Semiósis e Pensamento Humano: Registros Semióticos e Aprendizagens Intelectuais – Coleção Contexto da Ciência

R$40,00 R$32,00

Raymond Duval é filósofo e psicólogo de formação. Seus estudos relativos à psicologia Cognitiva, desenvolvidos no Instituto de Pesquisa em Educação Matemática(IREM) de Estrasburgo(França), têm contribuído fortemente para as pesquisas em Educação Matemática. Seu livro Sémiosis et Penseé Humaine: Registres Sémiotiques et Apprentissages Intellectuels [ Sémiosis e pensamento humano: registros semióticos e aprendizagens intelectuais] , mostra a importância de sua teoria dos registros de representação semiótica para pesquisas no âmbito da Didática da matemática. Na última década um grande número de pesquisas tem sido realizado no Brasil, utilizando esse referencial teórico. A tradução desse livro em língua portuguesa contém a primeira parte da referida obra do autor. É de suma importãncia para o meio acadêmico da Educação Matemática brasileira, que compartilha com essa teoria em seus estudos e pesquisas sobre aprendizagem matemática.

Ou 3x de R$13,33 s/ juros

Simetria – Historia de um Conceito e suas Implicacoes no Contexto Escolar

R$44,00 R$35,20

Este livro trata de Simetria: um conceito chave em Matemática, com aplicações importantes em áreas como Física, Química, Biologia, Cristalografia, Arquitetura, entre outras. ‘Ao longo da História, a palavra Simetria’ teve diferentes significados culminando com o conceito moderno de invariância por um grupo de transformações. Seus autores contrapõem este desenvolvimento histórico com o contexto escolar (currículo e livros didáticos) com ênfase especial no conceito moderno de simetria.

Ou 3x de R$14,67 s/ juros

SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES: Entre a história da matemática e a história da educação matemática – Vol. 8

R$33,00 R$26,40

A SBHMat implantou em 2001, durante o IV SNHM, a Série de Textos de História da Matemática, posteriormente denominada de Coleção História da Matemática para Professores e, em 2019, Série História da Matemática e da Educação Matemática para o Ensino, com o intuito de dar maior significado aos minicursos, além de possibilitar acesso à alunos e professores uma diversidade de temas que representam os avanços sobre História e Educação Matemática nos múltiplos centros de estudos do país. Os dez textos publicados XIII SNHM são independentes e não são reproduções dos conteúdos limitados aos minicursos, mas obras de referências sobre as temáticas abordadas no evento que podem contribuir para o desenvolvimento da área. Neste livro são abordados aspectos históricos das equações lineares e sistemas de equações que remontam os babilônicos, egípcios, chineses, hindus, gregos e árabes. Por outro lado, sob o viés da história da educação matemática, apresentam as legislações e propostas educacionais no Brasil de 1930 a 1970, com destaque para o Método Intuitivo e as reformas de Francisco Campos e Gustavo Capanema, além do Movimento da Matemática Moderna. A partir da análise de seis livros da época, evidenciam aspectos pedagógicos que podem ser confrontados com os atuais.

Ou 3x de R$11,00 s/ juros

Sistemas de numeração precursores do sistema Indo-Árabe

R$66,00 R$52,80

Envio a partir de 15 de julho – Este livro está organizado em quatro capítulos nos quais o autor descreve e analisa alguns dos principais sistemas de numeração, considerados os precursores do sistema indo-árabe, como os sistemas de numeração babilônico, hieroglífico egípcio, ático, romano e hindu. No primeiro capítulo o autor faz uma breve descrição da noção de número e da numeração no decorrer da História da Matemática. Nos três capítulos seguintes decreve e analisa os sistemas de numeração babilônico, ático e hindu, na tentativa de mostrar as concepções que essas civilizações tinham acerca do número e de caracterizar cada um desses sistemas. No final do livro são apresentados dois anexos contendo uma abordagem sucinta do sistema hieroglífico egípcio e do sistema romano. O nosso desejo é que este livro possa contribuir tanto para o trabalho docente dos professores de Matemática, quanto na formação dos licenciandos em Matemática, além de outros profissionais interessados no tema, de modo a ampliar seus horizontes cognitivos a partir dessa leitura. Sumário: APRESENTAÇÃO…………………………………………………………………. 09 INTRODUÇÃO……………………………………………………………………… 13 CAPÍTULO I – A IMPORTÂNCIA DA NUMERAÇÃO 1 …….. 15 1. A matemática, a história e o número………………………………….. 15 1.1. A história da escrita versus a história da numeração………..18 1.2. O conceito de número……………………………………………………… 21 1.3. Os sistemas de numeração………………………………………………. 23 1.4. A história da matemática versus a educação matemática… 26 CAPÍTULO II – O SISTEMA BABILÔNICO………………………….. 29 2.1. Contexto histórico e geográfico ………………………………………. 29 2.2. Sistemas de numeração na Mesopotâmi

Ou 3x de R$22,00 s/ juros

SISTEMAS DINAMICOS COMPLEXOS

R$110,00 R$88,00

Nova edição, revisada e ampliada, em capa dura Neste livro, apresentam-se diversos modelos de Sistemas Dinâmicos Complexos, aqui definidos como sistemas formados de elementos dinâmicos conectados por redes regulares ou aleatórias. Há um capítulo para cada um dos seguintes assuntos: caracterização da estrutura topológica de redes, circuitos booleanos, processos de reação-difusão, propagação de doenças contagiosas, sincronismo de osciladores e teoria de jogos.

Ou 3x de R$36,67 s/ juros

STOMÁKHION DE ARQUIMEDES: POSSIBILIDADES PARA UM ESTUDO DE GEOMETRIA E COMBINATÓRIA

R$55,00 R$44,00

A coleção “História da Matemática no Ensino de Matemática”
é formada por oito volumes que se configuram como
uma ampliação dos materiais referentes aos minicursos
apresentados no XV Seminário Nacional de História da Matemática
(SNHM) promovido pela Sociedade Brasileira de História
da Matemática.
Com o objetivo de contribuir para o aumento da literatura
de História da Matemática que pode ser utilizada para o ensino
de Matemática nos diversos níveis de ensino, os volumes dessa
coleção se voltam à apresentação de possibilidades de abordar
temáticas relativas à História da Matemática no ensino na Educação
Básica ou no Ensino Superior.
Nesse volume, os autores apresentam aos leitores o jogo
stomákhion, que é constituído por peças poligonais que, combinadas,
formam diferentes figuras. Mostram, em uma perspectiva
histórica, que este jogo foi tema de uma obra de Arquimedes
e abordam como este estudioso ampliou o propósito
original do jogo. Os autores descrevem a construção geométrica
do stomákhion usando régua e compasso e propõem um intrigante
desafio: de quantas maneiras diferentes é possível combinar
as peças do jogo no formato de um quadrado? Ao longo
da obra, os autores discutem questões relevantes para
professores e professoras de matemática, tais como
as possibilidades de abordar esse problema e
como formulá-lo na linguagem matemática.

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

Tecnologias Digitais nas aulas de Matemática

R$50,00 R$40,00

Neste livro apresentamos e discutimos o desenvolvimento e resultados alcançados da pesquisa intitulada mapeamento do uso das tecnologias da informação nas aulas de Matemática do estado de São Paulo, por nós conduzida no periodo de março de 2013 a novembro de 2017. Esse projeto foi aprovado no Edital 049/2012 do Observatório da Educação, com financiamento da CAPES/INEP. Para isso, dissertamos acerca das temáticas abordadas pelo projeto ,ou seja: o uso das tecnologias digitais (TD) no ambiente escolar, em particular nos anos finais do Ensino Fundamental; as politicas públicas que preconizam a inclusão digital nesse ambiente; os percalços que afetam o uso das tecnologias digitais, em partículas nas aulas de Matemática; e a formação continuada de professores que ensinam Matemática, voltada para o fomento desse uso. Posicionamos o projeto diante de tais temáticas, esboçamos as características dos contextos em que atuamos, e então desconstruímos seu próprio título, pois apontamos que, inicialmente, foi mapeado na verdade, o não uso dessas tecnologias nas regiões abarcadas pelo mapeamento. Na sequência, discorremos sobre as ilhas isoladas de uso das TD, em particular àquelas que tiveram intervenções por meio de nossas ações de formação continuada. Nos capítulos seguintes apresentamos e discutimos os resultados do mapeamento, visando apontar os aspectos gerais e as singularidades dentro de cada contexto investigado. Para finalizar, são apresentados e discutidos os percalços evidenciados devido às burocracias que caminham de mãos dadas com as políticas públicas que regem os mecanismos de funcionamento das escolas estaduais públicas paulistas, com reflexões sobre possíveis encaminhamentos, resultando a importância de mais financiamentos para programas como este do Observatório da Educação. Para contemplarmos as temáticas apresentadas, dividimos o presente livro em cinco capítulos.

Ou 3x de R$16,67 s/ juros

TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

R$60,00 R$48,00

O uso de tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem é um tema discutido em diferentes grupos de pesquisa. Muitas pesquisas já foram desenvolvidas com o objetivo de investigar suas contribuições no fazer pedagógico em sala de aula, bem como suas limitações e potencialidades. Porém, não basta apenas sua socialização em meio a periódicos científicos, que geralmente tratam de diversas temáticas e muitas vezes desvinculados da prática docente. É importante que esses trabalhos possam ser reunidos e socializados por meio de uma estrutura organizada com o objetivo de auxiliar o professor. Neste livro, são apresentadas experiências e pesquisas desenvolvidas no âmbito do uso das tecnologias digitais em diferentes contextos e diferentes focos: desenvolvimento de materiais didáticos, modelagem didático-científica, laboratórios virtuais, metacognição, resolução de problemas, integração com atividades experimentais e vídeos. O desenvolvimento deste livro tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS – FAPERGS e da Universidade do Vale do Taquari – Univates. A FAPERGS apoiou financeiramente a pesquisa intitulada “Ensino e Aprendizagem da Matemática com Tecnologias Digitais”, aprovada no âmbito do edital FAPERGS/CAPES 06/2018 – Programa de Internacionalização da Pós-graduação no RS. A pesquisa é desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa em Experimentação e Tecnologias (GPET), que é com posto por discentes e bolsistas a nível de graduação, mestrado e doutorado da Univates e docentes permanentes de dois Programas de Pós-graduação: Programa de Pós-graduação em Ensino e Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Exatas. Espera-se que o presente livro possa contribuir com a integração das tecnologias digitais em sala de aula de forma que seja significativa no desenvolvimento de atividades que potencializam a aprendizagem por parte dos estudantes e que possa colaborar com a constante busca do aperfeiçoamento nos processos de ensino e de aprendizagem do cenário educacional no Brasil.
Maria Madalena
Dullius Italo
Gabriel Neide Organizadores

Ou 3x de R$20,00 s/ juros

TEOREMAS GEOMÉTRICOS CURIOSOS E SUAS HISTÓRIAS – Vol. 4

R$33,00 R$26,40

A SBHMat implantou em 2001, durante o IV SNHM, a Série de Textos de História da Matemática, posteriormente denominada de Coleção História da Matemática para Professores e, em 2019, Série História da Matemática e da Educação Matemática para o Ensino, com o intuito de dar maior significado aos minicursos, além de possibilitar acesso à alunos e professores uma diversidade de temas que representam os avanços sobre História e Educação Matemática nos múltiplos centros de estudos do país. Os dez textos publicados XIII SNHM são independentes e não são reproduções dos conteúdos limitados aos minicursos, mas obras de referências sobre as temáticas abordadas no evento que podem contribuir para o desenvolvimento da área. O autor desperta a curiosidade do leitor ao apresentar quatro teoremas que não são tão conhecidos – da Galeria de Arte, de van Aubel, de Clifford para circunferências e do duplo-seis de Schläffi – a partir dos quais proporciona discussões a respeito das conjecturas iniciais e processos de prova, até chegar as possíveis refutações e aperfeiçoamento dos conceitos envolvidos nesses teoremas. Esses foram escolhidos sob o adjetivo de “curiosos” e por possibilitar uma dupla discussão simultânea quanto à abordagem: histórica e didática.

Ou 3x de R$11,00 s/ juros

Teoria da objetivação: uma perspectiva Vygotskiana sobre conhecer e vir a ser no ensino e aprendizagem da matemática

R$110,00 R$88,00

Teoria da objetivação: uma perspectiva vygotskiana sobre conhecer e se tornar no ensino e aprendizagem da matemática apresenta uma nova teoria educacional na qual o aprendizado é visto como um processo cultural-histórico coletivo. A teoria se afasta das concepções atuais de aprendizagem que se concentram na construção ou aquisição de conteúdo conceitual. A teoria parte do princípio de que a escola não produz apenas saberes, mas produz também subjetividades. Consequentemente, o aprendizado é conceitualizado como um processo de saber e se tornar. Com base no trabalho de Vygotsky e Freire, a teoria da objetivação oferece uma perspectiva para transformar as salas de aula em lugares de vida comunitária onde os estudantes experimentam uma ética de solidariedade, responsabilidade, pluralidade e inclusividade. A teoria da objetivação postula o objetivo da educação em geral, e da educação matemática em particular, como um esforço político, social, histórico e cultural voltado para a criação dialética de sujeitos reflexivos e éticos que se posicionam criticamente em discursos e práticas matemáticas histórica e culturalmente constituídas, e que refletem sobre novas possibilidades de ação e pensamento. O livro é de particular interesse para educadores em geral e educadores matemáticos em particular, bem como para estudantes de graduação e pós-graduação. Luis Radford é professor na Universidade Laurentian, no Canadá. Sua pesquisa se concentra no ensino e aprendizagem da matemática a partir de uma perspectiva histórico-cultural e histórica, e na educação como um processo social transformador. Ele conduz pesquisas em sala de aula com professores do ensino fundamental e médio.

Ou 3x de R$36,67 s/ juros

Teoria dos conjuntos uma introdução maliciosa – textuniversitários 26

R$100,00 R$80,00

O presente livro apresenta a Teoria dos Conjuntos de um ponto vista moderno, axiomático, conduzido pela axiomática de Zermelo-Frænkel e o Axioma da Escolha. Além disso, o livro se destaca por diversas aplicações à Algebra, Análise e afins. O autor, o Professor Renan Mezabarba, conduz o texto com bastante bom humor e originalidade, bem ao espírito de seus conhecidos cursos, que deu origem ao presente material.
9786555636048

Ou 3x de R$33,33 s/ juros

Teoria dos Sistemas Dinâmicos: Uma Introdução

R$82,00 R$65,60

Este livro é uma primeira introdução à teoria dos sistemas dinâmicos. Pode em particular servir de texto base auto-contido a uma disciplina correspondente ou servir para estudo independente. Pode também ser usado como ponto de partida para o estudo de tópicos mais avançados. A teoria dos sistemas dinâmicos é muito vasta, além de ser extremamente activa em termos de investigação. Foi por isso necessário fazer uma selecção cuidada do material, de modo a dar uma visão suficientemente alargada e ainda assim controlar o tamanho do texto, indicando bibliografia adicional para tópicos mais avançados. A exposição é directa e rigorosa. Em particular, todos os resultados apresentados no livro são demonstrados. Além disso, tentámos que cada demonstração fosse tão simples quanto possível. O texto inclui ainda muitos exemplos, que ilustram detalhadamente os novos conceitos e resultados, bem como exercícios no final de cada capítulo, com nível de dificuldade variável. Há diferenças importantes entre este livro e a larga maioria dos textos existentes na literatura (com nível análogo e com alguma intersecção de tópicos): a) demonstramos todos os resultados, o que frequentemente não acontece em textos introdutórios, apesar de isso não significar que as demonstrações são mais complicadas ou que exigem técnicas adicionais, necessitando sobretudo algum cuidado preparatório ou a restrição a classes apropriadas de sistemas dinâmicos, o que se justifica plenamente numa primeira abordagem; b) evitamos tópicos menos centrais, o que muitas vezes também não acontece em textos introdutórios, preferindo outros autores incluir tópicos adicionais, mesmo que de forma menos rigorosa ou menos detalhada, o que em nossa opinião é desajustadoa um texto base auto-contido e de tamanho controlado, podendo antes indicar-se literatura adicional para tópicos mais avançados.

Ou 3x de R$27,33 s/ juros