descoberta de cefeidas na galáxia de Andrômeda por Hubble, o Homem pode, enfim, começar a determinar distâncias a objetos, muito para além da galáxia que habita. A busca de indicadores de distâncias cosmológicas são o tema desta dissertação. Neste trabalho, é dedicada uma atenção especial às supernovas como padrões para medir distâncias astronômicas. Segue um contexto histórico para o desenvolvimento dos temas abordados. Parte científica da dissertação de mestrado em ensino de Astronomia concluído em 2003 na Universidade do Porto,Portugal.

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

Tecendo Diálogos Sobre Direitos Humanos na Educação em Ciências

R$88,00

Este livro reúne um conjunto de quinze ensaios que trata dos Direitos Humanos na Educação em Ciências. Cada autor, a partir de sua área de conhecimento, estabelece pontos importantes para pensar a formação de professores a partir de temas como cidadania; ética; diversidade; interculturalidade; multiculturalismo; relações étnico-raciais na educação; racismo na escola; inclusão; educação no campo; valorização dos conhecimentos tradicionais; educação ambiental; questões de gênero, sexualidade e valores necessários para uma sociedade aprendente. O propósito apresentado é formar professores conscientes para trabalharem com a diversidade étnica e cultural brasileira e educar cidadãos mais responsáveis em relação ao destino do nosso planeta e da humanidade. Sem pretender esgotar o debate, o livro instiga re?exões e proporciona o diálogo para pensar uma Educação em Ciências que politize o pensamento e promova os Direitos Humanos dos cidadãos.

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

Técnicas de Medidas Magnéticas

R$33,00

O presente livro é o 7º volume da coleção Tópicos em Física editada pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e a Editora Livraria da Física. A compreensão total do magnetismo não pode ser alcançada sem o conhecimento da maneira como as propriedades magnéticas foram medidas. Assim, este livro tem como objetivo fornecer informações aos alunos iniciantes na pesquisa experimental sobre o funcionamento básico das principais técnicas de medidas magnéticas que habitualmente utilizamos no cotidiano de um laboratório. Em cada capítulo será descrito um dos três métodos de medidas magnéticas, a saber: indução magnética, força e método indireto e, em cada um destes métodos iremos descrever as várias técnicas de medidas bem como as principais propriedades macroscópicas que podem ser obtidas de cada uma destas técnicas. A caracterização magnética geralmente é realizada variando se alguns parâmetros externos como a temperatura, pressão ou campo magnético. Assim, um breve relato sobre os dispositivos e acessórios necessários para a realização destes experimentos será apresentado no capítulo que se segue. Finalmente, um capítulo sobre as unidades magnéticas e protocolos de medidas serão descritos.

Ou 3x de R$11,00 s/ juros

Técnicas de Preparo de Amostras e a Química Verde Volume 1

R$99,00

Adentre de maneira abrangente o cenário do preparo de amostras com “TECNICAS DE PREPARO DE AMOSTRAS È A QUÍMICA VERDE”. Esta obra oferece uma jornada completa por técnicas inovadoras, desde aquelas que eliminam o uso de solventes até métodos clássicos, equilibrando eficiência e consciência ambiental, Explore conceitos fundamentais e técnicas modernas, como O uso de campos elétricos, com eficiência de extração e redução drástica de solventes orgånicos. O primeiro volume estabelece as bases, abordando a importância da consciência verde e preparando o terreno para volumes futuros. Colaborações interinstitucionais e a participação de alunos de pós graduação enriquecem a obra, proporcionando uma variedade de perspectivas. Este livro não apenas oferece uma visão aprofundada sobre o preparo de amostras, mas também alinha-se à busca por práticas mais sustentáveis, evidenciando a sinergia entre ciência analítica e responsabilidade ambiental. “TÉCNICAS DE PREPARO DE AMOSTRAS E A QUÍMICA VERDE” não é apenas um livro, um convite para transformar a maneira como abordamos O preparo de amostras, promovendo métodos mais eficazes e ecologicamente conscientes. Entre em um novo capítulo da química analítica com esta
obra moderna e inovadora.

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

Tecnologia da Informação : uma abordagem diferencial

R$50,00

A Tecnologia da Informação é um assunto em voga na atualidade. Num mundo praticamente movido a tecnologia e em que as transformações são dinâmicas, ocorrendo numa velocidade alucinante, é preciso ter além de conhecimento, adotar uma postura proativa e livre de dogmatismos arcaizantes

Podemos definir TI de forma ontológica, como a junção entre as palavras Tecnologia e Informação. Onde Tecnologia entra no contexto dos recur- sos tecnológicos (hardware e software) disponíveis e empregados na obtenção da informação, levando ao conhecimento que endossará e norteará os caminhos que uma determinada organização deverá trilhar. E Informação como um dado ou valor que será apresentado e escrutinado, levando em conta sempre a sua relevância, veracidade e qualidade.

Este livro enseja de uma forma íntima, tratar dos assuntos que permeiam a Tecnologia da Informação nos seus aspectos basilares e ontológicos. Haja vista que é imperioso ter uma base conceitual segura e sólida para poder alçar voos maiores.

Daniel Marin

Ou 3x de R$16,67 s/ juros

Tecnologias Digitais e Educação Matemática

R$99,00

São 20 anos de uma história que nos dá muito orgulho. O GPIMEM, iniciativa de Marcelo Borba, é um grupo pioneiro, que reconheceu a importância e o potencial das tecnologias digitais para educação. Marcelo cercou-se de alunos e colegas e deu início ao GPIMEM, que continua contagiando pesquisadores para o caminho que considero a Educação do futuro. Parabéns ao Marcelo e à Aparecida por nos bridarem com este livro comemorativo. Ubiratan D’ambrósio

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

Tecnologias Digitais na Educação da Formação à Aplicação

R$104,00

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O livro “Tecnologias Digitais na educação: da formação à aplicação” se assenta nas discussões atuais e necessárias sobre as tecnologias na educação possibilitando a professores, estudantes e interessados na temática conhecerem e se apropriaram delas para os mais diversos fins educacionais. Os conteúdos principais abordados envolvem as metodologias ativas aplicadas com a tecnologias digitais (aprendizagem baseada em projetos, peer instruction, gamificação etc.) Softwares no ensino, audiovisual ( vídeo, podcasting e stop motion), conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK), taxonomia digital de Bloom, competências digitais para professores, blockchain na educação, aprendizagem tecnológica ativa, jogo digital, aplicativos para dispositivos móveis, laboratório virtual imersivo, trilhas de aprendizagem, dentre outros. A obra apresenta uma linguagem acessível, objetiva e didática sobre as tecnologias digitais na educação, de forma simples e direta aproximando o leitor dos conteúdos abordados possibilitando sua aplicação em diversas áreas do conhecimento. É um livro para pesquisadores e interessados em aplicar as tecnologias digitais na educação e um valioso recurso para todos aqueles que lidam com as tecnologias digitais de informação e comunicação no dia a dia. Além de buscar preencher as lacunas identificadas em relação às temáticas pouco exploradas nas referências nacionais sobre o uso e a implementação das tecnologias digitais na educação. O livro pode ser utilizado como subsidio para professores e estudantes das diversas áreas do conhecimento que busquem aprofundar amis o universo das pesquisas envolvendo as tecnologias digitais, assim como divulgar e refletir sobre algumas experiências exitosas já realizadas em âmbito nacional e internacional, que podem ser reproduzidas e readaptadas em diferentes contextos de aplicação, conforme à necessidade destes. Além disso, as nuances existentes na apropriação das tecnologias digitais nos diferentes níveis de ensino contribuirão para que professores e/ou estudantes conheçam e se inspirem nas diversas possibilidades de aplicação na Educação. Este livro é leitura complementar de disciplinas voltadas para o uso das tecnologias digitais na Educação, em especial aquelas ofertadas nos cursos de graduação em licenciaturas e pós-graduação.

Ou 3x de R$34,67 s/ juros

Tecnologias Digitais nas aulas de Matemática

R$50,00

Neste livro apresentamos e discutimos o desenvolvimento e resultados alcançados da pesquisa intitulada mapeamento do uso das tecnologias da informação nas aulas de Matemática do estado de São Paulo, por nós conduzida no periodo de março de 2013 a novembro de 2017. Esse projeto foi aprovado no Edital 049/2012 do Observatório da Educação, com financiamento da CAPES/INEP. Para isso, dissertamos acerca das temáticas abordadas pelo projeto ,ou seja: o uso das tecnologias digitais (TD) no ambiente escolar, em particular nos anos finais do Ensino Fundamental; as politicas públicas que preconizam a inclusão digital nesse ambiente; os percalços que afetam o uso das tecnologias digitais, em partículas nas aulas de Matemática; e a formação continuada de professores que ensinam Matemática, voltada para o fomento desse uso. Posicionamos o projeto diante de tais temáticas, esboçamos as características dos contextos em que atuamos, e então desconstruímos seu próprio título, pois apontamos que, inicialmente, foi mapeado na verdade, o não uso dessas tecnologias nas regiões abarcadas pelo mapeamento. Na sequência, discorremos sobre as ilhas isoladas de uso das TD, em particular àquelas que tiveram intervenções por meio de nossas ações de formação continuada. Nos capítulos seguintes apresentamos e discutimos os resultados do mapeamento, visando apontar os aspectos gerais e as singularidades dentro de cada contexto investigado. Para finalizar, são apresentados e discutidos os percalços evidenciados devido às burocracias que caminham de mãos dadas com as políticas públicas que regem os mecanismos de funcionamento das escolas estaduais públicas paulistas, com reflexões sobre possíveis encaminhamentos, resultando a importância de mais financiamentos para programas como este do Observatório da Educação. Para contemplarmos as temáticas apresentadas, dividimos o presente livro em cinco capítulos.

Ou 3x de R$16,67 s/ juros

Tecnologias Digitais nas aulas de Matemática

R$50,00

Esse livro tem diversas expressões que poderiam ser sua palavra-chave. A intensidade das ideias apresentadas transpira por suas páginas. Ao tratar de um projeto de pesquisa com financiamento de dinheiro público, esse livro é uma prestação de contas. É claro que todos os relatórios oficiais do projeto e dos bolsistas foram encaminhados a CAPES, agência de fomento tão importante no cenário educacional brasileiro. Mas a ideia de apresentar uma síntese deste projeto na forma de livro é um modo transparente de prestar contas de um projeto para a sociedade, e em particular para comunidade científica. Era de se esperar que o estado mais rico do país fosse ter tecnologias digitais borbulhando em suas salas de aula. O projeto mostra que isso é tão pouco verdade, que houve necessidade de se pensar em “descontruir” o título do livro: de Mapeamento para “Desmapeamento”, cunhando talvez um neologismo. Há muito menos tecnologias digitais nas escolas públicas de São Paulo do que se poderia supor! Como em um deserto, os pesquisadores continuaram em busca de oásis … e encontraram, mas mais do que isso, pensaram em como trazer água para um terreno tão árido, com tão pouca tecnologia digital utilizada em sala de aula, em pleno século XXI. O “Mapeamento” – nome carinhoso com o qual o projeto foi tratado dentro do grupo de pesquisa ao qual pertencem as autoras, GPIMEM – é então projeto de pesquisa e projeto de intervenção, se associando à tradição de pesquisa-ação. O projeto documenta onde as tecnologias digitais são utilizadas, onde não são e busca apontar maneiras para modificar a situação em que se encontravam as escolas até o início de 2017, apontando caminhos, ou melhor: construindo trilhas! Fazer pesquisa no terceiro mundo já é uma insubordinação, e com corte de verbas com o projeto em pleno andamento é mais ainda! A líder desse projeto, Sueli Liberatti Javaroni, junto com sua orientanda e colaboradora, Maria Teresa Zampieri – autoras desse livro – são colegas de grupo de pesqui

Ou 3x de R$16,67 s/ juros

TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

R$60,00

O uso de tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem é um tema discutido em diferentes grupos de pesquisa. Muitas pesquisas já foram desenvolvidas com o objetivo de investigar suas contribuições no fazer pedagógico em sala de aula, bem como suas limitações e potencialidades. Porém, não basta apenas sua socialização em meio a periódicos científicos, que geralmente tratam de diversas temáticas e muitas vezes desvinculados da prática docente. É importante que esses trabalhos possam ser reunidos e socializados por meio de uma estrutura organizada com o objetivo de auxiliar o professor. Neste livro, são apresentadas experiências e pesquisas desenvolvidas no âmbito do uso das tecnologias digitais em diferentes contextos e diferentes focos: desenvolvimento de materiais didáticos, modelagem didático-científica, laboratórios virtuais, metacognição, resolução de problemas, integração com atividades experimentais e vídeos. O desenvolvimento deste livro tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS – FAPERGS e da Universidade do Vale do Taquari – Univates. A FAPERGS apoiou financeiramente a pesquisa intitulada “Ensino e Aprendizagem da Matemática com Tecnologias Digitais”, aprovada no âmbito do edital FAPERGS/CAPES 06/2018 – Programa de Internacionalização da Pós-graduação no RS. A pesquisa é desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa em Experimentação e Tecnologias (GPET), que é com posto por discentes e bolsistas a nível de graduação, mestrado e doutorado da Univates e docentes permanentes de dois Programas de Pós-graduação: Programa de Pós-graduação em Ensino e Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Exatas. Espera-se que o presente livro possa contribuir com a integração das tecnologias digitais em sala de aula de forma que seja significativa no desenvolvimento de atividades que potencializam a aprendizagem por parte dos estudantes e que possa colaborar com a constante busca do aperfeiçoamento nos processos de ensino e de aprendizagem do cenário educacional no Brasil.
Maria Madalena
Dullius Italo
Gabriel Neide Organizadores

Ou 3x de R$20,00 s/ juros

Tecnologias na Formação e prática docente

R$88,00

Atualmente, os desafios do ensino remoto pressionaram os sistemas de ensino, os gestores da educação, as escolas, os especialistas e, principalmente, os professores a transcender a ‘fé no potencial das tecnologias’ para a ‘concretização do ensino possível a partir das tecnologias’. Precisamos transcender as expectativas acerca do potencial das tecnologias em educação, para a concretização do ensino por meio desses recursos. Neste momento crucial de repensar o ensino e a formação de professores, em que as tecnologias assumiram papel determinante, nos dedicamos na sistematização de discussões e reflexões relacionadas à integração das tecnologias nos processos formativos de professores e nas práticas profissionais como forma de apontar possibilidades e refletir sobre os desafios que se levantam. O livro contempla questões relacionadas às possibilidades, desafios e implicações da integração das tecnologias digitais para o desenvolvimento profissional docente em educação, educação matemática e ciências, assim como pesquisas relacionadas à incorporação das tecnologias nas práticas profissionais em educação matemática e em ciências.

Ou 3x de R$29,33 s/ juros