- ADMINISTRAÇÃO
- AGRICULTURA
- ANTROPOLOGIA
- ARTES
- ASTRONOMIA
- BEBIDAS
- BIOGRAFIA
- BIOLOGIA
- BIOQUÍMICA
- Ciência da Computação
- CIÊNCIA E TECNOLOGIA
- Ciências
- CIÊNCIAS COGNITIVAS
- CIÊNCIAS NATURAIS
- CIÊNCIAS POLÍTICAS
- CIÊNCIAS SOCIAIS
- COMPUTAÇÃO
- Computação / Arquitetura Autocad
- Computação / Pogramação
- Concursos Publicos
- contos
- Contos Brasileiros
- COSMOLOGIA
- crescimento pessoal
- Criação / Carcinicultura
- Diversos
- DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
- DIVULGAÇÃO CULTURAL
- ECOLOGIA
- ECONOMIA
- EDUCAÇÃO
- Educação / Agroecologico
- Educação / Estudo / Psicologia
- Educação / Estudo e Ensino
- Educação Ambiental
- Educação Matemática
- EDUCÇÃO
- ELETROMAGNETISMO
- ELETRÔNICA
- ENERGIA
- ENGENHARIA ELETRO-ELETRÔNICA
- ENGENHARIA-CIVIL
- ENSINO
- Ensino estudo
- ESTATÍSTICA
- estudo / ensino
- Estudo e Ensino
- FILOSOFIA
- FILOSOFIA DA CIÊNCIA
- FILOSOFIA DA FISICA
- FÍSICA
- Fisica / Quadrinhos
- Fisica da mat. Condensada
- FISICA DA MATERIA CONDENSADA
- FÍSICA MATEMÁTICA
- FÍSICA MÉDICA
- FISICA NUCLEAR
- FÍSICA TEÓRICA
- Fisica Teórica
- GEOCIÊNCIAS
- GEOGRAFIA
- HISTÓRIA
- Historia / Civilização
- HISTÓRIA DA CIÊNCIA
- Historia socialismo/comunismo/capitalismo
- HUMOR NERD
- INFANTIL
- INFORMÁTICA
- LEITURAS DIVERSAS
- LITERATURA
- LITERATURA INFANTIL
- MATEMÁTICA
- Matemática/ Esturo e Ensino
- MEDICINA
- medicina Veterinaria
- MEIO AMBIENTE
- METODOLOGIA
- PEDAGOGIA
- PESQUISA
- POESIA
- PSICOLOGIA
- QUADRINHOS
- QUÍMICA
- Sociologia
Tecnologias sociais da permacultura e educação científica: propostas inovadoras para um currículo interdisciplinar
R$80,00Este livro é um produto que integra o eixo Interdisciplinar de Ação de Formação de professores para a sustentabilidade a partir dos diálogos entre Educação e Permacultura, previstos no PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA, contemplado no edital MCTIC/CNPq Nº 05/2019 do CNPq. O livro é fruto de reflexões e práticas de ensino, pesquisa e extensão envolvendo a Permacultura e suas tecnologias sociais, ocorridas na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Minas Gerais. As articulações com o ensino e a pesquisa ocorreram a partir do projeto de extensão “Diálogos entre Educação e Permacultura”, contemplado desde 2018 pelo PIBEX (Programa Institucional de Bolsas de Extensão), que busca divulgar a Permacultura como um estilo de vida sustentável, para educadores, estudantes e interessados na temática. O livro busca algumas aproximações de Permacultura com o campo de Educação, apontando os desafios e, principalmente, as potencialidades destas aproximações para as práticas educativas. Além de relacionar os princípios da Permacultura com as Tecnologias Sociais (TS), analisamos as potencialidades de diálogos e os contrapontos entre a Permacultura, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Interdisciplinaridade, a Alfabetização Científica e as Metodologias e Estratégias Ativas. Ao final, sugerimos a Situação de Estudo como uma proposta curricular interdisciplinar para desenvolver diferentes temas a partir das TS da Permacultura, organizadas em Situações de Estudo, envolvendo cinco tecnologias sociais: Bacia de Evapotranspiração, Filtro Biológico, Aquecedor Solar de Baixo Custo, Captação de água da chuva, Biodigestor.
Ou 3x de R$26,67 s/ juros
Telescópios Amadores – Técnicas de Construção e Configuração Ótica
R$99,00O leitor é convidado a conhecer a fascinante história dos telescópios óticos e as técnicas de desbaste, polimento e configuração das superfícies óticas de alta qualidade usadas em telescópios amadores e profissionais. O conjunto de temas é apresentado de forma bastante acessível aos alunos do ensino médio, universitários e aos professores de ciências. O texto também pode ser sugerido aos estudantes universitários matriculados em cursos básicos de Astronomia, Física, Engenharia e áreas afins. Profissionais da indústria de equipamentos óticos podem encontrar informações interessantes para o desenvolvimento de seus projetos óticos de telescópios e de câmeras astronômicas de diferentes configurações, sejam elas destinadas aos satélites de observação planetária e atmosférica ou ainda, para o estabelecimento de linhas de fabricação de telescópios destinados à formação de estudantes em planetários, escolas de Astronomia e observatórios didáticos. i i Sumário PREFÁCIO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . 1 1 INTRODUÇÃO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5 1.1 Telescópio como instrumento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5 1.2 Telescópios amadores e profissionais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6 1.3 Projeto de telescópio amador . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8 1.4 Experimentação na óptica de telescópios . . . . . . . . . . . . . . . 12 1.5 Observação de campos largos com binóculo . . . . . . . . . . . 13 1.6 Observação astronômica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 14 1.7 Projeto óptico . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 14 1.8 Fabricação e manutenção do espelho côncavo . . . . . . . . .
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
TELG – A Teoria da Energia Livre Generalizada Vol 2 Aplicações
R$110,00Rotação das galáxias, mas sem matéria escura? Precessão de órbitas planetárias, mas sem a Relatividade Geral? Lei de Titius Bode, mas sem ser obra do acaso? Radiação de Corpo Negro, mas sem Mecânca Quântica? Relação deTully-Ficher…, Parâmetro de Hubble…, Turbulência…, Movimento Browniano…, Efeito Tajmar…, Efeito Padkletnov…, Anomalia Flyby…, Anomalia Pioneer…, ..e tudo isso, de uma única teoria? Se você, caro leitor, não sem razão, está cético, mas tampouco está satisfeito com aquilo que a Ciência atualmente lhe vem oferecendo como resposta a essas e outras questões, convidamo-lo a ler este volume 2 de TELG – A teoria da Energia Livre Generalizada – Aplicações. Nele, a TELG, uma teoria unificada dos fenômenos naturas (desenvolvida no Volume1) é aplicada a diferentes fenômenos físicos – muitos dos quais atualíssimos – com surpreendente alcance e simplicidade. Teria ela algo de verdadeiro? Venha, veja, e tire suas conclusões.
Ou 3x de R$36,67 s/ juros
TELG – A teoria da Energia Livre Generalizada Vol. 1
R$110,00Clique aqui para ler a prévia do conteúdo.
previa
Ou 3x de R$36,67 s/ juros
Temáticas Sociocientíficas na Formação de Professores
R$77,00Refletindo sobre diversas temáticas sociocientíficas atreladas ao ensino de Ciências e Biologia, os textos compilados no presente livro auxiliam o/a professor/a em formação inicial ou continuada a aprofundar-se nos diálogos iniciados virtualmente em um curso de atualização. Nos 13 capítulos, autores de diferentes frentes de atuação na Biologia e na área de Educação em Ciências discorrem sobre os seguintes temas: extensão universitária, divulgação científica e fake news, educação popular, saúde pública, relações étnico-raciais, docência no período da pandemia, direitos humanos, história de mulheres na ciência, sustentabilidade, ciências e artes, ciência africana e afrodiaspórica, gênero e sexualidade, propagandas e questões socioambientais. O livro traz importantes referências que permitirão à leitora e ao leitor consultar a literatura recente relacionada aos assuntos abordados. É um convite a pensarmos sobre a sala de aula a partir de produções acadêmicas que têm como cerne a sociedade brasileira contemporânea.
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
TEMPO QUE CHORA NAS IMAGENS DO RIO DA VIDA, O
R$33,00Anos setenta seus pais nunca entenderam o que sua filha via no cinema que eles não viam ninguem pula, ninguem desafia a profundidade de uma agua parada todos temem o que não veem nem compreendem as aguas profundas impoem um respeito ao ser humano que faz com quem ele institifamente tema o perigo.
Ou 3x de R$11,00 s/ juros
TENDÊNCIAS DA FÍSICA ESTATÍSTICA NO BRASIL
R$77,00TENDÊNCIAS DA FÍSICA ESTATÍSTICA NO BRASIL. FÍSICA TEÓRICA
Autor: TOMÉ, TÂNIA;
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
TEOREMAS GEOMÉTRICOS CURIOSOS E SUAS HISTÓRIAS – Vol. 4
R$33,00A SBHMat implantou em 2001, durante o IV SNHM, a Série de Textos de História da Matemática, posteriormente denominada de Coleção História da Matemática para Professores e, em 2019, Série História da Matemática e da Educação Matemática para o Ensino, com o intuito de dar maior significado aos minicursos, além de possibilitar acesso à alunos e professores uma diversidade de temas que representam os avanços sobre História e Educação Matemática nos múltiplos centros de estudos do país. Os dez textos publicados XIII SNHM são independentes e não são reproduções dos conteúdos limitados aos minicursos, mas obras de referências sobre as temáticas abordadas no evento que podem contribuir para o desenvolvimento da área. O autor desperta a curiosidade do leitor ao apresentar quatro teoremas que não são tão conhecidos – da Galeria de Arte, de van Aubel, de Clifford para circunferências e do duplo-seis de Schläffi – a partir dos quais proporciona discussões a respeito das conjecturas iniciais e processos de prova, até chegar as possíveis refutações e aperfeiçoamento dos conceitos envolvidos nesses teoremas. Esses foram escolhidos sob o adjetivo de “curiosos” e por possibilitar uma dupla discussão simultânea quanto à abordagem: histórica e didática.
Ou 3x de R$11,00 s/ juros
Teoria crítica e teorias críticas latino-americanas e educação
R$99,00Coletânea de produção de pesquisadores do grupo de pesquisa Teoria crítica e teorias críticas latino-americanas e educação. Tem como objetivo o entrecruzamento de abordagens que perpassam experiências formativas, estéticas e educação, direito, infância e filosofia, apoiadas em variadas bases teórico-metodológicas de pensadores da teoria crítica e latino-americanos comprometidos com a superação dos cerceamentos presentes no processo educacional. Busca-se uma autorreflexão crítica que desperte a resistência às formas de dominação que sacrificam sujeitos imbricados num processo histórico desafiador voltado para a emancipação. Espera-se que esta obra contribua para a discussão sobre educação, numa perspectiva de oposição à naturalização da barbárie, favorecendo o compromisso com a construção da autonomia e liberdade de ação e pensamento.
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
Teoria da Objetivação: Fundamentos e Aplicações para o Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática
R$99,00Trata-se de uma obra pensada para ser uma referência para pesquisadores e profissionais da educação que gostariam de conhecer e familiarizar-se com la Teoria da Objetivação(TO), uma teoria de ensino e aprendizagem elaborada pelo professor e pesquisador em educação matemática Luis Radford. A TO se caracteriza por ser uma teoria da corrente sociocultural, por ter forte ênfase semiótica e por considerar como objeto não apenas o saber, mas também o ser. Ser e saber são na TO componentes do processo de ensino e aprendizagem indissociáveis entre si. O livro apresenta a TO a partir de recortes de estudos investigativos, os quais exemplificam as aplicações dessa teoria para o ensino e aprendizagem de Ciências e Matemática e para a formação de professores, Trata-se de um livro de caráter técnico-científico que discute possibilidades de se usar a TO no contexto educacional, ao propor um conjunto de 10 textos originários de pesquisas e dois artigos teóricos que trazem contribuições para pluralidade de propostas que aliam os pressupostos da TO à proposição de práticas inovadoras para o ensino de Ciências e Matemática.
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
Teoria da objetivação: uma perspectiva Vygotskiana sobre conhecer e vir a ser no ensino e aprendizagem da matemática
R$110,00Teoria da objetivação: uma perspectiva vygotskiana sobre conhecer e se tornar no ensino e aprendizagem da matemática apresenta uma nova teoria educacional na qual o aprendizado é visto como um processo cultural-histórico coletivo. A teoria se afasta das concepções atuais de aprendizagem que se concentram na construção ou aquisição de conteúdo conceitual. A teoria parte do princípio de que a escola não produz apenas saberes, mas produz também subjetividades. Consequentemente, o aprendizado é conceitualizado como um processo de saber e se tornar. Com base no trabalho de Vygotsky e Freire, a teoria da objetivação oferece uma perspectiva para transformar as salas de aula em lugares de vida comunitária onde os estudantes experimentam uma ética de solidariedade, responsabilidade, pluralidade e inclusividade. A teoria da objetivação postula o objetivo da educação em geral, e da educação matemática em particular, como um esforço político, social, histórico e cultural voltado para a criação dialética de sujeitos reflexivos e éticos que se posicionam criticamente em discursos e práticas matemáticas histórica e culturalmente constituídas, e que refletem sobre novas possibilidades de ação e pensamento. O livro é de particular interesse para educadores em geral e educadores matemáticos em particular, bem como para estudantes de graduação e pós-graduação. Luis Radford é professor na Universidade Laurentian, no Canadá. Sua pesquisa se concentra no ensino e aprendizagem da matemática a partir de uma perspectiva histórico-cultural e histórica, e na educação como um processo social transformador. Ele conduz pesquisas em sala de aula com professores do ensino fundamental e médio.
Ou 3x de R$36,67 s/ juros
Teoria da Relatividade
R$55,00Este livro destina-se a alunos de Física Básica que queiram entender a famosa Teoria da Relatividade e não apenas adquirir a habilidade para a solução de problemas. Apresentamos a Teoria de uma forma não convencional introduzindo o leitor diretamente na geometria do espaço-tempo. Esta abordagem é simples e revela a verdadeira natureza dos conceitos espaço-temporais. Leitores que já conhecem a Teoria da Relatividade encontrarão inúmeros estímulos para uma análise crítica do próprio entendimento. Este pequeno livro tenta revelar os aspectos objetivos da estrutura do espaço-tempo, evitando os conceitos relativos, que muitas vezes dão a impressão de que tudo não passa de truques. desta forma, esperamos poder contribuir para um entendimento sólido da teoria.
Ou 3x de R$18,33 s/ juros