Mecânica estatística : desenvolvimento teórico e suas aplicações

R$150,00

A mecânica estatística é, ao lado do eletromagnetismo e
da relatividade, da mecânica clássica e da mecânica quântica, um dos pilares fundamentais da física, necessário para a formação de todos os
físicos. Este texto está baseado nas necessidades de um curso avançado de graduação e de pós-graduação em mecânica estatística, com uma abordagem moderna da teoria. O objetivo do texto é apresentar a mecânica estatística numa forma moderna, desde os conceitos fundamentais da termodinâmica (introdução e aplicações), passando pela probabilidade e teoria de informação, teoria cinética dos gases (hierarquia BBGKY, teorema H e hidrodinâmica), fundamentos da mecânica estatística (ensembles microcanônico, canônico e grande canônico), ensemble canônico de Gibbs, mecânica estatística quântica, bósons, férmions, sistemas interagentes (clássico e quântico), além de tópicos especiais avançados.
O autor, José Roberto Mahon, procurou desenvolver os fundamentos e
conceitos de forma abrangente e aprofundada, mostrando diversas aplicações e exemplos atuais. Os tópicos introduzidos são tratados de forma compreensiva, procurando-se expor claramente as deduções dos principais resultados. Espera-se que o leitor tenha familiaridade com o material básico de um curso de termodinâmica e teoria cinética dos gases e de mecânica estatística, bem como das matemáticas necessárias abordadas nos cursos de física. Além de espera-se que seja útil para os profissionais e estudantes que queiram aprofundar seus conhecimentos neste fantástico campo da física teórica.

Ou 3x de R$50,00 s/ juros

Mecânica Estatística de sistemas em equilíbrio

R$154,00

O principal objetivo do texto é apresentar a transição da Termodinâmica para a Mecânica Estatística a alunos de graduação, tanto dos cursos de Física como de áreas afins, como as Engenharias e a Química. As investigações de Clausius e Maxwell, ao final do século XIX, sobre o comportamento de sistemas macroscópicos compostos por moléculas ou partículas – os gases moleculares – e, posteriormente, os trabalhos de Boltzmann e Gibbs, sem hipóteses ou modelos teóricos explícitos sobre as interações entre as partículas constituintes de um sistema, originaram uma descrição estatística dos sistemas gasosos constituídos por muitas partículas: a Mecânica Estatística. Após uma breve revisão de alguns elementos da teoria de probabilidades e dos principais conceitos e leis da Termodinâmica, ressaltando-se aqueles como entropia, calor específico e potencial químico, mostra-se o limite que se pode alcançar, aliando-se a Termodinâmica à hipótese atômica da matéria e ao comportamento quântico das partículas. Depois dos três primeiros capítulos introdutórios, a partir da definição de entropia de Boltzmann, são deduzidas as distribuições especiais de Maxwell-Boltzmann, Planck, Fermi-Dirac e Bose-Einstein e, então, as propriedades dos gases ideais são formalmente estabelecidas. Utilizando-se do método dos ensembles de Gibbs, são apresentados, ainda, os principais fenômenos e sistemas abordados nos cursos de graduação como o paramagnetismo em cristais e a radiação de corpo negro, além dos sistemas degenerados de férmions relativísticos em uma estrela anã branca e os os bósons massivos não relativísticos na condensação de Bose-Einstein. O livro se encerra com uma breve introdução aos métodos avançados de abordagem da Mecânica Estatística, como os de Jaynes e de Neumann-Landau. Os autores

Ou 3x de R$51,33 s/ juros

MECÂNICA Newtoniana, Lagrangiana e Hamiltoniana

R$165,00

Edição especial em capa dura Depois de quase dez anos, estou apresentando a segunda edição do meu livro de Mecânica. Esta edição aparece em circunstâncias bem diferentes da primeira ou, numa linguagem mais nossa, em novas condições de contorno. Tenho três outros livros. Um deles é voltado para o estudante ainda no ciclo básico que, mesmo sabendo Cálculo, tem dificuldades em raciocinar com ele e em usá-lo. Mesmo assim, resolvi manter o sucinto apêndice de Cálculo, para o estudante, se necessário, possa ter uma rápida e geral visão sobre o assunto. As revisões matemáticas vão aparecendo gradativamente no decorrer da própria exposição. o estudante já familiarizado pode pulá-las sem nenhuma descontinuidade na sequência dos assuntos. Há, também, nesses dois livros, muitas aplicações, sendo algumas delas continuidade do que aparece aqui. Nesses casos, se houver interesse do leitor, sempre indico onde podem ser encontradas. há mais dois aspectos que gostaria de destacar. O primeiro é que em algum momento da formação do estudante, ele ainda vê a Física de forma estanque, em grupos de conhecimentos isolados, como se fosse possível desenvolver uma carreira científica em que parte do conhecimento básico pudesse não ser levado em consideração. Embora sendo a Mecânica Clássica um curso bem inicial, procurei mostrar exemplos em que outros ramos da Física aparecessem, principalmente no tocante à Relatividade e ao Eletromagnetismo. Procurei também mostrar as possíveis pontes para a Mecânica Quântica, através da ideia de Feynman das integrais de caminho e da quantização canônica de Dirac.

Ou 3x de R$55,00 s/ juros

Mecânica Newtoniana, Lagrangiana, Hamiltoniana (capa mole)

R$99,00

2a. Edição com capa mole. Este livro corresponde às disciplinas de Mecânica I e II para os cursos de Bacharelado em Física. A sua característica principal é a forma de partir diretamente das leis de Newton sem dar muita ênfase inicial à parte da cinemática. Isto faz com que o estudante comece diretamente a raciocinar com o conteúdo físico deste setor da Mecânica. Da mesma forma,as Mecânicas Lagrangiana e Hamiltoniana são formuladas,sem muitos rodeios, diretamente a partir do Princípio de Hamilton. No conjunto o livro foi desenvolvido com duas preocupações básicas. A primeira é de mostrar que a Física não é um aglomerado de conhecimentos isolados, sempre envolvendo outros ramos da Física, principalmente a Relatividade e o Eletromagnetismo. A outra preocupação foi voltada para o aluno independente e que estuda sozinho, onde esta importante tarefa foi facilitada pela inclusão de capítulos com revisões matemáticas e solução de alguns exercícios.

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

Mecânica Quântica

R$209,00

O ensino de uma breve introdução à mecânica quântica na graduação do departamento de física e de mecânica quântica na pós-graduação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) foi o ponto de partida na elaboração desse livro. O que destacar no livro? 1.o Uma breve revisão de mecânica clássica e física quântica; 2.o Equações deduzidas passo a passo; 3.o Conceitos de mecânica clássica e de mecânica quântica desenvolvidos separadamente em cada capítulo; 4.o 178 exemplos detalhadamente resolvidos; 5.o Capítulo sobre interação nuclear; 6.o Desenvolvimento didático da notação de Dirac, operadores hermitiano, adjunto, auto-adjunto, identidade, inverso, unitário, expansão de função em termos de autofunções, operadores que comutam, comutadores, valor esperado, funções de onda dependentes de spin entre outros temas no capítulo denominado “Conceitos matemáticos e formalismo da mecânica quântica”; 7.o Uma grande variedade de tópicos no capítulo de colisões; 8.o Preciosos detalhes na matemática de integrais, derivada total e parcial, limites, resolução de equações diferenciais por série de potências, análise de convergência de séries, operações com a delta de Dirac, operação com vetores e matrizes na mecânica quântica entre outras operações. O livro contém 283 problemas todos com respostas, dicas de operações matemáticas e equações envolvidas. Que o livro seja o fiel companheiro dos estudantes de mecânica quântica!

Ou 3x de R$69,67 s/ juros

Mecânica Quântica Uma Iniciação para Ciências exatas e da Natureza

R$60,00

Um livro para quem quer iniciar seus estudos em Mecânica Quântica, elaborado de uma maneira que inicia as discussões a partir de fundamentos físicos e matemáticos da quântica para depois trazer as novidades que esta teoria oportuniza na descrição da natureza. Apresenta algumas demonstrações simples de modo detalhado, enquanto outras de cálculo mais complexo são apenas indicadas e discutidas com base nos resultados. Esse procedimento diferencia o livro e faz com que estudantes de Física possa ser introduzidos à Mecânica Quântica logo nas primeiras fases do curso, ao passo que outros profissionais que se interessam por quântica e que não tenham forte domínio da matemática também se sintam seguros na compreensão deste livro e também para para seguirem seus estudos mais aprofundados no futuro.

Ou 3x de R$20,00 s/ juros

Mecânica, Gravitação e Cosmologia

R$77,00

Este livro é baseado nas notas de aula do físico italiano Giuseppe Arcidiacono(1927-1998) relativas aos anos 1994-1995. Ele foi professor no Departamento de Matemática na Universidade de Perugia de 1969 até sua morte. Um dos co-autores, Edmundo Capelas de Oliveira, professor do Departamento de Matemática Aplicada da Unicamp, trabalhou em Perugia com o Prof. Arcidiacono entre 1990-19991, assim como entre 1994-1995, tendo publicado diversos livros sobre métodos matemáticos da física e da engenharia, funções especiais, resolução de equações diferenciais e temas correlatos. As notas de aula foram compiladas e ampliadas com a inserção de exemplos e exercícios propostos por Edmundo Capelas de Oliveira e Denilson Gomes, professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Santa maria.

Ou 3x de R$25,67 s/ juros

Meio Século de Educação em Ciências – Foco nas Recomendações ao Professor de Física

R$55,00

O livro ! Meio Século de Educação em Ciências: Recomendações ao Professor de Física” dirige-se principalmente a professores e pesquisadores comprometidos com a área de Ensino de Ciências. O texto abrange um período bastante relevante para o Ensino de Ciências no Brasil, a segunda metade do século XX procurando entender como os cursos de formação de professores, inicial e em serviço, procuraram interferir no ensino de Física na escola média. O livro é construído para discutir uma questão fundamental na formação docente: é possível romper com as prescrições oferecidas aos professores de Física da escola média? Anna Maria Pessoa de Carvalho Pesquisadora Sênior do CNPq

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

Meitner

R$33,00

Dentre as várias ações voltadas para a divulgação científica que Bassalo e Caruso têm desenvolvido, destaca-se uma coletânea bibliográfica sobre físicos que mudaram o século XX. Aliando minuciosa pesquisa em fontes históricas à capacidade de síntesee redação, esses autores têm elaborado cativantes textos sobre a vida e obra de grandes físicos. Este volume, décimo primeiro da coletânea, é dedicado a uma mulher, a austríaca Lise Meitner. Ela construiu uma brilhante carreira acadêmica, em uma época em que, por lei era proibido às mulheres terem acesso à Universidade Pública em boa parte da Europa. Por diversos períodos trabalhou sem remuneração, ou por ser mulher ou por ser de família judaica e, na época da guerra, ter de fugir da Alemanha, estabelecendo-se em Estolcomo. Apesar disso, como nos contam com sensibilidade e maestria os autores, audácia, persistência e inteligência não faltaram a essa mulher que foi uma das responsáveis pela descoberta da fissão nuclear. Eliane Veit Instituto de Física Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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MEMORIA DE PROFESSORES E PROFESSORAS DE QUÍMICA

R$82,00

EFACIAR um livro de memórias, de vida social e vivências acadêmicas, por um professor que chegou nesta carreira por vias alquímicas não me pareceu uma tarefa fácil. Foi um desafio retroceder ao dia que cheguei em meus pais e disse “infelizmente não serei mais um farmacêutico bioquímico…, mas serei um professor de química”. Me recordo do olhar incrédulo do meu pai e do olhar vazio da minha mãe, afinal, eu estava caminhando para o último período do curso de Farmácia e a esperança de um filho “doutor” havia decantado. Era um sonho de infância trabalhar em um laboratório de análises clínicas, pois sempre fui fascinado pelos elementos celulares sanguíneos. Como pode existir entes tão simples (ironia) desempenharem funções de defesa, coagulação e transporte de gases? O gosto pelo universo sanguíneo veio de uma sessão cinema que tive na escola, ainda no ensino fundamental. A professora de Ciências passou o filme “Viagem Insólita” (Joe Dante, 1987), cujo enredo se baseia na miniaturização de um submarino que, acidentalmente, é injetado num corpo humano. Nesta viagem, dentro do corpo humano, o personagem principal, pi loto do submarino, é levado por todo o corpo humano por meio das artérias e veias. Foi fascinante. Foi incrível! Era isso que eu queria, conhecer o corpo humano por dentro, claro que não miniaturizado, mas por um microscópio. Voltando ao curso de Farmácia, aquilo não estava me parecendo empolgante. Havia algo ali que não estava dentro do roteiro que eu havia traçado. Minha trajetória começou a ser um reagente limitante logo no segundo ano quando assumi a monitoria de Química Geral e Inorgânica. Os monitores tinham um espaço próprio na universidade: uma sala (pequena) com lousa e carteiras. Eu tinha meus horários fixos e deveria cumprir 8 horas por semana. Naquele momento, minha primeira superfície de contato como “auxiliar do professor” foi o catalisador para uma série de reações (cognitivas), algumas coerentes e outras nem tanto: Se sou um “auxiliar de e para aprendizagem”, não seria necessário repensar uma maneira de ensinar meus colegas de modo que compreendam, e não decorem, os conceitos e conteúdos? Vejam: eu era apenas um aspirante a farmacêutico que nem sabia da existência P 10 MEMÓRIAS DE PROFESSORES E PROFESSORAS DE QUÍMICA de uma área de pesquisa chamada ensino de química que, naquela época, já estava em ebulição com publicações e eventos. Não foi apenas uma singular experiência em monitoria. Vários se mestres nesta função até que um dia a Professora Setsuko Sato (in memoriam) me chamou em sua sala e disse “Você deve ser professor! Você é bom nisso!”. Fiquei sem palavras, mas a semente saiu da dormência. A semente começou a germinar

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Memórias de professores e professoras de química

R$0,00

PREFACIAR um livro de memórias, de vida social e vivências acadêmicas, por um professor que chegou nesta carreira por vias alquímicas não me pareceu uma tarefa fácil. Foi um desafio retroceder ao
dia que cheguei em meus pais e disse “infelizmente não serei mais um farmacêutico bioquímico…, mas serei um professor de química”. Me recordo
do olhar incrédulo do meu pai e do olhar vazio da minha mãe, afinal, eu estava caminhando para o último período do curso de Farmácia e a esperança
de um filho “doutor” havia decantado.
Era um sonho de infância trabalhar em um laboratório de análises
clínicas, pois sempre fui fascinado pelos elementos celulares sanguíneos.
Como pode existir entes tão simples (ironia) desempenharem funções de defesa, coagulação e transporte de gases?
O gosto pelo universo sanguíneo veio de uma sessão cinema que tive
na escola, ainda no ensino fundamental. A professora de Ciências passou o
filme “Viagem Insólita” (Joe Dante, 1987), cujo enredo se baseia na miniaturização de um submarino que, acidentalmente, é injetado num corpo humano. Nesta viagem, dentro do corpo humano, o personagem principal, piloto do submarino, é levado por todo o corpo humano por meio das artérias
e veias. Foi fascinante. Foi incrível! Era isso que eu queria, conhecer o corpo
humano por dentro, claro que não miniaturizado, mas por um microscópio.
Voltando ao curso de Farmácia, aquilo não estava me parecendo empolgante. Havia algo ali que não estava dentro do roteiro que eu havia traçado.
Minha trajetória começou a ser um reagente limitante logo no segundo ano
quando assumi a monitoria de Química Geral e Inorgânica. Os monitores tinham um espaço próprio na universidade: uma sala (pequena) com lousa e carteiras. Eu tinha meus horários fixos e deveria cumprir 8 horas por semana.
Naquele momento, minha primeira superfície de contato como “auxiliar do professor” foi o catalisador para uma série de reações (cognitivas),
algumas coerentes e outras nem tanto: Se sou um “auxiliar de e para aprendizagem”, não seria necessário repensar uma maneira de ensinar meus colegas
de modo que compreendam, e não decorem, os conceitos e conteúdos? Vejam: eu era apenas um aspirante a farmacêutico que nem sabia da existência

de uma área de pesquisa chamada ensino de química que, naquela época, já
estava em ebulição com publicações e eventos.
Não foi apenas uma singular experiência em monitoria. Vários semestres nesta função até que um dia a Professora Setsuko Sato (in memoriam)
me chamou em sua sala e disse “Você deve ser professor! Você é bom nisso!”.
Fiquei sem palavras, mas a semente saiu da dormência.
A semente começou a germinar. Eu preciso dizer que, enquanto estudante de Farmácia, eu também era estudante de Ciências Biológicas, em
outra universidade. Não que eu tenha ingressado neste curso para ser professor, uma vez que era um curso de licenciatura, mas na minha cabeça, em
sendo biólogo, as chances de ser um profissional com uma dupla formação
para a área de análises clínicas poderia ser algo que me destacasse dos outros.
Os semestres foram passando até que a decisão chegou: eu quero ser
professor, mas por onde começar? Primeiro, convencendo meus pais e, segundo, solicitar uma transferência interna para o curso de Licenciatura em Ciências com habilitação em Química. A primeira, já relatado aqui, foi de aceitação
e compromisso. O segundo, a transferência de curso foi aceita de imediato.
No entanto, um terceiro desafio apareceu como doses homeopáticas,
mas ramificado como uma complexa cadeia carbônica: como se torna professor? O que se lê? Quem forma professor? O que é um referencial teórico?
Eu preciso saber pedagogia? Esse turbilhão de perguntas que lentamente foram sendo respondidas, refletidas, discutidas e reelaboradas ao longo destes
anos estão aqui nesta obra.
Este livro de memórias de professores e professoras de Química é um
compartilhar de pensamentos, referências, formação e afetos. Os(as) autores(as) aqui presentes fazem parte da minha formação e arrisco em generalizar
que fazem parte da nossa formação, da nossa pesquisa e da nossa cultura como
professor(a)/pesquisador(a) na área de ensino de química. Alguns como os pioneiros desta área.
Mas essa obra não é uma viagem insólita. Percorrer as páginas desta
obra, capítulo a capítulo, é um processo de volta ao tempo, de (re)conhecer
os(as) desbravadores(as) que nos abriram caminhos de conquista, de consolidação, de discussão e de formação. Graças a eles(as) e suas inspiradoras histórias de vida, novas ramificações desta cadeia de pensamento puderam nascer; novas sementes puderam germinar; novos frutos puderam ser colhidos

no chão da escola e novos olhares, políticas públicas e compromissos sociais
puderam nascer no horizonte.
Aqui, nestas páginas, não iremos encontrar reações de síntese ou
substituição, mas reações em cadeia que nos leva a admirar, inspirar, construir e reconstruir nossas histórias acadêmicas e de vida, tendo como objetivo o singular desejo de uma educação de qualidade, uma escola ética, democrática, acolhedora, antirracista, plural, integradora e segura para podermos formar agentes sociais transformadores.
Que possamos, por meio destas páginas, sermos também agentes
transformadores e inspiradores aos estudantes da graduação, pós-graduação, professores(as) da Educação Básica e Superior. Que essa obra seja uma
colheita coletiva que irá alimentar novas e duradouras gerações com passados incertos, presentes desafiadores e futuros promissores.
E neste prefácio que, para mim, foi quase um manifesto de gratidão
a esses(as) professores(as) pesquisadores(as) aqui presente e outros que estão
em outro plano e em nossas memórias, agradeço por ter nos ensinado a criar
possibilidades para nossa própria produção e cons
P

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Capa Memórias de professores e professoras de química

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