INTERCONTEXTUALIDADE NA PRÁTICA EDUCATIVA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA
As PESQUISAS que tratam das relações estabelecidas entre as diversas áreas do conhecimento, no âmbito da educação, são de grande relevância para o processo de ensino e aprendizagem nas escolas da Edu cação Básica. Publicadas por diversos autores como: Zabala (1998), Pombo (2008), Mendes e Farias (2014), D’Ambrosio (1997), Fazenda (2008) e outros, podem servir como fundamentação na análise de práticas educativas de iniciação à docência nos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil. Nessas relações, um aspecto importante, que discutiremos neste livro, diz respeito à interdisciplinaridade que desde o início da década de 1970 vem exercendo influência no cenário educacional brasileiro, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Nº 5.692/71 e se intensificou com a LDB Nº 9.394/96, com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica. Nos estudos publicados por Ubiratan D’Ambrosio, o autor argumenta que a proliferação das disciplinas e especialidades acadêmicas e não acadêmicas conduz a um crescimento incontestável de poder associado a detentores de conhecimentos fragmentados. Para ele, o conhecimento fragmentado dificilmente poderá dar a seus detentores a capacidade de reconhecer e enfrentar tanto problemas quanto situações novas que emergem em um mundo com plexo (D’Ambrosio, 1997, p. 80). Como pesquisadora da interdisciplinaridade no campo pedagógico, Fazenda (2008) aponta o fato que desde a primeira produção sobre interdisciplinaridade no Brasil já se alertava, no campo epistemológico, sobre a necessidade de uma postura interdisciplinar do cientista: postura crítica, sendo este um sujeito que pensa na sua produção como uma totalidade, não como o fragmento de um processo unilateral. Em termos institucionais Pombo (2008) esclarece que a fragmentação tende a aumentar, porém, em termos conceituais e em termos de pesquisa há diversas atividades e inúmeras práticas no sentido da interdisciplinaridade. Em relação à prática de investigação interdisciplinar focalizada neste livro, originado de uma pesquisa de doutorado, será considerada a interconexão de dois contextos fundamentais, o epistemológico e o pedagógico, denominado A
R$60,00
Ou 3x de R$20,00 s/ juros
As PESQUISAS que tratam das relações estabelecidas entre as diversas áreas do conhecimento, no âmbito da educação, são de grande relevância para o processo de ensino e aprendizagem nas escolas da Edu cação Básica. Publicadas por diversos autores como: Zabala (1998), Pombo (2008), Mendes e Farias (2014), D’Ambrosio (1997), Fazenda (2008) e outros, podem servir como fundamentação na análise de práticas educativas de iniciação à docência nos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil. Nessas relações, um aspecto importante, que discutiremos neste livro, diz respeito à interdisciplinaridade que desde o início da década de 1970 vem exercendo influência no cenário educacional brasileiro, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Nº 5.692/71 e se intensificou com a LDB Nº 9.394/96, com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica. Nos estudos publicados por Ubiratan D’Ambrosio, o autor argumenta que a proliferação das disciplinas e especialidades acadêmicas e não acadêmicas conduz a um crescimento incontestável de poder associado a detentores de conhecimentos fragmentados. Para ele, o conhecimento fragmentado dificilmente poderá dar a seus detentores a capacidade de reconhecer e enfrentar tanto problemas quanto situações novas que emergem em um mundo com plexo (D’Ambrosio, 1997, p. 80). Como pesquisadora da interdisciplinaridade no campo pedagógico, Fazenda (2008) aponta o fato que desde a primeira produção sobre interdisciplinaridade no Brasil já se alertava, no campo epistemológico, sobre a necessidade de uma postura interdisciplinar do cientista: postura crítica, sendo este um sujeito que pensa na sua produção como uma totalidade, não como o fragmento de um processo unilateral. Em termos institucionais Pombo (2008) esclarece que a fragmentação tende a aumentar, porém, em termos conceituais e em termos de pesquisa há diversas atividades e inúmeras práticas no sentido da interdisciplinaridade. Em relação à prática de investigação interdisciplinar focalizada neste livro, originado de uma pesquisa de doutorado, será considerada a interconexão de dois contextos fundamentais, o epistemológico e o pedagógico, denominado A
Informações
Peso | 240 g |
---|---|
Dimensões | 0,9 × 16 × 23 cm |
Autor | |
Editora | |
Idioma |
Por |
Data da Publicação |
2023 |
Edição | |
Categoria |
MATEMÁTICA |
Disponibilidade |
Disponível |
Formato |
Brochura |
Produtos Relacionados
Cultura da física:Contribuições em homenagem a Amelia Imperio Hamburger, A
R$60,00Ou 3x de R$20,00 s/ juros
Educação para a ciência: curso para treinamento em centros e museus de ciência
R$180,00Ou 3x de R$60,00 s/ juros
Aplicações da física quântica do transistor à nanotecnologia – Coleção Temas Atuais de Física / SBF
R$44,00Ou 3x de R$14,67 s/ juros
A Matéria: Uma Aventura do Espírito (Física Conceitual) – PROMOÇÃO
R$88,00Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Notas de Física Matemática – Equações Diferenciais, Funções de Green e Distribuições
R$72,00Ou 3x de R$24,00 s/ juros
Aspectos históricos de desenvolvimento da Pesquisa matemática nacional
R$50,00Ou 3x de R$16,67 s/ juros
NOVOS RUMOS, NOVOS OLHARES – PROGRAMA DE EDUCAÇAO CONTINUADA PEC/USPA
R$55,00Ou 3x de R$18,33 s/ juros
O que são Quarks, Glúons, Higgs, Buracos Negros e outras coisas estranhas?
R$39,00Ou 3x de R$13,00 s/ juros
Funções trigonométricas elementos de “&” para uma engenharia didática
R$66,00Ou 3x de R$22,00 s/ juros
Elementos de Física Matemática Vol. 3 Equações integrais e Integrais de trajetória não relativísticas
R$88,00Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Matemática, discurso e linguagens – Contibuições para a Educação Matemática
R$55,00Ou 3x de R$18,33 s/ juros
Olimpíada Paulista de Física – Questões resolvidas e comentadas – coleção em 6 volumes
R$320,00Ou 3x de R$106,67 s/ juros
“Aqui Tem Racismo” Um estudo das Representações Sociais e das Identidades das Crianças Negras na Escola
R$77,00Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Notação de Dirac para quem tem pressa em aprender mecânica quântica
R$66,00Ou 3x de R$22,00 s/ juros
Tópicos de Álgebra Clássica: Um Prelúdio à Álgebra Moderna – Textuniversitários 1
R$110,00Ou 3x de R$36,67 s/ juros
Grupos Solúveis e Nilpotentes: uma introdução – Textuniversitários 6
R$77,00Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Ambiências & Redes Online: Interações para o Ensino, Pesquisa e Formação Docente
R$77,00Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Coleção Histórias da matemática em estudos e no ensino os 10 volumes
R$250,00Ou 3x de R$83,33 s/ juros
Física básica para ciências exatas 3 – Eletrostática, Magnetostática, Circuitos e Ondas Eletromagnéticas
R$176,00Ou 3x de R$58,67 s/ juros
Os fundamentos da aritmética : uma investigação lógico-matemática sobre o conceito de número – Textuniversitários 11
R$99,00Ou 3x de R$33,00 s/ juros
Corpos Finitos e a Hipótese de Reimann – ( A Demonstração de André Weil) – Textuniversitários 14
R$88,00Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Primos de Mersenne (e outros primos muito grandes) – Textuniversitários 12
R$88,00Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Uma Jornada pelas Teorias Algébricas de Formas Quadráticas – Textuniversitários 13
R$198,00Ou 3x de R$66,00 s/ juros
Educação Matemática: atuações, desafios e possibilidades em diferentes contextos – envio em 20 de fevereiro
R$88,00Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Avaliação no Ensino de Ciências Práticas docentes e ¨escuta ¨a professores
R$88,00Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Uma Breve Introdução à Matemática da Mecânica Quântica -Textuniversitários 18
R$110,00Ou 3x de R$36,67 s/ juros
Equações Diferenciais: Um Curso Universitário – Parte I: Equações Ordinárias – Textuniversitários 19
R$242,00Ou 3x de R$80,67 s/ juros
Paulo Freire e Educação Matemática: Há uma forma Matemática de estar no mundo
R$77,00Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Convergência de Variáveis Aleatória| Quantis Amostrais| Teoria dos Valores Extremos.
R$55,00Ou 3x de R$18,33 s/ juros
Ensino de Ciências e Matemática| Educação Indígena| Metodologias de Ensino e Avaliação da Aprendizagem
R$77,00Ou 3x de R$25,67 s/ juros
Para além da sala de aula: Sociabilidade Adolescentes| Relações Étnico-Raciais e Ação Pedagógica
R$88,00Ou 3x de R$29,33 s/ juros
Perspectivas em História da Física: Volume 3 – Óptica e Acústica: Luz e Som| dos Gregos ao Século XIX
R$176,00Ou 3x de R$58,67 s/ juros
Aliança entre História da Matematica e Tecnologias Digitais na Educação Matemática Vol. 1
R$50,00Ou 3x de R$16,67 s/ juros
História e matemática em sala de aula: contextos,textos e atividades Vol. 2
R$35,00Ou 3x de R$11,67 s/ juros
Física básica para ciências exatas: luz, mecânicaquântica e relatividade: volume 4
R$94,00Ou 3x de R$31,33 s/ juros
Educação matemática : múltiplas visões sobre tecnologias digitais – capa mole
R$88,00Ou 3x de R$29,33 s/ juros
História preta das coisas 50 invenções científico-tecnológicas de pessoas negras
R$44,00Ou 3x de R$14,67 s/ juros
Educação Matemática : múltiplas visões sobre tecnologias digitais – capa dura
R$110,00Ou 3x de R$36,67 s/ juros