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Um curso de geometria hiperbólica plana – Textuniversitários 22
Historicamente falando, o plano hiperbólico foi o resultado
da busca por um plano não euclidiano – uma superfície com linhas retas ilimitadas. Tal superfície afasta-se do plano euclidiano no sentido oposto ao da esfera, e o plano hiperbólico, de fato, emergiu do estudo
de superfícies que “curvam” no sentido oposto à esfera. Este
livro, concebido após os autores terem ministrado um minicurso
sobre o tema no 2º Colóquio de Matemática da Região
Nordeste, apresenta de forma bastante completa e tão detalhada
quanto possível uma introdução a este assunto rico e frutífero.
Ou 3x de R$51,33 s/ juros
Um Primeiro Curso de Álgebra Linear últimos exemplares
A ideia que tivemos de escrever esse livro de Álgebra Linear foi oferecer um texto básico para os alunos da disciplina Álgebra Linear I, mas com uma teoria sendo apresentada de maneira formal e detalhada, assim como as aplicações dos resultados. Ao lê-lo este texto pretendemos que os alunos dominem os conceitos e despertem habilidades básicas para que possam também ser usadas em vários ramos da ciência..
Ou 3x de R$36,67 s/ juros
Uma análise histórico-epistemológica do conceito de grupo
Reimpressão – 2020 – edição especial de 10 anos da publicação inicial Este Livro discute e analisa o desenvolvimento histórico-epistemológico do conceito de grupo, à luz da teoria do pensamento matemático avançado proposto por Tommy Dreyfrus, e apresenta uma classificação que relaciona períodos históricos do desenvolvimento desse conceito aos processos de representação, generalização, síntese e abstração. Sua relevância se justifica pela importância do conceito de grupo na aprendizagem da matemática superior e das necessidades de se obter maior significação dos conceitos matemáticos no processo de ensino-aprendizagem. O autor parte da premissa de que o uso da componente histórica, com a utilização de conceitos oriundos da Teoria dos Números e da Teoria das Equações, se constitui numa abordagem mais efetiva parta o ensino do conceito de grupo, realizando uma análise histórica do desenvolvimento desse conceito com base no trabalho de matemáticos que vão de Joseph Louis Lagrange a Arthur Cayley, em uma reescrita orientada pela arqueologia do saber, de Michel Foucalt. As idéias e argumentos aqui discutidos são relevantes para professores e estudantes de graduação e pós-graduação em MAtemática, Educação Matemática e Ensino de Matemática.
Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Uma Década de Educação Matemática EMFoco
Há alguns anos, um grupo de professores sonhou em contribuir na transformação do ensino de matemática no estado da Bahia. O grupo tinha em mente compartilhar experiências e reflexões sobre suas práticas pedagógicas, com o propósito de somar com o trabalho de colegas que enfrentam os mesmos desafios de ensinar conteúdos de matemática na Educação Básica. A semente do sonho foi plantada na Universidade Católica do Salvador, durante a primeira turma do curso de especialização em Educação Matemática. Parece que foi ontem, mas já se passou uma década desde que a semente foi plantada. Assim, em novembro de 2003, foi criado o Grupo EMFoco, em Salvador, sob as bênçãos dos orixás. Ao longo desse tempo, a semente germinou e a árvore chamada EMFoco cresceu e se enraizou. Aos poucos, o trabalho desenvolvido pelo grupo ganhou visibilidade e reconhecimento dentro do movimento da Educação Matemática brasileira. Desde então, novos laços de amizade foram selados e novas parcerias estabeleceram- se com professores e pesquisadores de diferentes universidades, bem como com a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Nesta breve apresentação não temos como propósito fazer um balanço dos dez anos da história do EMFoco, uma vez que o projeto de contar a história do grupo demandaria a escrita de um livro. Mas sabemos que, para apresentar este livro, implica falar, resumidamente, de como tudo começou. Esse registro é importante para situar o leitor que ainda não tomou conhecimento do trabalho realizado pelo grupo. Além do mais, o projeto de publicação deste livro foi gestado no seu interior e ganhou vida durante as trocas de e-mails, telefonemas e nas calorosas reuniões em Salvador, em Natal e em Curitiba, durante o XI Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Os encontros virtuais e presenciais, mencio
Ou 3x de R$24,00 s/ juros
Uma História da Integral: de Arquimedes a Lebesque
Neste Livro é apresentado um desenvolvimento histórico do conceito de Integral, sua importância e os aspectos que levaram ao seu progresso, e que podem ser trabalhados como fonte de atividades para o ensino de matemática. Para isso tanto, acrescentamos um número significativo de atividades para o ensino de matemática. É feita uma viagem exploratória pelos aspéctos do conceito de Integral, desde os gregos, com a determinação de áreas e volumes de figuras limitadas por superficies curvilineas até a criação do Cálculo por Newton e Leibniz, no século XVII e continua o percurso com a formalização nos séculos XIX e XX, destacando a definição de Cauchy (1823), as definições deRiemann (1902) e os avanços dos conceitos para estágios com os trabalhos de Lebesgue (1902).
Ou 3x de R$11,00 s/ juros
Uma História da Matemática escolar no Brasil: 1730 – 1930
Durante muito tempo, a história das matemáticas escolares foi negligenciada. Ela não interessava nem aos historiadores da educação, cuja atenção estava concentrada nos saberes elementares das humanidades, nem aos historiadores das matemáticas, para quem as matemáticas escolares constituíam somente um subproduto das matemáticas eruditas. Nas últimas décadas, felizmente, a situação mudou muito: numerosos trabalhos de pesquisa foram realizados em âmbito internacional sobre história do ensino das matemáticas. O impulso veio por meio de interesses didáticos, tendo em vista questões que só poderiam ganhar resposta através de estudos históricos, e de historiadores das matemáticas, cada vez mais conscientes do papel do ensino no desenvolvimento da disciplina. Preenchendo uma lacuna importante da historiografia da educação brasileira, o livro de Wagner Valente se inscreve, pois, num movimento internacional de pesquisa sobre a história das matemáticas escolares e ilustra a importância e a rapidez da circulação das ideias, dos métodos e das publicações em matemática ao longo dos séculos XVIII e XIX. Esse livro é uma contribuição não somente à história da educação brasileira, mas também à história internacional das ideias e práticas pedagógicas.
Ou 3x de R$20,00 s/ juros
Uma Introdução à Teoria das Funções Holomorfa de uma variável
Este é um livro de caráter elementar, no qual apenas se pretende apresentar alguns dos assuntos centrais da extensa teoria das unções holomorfas de uma variável, visando preparar o leitor para textos mais avançados. Assim, não se encontrará neste livro nenhuma referência a tópicos mais sofisticados como, por exemplo, função P de Weierstrass, funções duplamente perióticas(funções elípticas)etc. O propósito foi escrever um texto rigoroso e legível, o que significou, em muitos casos, sacrificar a concisão(omissão de passagens), em benefício da clareza(exposição mais detalhada). Os exercícios estão agrupados no final de cada capítulo com níveis de dificuldade bastante variados,desde os mais simples aos bastante difíceis, Os mais simples são bem conhecidos e não nos deteremos neles. Os de grau de complexidade maior, de médio a difícil, surgiram tanto das listas de exercícios dos cursos regulares de funções holomorfas, como, especialmente, dos exames de qualificação. Muitos destes exercícios, que são manifestamente difíceis, têm “sugestões” indicando um possível caminho para a solução.
Ou 3x de R$36,67 s/ juros
Uma Introdução à Teoria de Bases de Gröbner para Álgebras Associativas
Este livro surgiu de uma dissertação de mestrado do primeiro autor, sob a orientação do segundo, no Instituto de matemática e Estatística da USP. Ele traz uma introdução a Teoria de bases de Gröbner para álgebras associaticas, em um cenário não necessariamente. As bases de Gröbner estão cada vez mais presentes em trabalhos matemáticos atuais e a literatura é rica em introduções ao assunto no contexto de anéis de polinômios comutativos. O cenário não comutativo, contudo, não dispõe de material equivalente. Este foi um dos principais motivadores para a criação deste livro. O livro procura trazer um introdução abrangente ao assunto, tratando os resultados algébricos da teoria com profundidade. Em particular, as relações com Álgebra de Caminhos e com o Lema do Diamante são expostas em detalhes. O texto é bastante autocontido.
Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Uma Introdução às Álgebras de Hopf – Textuniversitários 5
A teoria das álgebras de Hopf, assim chamadas em homenagem a Heinz Hopf, pioneiro na investigação desses objetos, é uma área relativamente nova e altamente frutífera de pesquisa matemática, tanto do ponto de vista puramente algébrico quanto de suas aplicações. Vários são os exemplos de álgebras de Hopf, como se verá neste livro; em particular, temas comuns às teorias de álgebras de Lie e de álgebras de grupo podem ser abordados utilizando a linguagem de álgebras de Hopf. Este é um livro introdutório ao assunto, em uma obra que exige um mínimo de pré-requisitos e com grande riqueza de detalhes.Uma Introdução às Álgebras de Hopf. NULL
Autor: Vitor de Oliveira Ferreira / Lucia Satie Ikemoto Murakami
Ou 3x de R$40,33 s/ juros
Uma introdução às equações diferenciais – Textuniversitários 23
Este é um livro sucinto sobre Equações Diferenciais,
próprio para cursos universitários. Isto não quer dizer
que os principais assuntos da área não sejam cobertos,
todo o material clássico que é estudado no campo pode
ser encontrado por aqui, desde as aplicações, equações de
ordens superiores, transformada de Laplace, séries de potências,
até as equações parciais e métodos numéricos. Como
o autor coloca, é um livro construído ao longo de décadas
em salas de aula da Universidade Federal do Maranhão e da
Universidade Estadual do Maranhão.
Ou 3x de R$33,00 s/ juros
Uma Jornada pelas Teorias Algébricas de Formas Quadráticas – Textuniversitários 13
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previa
Este livro traz de forma bastante completa um estudo sobre formas quadráticas do clássico ao moderno. Em seus 15 capítulos, os autores vão desde a teoria de Witt, desenvolvida nos anos de 1930, passando por Pfister nos anos de 1960, até as teorias de Murray Marshall, Maximo Alejandro Dickmann, Francisco Miraglia e Alejandro Petrovich, desenvolvida sob as bases da lógica nos anos de 1990 a 2000. Este livro tem um caráter ineditismo como poucos de nossa língua.
Ou 3x de R$66,00 s/ juros
Usos da História no Ensino de Matemática: Reflexões Teóricas e Experiências
Neste Livro, o pesquisador Iran Abreu Mendes apresenta possibilidades de se exercitar modelos didáticos de ensino que utilizam a história da matemática como um agente de cognição na Educação Matemática, ou como um reorganizador cognitivo nas aulas dessa disciplina escolar. Nesta terceira edição revisada e ampliada do livro publicado originalmente em 2001, o autor propõe diretrizes para os usos da história no ensino da matemática como uma epistemologia didática implicada na formação conceitual e didática de professores de matemática, bem como no ensino de matemática na Educação Básica. Tais proposições estão fundamentadas nas pesquisas e nos estudos realizados pelo autor entre 1993 3 2020, nos quais tomou a história como um mediador didático e conceitual para abordar a matemática escolar. Os resultados obtidos o levaram a organizar e encaminhar propostas práticas de relações entre História e Educação Matemática que priorizem a investigação histórica como um princípio de ensino, de aprendizagem e de socialização do conhecimento matemático
Ou 3x de R$33,00 s/ juros