A Liga da Matéria os super hádrons desvendam a Física Nuclear

R$66,00 R$52,80

Quando se fala em física nuclear, em
geral as pessoal lembram da história
da bomba atômica, contada no filme
sobre Oppenheimer ou dos acidentes das usinas
nucleares de Fukushima e Chernobyl. Entretanto
muitas maravilhas da física médica, diagnósticos
por imagens, datação arqueológica e de técnicas
de análises se devem a este ramo da física. Neste
livro contamos sucintamente a evolução da
física nuclear e suas diversas aplicações. Tudo
isso se desenvolve no contexto em que os Super
Hádrons, num esforço final, desvendam o mistério
que ameaça acabar com todo o universo. Talvez
seja preciso um sacrifício extremo para que tudo
volte ao normal…
Então, descubra os segredos do universo de
uma forma divertida e inovadora com este
livro sobre física nuclear em quadrinhos!
Aprenda sobre partículas subatômicas, reações
nucleares e muito mais de uma maneira acessível
e envolvente. Ilustrações incríveis e explicações
simples tornam a física nuclear fácil de entender,
mesmo para os não iniciados. Leia e confira!9786555633542

Ou 3x de R$22,00 s/ juros

A Liga da Matéria os super hádrons desvendam a Física de Partículas

R$66,00 R$52,80

Múltiplos universos! Matéria escura! Mundos formados por antimatéria! Essas coisas existem? Descubra isso nesse livro, onde nossos heróis, Os Super Hádrons, tentam salvar o mundo do colapso total, enquanto entendem como funciona a estrutura fundamental da matéria. Embarque nessa deliciosa aventura no mundo da Física de Altas Energias e Partículas Elementares e entenda de forma simples e divertida alguns conceitos relevantes da Física Moderna.

Ou 3x de R$22,00 s/ juros

A Liga da Matéria os super hádrons desvendam a relatividade

R$73,00 R$58,40

Existem muitas formas de aprender: Ler em voz alta, escrever um conteúdo, fazer esquemas, decorar, etc. Os autores deste livro propõem aprender Física Moderna viajando numa aventura em quadrinhos. As noções básicas da relatividade estão no centro desse episódio dos Super Hádrons. Nossos heróis, sem querer, quase criam o caos no mundo, ao abrir uma fenda entre o nosso universo e um suposto universo das antimatérias. Mergulhe você também nessa deliciosa aventura e descubra os mistérios da relatividade.

Ou 3x de R$24,33 s/ juros

A Luz – Coleção Temas Atuais de Física / SBF

R$44,00 R$35,20

A Luz é um dos fenômenos mais intrigantes da natureza. Isto decorre do caráter fisiológico de sua percepção e das dificuldades em se lidar com as grandezas envolvidas. Por conta desta complexidade, os aspectos perceptivos e práticos são essenciais na sua compreensão. O conhecimento científico é apresentado segunda a seqüencia histórica. Com noções básicas sobre a formação de imagens, descreve-se a óptica do olho humano e de alguns sistemas ópticos. Das limitações da óptica geométrica surgiu a óptica física. A união com o eletromagnetismo, no final do século XIX, deu origem a Teoria da Relatividade. O século XX ainda nos reservou novas e intrigantes descobertas apresentadas, através das experiências que revelaram a natureza quântica da luz e suas implicações tecnológicas. Este livro faz parte da coleção “Temas atuais em Física” , uma série de livros de divulgação científica realizada em parceria com a Sociedade Brasileira de Física.

Ou 3x de R$14,67 s/ juros

A Luz na Medicina Moderna. Fotoquimioterapia

R$36,00 R$28,80

utilização de compostos fotossensíveis associados a luz para o tratamento de doenças teve início por volta de 4.000 anos atrás, em antigas civiliza ções como Índia, China e Egito. Estes povos utilizavam alguns produ- –
tos naturais, como por exemplo, ervas medicinais, tais como Psoraleacorylifolia,
com subsequente exposição à luz solar para tratar doenças de pele relacionadas
a distúrbios pigmentares, como o vitiligo. Entretanto, a base científica por trás
desta terapia foi estabelecida somente no fim do século passado.

Ou 3x de R$12,00 s/ juros

A Máquina Classificatória de Humanidades

R$55,00 R$44,00

Entre a rua e a calçada, entre o urbano e o selvagem, entre a negligência e a sobrevida: Bartholomew Feather é um ser que narra na encruzilhada.
Em suas reflexões, transita da observação do que se entende como humano à crítica audaz ao modo como esse ente vivo ergueu a partir de si uma máquina de classificações.
Como narrar desde a errância aparentemente vista na vida cotidiana de pombos? Como perceber a potência de uma ciência que venha das esquinas e das contradições? Em “A Máquina classificatória de humanidades: escritos excrementais”, Roberto Dalmo traduz as consequências de categorias centradas no humano em fenômenos como a educação, a arte, a tecnologia e a construção de saberes, a partir de uma filosofia da animalidade e de uma estética da desconstrução.
Na fronteira entre as ciências e a poesia sarcástica das ruas, o autor propõe uma maneira de ler o mundo que se aproxima da sarjeta, não para tirar a importância do humano em sua rede de relações, mas para que da lama ao caos surja um encontro entre universos que parecem distintos e distantes, mas que são no final das contas codependentes.
Olhar para o pombo que nos olha, como Jacques Derrida olhou para o
gato, como Donna Haraway olhou para o cão, como Gloria Anzaldúa olhou para a serpente, como Ailton Krenak olhou para a montanha. Ver nisso uma carta ao futuro, uma ideia para o que vem. É assim que saímos do voo irônico de Feather, com o desejo de nos desequilibrarmos para que outros mundos possam surgir.”
Francielly Baliana

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A Matemática a ensinar e a Matemática para Ensinar: Novos Estudos sobre a formação de professores

R$31,00 R$24,80

O tema da formação de professores, e da formação de professores que ensinam matemática, em particular, tem constituído, já de longa data, motivação para a realização de numerosos estudos e pesquisas . Também este estudo acerca-se da temática. E, em específico, analisa em perspectiva histórica a constituição de saberes envolvidos na formação de professores. Tais saberes são considerados sob novas bases conceituais tendo em conta saberes objetivados. Saberes que se institucionalizam ao longo do tempo, em termos de saberes explícitos, formalizados, transmitidos e incluídos intencionalmente na formação de professores. Essa opção deixa de parte várias outras formas de saberes e competências envolvidos na formação de futuros docentes tratados por outros tipos de estudos . No âmbito dos diferentes estudos sobre a formação de professores Gatti (2014) apresenta uma síntese do estado de conhecimento sobre a formação inicial de professores nos cursos de graduação, no qual discute aspectos convergentes nas pesquisas. Nesse rol de aspectos alguns são os destaques dados aos saberes de formação de professores. O primeiro deles se refere à pouca penetração das conclusões de pesquisas na institucionalização dos cursos de formação de professores o que, segundo a autora, contribui para a manuten- ção da ideia de que o conhecimento disciplinar é suficiente para a formação do professor. Ela alerta para a dificuldade na tomada de decisão sobre o que um professor deve saber para ensinar quando não há um olhar específico para os cursos de licenciaturas:

Ou 3x de R$10,33 s/ juros

A Matemática e seu ensino. Olhares em Educação Matemática

R$77,00 R$61,60

O programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da Universidade Estadual Paulista, campus Rio Claro – está comemorando seus 35 anos de constituição. Para a equipe que compõem este livro, tem-se ele como um movimento que dá início a essa comemoração. Olhando para a história desta constituição vê-se como figura central o aluno em todo seu modo de ser e de estar com o programa, habilitando-o e fazendo-o avançar. Este livro é mais uma marca nesta história, visto que mais uma vez tem-se a iniciativa de alunos, buscando apresentar e articular as produções e discussões que se dão no âmbito de grupos de pesquisa da PPGEM. Nesta articulação, busca-se expor a Matemática e seu ensino visando-os de diferentes perspectivas, dentre as quais evidenciamos: Histórias da Matemática; Fenomenológica; Filosofia da Matemática e Etnomatemática; Campos Semânticos; História Oral e Inclusão; Construtivismo e Teoria Crítica; Cognitivismo; Resolução de Problemas; Comunidade de Prática; Tecnologias da Informação e da Comunicação e, Formação de Professores de Matemática. Propõe-se, assim, explicitar trabalhos a partir dessas perspectivas, compreendendo a constituição das mesmas no âmbito da Educação Matemática. Ao leitor, busca-se possibilitar um vislumbre da produção de cada grupo de pesquisa do referido programa de pós-graduação e da região de inquérito sobre a qual atuam, a Educação Matemática, que constitui e constitui-se por confluências, entrelaçamentos e divergências, assim como poder-se-á ver na leitura de cada capítulo e do livro como um todo.

Ou 3x de R$25,67 s/ juros

A Matemática moderna nos jornais diários de Lisboa

R$88,00 R$70,40

Eu me lembro bem do dia em que estive presente na casa do professor Osvaldo Sangiorgi. Foi um momento memorável, onde conheci pessoalmente o personagem ícone do Movimento da Matemática Moderna (MMM) no Brasil. Para além do meu contato com o professor Sangiorgi, recebi, para as pesquisas do nosso grupo, a doação de todo o acervo pessoal desse professor. Naquela altura, e ainda hoje, muitos investigadores da história da educação matemática buscavam mais e mais informações, documentos e materiais para melhor entender o MMM. Assim, imagine-se a minha felicidade em poder contar com a documentação do professor Sangiorgi… Por entre os muitos documentos que foram doados, e que depois passaram a ser utilizados em vários estudos sobre o MMM, chamou-me a atenção uma pasta cuidadosamente confeccionada, onde havia recortes de jornal cola dos organizadamente, em ordem cronológica, de matérias da imprensa que divulgavam o MMM. Num rápido passar d’olhos, foi possível, pelos títulos dos recortes, verificar a presença de notícias sobre cursos para professores, artigos que defendiam a mudança da matemática e, por fim, notícias de jornais que revelavam o refluxo do MMM. Fiquei a pensar que essa era a forma viável encontrada pelo professor Sangiorgi de seguir os feitos de seu GEEM – Grupo de Estudos sobre Ensino da Matemática, no protagonismo que esse coletivo exerceu no Brasil, relativamente às mudanças na matemática escolar. Para além disso, pude constatar, mais tarde, que alguns dos artigos e recortes dos jornais também eram utilizados como documentos comprobatórios a subsidiarem solicitações do professor Sangiorgi para apoio ao desenvolvimento de projetos e cursos ligados ao MMM. Estas lembranças retornaram à minha mente por ocasião do honroso convite que foi feito pelos organizadores deste livro, que arrola a documentação dos jornais portugueses de Lisboa acerca do MMM.

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

A Matemática na Idade da Pedra

R$198,00 R$158,40

Edição especial em capa dura, papel pólen 80 g Este livro é dedicado ao leitor interessado em Matemática e busca responder questões intrigantes acerca de sua natureza. Questionamentos como: “O que é Matemática? Qual a natureza de seus objetos? Eles existem realmente ou o matemático os cria? Porque ela é uma ciência exata? O que é rigor matemático? Como o cérebro processa a Matemática? Quando o homem começou a pensar simbolicamente? E a se interessar pelas formas? E pelos números? Quem foram os primeiros matemáticos? Quais os mais antigos artefatos matemáticos? Ou, em outras palavras, quando surgiu a geometria? E a aritmética? Quem surgiu primeiro? Quando? Onde? Por quê? Quais os fatores condicionantes que influíram em sua concepção? Foram unicamente biológicos, produto da evolução da espécie? Fatores culturais também contribuíram? Quais?” E inúmeras outras.

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A Matemática no Ensino de Frações: Do Século XIX à BNCC

R$33,00 R$26,40

A Coleção Histórias da Matemática em estudos e no ensino, composta por 10 volumes, celebra – mesmo que à distância e frente à pandemia da COVID-19 – os 20 anos da proposta da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) em considerar a produção de conhecimentos acerca das aproximações entre história da matemática, história da Educação Matemática e o ensino como elementos constitutivos dos minicursos dos seminários. Com o objetivo de fortalecer as relações e interfaces que posem se estabelecer na sala de aula, articulando saberes históricos, matemáticos e interdisciplinares, os temas desta coleção são contextualizados, considerando a realidade de professores que ensinam matemática, envolvendo a educação básica e o ensino superior. Neste volume os autores nos conduzem a uma análise histórica sobre a prática de ensino para se ensinar o conteúdo matemático frações dos(as) docentes, das metodologias presentes em livros didáticos, em diferentes épocas, artigos e no documento BNCC.

Ou 3x de R$11,00 s/ juros