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Os Concursos de Malba Tahan veiculados na Ultima Hora em 1972
Este Livro aborda alguns temas de uma série de concursos, que compuseram uma secção do jornal Última Hora, intitulada Matemática Recreativa, com os quais Malba Tahan (o professor Mello e Souza) ofereceu ao leitor a oportunidade de interpretar e resolver o enredo ali divulgado, além de solicitar ao público outros problemas ou curiosidades inéditos.
Ou 3x de R$11,00 s/ juros
Os dias isolados
A pandemia acaba infectando proporcionalmente mais os mais pobres. Os abastados têm como se protegerem, enquanto aqueles não. a desigualdade social e econômica está presente até mesmo nos efeitos da pandemia se tornando mais cruel e evidente. Uma derrota da civilização.
Ou 3x de R$11,00 s/ juros
OS ELEMENTOS DE EUCLIDES E ORIGAMIS ARQUITETÔNICOS: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
A coleção “História da Matemática no Ensino de Matemática”
é formada por oito volumes que se configuram como uma ampliação dos materiais referentes aos minicursos apresentados no XV Seminário Nacional de História da Matemática (SNHM) promovido pela Sociedade Brasileira de História da Matemática.
Com o objetivo de contribuir para o aumento da literatura
de História da Matemática que pode ser utilizada para o ensino
de Matemática nos diversos níveis de ensino, os volumes dessa
coleção se voltam à apresentação de possibilidades de abordar
temáticas relativas à História da Matemática no ensino na Educação
Básica ou no Ensino Superior.
Esse volume tem como foco a realização de construções de figuras geométricas tridimensionais extraídas do livro XI de Os Elementos. Para tanto, os autores apresentam um contexto histórico da Matemática Grega e uma biografia de Euclides de Alexandria
destacando a obra Os Elementos de autora atribuída a ele. São, então, propostas as construções de dez figuras geométricas, tais como, pirâmides, prismas, corpos redondos e sólidos de Platão. Essas construções são realizadas utilizando régua e compasso e diferentes técnicas – origamis arquitetônicos, engenharia do papel e livros móveis, de modo que algumas são pop up e outras partem de sua planificação para, por meio de mecanismos com cordas, formar a figura sólida.
Ou 3x de R$12,33 s/ juros
Os Espelhos de Versalhes
As obras de ampliação do palácio de Versailles, meticulosamente encomendadas pelo rei Luís XIV, simbolizavam muito mais do que uma nova residência real. Algumas das famílias tradicionais da França vislumbravam neste movimento uma ameaça sem precedentes: a diminuição gradativa de seu poder e a concentração deste nas mãos do rei. Versailles se tornaria o gatilho para o colapso da monarquia, um caminho sem volta. Em 1678, enquanto a alta nobreza da França se empenha para impedir a construção do palácio, o cardeal Marcantônio Albertoni é designado para continuar a missão de seus predecessores, os cardeais Richelieu e Mazarino. Neste romance histórico, o autor se propõe a mostrar detalhes da construção de Versailles, dos cenários e de personagens da época, garantindo a imersão completa do leitor na corte de um dos mais famosos reis da história.
Ou 3x de R$22,00 s/ juros
Os Fios de Ariadne – Fortunas e hierarquias sociais na Amazônia sec. XIX
Como é possível a uma sociedade com um crônico déficit externo gerar processos internos de enriquecimento e, com isso, consolidar uma hierarquia profundamente desigual? Esta é uma das perguntas que Patrícia Sampaio, sem cair no fácil esquematismo da teoria da dependência, procura responder ao estudar Manaus entre 1840 e 1880. A autora faz parte da segunda geração do que hoje começa a ser conhecido como a Escola do Rio. Um grupo de jovens historiadores que, no anos de 1980, reuniu-se no Programa de História Agrária da Universidade Federal Fluminense, ao redor da Professora Maria Yêdda Leite Linhares e do Professor Ciro Cardoso, com a preocupação de analisar as mudanlas e permanências na sociedade rural brasileira. Uma das marcas do grupo foi a revisão crítica de alguns dos quadros explicativos presentes na historiografia nacional através da investigação exaustiva de séries documentais inéditas, aliada ao uso dos métodos de pesquisa propostos por Ernest Labrousse e pela geração de Fernand Braudel e Pierre Goubert do Annales. A estas influências. Patrícia combina uma abordagem antropológica (inspirada em Carlo Ginzburg e Geovani Levi) que lhe permite, por exemplo, escrever um belíssimo capítulo sobre a elite mercantil do Amazonas onde, ao lado dos índices econômicos, trabalha as relações políticas, de parentesco e de amizade, demonstrando que o entendimento destas é essencial para a análise das estratégias de acumulação das riquezas e de reprodução social do grupo. Enfim, Os Fios de Ariadne conduzem o leitor para o interior da complexa teia de relações sociais que consiste Manaus – com seus barqueiros índios, lavradores mestiços e mercadores estrangeiros – na segunda metade do oitocentos. Mas, também estes fios podem ajudar a compreender um pouco mais a dinâmica das regiões que, com certa pressa, são denominadas simplesmente de periféricas.
Ou 3x de R$22,00 s/ juros
Os fundamentos da aritmética : uma investigação lógico-matemática sobre o conceito de número – Textuniversitários 11
Publicado originalmente em 1884, Os Fundamentos da Aritmética, de Gottlob Frege, é um dos textos inaugurais da vertente de investigação matemática e filosófica que, a partir de então, se desenvolveu rapidamente com o nome de fundamentos da matemática. Esta tradução apareceu pela primeira vez na década de 1970. Para esta nova edição, o texto foi inteiramente revisado, corrigido e atualizado. Também foi acrescido um “Prefácio do Tradutor” que elucida bem as condições do contexto histórico da publicação de Frege, seus objetivos e consequências.Clique aqui para ler a prévia do conteúdo.
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Ou 3x de R$33,00 s/ juros
Os Fundamentos Experimentais e Históricos da Eletricidade
O livro, escrito por Andre Koch Torres de Assis, da Unicamp, tem como um de seus objetivos “apresentar os fenômenos básicos da eletricidade através de experiências simples realizadas com materiais facilmente acessíveis em casa ou no comércio”. Nele, são encontradas experiências que abordam a atração e a repulsão; a eletrização por atrito, contato e indução; as diferenças entre condutores e isolantes etc. Além disso, o autor mostra como “os conceitos teóricos vão sendo formados e modificados no processo experimental, o mesmo ocorrendo com a formulação das leis fundamentais que descrevem os fenômenos”. “São apresentadas também experiências lúdicas e curiosas que estimulam a criatividade, o pensamento crítico e o senso de brincadeira na ciência”. Tudo permeado por “informações históricas que fornecem o contexto do surgimento de alguns fenômenos e leis, assim como os diferentes enfoques ou interpretações relacionados a estes fenômenos”.
Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Os números negativos exemplos de obstáculos epistemológicos?
Os números negativos exemplos de obstáculos epistemológicos?. NULL
Autor: Gert Schubring
Ou 3x de R$12,67 s/ juros
Os Números Negativos: exemplos de obstáculos epistemológicos?
Ao tomar como ponto de partida a questão: os números negativos podem ser tomados exemplos de obstáculos epistemológicos?, Gert Schubring faz uma análise sobre desenvolvimento histórico-epistemológico dos números negativos e seu processo de institucionalização e inserção na comunidade científica. O autor elabora tal análise por meio de uma abordagem, que focaliza o assunto como um caso particularmente revelador para a importância de reflexões histórico-epistemológicas acerca da matemática, com contribuições para a formação conceitual e didática do professor de matemática. Trata-se de um texto de extrema qualidade científica e rigor investigativo que pode ser tomado como um exemplo das pesquisas em histórico-epistemológica com potencialidades para construir como um mediador didático e conceitual na aulas de matemática que tratem do assunto.
Ou 3x de R$14,67 s/ juros
Os Pré-Socraticos e o Nascimento da Filosofia da Natureza
Os pré-socráticos foram, representativamente, os primeiros filósofos do ocidente e os iniciadores da tradição especulativa sobre a natureza. Eles nos legaram a noção de que o conhecimento verdadeiro é acessível apenas ao intelecto. O livro apresenta uma introdução sobre a filosofia da natureza dos principais filósofos pré-socráticos, a saber: Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto, Anaxímenes de Mileto, Pitágoras de Samos, Filolau de Crotona, Xenófanes de Cólofon, Heráclito de Éfeso, Parmênides de Eleia, Zenão de Eleia, Melisso de Samos, Empédocles de Acragas, Anaxágoras de Clazômenas, Leucipo de Mileto, Demócrito de Abdera, Diógenes de Apolônia e Arquelau de Atenas. Espera-se que o livro seja agradável e proveitoso para todos que se interessam por História e Filosofia da Ciência.
9786555634891Ou 3x de R$13,33 s/ juros
OS PRECONCEITOS E A QUÍMICA
A pesquisa em educação científica, incluída aí a educação química, avançou muito em nosso país nas últimas duas décadas, principalmente pelo crescimento da pós-graduação stricto sensu. Permanece, no entanto, a sensação de que a investigação acadêmica pouco tem transformado a realidade da sala de aula, apesar da clara influência que pode ser observada nas Orientações Curriculares Nacionais. Com o objetivo de aproximar a produção acadêmica e o fazer pedagógico, a série “Ensino de Química” pretende disponibilizar materiais didáticos frutos de pesquisas dos programas de pós-graduação em Ensino e Educação. A série intenciona abordar temas relevantes para o desenvolvimento de novas perspectivas no ensino de química, contribuindo assim para uma aproximação nos mais diversos níveis de escolaridade formal. Para tanto, pretende que as obras que a comporão tenham o perfil inovador e possibilitem o apoio necessário ao docente em ciências/química na elaboração de aulas em consonância com a pesquisa atual no campo da Didática das Ciências. Todos os originais são analisados pelo conselho editorial, formado por profissionais de diversas Universidades e Institutos de Pesquisa, nacionais e internacionais. Destarte, convidamos o leitor a uma imersão nas obras e desejamos que estas possam contribuir efetivamente com sua atuação docente. SUMÁRIO Dedicatória…………………………………………………………………… Introdução……………………………………………………………………. Preconceito e intolerância………………………………………………… Preconceito pelos deficientes………………………………………… Preconceito pelos homossexuais……………………………………… Preconceito pelos idosos…………………………………………………. Preconceito pelas mulheres……
Ou 3x de R$11,00 s/ juros
Os sistemas de numeração antigos na formação de professores
O presente trabalho se propõe a ser um auxiliar pedagógico para professores que ministram a componente curricular História da Matemática em cursos de formação inicial ou continuada de professores de matemática. As ideias aqui expostas foram surgindo enquanto ministrávamos uma disciplina para licenciandos denominada Tópicos em História da Matemática com carga horária de 60 horas. As ideias aqui expostas foram também veiculadas em cursos de extensão universitária que ministramos por diversas vezes desde 2009. O objetivo é oferecer aos professores algumas sugestões e recomendações sobre como abordar o estudo dos sistemas de numeração antigos de modo que ao mesmo tempo se apreenda as sutilezas de nosso próprio sistema de numeração, o indo-arábico. Esperamos que o material aqui disponibilizado seja útil não só na disciplina História da Matemática em curso de formação de professores, mas também em cursos de extensão ou cursos de formação continuada de professores
Ou 3x de R$9,33 s/ juros