Conteúdos cordiais Biologia humanizada para uma escola sem mordaça

R$77,00

VIVEMOS momentos de retrocesso no que respeita aos direitos humanos e ao bem-estar, justiça e inclusão sociais. Várias comunidades sofrem politicamente, emocionalmente e fisicamente, por causa de uma sociedade que não cuida da totalidade dos seus membros, ignorando os mais vulneráveis e sujeitando-os a comportamentos discriminatórios e persecutórios influenciados pela ignorância, pelo preconceito e pela intolerância.Os efeitos negativos da modernidade e da globalização têm-se intensificado e as instituições sociais e políticas parecem incapazes ou não estão dispostas a responder efetivamente às múltiplas situações de injustiça. As assimetrias sociais têm-se agravado, perpetuando um sistema que beneficia apenas uma pequena minoria, à custa do sofrimento e da exclusão da maior parte da população. O clima político e social global está saturado de raiva, medo, desconfiança e desânimo. A polarização política repercute-se em divisões e conflitos tanto dentrodas comunidades como das próprias famílias. Como podemos contrariar esta situação? Como podemos combater as causas de tais injustiças? Como podemos contribuir para a diminuição do sofrimento humano? O livro que têm nas vossas mãos (e que tenho o prazer de prefaciar) constitui um excelente bálsamo para a dor e o sofrimento destes tempos difíceis, fazendo-nos acreditar e ter esperança em melhores dias. É um livro sobre o poder da educação e dos cidadãos na luta contra ideologias e estruturas que restringem os direitos e o acesso daqueles que afirmam servir. Constitui um manifesto contra o fatalismo, o pessimismo, a apatia ou a complacência perante a injustiça social, através da apresentação de propostas educativas promotoras de reflexão e questionamento sobre os problemas da sociedade atual, com o intuito de empoderar os cidadãos para a transformação social no sentido da construção de um mundo mais justo, inclusivo e sustentável. Apresenta uma perspetiva humanista da educação em ciências que combina a abordagem de conteú

Ou 3x de R$25,67 s/ juros

Conteúdos cordiais Química Humanizada para uma escola sem mordaça

R$60,00

Sumario 1 – QUÍMICA DAS PIMENTAS PELOS CAMINHOS DE EXU 2 – MULHERES DE FIBRA: AS QUEBRADEIRAS DE COCO DE BABAÇU E A REAÇÃO ORGÂNICA DE SAPONIFICAÇÃO . 3 – A QUÍMICA DAS FUNÇÕES INORGÂNICAS E O CONFLITO DAS ATIVIDADES MINERADORAS: HISTÓRIA, TRABALHO E MEIO AMBIENTE . 4 – APROXIMANDO GÊNERO, CIÊNCIAS E TEATRO: VOZES POUCO OUVIDAS 5 – CATADORES DE LIXO E A QUESTÃO RACIAL NO BRASIL: UM ENFOQUE QUÍMICO E SOCIAL NA PROBLEMÁTICA DO LIXO 6 – A FADA MADRINHA DA PASSABILIDADE: HORMÔNIOS E O ENSINO DE QUÍMICA 7 – ÁGUA, DIREITO HUMANO FUNDAMENTAL: PARA QUE INDIVÍDUOS EM SITUAÇÃO VULNERÁVEL SE FAÇAM SUJEITOS DE DIREITOS

Ou 3x de R$20,00 s/ juros

Conteúdos cordiais: física humanizada para uma escola sem mordaça

R$88,00

O que se pretende é o estabelecimento de uma dinâmica de alteridade entre os participantes desse tipo de aula que contemple, através de processos dialógicos, situações que emanam de práticas socioculturais que são compartilhadas por segmentos sociais excluídos, no sentido de entendê-los e relacioná-los com um ensino de Física humanizada. Mas, mais do que isso, fazer emergir do diálogo que se impõe uma explicação da discriminação existente em práticas socioculturais históricas que estão na base da exclusão desses segmentos, e submetê-las a considerações críticas. As situações escolhidas nos vários capítulos do livro constituem exemplares da alteridade possível e necessária de ser planejada para, dialógica e criticamente, serem abordadas em processos educativos, sobretudo os escolares. Situações representativas de sínteses de processos de discriminação resultantes de algo que, talvez, pudesse ser denominado de “cultura de exclusão”, que enjeitam tanto pessoas como a cultura por elas produzidas, são apresentadas em exemplares. Esse tipo de cultura, manifestada em diversas atividades organizadas e estruturadas historicamente, culminam numa tensa convivência com muitos segmentos sociais que, com a implementação de políticas públicas de inclusão, estão chegando ao ensino médio e universitário. Assim, os exemplares escolhidos em sintonia com pressupostos da Ética da Razão Cordial exploram a potencialidade de tratar criticamente situações criadas pela “cultura da exclusão” e que, oportunizam, ao mesmo tempo, a abordagem de alguma conceituação física, e mesmo da história da Física, que os autores relacionam com a situação que está sendo considerada, numa esperança de promover um ensino de Física humanizado. Demétrio Delizoicov

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

CONTEXTOS HISTÓRICOS E MATEMÁTICOS A PARTIR DO ESTUDO DE ILUSTRAÇÕES – Vol. 3

R$33,00

A SBHMat implantou em 2001, durante o IV SNHM, a Série de Textos de História da Matemática, posteriormente denominada de Coleção História da Matemática para Professores e, em 2019, Série História da Matemática e da Educação Matemática para o Ensino, com o intuito de dar maior significado aos minicursos, além de possibilitar acesso à alunos e professores uma diversidade de temas que representam os avanços sobre História e Educação Matemática nos múltiplos centros de estudos do país. Os dez textos publicados XIII SNHM são independentes e não são reproduções dos conteúdos limitados aos minicursos, mas obras de referências sobre as temáticas abordadas no evento que podem contribuir para o desenvolvimento da área. As autoras fazem uso de fontes originais – imagens, desenhos, gravuras e ilustrações – que podem propiciar discussões de contextos históricos e da matemática de modo a possibilitar o ensino dos conceitos identificados nessas fontes. Enveredam pelas representações da arte egípcia – a Tumba de Menna e a Câmara Transversa – e analisam a ilustração que aparece originalmente no tratado de Matemática de Juan Caramuel y Lobowitz, intitulado Mathesis biceps vetus et nova, publicado em 1670, para apresentar possíveis práticas matemáticas.

Ou 3x de R$11,00 s/ juros

Contextualização e Argumentação no Ensino de Química: O enfoque CTS aliado à pedagogia de Paulo Freire

R$79,00

Educar visando à alfabetização científica torna-se cada dia mais urgente. O Ensino de ciências pode e deve contribuir para a formação de um cidadão que esteja atento a questões que emergem de uma sociedade em constante transformação, cujas relações com a Ciência e a tecnologia aparecem de forma cada vez mais complexa, permeadas por interesses econômicos e de poder. Exercer plenamente a cidadania nesse contexto implica também atentar-se para o apelo midiático atual que insiste em se impor à elaboração de um olhar mais crítico para as questões sociocientíficas. Buscando colaborar com a incorporação de um ensino que tenha como cerne a alfabetização científica nas salas de aula de Química, são apresentados, neste livro, uma sequência didática (SD) sobre os aditivos químicos nos alimentos e os resultados de sua aplicação em uma turma de 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública, durante o mestrado da primeira autora. Inspirando-se nos pressupostos do ensino de CTS e na Pedagogia de Paulo Freire, a SD contou com o trabalho com fichas indicadores e textos que tratavam do uso de conservantes e corantes em alimentos processados e ultraprocessados e os seus efeitos na saúde humana. O incentivo ao debate e à interação em sala de aula, ao longo da aplicação da SD, resultou na elaboração conjunta de argumentos pelos alunos, os quais indicam o avanço em suas percepções acerca do tema, bem como habilidade de expressar e defender seus pontos de vista. O livro faz parte das ações do Projeto 88881157927/2017 – 01 Promob/Fapitec/Capes.

Ou 3x de R$26,33 s/ juros

Contribuição ao Estudo Histórico e Crítico do Pensamento Matemático

R$198,00

Consoante Bourbaki, a unidade e a diversidade da Matemática se podem representar por “uma grande cidade, cujos subúrbios não cessam de crescer, de um modo um tanto caótico,sobre um terreno circundante, enquanto o centro se reconstrói periodicamente, cada vez segundo um plano mais claro e um ordenamento mais majestoso, derrubando os bairros antigos e seus dédalos de vielas, para construir alamedas, mais largas e mais cômodas, que conduzem à periferia”. Neste novo volume da Coleção Ciência & Sociedade, o leitor encontrará a descrição de diversos caminhos ao longo dos quais o pensamento matemático evolveu, ao longo dos últimos quatro séculos. Para a comodidade do leitor, o autor dividiu o livro em três partes. Na primeira parte, discutiu-se o método que presidiu a redação da obra. Na segunda parte, estudaram-se a evolução do cálculo infinitesimal, a dinâmica do pensamento geométrico e alguns aspectos epistêmicos. Na terceira parte, expuseram-se os modos de definição e de argumentação e discutiram-se o método axiomático e a concepção estrutural da Matemática.

Ou 3x de R$66,00 s/ juros

Contribuições da Neurociência para a Educação: Alunos, Professores e Diretores

R$44,00

Este volume faz parte de uma coleção de 6 (seis) livros que apresentam alguns dos trabalhos de conclusão do curso de Especialização em Ciência e Tecnologia, ofertado pela Universidade Federal do ABC (UFABC) para professores da Secretaria Municipal de Educação de Santo André – SP, durante os anos de 2015 a 2017. Os livros foram formatados pela reunião de trabalhos relacionados à uma mesma temática, tais como o Ensino Infantil, o Ensino de Jovens e Adultos, o Currículo Escolar, a Neurociência, questões de Gênero e de novas Tecnologias para a educação. Os trabalhos elaborados refletem como os alunos, que são “professores-alunos”, aplicaram os conceitos apreendidos ao longo do curso em suas experiências diárias em sala de aula. Também, refletem como conteúdos discutidos ao longo do curso se relacionam com o projeto pedagógico desenvolvido pela Secretaria de Educação de Santo André – SP na época da oferta do curso.

Ou 3x de R$14,67 s/ juros

Contribuições de um Centro de Ciências para a formação Continuada de Professores

R$82,00

Inaugurado em agosto de 2006, com o objetivo de promover a divulgação e a popularização da Ciência, através de exposições, experimentos de laboratório, jornadas científicas, da interação direta com diversos aparatos pedagógicos, dentre outras atividades , o Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora alçou vôos ainda mais altos. Assim, passou a ser tambem de nossa contribuição para a Educação Ciêntifica, o oferecimento de cursos de formação continuada para professores do Ensino Básico, de modo a propiciar-lhes um aparecimento de seu processo formativo em um grande ambiente não-escolar de ensino, iniciamos assim com um primeiro curso no ano de 2007, com o apoio da FAPEMIG, e o sucesso desta primeira turma nos levou a concentrar esforços para que novas propostas formativas pudessem ocorrer. A partir de 2010, com o apoio da CAPES, através do programa Novos Talentos, tivemos a oportunidade de tornar está uma ação permanente do centro de Ciências . Este livro, que agora temos o orgulho de apresentar, é o resultado de um trabalho desenvolvido por muitas mãos, fruto de parcerias que vem sendo estabelecidas e fortalecidas no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora, sem as mãos as quais não teria sido possível desenvolver as ricas experiências aqui relatadas e, tampouco, compartilha-las através deste livro. Seus Autores são professores que dedicam seus esforços á formação continuada e aqui pretendem compartilhar suas experiências. Destaca-se ainda que dois dos relatos produzidos por professoras participantes de um de nossos grupos colaborativos. Temos a crença de que qualquer possibilidade de melhoria da educação brasileira perpassa pela via do desenvolvimento profissional docente, o que implica na defesa de políticas públicas que favoreçam a qualificação e a valorização dos professores.

Ou 3x de R$27,33 s/ juros

Contribuições do Discurso do Sujeito Coletivo em Pesquisas na Área de Ensino: Teoria á Prática

R$80,00

A série Educação para a Ciência tem como objetivo divulgar, entre pesquisadores da área de Ensino de Ciências e Matemática e docentes em exercício nos diversos níveis de ensino, as investigações produzidas nos diversos grupos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP, bem como em outros grupos nacionais e internacionais que mantêm vínculos acadêmicos e parcerias com a UNESP.

Esta obra é dedicada à divulgação do método do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), por meio de oito excertos de pesquisa realizadas junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências, oferecido pela Faculdade de Ciências do campus de Bauru, da Universidade Estadual Paulista (UNESP). A ideia foi a de descrever como a mesma foi utilizada por diferentes investigadores, visando possibilitar o aprofundamento de conhecimentos sobre o DSC enquanto abordagem metodológica, e seu impacto no campo da Educação e do Ensino de Ciências da Natureza e Matemática. São estudos e reflexões de pesquisadores(as), além de casos práticos que exemplificam a aplicação do DSC em diversas pesquisas na área de Ensino, fornecendo uma gama de exemplos para aqueles interessados em compreender e utilizar o DSC como uma técnica promissora de pesquisa no campo das Ciências Humanas. Nos diversos capítulos são explorados o histórico, as bases teóricas, os conceitos centrais da metodologia e algumas aplicações do DSC em diferentes contextos, ilustrando sua relevância para a produção de conhecimento científico. O objetivo deste livro é apresentar recortes de pesquisas realizadas na área de Ensino de Ciências e Matemática, que usaram como referencial metodológico as técnicas do DSC, sem a utilização de softwares. Boa e proveitosa leitura!

9786555635218

 

 

Ou 3x de R$26,67 s/ juros

Controvérsias na Pesquisa em Ensino de Física

R$99,00

O livro reúne reflexões realizadas pelos pesquisadores convidados para mesas redondas e escola de formação ocorridas no XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, em torno da temática “Controvérsia”. O pensamento heterogêneo e divergente dos pesquisadores convidados foi chamado à cena com o intuito de fortalecer, evidenciar e questionar os fundamentos que subjazem às opções de ordem metodológica, teórica, epistemológica, ética, política e ontológica, presentes nas pesquisas em Ensino de Física no Brasil. Tal posicionamento reflete o amadurecimento da área que, em processo de internacionalização, vem exigindo, dentre outras posturas, profundo conhecimento de suas origens e fundamentos.

Ou 3x de R$33,00 s/ juros