Memórias de professores e professoras volume 2

R$0,00

O livro Memórias de Professores e Professoras de Química – Volume 2 é uma obra coletiva que compila histórias, experiencias e reflexões de educadores(as) e pesquisadores(as) dedicados(as) a explorar as múltiplas possibilidades de diálogo no ensino de Química. Organizado por Paulo Vitor Teodoro, Irene Cristina de Mello e Hélder Eterno da Silveira, este volume dá continuidade ao primeiro, trazendo novas memórias enriquecedoras.

Cada capítulo abre uma janela de discussões para aqueles(as) que buscam compreender as trajetórias dos(as) professores(as) aqui apresentadas. Como mencionamos no primeiro volume: que este livro seja inspiração para estudantes, professores(as) e pesquisadores(as) que desejam pensar e continuar as caríssimas discussões sobre o ensino de Química.

Memórias de um espelho partido

R$50,00

Neste livro, Memórias de um espelho partido, que por certo não será o último, Francisco Caruso
atualiza as memórias dessa saudade. Sinto mudanças na expressão do autor. Se em Cinzas de um amor os
poemas exalam erotismo e revelam esperanças de um renascimento, no presente livro sinto uma saudade
cultivada para que o próprio amor, como projeto, permaneça vivo e possa reviver com outro objeto, em
outra carne e em outra alma. A dor cede à lembrança suave e à satisfação de ter tanto amado. No poema Um
dia, em que o autor também descumpre a liturgia da rima, ele fala de uma “lembrança que só se dissipará
com o último suspiro”: a saudade se foi e só deixou a lembrança. E em vez de chorar a perda o autor
agradece ao destino pela experiência de tanto ter amado. É o que ele diz no poema De frente,
Quando estiver de frente a um homem com o coração despedaçado, não tenha pena, pois ele de certo amou.
Alaor Chaves
Lagoa Santa, 9 de fevereiro de 2025.

Ou 3x de R$16,67 s/ juros

Mente, cérebro e educação matemática: evidências para sala de aula

R$66,00

Mente, Cérebro e Educação” é uma perspectiva interdisciplinar que explora as interconexões entre processos cognitivos, mecanismos neurológicos e práticas educacionais para compreender como
os processos mentais e a atividade cerebral influenciam a
aprendizagem e o ensino, visando aprimorar abordagens
educacionais com base em evidências cientificas e promover o desenvolvimento cognitivo e acadêmico. Neste livro, o grupo de estudo e pesquisa “Mente, Cérebro e Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, da Universidade Federal do Pará, reúne evidências com potencial impacto para a sala de aula e para a prática e formação de professores que ensinam matemática, nessa interface de saberes. O livro explora dois eixos centrais: a Ciência da Aprendizagem a partir de suas bases e estratégias, e a Saúde Cerebral, com foco na prática da atividade física e estilo de vida. Esperamos que esta obra inspire e contribua com a prática e a formação do professor que ensina matemática, com os
pesquisadores educacionais e com os fazedores de políticas públicas quanto a importância da neurociência cognitiva para a educação matemática.

Ou 3x de R$22,00 s/ juros

Meteoritos: cofres da nebulosa solar

R$50,00

Este livro é o 11º volume da coleção Tópicos de Física publicada em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas ( CBPF). Meteoritos são rochas do espaço que caem na superfície da Terra. Esses objetos extraterrestres permitem uma percepção única sobre a natureza do material presente na formação do sistema solar. Em Meteoritos:Cofres da Nebulosa Solar, os autores apresentam uma introdução a esses misteriosos objetos, focalizando aspectos básicos da meteorítica, o significado cientifico dos meteoritos, sua classificação, mineralogia, composição e reconhecimento. O texto pretende servir de base para a compreensão e apreciação da importância dos meteoritos em geral e em particular o conhecimento dos meteoritos Brasileiros. Esperamos que o livro sirva para estimular o interesse de estudantes, cientistas e leigos Brasileiros, em meteoritos, seu estudo e coleta.

Ou 3x de R$16,67 s/ juros

Método dos Mínimos Quadrados com formalismo matricial

R$38,00

O livro sistematiza os principais resultados do Método dos Mínimos Quadrados necessários para o uso em Física e outras ciências experimentais

Ou 3x de R$12,67 s/ juros

METODO DOS MINIMOS QUADRADOS COM FORMALISMO MATRICIAL

R$55,00

O presente livro sistematiza os principais resultados do Método dos Mínimos Quadrados(MMQ) necessários para o uso em Física e outras ciências experimentais. Inicialmente, o texto adota o formalismo não-matricial tradicional, mais familiar para estudantes e profissionais, quando algumas convenções e propriedades gerais são estabelecidas. Em seguida, desenvolve-se um formalismo matricial que, à primeira vista, pode parecer complexo. Entretanto, o leitor logo verificará que ele é simples e fácil de implementar nos sistemas computacionais atualmente acessíveis a estudantes, professores e cientistas experimentais interessados no assunto. O formalismo matricial permite o uso e a determinação das matrizes de covariâncias de uma maneira simples, além de facilitar a resolução de outros problemas relativamente difíceis caso continuássemos adotando o formalismo tradicional, como, por exemplo, a imposição de vínculos entre parâmetros. As expressões adequadas para o cálculo (e a propagação) de matrizes de covariância também ficam simplificadas com o uso do formalismo matricial. As propriedades mais importantes do MMQ são demonstradas ou ilustradas. Os vários exemplos desenvolvidos no texto são bem próximos às situações reais encontradas no dia a dia dos laboratórios.

Ou 3x de R$18,33 s/ juros

Metodologias de Pesquisa em Ensino

R$77,00

Este livro é uma recopilação de textos de apoio sobre metodologias de pesquisa em ensino, particularmente de ciências. Foram escritos para serem usados independentemente uns dos outros. Por conseqüência, apresentem certas suposições. O primeiro capítulo é mais abrangente, enfocando tanto aspectos quantitativos como qualitativos da metodologia de pesquisa em ensino. O segundo trata somente de métodos qualitativos enquanto o terceiro se ocupa apenas de métodos quantitativos. O quarto, por sua vez, aborda a redação de trabalhos científicos, já que a pesquisa deve sempre gerar publicações científicas. Ainda que alguns tópicos possam estar repetidos nos diferentes capítulos, os textos são complementares e podem auxiliar na diferenciação progressiva de alguns conceitos.

Ou 3x de R$25,67 s/ juros

Metodologias e Abordagens Diferenciadas em Ensino de Ciências

R$110,00

As propostas apresentadas neste material compõem uma série de ações promovidas pelo “Programa Ciência na Escola”, financiado pelo CNPq. intitulado “Ações de intervenção em escolas de educação básica no Alto Jequitinhonha, baseadas no letramento científico e nas metodologias e abordagens diferenciadas em ensino de Ciências”, aprovado na Chamada MCTIC/CNPq n. 05/2019. O projeto e os autores deste livro fazem parte do Grupo de Pesquisa em Abordagens e Metodologias de Ensino de Ciências (GPAMEC) da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Diante da Urgência de discussões sobre as Metodologias e Abordagens Diferenciadas em Ensino de Ciências (MADECs), este material foi pensado para auxiliar professores (educação básica e ensino superior), estudantes em formação dos cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza e dos programas de pós-graduação profissionais. Este livro é a continuação do primeiro trabalho publicado em 2021, intitulado Metodologias e Estratégias Ativas: um encontro com o ensino de Ciências, que buscou atender à necessidade de se pensar sobre as possíveis metodologias ativas (aqui pensadas como metodologias cooperativas, participativas e interativas). Desta forma, este livro busca refletir sobre: Quais as possíveis metodologias e abordagens podem ser desenvolvidas no ensino de Ciências? Para guiar as reflexões sobre esta questão. as MADECs foram agrupadas em perspectivas e abordagens de práticas Educativas: de organização e planejamento do conteúdo; críticas; por renovação curricular; e por pesquisas e projetos.

Ou 3x de R$36,67 s/ juros

Metodologias e Estratégias Ativas: um encontro com o ensino de ciências

R$94,00

As propostas apresentadas neste material compõem uma série de ações promovidas pelo “Programa Ciências na Escola”, fi – nanciado pelo CNPq, intitulado “Ações de intervenção em escolas de educação básica no Alto Jequitinhonha, baseadas no letramento científi co e nas metodologias e abordagens diferenciadas em ensino de Ciências”, que fora aprovado na Chamada MCTIC/CNPq n. 05/2019. O projeto e os autores deste livro fazem parte do Grupo de Pesquisa em Abordagens e Metodologias de Ensino de Ciências (GPAMEC) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Ao planejar esta obra, pareceu-nos uma boa oportunidade colocar em perspectiva algumas metodologias, abordagens e estratégias de ensino discutidas no GPAMEC, a fim de tornar disponíveis os instrumentos e os conhecimentos adquiridos quando se desenvolvem aulas consideradas ativas, especialmente no ensino de Ciências, que, por vezes, são mal compreendidas pelos licenciandos e professores da educação básica. Não se trata, contudo, de uma obra de investigação, mas de uma tentativa de tornar amplamente disponíveis os procedimentos, abordagens, estratégias e ações, e, antes de mais nada, os questionamentos e reflexões para tornar o ensino de Ciências mais ativo e participativo por parte dos alunos. Os textos que constituem os capítulos deste livro foram escritos para os licenciandos, pós-graduandos e professores de Ciências, e servem apenas como material de apoio. Tais textos são indicações e orientações a partir dos trabalhos consolidados na literatura e nos diferentes grupos de pesquisa. Por isso, não existe uma preocupação em oferecer muitos exemplos ou aprofundar a produção teórica e acadêmica sobre tal temática, uma vez que ela ainda é escassa para o ensino do Ciências.

Ou 3x de R$31,33 s/ juros

Métodos Analíticos de Integração

R$88,00

O propósito deste livro pode ser dividido em duas partes: A primeira, coberta pelos quatro primeiros capítulos, versa sobre o cálculo de integrais reais que podem ser calculadas sem o uso das varáveis complexas. A segunda parte, após uma breve introdução às variáveis complexas, conta com o cálculo de várias integrais reais, via teorema dos resíduos, bem como um capítulo, todo ele, envolvendo a metodologia das transformadas integrais. Um apêndice contendo o básico de várias figuras planas conclui o texto. A primeira parte é dedicada a todos os estudantes que devem cursar disciplinas de Cálculo, enquanto que a segunda parte é obrigatória para estudantes de Matemática, Matemática Aplicada, Física e Engenharias, em particular, Elétrica e Mecânica.

Ou 3x de R$29,33 s/ juros

Métodos Computacionais da Física – versão SCILAB 2a. Edição

R$99,00

Este livro foi produzido a partir das notas de aula da disciplina ”métodos computacionais da física II”, hoje denominada ”métodos computacionais C” lecionada durante vários semestres para alunos de bacharelado em física da universidade federal do Rio Grande do Sul. O livro inicia com uma introdução ao cálculo numérico por computador, com uma seleção de assuntos de especial interesse para os físicos, mas também para outros profissionais que usam métodos numéricos. A seguir, apresentam-se os algoritmos mais usados na solução de Equações Diferenciais, ordinárias e parciais, uma introdução à teoria de Probabilidade, Dinâmica Molecular, Método de Monte Carlo e Dinâmica Estocástica. Esta seleção de assuntos é arbitrária, mas, no entender do autor, engloba os métodos computaccionais numéricos mais usados pelos físicos. Ele se destina a um curso de um ou dois semestres, dependendo da seleção de assuntos. Se houver interesse em aprofundar algum dos assuntos tratados mais do que o faz o livro, as referências bibliográficas sugerem bons textos a serem usados. Os exemplos de programa ao longo do livro são apresentados em linguagem SCILAB, a qual é aplicada em apêndice, mas os métodos apresentados podem, evidentemente, ser aplicados com qualquer outra linguagem de programação numérica, como FORTRAN, C, C++ ou PASCAL. A ênfase do livro é a clareza da apresentação, com intenção exclusivamente didática, exceto no capítulo sobre Dinâmica Estocástica, onde contribuições recentes do autor também são apresentadas, não abandonando, entretanto, a preocupação didática.

Ou 3x de R$33,00 s/ juros

Métodos Computacionais no Estudo de Macromoléculas Biológicas

R$77,00

O presente exemplar reúne textos de diversos pesquisadores bra- sileiros com reconhecida competência no estudo de macromo- léculas de interesse biológico. Os capítulos discorrem sobre temas importantes e atuais na área. Devido à complexidade dos proble- mas envolvendo macromoléculas, grande parte dos trabalhos realizados sobre esses sistemas são computacionais. O conjunto dos textos apresentados aqui refletem essa tendência. Este livro busca apresentar de forma didática e compreensível os assuntos importantes discutidos na área, sem perder de vista o rigor matemático requerido para avançar, de forma consistente e segura, o conhecimento científico sobre o assunto tratado. Essa característica emerge de seu principal objetivo, que foi homenagear os Professores José Roberto Ruggiero e Jorge Chahine. O fator comum que motivou os autores a se juntarem e escrever os textos que compões esse exemplar, foi o reconhecimento da atuação desses dois docentes. Esse reconhecimento se refere principalmente a atuação profissional, mas também envolve fatores humanos. SUMÁRIO PREFÁCIO Elso Drigo Filho 9 PRINCÍPIOS DA SIMULAÇÃO POR DINÂMICA MOLECULAR Pedro Geraldo Pascutti 15 SIMULAÇÕES DE DINÂMICA MOLECULAR APLICADAS A SISTEMAS BIOLÓGICOS Carlos Roberto de Souza Camilo | Luiz Fernando da Costa Zonetti | Ingrid Bernardes Santana Martins | Alexandre Suman de Araujo 37 DINÂMICA ESTRUTURAL DE PROTEÍNAS Ana Ligia Scott | Eric Allison Philot | Angelica Nakagawa Lima 69 MODELOS SIMPLES PARA PROBLEMAS COMPLEXOS: OS MECANISMOS DE ENOVELAMENTO E EVOLUÇÃO PROTEICA POR MODELOS DE REDE CÚBICA Ronaldo Júnio de Oliveira | Gabriel Gouvêa Slade | Leandro Cristante de Oliveira 91 ENOVELAMENTO DE PROTEÍNAS UTILIZANDO MODELOS BASEADOS EM ESTRUTURA Antonio B. Oliveira Jr | Paulo Ricardo Mouro | Vinícius de Godoi Contessoto | Vitor B. P. Leite 121 ESTUDO DAS INTERAÇÕE

Ou 3x de R$25,67 s/ juros